Entender como usar os dados financeiros de maneira inteligente no processo de tomada de decisão é essencial para comandar uma empresa de sucesso. Seja para definir o nível de investimento, os tipos de campanhas publicitárias ou que tipo de colaboradores serão contratados, utilizar informações reais permite que você adote uma postura alinhada com a situação atual do seu negócio.

Portanto, é importante desenvolver uma política interna capaz de produzir, filtrar e organizar os dados que são gerados no cotidiano. As informações financeiras certamente têm grande impacto nesse tipo de análise, mas os demais indicadores também podem ser mensurados e avaliados pelos líderes.

Se você quer entender como utilizar os dados financeiros da corporação para melhorar suas decisões, continue a leitura e conheça as nossas recomendações!

Qual a importância dos dados para as decisões financeiras?

O setor financeiro de uma empresa normalmente produz um grande número de registros. Informações sobre custos, despesas, impostos, salários e aluguéis são apenas alguns exemplos de dados que servem para orientar as decisões internas.

Basear as decisões em um conjunto atualizado de informações permite que haja mais segurança, principalmente nas estratégias de correção de curso. Isso significa que você consegue definir um diagnóstico mais justo e alinhado com a situação enfrentada pela empresa, seja ela favorável ou não.

Além disso, usar os dados nessa etapa permite que você tenha uma gestão mais justa e respeitada pela equipe. Quando algum setor da empresa está aquém da sua performance e os registros corroboram essa conclusão, torna-se mais fácil dialogar com os membros do time para definir quais as estratégias de melhoria.

Como usar dados financeiros no processo de decisão?

Agora que você já sabe qual é a importância dos dados para tomar boas decisões financeiras, está na hora de aprender como usá-los, não é mesmo?

Defina objetivos

O primeiro passo para começar a tomar decisões baseadas em dados é definir quais são os objetivos que você pretende alcançar em sua empresa. A partir do momento em que você estabelece suas metas, torna-se mais simples fazer um plano de ação que possibilite bons resultados em sua empresa.

Além disso, é necessário estabelecer métricas que ajudem a acompanhar o desenvolvimento de suas ações. Assim, você entende se a adoção da tomada de decisões baseadas em dados está surtindo efeito em seu negócio.

Caso não esteja, vale analisar com calma as dificuldades e corrigir o percurso para ganhar efetividade. Aqui, uma boa dica é estabelecer objetivos financeiros para sua empresa no curto, médio e longo prazo e entender como os dados podem ajudar nesse sentido.

Faça perguntas

Para tomar decisões e ter boas ideias para sua organização, é relevante partir de boas perguntas. Contar com os dados para definir o que fazer na empresa é um passo importante, mas, antes disso, é necessário fazer os questionamentos certos.

Por exemplo, você pode analisar se fazer investimentos em equipamentos tem potencial para aumentar a capacidade produtiva da empresa e otimizar os resultados. A partir disso, é possível recorrer aos dados a fim de encontrar a resposta e tomar sua decisão.

Viu como ter boas perguntas é um passo antecedente de extrema importância para que os dados financeiros auxiliem em suas tomadas de decisão? Por meio delas, seu time consegue emitir relatórios e direcionar a organização para o melhor rumo possível.

Colete os dados

Após entender seus objetivos e ter as questões certas, é hora de coletar os dados para tomar as decisões. Nesse sentido, é relevante ter dados financeiros bem organizados em seu negócio.

Por exemplo, um bom setor financeiro conta com um fluxo de caixa bem elaborado, que auxilia a entender custos e receitas, além de permitir realizar projeções para analisar cenários em sua empresa.

Ao ter um setor financeiro eficaz, torna-se simples coletar os dados necessários para partir para a próxima fase. Por exemplo, suponha que seja necessário cortar custos em seu negócio. Caso você tenha um fluxo de caixa ou algum controle de custos, é só recorrer a eles. Nesse sentido, contar com um software pode ser uma boa saída.

Analise-os

Com os dados em mãos, é necessário fazer as análises para entender o que pode ser otimizado em sua empresa e como tomar as melhores decisões para garantir saúde financeira e ótimo desempenho, a fim de deixar a concorrência para trás.

Por meio dos relatórios e das ferramentas de gestão, você pode compreender melhor o que é possível fazer em seu negócio. Por exemplo, suponha que é necessário fazer investimentos para captar clientes. Com o uso dos dados financeiros, é plausível compreender qual é o orçamento disponível para isso.

Outro ponto importante é envolver suas equipes nas tomadas de decisão. Com a ajuda de quem trabalha no cotidiano com cada um dos setores e contando com os dados, torna-se mais simples estabelecer os próximos passos da empresa.

Elimine os vieses

É possível que você tenha uma ideia já formada em sua cabeça sobre determinada decisão em seu negócio, e isso pode gerar vieses que atrapalham sua tomada de decisão. Assim, é importante que você elimine esses aspectos e foque nos dados financeiros para estabelecer o que deve ser feito.

Além disso, ouça o que os demais têm a dizer e analise com calma todas as informações da sua empresa. Também é importante acompanhar os indicadores para que, se necessário, seja possível corrigir a rota que o negócio está tomando e garantir diferenciação em seu mercado de atuação.

Quais ferramentas podem ajudar no levantamento de dados?

Agora que você já sabe como os dados podem ser úteis em seu dia a dia, é hora de entender quais as melhores maneiras para efetuar o levantamento dessas informações na empresa.

Nesse sentido, usar a tecnologia como aliada pode ser uma excelente maneira de simplificar a coleta e a classificação dos dados. Por meio de softwares de gestão, ERP, por exemplo, é possível centralizar os registros da empresa e criar diversas categorias para os fluxos financeiros. Isso contribui diretamente para a construção de relatórios e para o acompanhamento anual da empresa.

Viu como é importante usar os dados financeiros na hora de tomar as decisões do seu negócio? Ao utilizar boas ferramentas, você consegue coletar dados que representam fielmente a realidade para desenvolver uma liderança mais justa e inteligente.

Curtiu nosso conteúdo? Então continue com sua visita ao blog e entenda quais as melhores ferramentas financeiras para o seu negócio!