Você sabe como o processo de tomada de decisão empresarial funciona? O dia a dia de uma pessoa empreendedora é repleto de diferentes desafios. E nem sempre você terá todas as informações de que precisa. Então, é preciso se preparar para propor os melhores caminhos e agir com rapidez e eficiência.

Nesse cenário, algumas métricas podem ajudar muito durante o processo de tomada de decisão empresarial, como SLA, taxa de conversão e de sucesso das ligações. Esses indicadores são insumos relevantes para basear seus pareceres.

Neste post, vamos explicar como funciona o processo de tomada de decisão, qual a importância desse aspecto para o crescimento do negócio e quais são os seus principais tipos. Também vamos mostrar algumas métricas para facilitar sua vida. Vem ler!

O que é e como funciona o processo de tomada de decisão empresarial?

O processo de tomada de decisão empresarial é caracterizado pela escolha do gestor ou empreendedor por determinada alternativa. As decisões podem ser feitas em relação aos problemas mais simples até os bem complexos, inclusive, quando você não tem o cenário completo, mas precisa definir tudo rapidamente.

As decisões também têm impactos diferentes na empresa. Assim, decidir contratar uma ferramenta de gestão não tem o mesmo peso de selecionar o bairro para abrir a sua loja. As avaliações que o empreendedor faz em cada um dos casos consideram diferentes critérios.

O processo de tomada de decisão exige que você busque informações para entender o cenário e se contextualizar, avalie as opções em jogo e pese os prós e os contras de cada alternativa, para, então, escolher uma delas.

Agora, vamos ver melhor como as tomadas de decisão podem impactar o seu negócio. Confira!

Qual a importância da tomada de decisão empresarial para o crescimento do negócio?

A rotina do empreendedor é feita de tomadas de decisão que vão desde selecionar em que lugar almoçar até decidir sobre a criação de um novo produto, escolher uma parceria de negócio ou buscar um sócio para a empresa. Nesse sentido, a tomada de decisão precisa focar o crescimento do negócio, os benefícios e os riscos de cada alternativa.

Quando bem feitas, as escolhas encaminham a empresa para um futuro de sucesso. Mas é importante que você saiba identificar as oportunidades das alternativas que se apresentam, considerar o planejamento estratégico e as metas do negócio.

Uma dica é utilizar estruturas ou um sistema de pontuação, considerando a urgência e a prioridade, para ajudar na tomada de decisão empresarial.

Quais os tipos de tomada de decisão empresarial?

Existem vários tipos de tomada de decisão empresarial, e cada situação demanda processos próprios. Algo que você deve ter em mente na hora de fazer suas escolhas na empresa é o propósito do negócio.

Elas não devem ultrapassar os valores organizacionais, que, inclusive, são elementos importantes para apoiar o processo decisório. É preferível que as suas tomadas de decisão sejam embasadas em dados e argumentos sólidos, mas nada impede também de levar a sua intuição em conta. Por outro lado, é preciso ter discernimento na hora de seguir o chamado sexto sentido.

Quando falamos em tomada de decisão empresarial, há muita coisa em jogo e, dependendo do caminho selecionado, os riscos podem ser maiores que os benefícios. Por isso, usar os dados é uma das melhores opções para os negócios. Nesse sentido, monitorar os processos e medir os resultados é fundamental para fazer ótimas avaliações.

Apostar em relatórios gerenciais também é uma boa estratégia, porque eles centralizam as informações mais importantes do seu negócio e podem trazer percepções relevantes para as suas tomadas de decisão.

Como fazer a tomada de decisão empresarial?

Como você pôde ver, a tomada de decisão é importante para melhorar os resultados do negócio. Mas como fazer de maneira adequada? Com a intenção de lhe ajudar, separamos várias dicas importantes. Vale a pena continuar a leitura e conferir este conteúdo especial!

Tenha um bom planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para compreender quais são as principais características do empreendimento. Além disso, ao elaborá-lo, fica mais fácil entender os possíveis rumos que o seu negócio vai ter a partir de uma decisão.

Com isso, você terá mais insumos para decidir, com embasamento e inteligência. O planejamento ainda é relevante para estabelecer o rumo do negócio a partir dos objetivos e do entendimento de vários fatores.

Por exemplo, ele vai lhe dar uma visão mais ampla das necessidades do público-alvo. Também vai oferecer clareza sobre as oportunidades do mercado. Assim, você conseguirá decidir melhor o que fazer para obter crescimento.

Use os dados

Um gestor que utiliza dados na hora da tomada de decisões tem uma probabilidade maior de sucesso. Isso porque eles oferecem uma melhor percepção sobre a realidade do negócio.

Porém, é importante contar com um bom sistema a fim de coletar dados de qualidade. Caso contrário, as chances de ter dados irrelevantes ou que levem a decidir de forma equivocada são elevadas.

Também é necessário definir métricas relevantes para ajudar na tomada de decisões. Há diversos indicadores empresariais com esse foco, e entender quando usar cada um é essencial para ter eficiência em seu negócio.

Tenha criatividade

Existem tomadas de decisão que são mais difíceis e que vão exigir mais criatividade por parte de um gestor. Ficar no básico e não pensar de modo inovador, nesses casos, pode gerar julgamentos equivocados que prejudicarão o desempenho do negócio.

Portanto, procure usar um senso mais inovador e não ficar no padrão. Essa ousadia pode ser o diferencial competitivo de que o estabelecimento precisa para se destacar no mercado. Nesse sentido, há algumas dicas que podem ajudar.

Por exemplo, tenha sempre em mente as opções possíveis. Além disso, busque entender o mercado em que você atua. Assim, poderá identificar oportunidades de resolver o seu problema ao mesmo tempo em que encontra meios de ter mais relevância.

Conte com sua equipe

Existem situações no dia a dia da empresa que, talvez, você não vá conhecer. Apenas quem está nas operações cotidianamente consegue ter mais clareza sobre as dificuldades que enfrentam.

Por exemplo, há potenciais melhorias que vão facilitar a vida dos seus colaboradores que somente eles podem enxergar. Então, por que não envolver os principais membros do time para ajudar na tomada de decisão?

Além de auxiliar a decidir de modo mais eficiente, é possível gerar um senso de pertencimento nos funcionários. Consequentemente, você vai contar com pessoas mais engajadas e com interesse em encontrar soluções para melhorar os resultados do negócio.

Quais métricas ajudam na tomada de decisão empresarial?

Agora que você já sabe quais são os passos para tomar boas decisões, que tal conhecer os principais indicadores? A seguir, separamos três métricas para você ficar de olho e tomar melhores decisões para o seu negócio. Confira!

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um importante indicador das suas estratégias de marketing e vendas. A partir dessa métrica, você consegue avaliar se as iniciativas estão funcionando ou se precisam ser revisadas. Dependendo da sua avaliação, você tem mais segurança para discutir as ações com os times e tomar decisões.

A taxa de conversão é determinante para ter uma previsibilidade de vendas e fazer projeções, além de ser um poderoso indicador de crescimento do seu negócio. Na hora de tomar decisões, também é importante considerar e comparar diferentes períodos para ter mais informações nas quais se basear.

SLA

O SLA determina as diretrizes do relacionamento com o cliente, inclusive os prazos de atendimento. No processo de tomada de decisão empresarial, é importante considerar esses critérios para não prejudicar a empresa e ultrapassar as diretrizes estabelecidas.

Além disso, não seguir o SLA pode prejudicar o relacionamento com o cliente e a credibilidade da marca. Por isso, as decisões que o envolvem acabam impactando diretamente o negócio; a equipe de atendimento precisa conhecer muito bem os critérios envolvidos nesse processo para não ferir nenhuma diretriz do SLA, mesmo sem conhecimento.

Taxa de sucesso de ligações

A taxa de sucesso de ligações também é um indicador relevante para a tomada de decisão empresarial. Mas, primeiro, é preciso estabelecer o que vai determinar se uma ligação teve ou não sucesso. Isso vale para todas as métricas do negócio: todos do time devem ter consciência sobre o que considerar em cada indicador.

Com essas definições, fica mais fácil acompanhar o indicador e utilizá-lo de forma eficiente para tomar suas decisões. Quando os relatórios apontam que a taxa de sucesso é baixa, as suas decisões devem ter um direcionamento para mudar estratégias. E isso vale também para as outras tantas métricas usadas no seu negócio.

Entendeu como é possível melhorar a tomada de decisão empresarial e direcionar o seu negócio para o sucesso? Por meio de boas ações, fica mais fácil encontrar os caminhos que vão fazer sua empresa crescer e ganhar relevância no mercado. Portanto, não deixe de aplicar o que aprendeu ao longo deste texto.

Esperamos que você tenha aproveitado a leitura. Se quiser continuar lendo conteúdos relevantes para aprimorar a gestão do seu negócio, assine nossa newsletter e receba tudo em seu e-mail!