Como estão os preparativos para o Dia da Mulher na sua empresa? As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para criar ações especiais e oferecer condições personalizadas aos seus clientes. E, com o Dia da Mulher, não é diferente.

Você pode aproveitar o dia 8 de março para colocar em prática algumas estratégias que te ajudem a vender mais. Pensando nisso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas para o seu negócio embarcar na data e promover ações especiais aos seus clientes. Vem ler!

8 dicas para vender mais no Dia da Mulher

A seguir, confira uma lista com 8 ideias para adotar no Dia da Mulher e vender mais!

Planeje um orçamento

O primeiro passo antes de criar estratégias de vendas é avaliar o orçamento disponível para investir nas iniciativas. Se você realizou alguma ação em outras datas comemorativas, avalie o histórico de vendas e considere isso no seu planejamento.

Além disso, faça pesquisas de mercado para entender as oportunidades de vendas no Dia da Mulher.

Essas informações devem trazer mais previsibilidade para a data, algo importante quando falamos em testar estratégias para esse momento.

Planejar um orçamento é importante para evitar prejuízos financeiros para o seu negócio. Afinal, não adianta gastar como iniciativas que trarão um retorno financeiro inferior ao investido.

Então, coloque o planejamento orçamentário no topo da sua lista para vender mais no Dia da Mulher.

Ofertas personalizadas

As ofertas personalizadas são sempre uma boa pedida para datas comemorativas. Faça brindes ou customize produtos de acordo com a temática do dia 8 de março.

Kits exclusivos também são uma ideia para adotar no Dia da Mulher. Para os kits, é interessante colocar produtos mais vendidos junto de produtos menos vendidos, estimulando a compra destes. Outra opção é oferecer descontos específicos para as mulheres durante o mês.

Mas antes de decidir sobre quais ofertas você fará, faça uma pesquisa para entender quais são os produtos preferidos dos seus clientes.

A partir disso, você tem mais informações para tomar decisões sobre as estratégias de vendas no Dia da Mulher.

Cupom de desconto

Os cupons de desconto são sempre bem-vindos quando falamos de ações para datas comemorativas. Como o Dia da Mulher estimula o comércio e as pessoas desejam comprar presentes nessa data, nada melhor do que oferecer descontos a elas. Isso estimula ainda mais as compras, além de aumentar as chances de fidelização de clientes.

Se você trabalha com e-commerce, crie banners no site que indiquem os códigos promocionais dos cupons.

Já se você tem uma loja física, coloque um cartaz na vitrine mostrando quais os descontos oferecidos.

Como veremos no próximo tópico, você pode fazer parcerias com outras marcas para vender mais. Isso se aplica também aos cupons. É possível oferecer cupons de desconto em uma loja no seu site e cupons de desconto para a sua loja em um site parceiro.

Fazer parcerias com outras lojas

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para buscar parceiros de negócio. Faça uma lista das lojas, dos restaurantes, das confeitarias e das floriculturas do seu bairro para pensar em possíveis parcerias para o 8 de março.

Além das lojas, você pode tentar estabelecer parcerias com organizações que ofereçam algum tipo de apoio social às mulheres. Mas é importante que haja um alinhamento de valores entre a sua empresa e a organização parceira.

Por mais que seja importante ganhar visibilidade nas datas comemorativas, cada ação que a sua empresa realiza precisa ter um significado real e estar de acordo com o propósito do negócio. Ou seja, não adote iniciativas apenas pelo buzz do momento. Se algo não fizer sentido para a sua empresa, não faça.

É possível também pensar em parcerias com outras empreendedoras. Em 2020, o Brasil já contava com 30 milhões de mulheres empreendedoras. Assim, o Dia da Mulher é uma boa oportunidade para ampliar o seu networking e conhecer empreendedoras que podem fazer a diferença também para o seu negócio.

Estender as condições especiais

Não limite suas iniciativas apenas ao dia 8 de março. Estenda as estratégias de vendas para o mês todo e deixe claro para os clientes até quando vão as promoções.

Além disso, anote os aprendizados que você tiver no mês para repetir aquilo que funcionou e evitar o que não deu certo.

Por isso, é importante aproveitar o momento para testar novas estratégias. Se elas funcionarem, você pode continuar fazendo essas mesmas ações ao longo do ano, com apenas algumas modificações se necessário.

Nesse sentido, tenha um documento (como uma planilha ou Word) com os principais aprendizados da data. Com isso, você cria um histórico de fácil acesso com as melhores técnicas de vendas para a sua empresa.

Além disso, isso evita repetir erros do passado ou desperdiçar oportunidades. Por isso, conforme o seu negócio for crescendo e você contratar mais pessoas para as equipes de marketing e vendas, é interessante compartilhar esse tipo de documento com os interessados.

Ter mais criatividade

Para o Dia da Mulher, expanda a sua criatividade e pense em outras iniciativas. Quais itens do seu negócio são feitos por mulheres? Ou quais são os produtos mais consumidos por suas clientes mulheres?

Divulgue esse tipo de informação para o seu público. Outra dica é fazer vendas em conjunto, por exemplo, na compra de um produto da sua loja, o cliente leva um livro escrito por uma mulher.

Além disso, uma ideia é produzir conteúdos nas redes sociais sobre o Dia da Mulher. Você pode trazer curiosidades sobre a data ou números sobre a situação da mulher no Brasil, por exemplo, para conscientizar as pessoas.

Mas, como ver mais para frente, só adote esse tipo de estratégia se ela estiver de acordo com os valores da empresa. A sua marca precisa ser coerente e ter uma narrativa que faça sentido para o seu público.

Divulgar as condições especiais

Depois de definir suas ofertas e descontos, é hora de divulgá-los para o seu público. Para isso, mais uma vez, utilize suas redes sociais. Os stories são uma forma eficiente de divulgar as ofertas de maneira dinâmica.

Os posts orgânicos e os posts pagos também devem ser considerados na sua estratégia. No primeiro caso, você pode apostar em conteúdos de marca, por exemplo. Já para os anúncios, você pode vincular as ofertas e descontos para alcançar um maior número de pessoas.

O e-mail marketing é uma outra maneira eficiente de divulgar as condições especiais que a sua loja está oferecendo para o Dia da Mulher. Já no assunto dos e-mails você pode apresentar a oferta, como "75% de desconto no produto X".
Uma dica é caprichar na arte dos e-mails para chamar a atenção dos seus clientes. Nesse sentido, o Canva pode ser um grande aliado do seu negócio nesse momento. Com essa ferramenta, você consegue criar artes rapidamente, inclusive, para os seus e-mails.

Investir na experiência do cliente

A experiência do cliente é um aspecto fundamental para fidelizar consumidores. Pensando que as suas iniciativas para o Dia da Mulher deverão atrair mais pessoas para a sua loja, é hora de definir algumas estratégias de fidelização.

Além de apostar em personalização, como escrever o nome do cliente nas embalagens, é importante registrar os dados cadastrais dos novos clientes.

Ter uma base de dados sempre atualizada é fundamental para enviar comunicações para esses consumidores e mantê-los mais ativos na sua loja.

Além disso, a cada compra, pergunte como foi a experiência do cliente com a sua marca. Assim, você consegue saber o que pode melhorar para oferecer uma experiência cada vez mais alinhada aos interesses do seu consumidor.

Utilizar indicadores como NPS também pode ser uma boa. Nesse caso, a pergunta a ser feita ao consumidor é "de 0 a 10 quais as chances de você indicar a nossa empresa para um conhecido?".

Quanto mais perto de 10, mais satisfeito o seu cliente está. Essa métrica é importante para nortear as ações da empresa e funciona como um termômetro para entender se as suas estratégias de retenção estão funcionando

Apresentar a cultura da empresa

Se a sua empresa tem alguma iniciativa voltada às mulheres, esse é o momento de divulgar essa estratégia. Por exemplo, se houver algum estímulo voltado à contratação de mulheres ou ao consumo de produtos feitos por mulheres.

Não esqueça de deixar esse tipo de informação no seu site e nas suas redes sociais. Hoje, os consumidores preferem comprar de empresas que estejam alinhadas com seus valores.

Se você deixa esses valores claros para o público, aumenta as chances de atrair os clientes certos, que acreditam no mesmo que a sua marca.

E aí, qual dica você vai adotar no seu negócio para o Dia da Mulher? É hora de colocar a mão na massa e definir a sua estratégia para a data, sempre tendo em mente as dicas que trouxemos aqui.

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Até a próxima!