Imagine que seu empreendimento foi encontrado por um potencial cliente. Você apresenta seus serviços e produtos para ele. Surge um interesse, mas a venda não é finalizada porque seu negócio não aceita a forma de pagamento que ele disponibilizou. Além de prejudicar a experiência de compra do consumidor, essa situação pode ter feito você perder a oportunidade de fidelizar esse cliente.
Prova disso é que mais de 60% dos consumidores admitem desistir da compra após ter uma experiência ruim com a marca. Então, para evitar ao máximo frustrar a expectativa do cliente é crucial que você leve em consideração todos os fatores que podem de alguma forma interromper a jornada de compra do consumidor. Afinal de contas, até mesmo a limitação nas formas de pagamento pode ser vista como um ponto negativo.
Por esse motivo, além de investir em um atendimento humanizado de qualidade é importante disponibilizar recursos que facilitem a concretização da compra, como a diversificação das opções de pagamento, por exemplo.
Sabendo da importância dessa solução para o seu negócio, elaboramos este artigo para esclarecer melhor como a diversificação dos meios de pagamentos pode trazer mais conforto para os seus clientes e aumentar o volume de suas vendas. Acompanhe a leitura!
Por que investir na diversificação dos meios de pagamentos?
Todo empreendedor tem um objetivo em comum: vender. Afinal de contas, para um empreendimento sobreviver é preciso que suas vendas sejam convertidas em lucros. Mas, como garantir a realização das vendas?
Além de levar em consideração a eficiência do planejamento, a elaboração de um marketing certeiro e a disponibilização de um atendimento de qualidade, é crucial que você também pense nos demais fatores que podem impedir a conclusão da venda. Nesse caso, a forma de pagamento aceita na empresa pode ser vista como um desses problemas quando se torna o principal motivo de o cliente desistir da compra.
Afinal, imagine, por exemplo, que o cliente queira pagar com o pix uma compra que ele fez. No entanto, o seu empreendimento não aceita essa forma de pagamento e, por esse motivo, ele desiste da aquisição. Consegue visualizar o tamanho do problema que essa situação pode gerar se acontecer de forma recorrente?
Então, para evitar que isso aconteça, é muito importante que você busque aceitar meios diferentes de pagamento. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, já existem formas de pagamento eletrônico instantâneo que facilitam muito o processo de compra e venda.
Sendo assim, ao disponibilizar esses meios de pagamento no seu negócio, você tem como vantagens:
- aumento das vendas;
- agilidade no processo de compra e venda;
- mais praticidade;
- maior satisfação do cliente;
- mais segurança;
- mais comodidade para o seu cliente;
- melhora a experiência de compra;
- modernização do negócio.
Quais formas de pagamento você pode disponibilizar no seu negócio?
Quando você aceita formas diferentes de pagamento, está permitindo que o seu cliente tenha a liberdade de escolher a opção que melhor condiz com a sua necessidade. Ao permitir que o consumidor tenha mais alternativas, você aumenta as chances de ele concluir a aquisição e assegura uma experiência de compra positiva.
No entanto, quais formas de pagamento você pode aceitar no seu empreendimento? Atualmente, existe uma variedade de opções que podem ser aceitas no seu negócio e que são muito utilizadas pelos consumidores. Nesse caso, podemos citar 5 principais meios de pagamento para você conferir.
1. Dinheiro
Apesar da crescente popularização dos meios de pagamento eletrônico instantâneo, o dinheiro em espécie continua sendo muito utilizado pelos brasileiros, principalmente, pelos desbancarizados e pequenos empreendedores. Por esse motivo, é essencial que você ofereça essa opção de pagamento para o cliente. Contudo, vale deixar claro que esse não pode ser o único meio de pagamento aceito pelo empreendimento, ok?
2. Cartão
Se você não aceita pagamentos por meio do cartão, seja de crédito ou débito, saiba que está perdendo a chance de fidelizar uma grande parte do seu público. Isso porque o cartão é um dos meios de pagamento mais utilizados pela população brasileira.
Para você ter uma ideia, as vendas pagas por meio do cartão foram responsáveis por movimentar cerca de R$ 2,6 trilhões na economia do país. Por esse motivo, vale a pena investir nessa opção.
Afinal, mesmo que para o empreendedor as vendas quitadas com o cartão sejam menos lucrativas por causa das taxas que precisam ser pagas, ainda assim a aquisição de uma máquina de cartão pode ser vista como um bom investimento. Isso porque você garante a venda e ainda deixa o seu cliente mais satisfeito.
3. Boleto bancário
O boleto bancário é mais uma opção de pagamento que pode ser aceita, principalmente, em lojas virtuais. Nesse caso, ele serve como um substituto do dinheiro em espécie, quando o consumidor pretende adquirir algo pela internet. Dessa forma, é uma solução que atende o consumidor que não utiliza o cartão ou outros meios de pagamento eletrônico.
4. Transferência bancária
A transferência bancária é um tipo de pagamento eletrônico que envia o dinheiro de uma conta diretamente para outra. Sendo assim, existem dois tipos de transferência: DOC e TED.
Ambos possuem algumas observações para serem utilizados. Ou seja, o DOC permite transferências com valor inferior a R$ 4999,00. Além disso, o processo de transferência só é concluído no próximo dia útil. Já o TED não determina valor máximo para transferir, e o dinheiro "cai" na conta alguns minutos depois da confirmação.
5. Pix
O Pix é uma solução de pagamento nova, mas que já chegou mostrando que veio pra ficar. Isso porque, além de ser totalmente gratuito, possui outros diferenciais que conquistaram os brasileiros. Prova disso é que somente em março deste ano foram realizadas, em tempo real, cerca de 58.531.277 operações de pagamento por meio do Pix.
Por esse motivo, é essencial incluir o Pix nos meios de pagamentos aceitos pelo seu negócio. Afinal de contas, suas vantagens são:
- mais segurança;
- pode ser utilizado a qualquer hora;
- não necessita de pagamento de taxas;
- mais prático e ágil;
- permite o pagamento por meio do código QR Code.
Por que escolher a Stone?
Fornecendo maquininhas de cartão há 12 anos, a Stone já provou que é uma marca visionária que surgiu para fazer a diferença no seu segmento. Isso porque a fintech brasileira de pagamento tem obtido grandes conquistas desde a sua abertura.
Podemos citar como exemplo a sua consolidação no mercado financeiro em 2014, a compra da Elavon do Brasil em 2016 e o faturamento na bolsa de valores de US$ 1 bilhão em 2018. Hoje, a Stone é considerada a maior adquirente independente do Brasil e a quarta maior, quando comparada com outros grandes nomes.
Além disso, a Stone se destaca por ser uma adquirente que busca disponibilizar serviços que contribuem para um mercado mais justo para autônomos e empreendedores. Por esse motivo, oferece soluções eficientes sem burocracia. Não é à toa que o nosso lema é: "muito mais que uma maquininha".
Para fazer jus àquilo que acredita, investimos constantemente em qualidade, atendimento personalizado e na melhor precificação possível para os empreendedores.
Para ficar ainda mais claros os diferenciais da Stone, veja só os principais motivos para você optar pela maquininha verde:
- aceita todas as bandeiras de cartão de crédito, débito e outros;
- aceita diferentes vouchers;
- aceita pagamento feito por meio de carteira digital;
- processamento rápido;
- bateria de longa duração;
- taxas personalizadas;
- sem cobrança de aluguel;
- troca em até dois dias úteis;
- atendimento em até 5s;
- aceita Pix;
- aceita pagamento feito por QR Code;
- aceita pagamento por aproximação;
- contém conexão com aplicativos inteligentes;
- possui simulador de vendas;
- dispõe de programas de fidelidade;
- permite adiantamentos e emite relatórios.
Além dos diferenciais da máquina de cartão, a Stone tem outro diferencial: o time Green Angels — uma equipe responsável pela logística das máquinas. Nesse caso, eles não só vão até você, como também estão capacitados para ajudar na resolução de outras demandas que envolvem a funcionalidade do equipamento.
Outro ponto bastante positivo da Stone é a disponibilização de um modelo de máquina específico para atender as demandas do profissional autônomo ou do empreendedor iniciante. Estamos falando da maquininha Ton.
A maquininha Ton foi desenvolvida para atender as necessidades do pequeno empreendedor e do profissional autônomo. Por esse motivo, oferece quatro opções de planos com taxas bem acessíveis para quem está começando agora. São eles:
- UltraTon: menores taxas;
- GigaTon: o preferido dos clientes;
- MegaTon: melhor custo-benefício;
- Básico: máquinas com menores valores.
Além disso, as maquininhas Ton aceitam as principais bandeiras de cartão, e também têm um aplicativo Ton exclusivo que facilita a rotina do empreendedor e ainda aceita pagamento por links ou boleto. Acha que as vantagens acabam por aqui? Não mesmo.
Ao optar pela maquininha Ton você não precisa ter uma conta no banco, não possui taxa de aluguel, as trocas do aparelho são gratuitas, o suporte técnico está disponível 24 horas e a Stone ainda te ajuda a vender mais por meio da Renda Ton. Diante disso, está claro que optar pela maquininha verde é uma escolha correta que trará diversas facilidades e benefícios para o seu negócio.
Portanto, a diversificação dos meios de pagamento não pode ser vista como uma decisão qualquer. Afinal, trata-se de uma necessidade que precisa ser levada a sério pelo empreendedor, já que afeta diretamente a concretização de suas vendas.
Tendo em vista a importância dessa estratégia para o seu negócio, a Stone — fintech brasileira — permite que empreendedores de diversos segmentos tenham acesso às máquinas de cartão e a outros serviços essenciais para garantir uma boa gestão.
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