Você já oferece pagamento por aproximação para os seus clientes? Esse método de pagamento chegou para ficar e os lojistas devem aproveitar o momento para testar essa opção. Para os consumidores, esse meio é muito prático, já que dispensa a necessidade de senha, tornando o processo de compra mais rápido.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre essa nova tecnologia, não se preocupe, estamos aqui para ajudar! Neste post, vamos explicar o que é o pagamento por aproximação, como ele funciona e quais vantagens ele traz para você e para os seus clientes.

Além disso, você também vai descobrir se essa forma de pagamento é segura, se ela vale a pena para o seu negócio e como implementá-la na sua loja. Quer saber mais sobre tudo isso? Então, vem ler!

O que é o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação, também conhecido como NFC (Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade), é uma tecnologia inovadora que permite que os clientes realizem suas compras apenas aproximando o cartão da maquininha.

Assim, esse método dispensa o uso de senhas e a inserção do cartão no dispositivo — a senha pode ser exigida apenas em casos mais específicos, como a realização de uma transação de valor alto.

Além disso, hoje, muitos consumidores também utilizam o celular para realizar esse tipo de pagamento, com os apps de carteira digital da ApplePay, da Samsung Pay ou da Google Pay, por exemplo. A lógica é a mesma do pagamento por aproximação com o cartão: o cliente acessa o app e aproxima o smartphone da maquininha até que a transação seja concluída.

A própria maquininha de cartão atesta quando o pagamento é finalizado e o valor da transação já fica registrado no dispositivo.

Agora que você já entendeu o que é o NFC, vamos ver mais de perto como ele funciona. Confira no próximo tópico!

Como o pagamento por aproximação funciona?

A ideia por trás do pagamento por aproximação é simples: o cartão precisa ter o contactless, uma tecnologia compatível com a da maquininha. Assim, quando os dispositivos são aproximados, é possível conectá-los por meio de ondas de radiofrequência de curta distância.

O NFC é bastante utilizado não apenas para o pagamento na maquininha, como também para a utilização do transporte público, por exemplo. Nesse caso, a pessoa deve aproximar o cartão da catraca, que identifica o pagamento e libera a passagem.

Mas por que você deveria implementar essa tecnologia de pagamento na sua loja? É o que vamos ver a seguir!

Quais as vantagens do pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é muito prático para os clientes, além de ser uma segurança extra em tempos de pandemia, já que não exige o contato do cartão, nem o da mão do comprador, com a maquininha de pagamento.

Além disso, implementando o NFC na sua loja, você oferece mais uma opção de pagamento para os consumidores. Atualmente, a flexibilidade nesse setor é importante para os negócios, já que os clientes têm diferentes preferências em relação aos meios de pagamento. Assim, você evita perder vendas por não contar com determinada opção.

Ter uma maquininha de cartão que disponibilize a alternativa de pagamento por aproximação também é vantajoso porque o dispositivo centraliza todas as transações realizadas em um único lugar. Isso facilita a sua gestão de vendas e permite que você atue sobre os problemas que aparecerem de forma imediata. Com isso, você tem mais previsibilidade do quanto receberá todos os meses.

O pagamento por aproximação é seguro?

Em termos de tecnologia e segurança da informação, o NFC é bastante seguro. Então, seus clientes podem ficar confortáveis em utilizar esse meio de pagamento na sua loja.

Agora, como todo meio de pagamento, ele exige alguns cuidados. Por exemplo, é recomendável que as pessoas não andem com o cartão no bolso de trás da calça, porque criminosos podem aproximar uma maquininha dessa região e realizar pagamentos sem que a pessoa perceba.

De qualquer modo, adotando esse tipo de medida, o pagamento por aproximação é bastante vantajoso para os negócios e para os consumidores. Então, se você ainda não oferece essa alternativa para os seus clientes, é válido implementá-la e avaliar os resultados para a sua loja.

Uma ideia para proteger os seus clientes é deixar um aviso na loja orientando que as pessoas não deixem o cartão no bolso de trás da calça, mas utilizem uma carteira ou um bolso interno do casaco, por exemplo. Isso também passa mais confiança para os seus consumidores, que percebem que o seu negócio se importa com a segurança deles.

Como implementar o pagamento por aproximação no seu negócio?

Para implementar o pagamento por aproximação no seu negócio, é importante, primeiramente, contar com uma maquininha de cartão que disponibilize essa função. O ideal é que ela aceite diferentes bandeiras de cartão, para que você possa atender a um número maior de clientes que utilizam esse meio de pagamento.

Para evitar erros de processo e garantir a máxima segurança de todas as transações feitas com pagamento por aproximação, o lojista deve sempre conferir o valor delas, bem como acompanhar o extrato da maquininha. Assim, se você quer ter mais tranquilidade, também pode fazer isso diretamente no dispositivo, sem ter que esperar até o fim do mês.

Além disso, para evitar que o cliente faça várias tentativas de pagamento sem sucesso, é importante que o cartão esteja a uma distância adequada da máquina para que a tecnologia funcione (entre 2cm e 5cm, aproximadamente).

As medidas para melhorar a eficiência do NFC são bem simples e podem ser facilmente incorporadas no dia a dia dos lojistas e dos clientes. Por isso, aproveite essa forma inovadora de pagamento no seu negócio. Inclusive, a Stone pode ajudar você a implementar o pagamento por aproximação na sua loja.

Ficou interessado em fazer isso para não perder clientes e proporcionar o melhor para eles? Entre em contato com a gente. Nosso time está pronto pra te atender e calcularmos as melhores taxas pro seu negócio!