Para entender de fato como uma empresa pensa e age, é preciso conhecer sua cultura, ou seja, valores e comportamentos estimados. Por isso, neste texto, te convidamos a mergulhar dentro da cultura da Stone.

A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores e as políticas de uma empresa. Em outras palavras, ela define o caráter e personalidade da empresa e a forma como pensa e atua. Além disso, é extremamente importante para determinar o seu sucesso. Ela pode criar um espírito positivo e estimulante entre os funcionários, potencializando os lucros e o crescimento do negócio, ou causar problemas de satisfação e produtividade no ambiente de trabalho (leia mais sobre a importância da cultura organizacional aqui).

Para isto, o primeiro passo é sempre identificar qual é a cultura de uma empresa. Assim como é essencial que as pessoas se conheçam e mantenham suas condutas alinhadas a seus valores, também é essencial que uma empresa conheça a si mesma e tenha a sua cultura clara e usada como guia para as estratégias. Na Stone, praticamos esta lição à risca.

Cultura da Stone

Somos diferentes por causa da nossa cultura. Temos um propósito muito claro e é por ele que acordamos todos os dias brigando por um mercado mais justo, ajudando os nossos clientes a crescer e fazendo deles parte da nossa família.

Nosso sangue verde está, não apenas nas nossas ações, mas também nos livros da nossa biblioteca nas pessoas que são donos da companhia, elas são os nossos valores em carne e osso.

Conheça abaixo cada um dos nossos valores:

OWN IT

Atenção: isto não é um emprego. Quem entra para o time não se torna apenas um funcionário, mas sim dono desta empresa. Queremos que nossas pessoas se sintam à vontade para usar sua inteligência sem moderação, sabendo que não existe liberdade sem responsabilidade.

No entanto, é preciso ter foco e disciplina. Esforço não é resultado. Não basta tentar, é preciso atingir e saber reconhecer entregas extraordinárias. Mas não se esqueça do equilíbrio! Feito é melhor que perfeito. Só não pode ser mal feito.

NO BULLSHIT

Nossas pessoas deixam o ego lá fora e sequer consideram fazer corpo mole aqui dentro. Aqui, vamos direto ao ponto, sem enrolação.

Só não pode confundir franqueza com grosseria e muito menos levar as coisas para o lado pessoal. Na Stone, criticamos ideias, não pessoas. Não temos medo de falar porque acreditamos que é melhor ficar vermelho por 5 minutos do que amarelo para o resto da vida.

Somos protagonistas, procuramos, resolvemos. Escolhemos sempre o caminho certo, nunca o fácil. E não somos complacentes. Não aceitamos qualquer um que não seja do bem ao nosso redor, seja ele um cliente, colaborador, parceiro ou fornecedor. A burocracia, ou “burrocracia” como gostamos de chamá-la, não tem abertura para atrapalhar nosso resultado.

TEAM PLAY

Aqui, temos uma máxima muito simples: Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, trabalhe em equipe. Na Stone, percebemos o valor da multiplicidade de ideias e buscamos o debate para que elas evoluam.

O nosso sonho é imenso, mas nada é impossível quando somos um. Por isso, compreendemos o funcionamento de todos os times da empresa para distribuirmos melhor nosso foco e caminharmos de forma coordenada.

Buscamos gente melhor que a gente, que nos desafie. Queremos os inconformados, os inquietos, os fora da curva. A Stone existe para trabalharmos juntos, e com os melhores. Não estamos sozinhos.

LIVE THE RIDE

Não usamos frases prontas, criamos algo novo e criamos novos “nós” diariamente. Nos reinventamos, nos entregamos e nos permitimos, sempre sendo genuíno com todos.

Queremos que nossas pessoas errem, e bastante. Mas nunca por querer, negligência ou desleixo! Acima de tudo, queremos que aproveitem a jornada de cada erro, descobrindo novos caminhos, aprendizados e acertos.

Acordamos sorrindo e vivemos estimulados pelo desafio. Acreditamos que o resto da nossa vida está apenas acabando de começar.

THE REASON

Nossos donos estão aqui para mudar o mundo, para pensar em nossos clientes. Mais do que a razão da nossa existência, são eles que de fato determinam a qualidade do nosso trabalho aqui dentro. Para nós, o cliente não tem sempre razão. O cliente É a razão.

Já estivemos no lugar deles um dia. Por isso mesmo, admiramos e respeitamos cada um de nossos clientes e trabalhamos por sua independência e empoderamento frente ao mercado.

Nossas pessoas têm a responsabilidade de evoluir o mundo dos empreendedores. O resultado deles é o único que importa.

E aí, acha que nos conhece melhor agora? Com quais dos nossos valores você mais se identifica?

por Carol Lafuente,
Analista de Atração de Talentos da Stone