O mito da liderança mais perigoso é que os líderes nascem assim – que existe um fator genético para a liderança. Isso é um absurdo; na verdade, a verdade é o oposto. Os líderes são feitos, em vez de nascidos” – Warren Bennis.

Na Stone, somos muito preocupados com o desenvolvimento e a educação das nossas pessoas e da nossa liderança. Por isso, temos um time dedicado apenas para isso, desenvolvendo treinamentos e programas para auxiliar no crescimento profissional e pessoal das nossas pessoas.

Alguns dos treinamentos mais relevantes e importantes para nossa companhia são aqueles voltados para liderança, pois sabemos que essas pessoas inspirarão futuros líderes. Além disso, acreditamos que ter uma boa liderança é uma peça fundamental para o desenvolvimento da companhia.

No texto de hoje, vamos falar sobre nossos principais meios de desenvolvimento de lideranças. Vem ver!

O que define a liderança?

Quando o assunto é liderança, existe uma grande questão que mobiliza as paixões dos entendidos no assunto. Podemos dividí-la entre dois grupos: nature e nurture. Nesse momento, você deve estar se perguntando: que parada é essa?

Nature corresponde à visão de que as diferentes características humanas, principalmente as subjetivas como o comportamento humano, são determinadas biologicamente, ou seja, são determinadas desde o nosso nascimento. Já nurture corresponde à interpretação de que os comportamentos humanos são produtos culturais, fornecidos pelo contexto em que as pessoas estão inseridas e, portanto, podem ser modificados.

Mas o que isso tem a ver com liderança? Tudo! Como a liderança é uma característica comportamental dos seres humanos, dependendo da sua visão, você pode achar que o líder nasce líder ou que o líder se torna líder. E isso faz toda a diferença. Aqui na Stone, acreditamos no potencial das pessoas e sabemos que é possível desenvolver a habilidade da liderança.

A história está aí para provar, ou você nunca ouviu falar que Alexandre, o Grande, teve como mestre o filósofo Aristóteles, e conquistou um imenso império, liderando seus exércitos?

Como construímos o desenvolvimento de lideranças

Acreditamos que todos podem formar e aprimorar comportamentos e características por meio de treinamentos, desafios, disciplina e muito trabalho duro!

Em 2017, investimos muito no treinamento da nossa liderança. Tivemos a primeira edição da Academia de Líderes no primeiro semestre, recolhemos as lições aprendidas e fizemos duas novas iniciativas no segundo semestre, o Stone Made Leader e o Stone Impulse Leader.

Também temos outras iniciativas para o desenvolvimento de lideranças, incluindo dois dos nossos programas de mais peso nesse sentido: o Leadership Principles e o High Potential Leadership. Vem saber mais sobre cada uma dessas iniciativas a seguir!

Leadership  Principles

Diante do crescimento expressivo dos times e do desafio de recrutamento e retenção dos profissionais das áreas de Tecnologia e Backoffice, capacitar nossa liderança é uma prioridade para manter as equipes engajadas e para continuarmos a alcançar resultados consistentes.

Atualmente, as lideranças dessas áreas assumem a posição de gestão às vezes sem ter o preparo adequado e/ou sem ter o alinhamento em relação ao que é esperado delas nesta posição. Como resposta a esse cenário, o Leadership Principles (traduzido livremente como “Princípios de Liderança”) foi construído para oferecer as bases sobre gestão de pessoas e as boas práticas que são esperadas dos líderes Stone Co.

O Programa Leadership Principles é voltado para a formação das bases de liderança e tem o objetivo de alinhar as expectativas em relação à liderança na Stone Co., capacitando os líderes para o desafio de desenvolver pessoas.

O foco principal desse programa é a formação de líderes para os times de Tecnologia e Backoffice, a partir do desenvolvimento das principais habilidades de liderança em relação à gestão de pessoas.

Ao longo do programa, os participantes acompanham tópicos muito bacanas para se desenvolverem enquanto líderes, como:

  • mindset da liderança Stone Co.
  • como montar equipes brilhantes
  • integridade no trabalho
  • gestão de tempo e de resultados
  • avaliação de desempenho
  • cultura de feedback e comunicação

Ah, e olha que legal! Com o objetivo de fortalecer o mindset do time que busca o que há de melhor no mercado, contamos com a Escola Conquer para a construção do programa e a facilitação dos encontros online.

High Potential Leadership

Entendemos a importância de apoiar nossos líderes com um desenvolvimento formal e de referência para alcançarem seus objetivos. Decidimos investir na nossa liderança sênior, sabendo que ainda estamos no começo dessa jornada e que muitos outros desafios ainda estão por vir.

O High Potential Leadership (tradução livre como “Liderança de alto potencial”) é um programa desenvolvido com professores da Harvard Business School com o objetivo de formar nossa liderança com um currículo de MBA Empreendedor. O programa segue a metodologia de case study da HBS, em que os participantes estudam diversos case studies aprendendo conceitos de Business Strategy, Development e Management.

Com todos esses programas de liderança, queremos treinar intensamente os guerreiros para a vitória que virá!

adaptado do texto de João Oliveira,

time de treinamento & Desenvolvimento na Stone