Com a pandemia da Covid-19, o link de pagamento se tornou uma excelente opção para os empreendedores e vendedores físicos que necessitavam dar os primeiros passos no mundo digital. Além disso, esse sistema de pagamento viabiliza a criação de experiência multicanal.
Esse recurso também é uma forma de conseguir ampliar os meios de venda muito além do site, permitindo construir uma forte presença nas redes sociais ou mesmo oferecer alternativa segura de pagamento para compras personalizadas. Quer saber mais?
Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona o link de pagamento, mostrando como implementá-lo em seu negócio. Mas não é só isso, você também vai poder conferir as principais vantagens de oferecer esse sistema aos seus clientes. Acompanhe!
Entenda o que é o link de pagamento
O link de pagamento é um sistema que possibilita ao lojista enviar uma mensagem de texto por SMS, WhatsApp, redes sociais ou e-mail para que o cliente efetue o pagamento do pedido. Ele tem a funcionalidade de gerar um link único e quando é enviado faz com que a pessoa seja direcionada para uma página segura e simples onde pode realizar o pagamento. Nesse link o cliente ainda pode escolher a forma de pagar.
Essa é uma ferramenta que proporciona muita facilidade, comodidade e praticidade para os clientes e empreendedores, pois melhora a jornada do consumidor e permite um processo muito mais satisfatório e ágil. Com esse sistema, o consumidor não precisa entrar no site da loja, buscar um produto e adicioná-lo ao carrinho para, só então, ser direcionado para o pagamento.
Como funciona
Para cadastrar um produto e gerar um link que direciona o seu cliente a uma página de pagamento, basta entrar na página do sistema da sua fornecedora de meios eletrônicos de pagamento e preencher um formulário com as informações sobre o item e o valor.
Após cadastrar o produto, o link é gerado automaticamente permitindo que você compartilhe com o seu cliente. É importante observar que esse link é único para cada produto e leva o consumidor a um ambiente sem nenhuma distração, como ocorre nas páginas de e-commerce, por exemplo.
Saiba como implementar o link de pagamento
Para implementar o link de pagamento no seu empreendimento, baixe o aplicativo do seu meio de pagamento e faça o login:
- na opção “cobrar com link de pagamento”, digite o valor;
- escolha a forma de pagamento e defina uma data para o link expirar;
- clique em compartilhar o link e envie para o seu cliente.
Conforme já comentamos, o link de pagamento pode ser enviado por mensagem de texto via SMS, WhatsApp, redes sociais ou e-mail.
Formas de pagamento aceitas por esse formato
Na hora de finalizar, o seu cliente pode optar em pagar com cartão de crédito, débito, Pix ou boleto bancário.
Possibilidades de personalização
Você pode ampliar suas vendas e oferecer um diferencial para os seus clientes, oferecendo a opção de personalização. Assim, se você vende roupas, por exemplo, pode ter, além das peças prontas no seu site, peças confeccionadas com estampas ou tamanhos personalizados.
Com o link de pagamento você consegue estabelecer um preço para esse tipo de personalização, de maneira simples e segura, bastando para isso, criar uma URL com o produto desejado e o valor estabelecido. Além disso, você também consegue oferecer descontos por volume sem precisar alterar o preço do produto no site, permitindo a venda por atacado com segurança, tanto para você quanto para o consumidor.
Conheça as principais vantagens do link de pagamento
O Link de pagamento proporciona diversas vantagens. Veja, a seguir, algumas das principais.
Sistema ideal para empreendedores
O link de pagamento é uma alternativa ideal para os empreendedores, já que permite o envio de um link com informações de produtos e serviços. É mais vantajoso ainda para os empreendedores que não possuem e-commerce, mas necessitam manter o faturamento independentemente do momento econômico do país.
Uso de venda ativa pelas redes sociais
Esse sistema de link para pagar possibilita a ativação de vendas nas redes sociais. Exemplo disso, é quando alguém se interessa por um produto que você postou no Facebook ou em outras redes sociais. Nesse caso, em vez de o consumidor ter que ir até o seu site, adicionar produtos ao carrinho e ir para uma página de pagamento, você consegue fazer tudo pelo link de pagamento, apenas criando um URL(endereço eletrônico) e enviando ao cliente com uma mensagem.
Dessa forma, você oferece uma boa experiência de compra ao cliente, agilizando e facilitando o pagamento. Também evita que a venda seja perdida, o que poderia ocorrer se ele tivesse que ir ao site passar por inúmeras etapas até conseguir fechar a compra e efetuar o pagamento.
Além disso, em grupos ou listas de transmissão do WhatsApp, é possível divulgar um produto já com um link de pagamento. Dessa forma, os usuários conseguem concluir a compra de maneira rápida, aumentando o número de vendas realizadas.
Implementação de vendas por telefone
O link de pagamento substitui a venda digitada, na qual o cliente informa por telefone os dados do seu cartão para que o lojista possa digitar na maquininha. Ele proporciona mais segurança, pois é o próprio cliente quem digita seus dados no checkout, em vez de informar os dados por telefone ao vendedor. O cliente também sente mais conforto e segurança para fazer sua compra, com liberdade para escolher como deseja pagar.
Criação de promoções específicas
O link de pagamento é o recurso ideal para criar ofertas relâmpago e se desvencilhar de produtos encalhados no estoque, já que a sua tecnologia permite estabelecer quando a URL irá expirar.
Com isso, o lojista consegue criar promoções com itens selecionados e enviar para o seu cadastro de clientes por meio de e-mail, redes sociais ou outra ação de mídia paga.
Além disso, para evitar que o estoque fique esgotado e que alguém compre uma peça indisponível, é possível estabelecer a quantidade de vezes que o link pode ser utilizado.
Estratégias para recuperação de carrinho, entre outras vantagens
É muito comum no e-commerce ocorrer situações em que o consumidor entra no site e coloca alguns produtos no carrinho de compras, mas não finaliza o pedido. Essa prática é conhecida como abandono de carrinho. Em geral, isso acontece devido a fatores como lentidão na página, falta de exatidão nas informações e formulários de cadastro extensos que fazem com que o consumidor desista da sua compra.
Mas quando você alia o link de pagamento à estratégia de marketing, consegue recuperar essas vendas e alcançar os seus clientes onde quer que estejam, agilizando e facilitando a finalização do pagamento. Para isso, basta configurar o disparo de uma mensagem de WhatsApp ou e-mail, por exemplo, para o consumidor receber uma página responsiva de finalização e concluir a sua compra em um ambiente seguro.
Mas atenção: é muito importante observar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já que para fazer esse tipo de contato ativo com o cliente, ele precisa ter autorizado previamente o seu negócio.
Segurança
Com o link de pagamento o empreendedor não precisa se preocupar e nem se comprometer com os dados dos clientes, como foto de cartão de crédito e dados pessoais. Para garantir a segurança, basta escolher um bom meio de pagamento que ofereça uma séria e confiável política de proteção.
Conforme mostramos ao longo deste artigo, o link de pagamento é um excelente facilitador de compras e vendas que agrega valor e aumenta as oportunidades para o empreendedor. Mas é fundamental prestar atenção às normas, como a LGPD, para garantir confiabilidade e segurança aos clientes, proporcionando uma boa experiência de compra.
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