Você precisa cancelar um Pix que enviou ou devolver uma transferência errada que recebeu e não sabe o que fazer? Então, veio ao lugar certo!
Com pessoas utilizando cada vez mais esse meio de transação bancária, as dúvidas também podem aumentar, assim como as situações em que é necessário o cancelamento. De acordo com dados do Banco Central, até o final de abril de 2021, mais de 230 milhões de chaves já estavam cadastradas e quase 500 milhões de transferências já haviam sido feitas.
Pensando nisso, neste post, vamos mostrar como funciona a devolução do valor de um Pix e em quais casos isso pode ser feito para que você adquira a segurança necessária para lidar com essas situações com clientes ou fornecedores. Confira!
Afinal, como funciona o pagamento com Pix?
Um dos grandes atrativos do Pix é a facilidade de pagamento que esse meio oferece. Antes de fazer uma transferência por essa modalidade, você precisa cadastrar uma chave (que pode ser o seu celular, CPF ou e-mail, por exemplo) junto ao seu banco. Por fim, para realizar o Pix, é preciso seguir estes passos:
- entrar no app da sua instituição financeira;
- acessar a aba Pix;
- selecionar o valor a ser transferido;
- incluir a chave Pix do recebedor;
- realizar o pagamento.
Vale dizer que a transação leva menos de 10 segundos para ser concluída e, por isso, essa modalidade de pagamento é considerada muito prática e rápida, sem a necessidade de ter os dados bancários da pessoa favorecida.
Mas, e se você receber um Pix que não deveria? Ou realizar uma transferência de um valor errado? Ou, ainda, fazer um pagamento para uma conta incorreta? Será que tem solução? Muitas vezes, sim! E é exatamente isso que vamos ver nos próximos tópicos!
Por que oferecer a opção de pagamento por Pix?
O Pix já é utilizado por cerca de 71% da população brasileira e tem uma taxa de aprovação de 85%. Ou seja, é uma grande tendência e uma das modalidades queridinhas na hora de fazer pagamentos. É por isso que ele não pode ficar de fora das suas estratégias.
Oferecer o Pix mostra que o seu negócio está acompanhando o momento e que se preocupa em facilitar a vida dos clientes. Além disso, você abre um leque para atender o consumidor que gosta de utilizar essa modalidade. Pode até mesmo fazer mais vendas, já que nem sempre as pessoas andam com dinheiro no bolso.
Sem falar que você não paga nada para disponibilizar o Pix. Ele é muito conveniente e fica disponível 24 horas por dia. Portanto, pode ser utilizado a qualquer momento, inclusive nas compras feitas pela internet.
Para utilizar é muito fácil. Basta cadastrar uma chave, que pode ser o CNPJ do seu negócio, o telefone ou mesmo o seu CPF. Depois, é só compartilhar com o cliente essa chave para que ele faça o pagamento.
Para os estabelecimentos físicos existe a opção do QR Code, que exibe as informações na tela do celular do cliente e encaminha para o pagamento. Nas transações remotas, você pode utilizar o Pix copia e cola ou compartilhar o link de pagamento.
Todas essas funções são interessantes, você só precisa escolher aquela mais adequada para o seu tipo de negócio e o modo como a interação com o cliente está acontecendo. O mais importante é tornar o processo simples, já que quem opta pelo Pix quer rapidez e praticidade.
Como cancelar uma transferência por Pix?
Por ser um pagamento instantâneo, ele exige muita atenção do usuário. Portanto, uma transação pode ser alterada ou cancelada apenas antes da confirmação do pagamento, já que a liquidação do Pix ocorre em tempo real.
Isso significa que não é possível cancelar um pagamento já feito. Mas há uma forma de resolver o problema se você fez ou recebeu uma transferência indevida.
Como pode ser realizada a devolução no Pix?
A necessidade de cancelar um Pix para obter a devolução do valor dele pode aparecer em diferentes contextos, como o do exemplo que já citamos de transferência indevida. Outro cenário é o caso de arrependimento de compra, no qual o cliente tem direito de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, ou seja, ele pode pedir o estorno do valor transferido.
Para todas essas situações, existe uma funcionalidade de devolução disponível no Pix, mas ela só pode ser iniciada por quem recebeu o dinheiro incorretamente. Isso quer dizer que, uma vez que a transação é efetivada, o dinheiro só poderá ser recuperado se o pagador entrar em contato com o recebedor para solicitar a devolução.
Além disso, é possível desistir de um Pix no meio do caminho, isto é, antes de inserir sua senha para concluir o processo.
Outras possibilidades
Os apps de algumas instituições financeiras disponibilizam uma aba de devolução para os casos em que você não consegue identificar a fonte pagadora. Da mesma forma, é possível instruir o recebedor a seguir esse caminho para devolver o dinheiro para a sua conta.
Nessas situações, o recebedor tem até 90 dias para realizar esse processo e efetivar a devolução do dinheiro ao pagador. Lembrando que o Pix permite realizar transações em qualquer dia e em qualquer horário, sem limite de valor — salvo restrições mais recentes de segurança.
Outro ponto interessante de se ressaltar é que não é necessário ter uma chave cadastrada para fazer a devolução de um pagamento indevido. Para garantir que a devolução foi realizada corretamente, é recomendado que o pagador verifique sua conta para ver se o dinheiro consta no extrato.
Instâncias jurídicas
Alguns mecanismos jurídicos estão sendo desenvolvidos. Trata-se de recursos que aumentam as possibilidades de reaver um valor relacionado a problemas com o Pix. Nesse sentido, o Mecanismo Especial de Devolução (MED) e o Bloqueio Cautelar entraram em vigor a partir de 16 de novembro de 2021.
O MED é uma das novas ferramentas criadas para evitar fraudes e auxiliar as vítimas. Ele pode ser utilizado tanto pela entidade bancária quanto pela vítima. Para tanto, é necessário fazer o registro de um boletim de ocorrência e comunicar o que aconteceu à sua instituição financeira. Isso pode ser feito pelos canais oficiais de atendimento ao cliente, como chats de aplicativos, SAC e ouvidoria.
A partir disso, a sua instituição bancária indica o banco onde o golpista tem conta, informando a fraude e solicitando o bloqueio dos valores envolvidos. Os bancos têm até sete dias para analisar a reclamação. Assim, o recebedor não poderá sacar os recursos durante esse período. Se o golpe for confirmado, o dinheiro volta para a conta da vítima.
Já no Bloqueio Cautelar, se o banco onde o golpista recebe os recursos levantar suspeitas, ele poderá avaliar os indícios de fraude e bloquear os valores por até 72 horas.
Como evitar erros e golpes na utilização do Pix?
Para não se ter aborrecimentos com erros ao utilizar Pix para pagamentos e transferências em seu negócio, é importante ter alguns cuidados essenciais, como os que comentamos a seguir.
Preste atenção às transferências via Pix
A dúvida sobre o cancelamento de uma transferência pode ocorrer em um momento em que surgem notícias de alguns golpes no WhatsApp ou outros desfalques em relação a esse meio de pagamento.
Como você precisa entrar em contato com o recebedor para ter o seu dinheiro de volta, e ele deve ter boa intenção para devolver o valor, no caso de um golpe, o estorno do Pix não é uma realidade. Então, é preciso se proteger contra esse tipo de situação. Para isso, tenha atenção com links de fontes desconhecidas, compre apenas em lojas confiáveis, entre outros cuidados, como você vê a seguir.
Compre apenas de fornecedores conhecidos
Os criminosos têm praticado diversos tipos de crimes eletrônicos utilizando o Pix para dar golpes — os quais combinam a engenharia social à falha humana, ficando conhecidos como "golpe do falso fornecedor" — em micro e pequenos negócios e microempreendedores individuais. De acordo com dados veiculados, os prejuízos já registrados variaram de R$ 10 a R$ 10 mil.
No golpe do falso fornecedor, os estelionatários abrem, em bancos digitais, contas de Pessoa Jurídica (PJ) com nomes semelhantes aos das instituições conhecidas no mercado, apenas dobrando ou trocando letras, para confundir as vítimas.
Dessa forma, eles entram em contato com os estabelecimentos para aplicar o golpe, passando-se por fornecedores e informando uma alteração nos processos de pagamentos via Pix. A partir disso, eles solicitam transferência de confirmação ou de teste para o cadastro e, assim, o crime é finalizado.
Confira as informações do recebedor
É muito importante ter atenção e conferir os dados do recebedor ao pagar um documento ou transferir com o Pix. Verifique sempre as informações exibidas na tela de confirmação, como CNPJ, nome da empresa destinatária e banco. Esses cuidados são os mesmos que temos com transações em TED ou DOC, nas quais checamos tais dados antes de terminá-las.
Entre em contato com o seu banco
Caso haja necessidade de cancelar um Pix, ou seja, obter devoluções de valores relacionados a ele, entre em contato com o banco da sua conta. A instituição está preparada para atender às suas solicitações e tirar todas as suas dúvidas.
Tenha cuidado ao cadastrar a chave do Pix
Para não cair em golpes, é preciso realizar o cadastro de suas chaves diretamente no site ou no aplicativo do seu banco. Nesse sentido, deve-se suspeitar de qualquer e-mail ou contato de estranhos que solicitem seus dados pessoais.
Tenha atenção com a Central de Atendimento falsa
Outro tipo de golpe é fazer uma ligação telefônica para ofertar o cadastramento das chaves Pix. Assim, o criminoso se passa por funcionário da instituição financeira e solicita dados bancários e pessoais. Aqui, é sempre importante lembrar que fintechs e bancos não solicitam informações pessoais por telefone.
Valide os dados cadastrais dos clientes e fornecedores
Uma vez que foi realizado o registro do cliente e houve a validação de dados cadastrais, bem como dos dispositivos, é o momento de fazer a autenticação para saber se a pessoa que está acessando é o usuário mesmo. Isso pode ser feito com uma tecnologia de identificação de dispositivos utilizados e comportamentos.
Dessa forma, é possível saber se um determinado celular é utilizado com frequência pelo usuário ou se ele tem sinais de malware, por exemplo. Além disso, recursos como a biometria comportamental, que avalia a pressão do touch e até o jeito que a pessoa desliza o dedo no dispositivo, são uma das maneiras de detectar o usuário. Assim, se ele apresentar um comportamento diferente, isso pode bloquear o acesso dele.
Concentre suas chaves Pix em apenas uma conta
Manter todas as chaves Pix na mesma conta bancária facilita bastante na hora de fazer o gerenciamento delas. Você também consegue concentrar todos os seus contatos ali e, assim, minimizar as possibilidades de erro e evitar as chances de fraude.
Tenha cuidado com mensagens via SMS
Os golpes também podem ser aplicados via SMS. Para evitar a necessidade de cancelar um Pix por ter clicado em um link vindo por meio desse tipo de mensagem, tenha sempre cuidado quando receber uma. Procure ter certeza da veracidade antes de fazer qualquer movimentação em dinheiro.
Use as chaves apenas dentro do aplicativo do banco
Evite utilizar sites, aplicativos ou outras ferramentas para gerenciar e utilizar as suas chaves fixas. Prefira fazer isso apenas dentro do aplicativo ou no site do seu banco. Eles contam com sistema de segurança robusto que evita o roubo ou extravio de dados.
Mantenha o sigilo de códigos de verificação
Os códigos de verificação são combinações únicas e pessoais que não devem nunca ser compartilhados com qualquer pessoa. Sempre que for fazer a verificação do cadastro das suas chaves Pix, utilize o código de uma forma sigilosa, e não anote em qualquer lugar.
Nunca efetue ações solicitadas por telefone
Evite realizar ações quando elas são solicitadas por telefonemas. O cadastro de uma chave Pix, por exemplo, não deve ser feito dessa forma, mas apenas no aplicativo do seu banco ou pelo site dele. Também não faça transferência de dinheiro ou qualquer outra movimentação, nem tão pouco dê autorizações que envolvam seus dados.
Confirme a identidade das pessoas antes de transferir
Os golpistas podem se fazer passar por amigos ou familiares para solicitar transferências via Pix. Antes de enviar o dinheiro, confirme se de fato é a pessoa. Peça para que ela faça uma ligação telefônica, pois os dados e contatos podem ter sido roubados.
Avalie se o site é seguro
A verificação dos sites é uma medida fundamental para que você não precise cancelar um Pix. Avalie se ele é de fato seguro. Verifique com cautela o endereço, observe se não há caracteres em sentidos ou um link muito estranho. Veja se existe a indicação de https ou um pequeno cadeado na barra de navegação. Investigue a fundo antes de fazer pagamentos ou transferências.
Suspeite de comunicações estranhas
Como explicamos, as fraudes também acontecem quando os criminosos se fazem passar pela central de atendimento de grandes empresas ou bancos. Suspeite das comunicações que você julgar estranhas. Se não tiver certeza, interrompa a conversa e, por conta própria, entre em contato com a empresa ou a instituição utilizando os canais que você sabe que são seguros.
Conforme mostramos neste artigo, dependendo de como a transação foi feita e se ela envolve golpe ou não, é possível cancelar um Pix ou ter a devolução de um valor. Além disso, outro ponto importante que você aprendeu aqui é que, para evitar erros e fraudes na utilização dessa modalidade, é necessário ter muita atenção, conferindo dados e não compartilhando informações pessoais.
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