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Você já ouviu falar em Call-to-Action? Se alguma vez você clicou em um link que recebeu por e-mail de alguma marca, você provavelmente foi fisgado pela mensagem de Call-to-Action da empresa. 

No post de hoje, vamos explicar esse termo, falar sobre a importância que ele tem para a sua estratégia e trazer algumas dicas para melhorar os seus resultados. Vem ler! 

Três principais aprendizados de hoje

  1. Call-to-Action (ou CTA) é um termo em inglês que, traduzido, significa “chamada para ação”. O objetivo é fazer com que o usuário do seu site ou das suas redes sociais realize uma ação, a partir do direcionamento contido no seu CTA. Ele pode ser um botão ou uma frase com um link, por exemplo. Então, o Call-to-Action precisa levar o seu cliente para a próxima etapa, como para uma página de vendas ou de contato.
  2. O CTA é importante para guiar o consumidor e fazer com que ele não abandone o seu site ou o seu perfil nas redes sociais. Ele é um elemento fundamental para as suas estratégias de marketing e vendas, já que ele tem o poder de direcionar o consumidor pela jornada de compra. Um exemplo é um e-mail que você envia para o cliente com as novidades da sua marca e algumas ofertas, inserindo um botão de “Clique para comprar”. Assim que o cliente executa a ação, ele é direcionado ao seu site para finalizar a compra.
  3. A primeira dica para criar CTAs de sucesso é ter clareza e objetividade nas suas mensagens. A segunda dica é fazer vários testes, implementando pequenas mudanças no seu Call-to-Action para entender o que performa melhor junto aos seus clientes. A última dica é contar com materiais de referência para se inspirar na hora de criar o seu CTA. Você não deve copiar o que outras empresas estão fazendo, mas pode usá-las como bons exemplos e adaptar as mensagens aos seus objetivos e à linguagem da sua marca. 

O que é Call-to-Action?

O termo em inglês Call-to-Action, também conhecido como CTA, significa “chamada para ação”.

Como o nome sugere, o objetivo é fazer com que a pessoa que vê o CTA realize uma ação a partir do direcionamento dado. 

O CTA pode ser tanto um botão com alguma mensagem (por exemplo: “Saiba mais”), como uma frase no final de um post de blog ou de redes sociais (exemplo: “Leia mais sobre o assunto neste link”).

A ideia é que o Call-to-Action leve o cliente para a próxima etapa. Então, você pode criar um CTA no seu site com o objetivo de fazer o cliente entrar em contato com a sua empresa por WhatsApp

Outra possibilidade é incluir um Call-to-Action de “Comprar agora!” em uma mensagem de e-mail ou WhatsApp e direcionar o consumidor para a sua página de vendas.

Agora que você já entendeu o que é o CTA, talvez esteja se perguntando por que o CTA é tão importante, certo? É o que vamos ver a seguir!

Qual a importância do CTA?

Uma das principais funções do CTA é oferecer um direcionamento para o cliente, assim, ele não fica perdido e nem abandona o seu site ou o seu perfil nas redes sociais. O objetivo, então, é manter o cliente com você. 

Assim, você pode, por exemplo, enviar um e-mail contando sobre uma promoção e incluir um botão com uma mensagem do tipo “Conferir a oferta agora!”. A partir do momento em que o consumidor clica no link, ele é automaticamente direcionado para a sua página de vendas. 

Portanto, o CTA é um elemento essencial para aplicar nas suas comunicações com o cliente e guiá-lo pela jornada de compra. 

O Call-to-Action também é um item fundamental para compor a sua estratégia de marketing e vendas, já que é por meio das indicações dos CTAs que os clientes vão seguir pelas suas páginas online.

E como ter bons resultados com o CTA? Ou seja, como melhorar o número de pessoas que de fato clicam no seu Call-to-Action? É o que vamos ver agora!

Dicas para criar um CTA de sucesso

Confira 4 dicas para otimizar o Call-to-Action!

  1. Clareza e objetividade

A mensagem do Call-to-Action precisa ser objetiva e clara. O CTA deve realmente trazer um direcionamento para o cliente. Então, evite uma comunicação com ambiguidades ou que confunda o consumidor, porque isso pode deixá-lo inseguro e fazê-lo não seguir o direcionamento.

Se o seu CTA é um botão, não utilize muitas palavras, porque isso tira o foco do que importa. Já se você está escrevendo um Call-to-Action para fechar um blog post, deixe claro para o leitor onde ele precisa clicar e o que vai acontecer com ele depois que ele clicar no link oferecido.

  1. Testes

A melhor maneira de saber se o seu Call-to-Action funciona é testar várias opções. Se você está trabalhando com botões de compra ou contato no seu site, por exemplo, mude o lugar dos botões periodicamente e veja os resultados. 

Você pode testar diferentes mensagens, formatos e cores (no caso dos botões) de CTAs. O importante é que esses elementos sejam testados um de cada vez, para você entender qual foi a mudança que mais impactou os resultados. 

Faça um acompanhamento dos indicadores e registre os aprendizados para não repetir os mesmos erros e para incorporar o que funcionou.

  1. Referências

Para criar CTAs de sucesso, busque referências em empresas que têm bons resultados de conversão. 

Uma ideia é criar uma pasta no seu Drive para armazenar essas referências (em foto, vídeo ou texto). Assim, se você estiver sem muitas ideias para o seu CTA, pode se inspirar no material colhido.

Essas referências ajudam a estimular a sua criatividade. Então, pegue os exemplos, adapte à linguagem da sua marca e teste se funciona. 

Algumas empresas para ficar de olho e que fazem ótimos CTAs são: Rock Content, RD Station e Hubspot.

Agora, se liga no nosso CTA : )

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