A live marketing se revelou como uma tendência muito interessante nos últimos tempos e continuará em alta nos próximos anos. Isso porque as pessoas estão consumindo mais conteúdos em formato de vídeos ao vivo a cada dia. Esse conceito é interessante para a criação de cursos, aulas, shows e outros eventos que atraem a atenção do público.

As apresentações de live marketing são realizadas via plataforma e fazem muito sucesso, além de serem bastante viáveis. Com transmissões ao vivo, fica mais fácil conquistar os clientes e alavancar o seu negócio, fazendo o marketing de uma forma diferenciada e atrativa. Afinal, você tem à sua disposição várias alternativas para tornar a sua marca mais conhecida.

Gostaria de descobrir se a estratégia de live marketing ainda funciona, os seus benefícios e como implementá-la na prática? Continue a leitura!

Saiba o que é live marketing

Como você pode imaginar, live marketing é uma tática utilizada pelos empreendedores com o objetivo de atrair e fidelizar os seus clientes. A estratégia envolve a promoção de experiências ao vivo, que são eficientes para aumentar o engajamento dos consumidores com determinada marca. Ela consegue elevar as vendas de maneira surpreendente.

Alguns empresários conhecem esse método como marketing de experiência e o utilizam para construir novas marcas. Essa estratégia envolve uma série de atividades, como campanhas que ocorrem em tempo real para aproximar os clientes de produtos, serviços ou soluções oferecidas no mercado. A metodologia é aplicada para gerar valor e despertar o interesse dos usuários.

A maioria das pessoas já vivenciou esse tipo de experiência cinestésica e sensorial pessoalmente e sem perceber. Por exemplo, quando os promotores de vendas de hipermercados abordam os clientes e oferecem a degustação de um alimento. Portanto, live marketing é a técnica aplicada pelas empresas para que os seus clientes continuem fiéis a uma marca.

Entenda como uma live marketing pode ser implementada

É uma boa ideia investir em live marketing para construir relacionamentos duradouros, criar conexão sensorial, emocional e afetiva com os clientes. Em determinadas situações, você pode criar promoções para impactar ainda mais os telespectadores, promover os seus produtos ou serviços diante do público. Veja, a seguir, como é possível implementar essa estratégia.

Descubra quais são os recursos necessários para uma live marketing

Para dar início à criação de uma live marketing, você vai utilizar recursos simples e que provavelmente já tenha adquirido. As transmissões são feitas nas redes sociais com o auxílio de um smartphone, notebook, computador ou outro dispositivo móvel. Faça as transmissões em todas mídias, como Instagram, YouTube, Facebook e TikTok.

Planejamento antecipado

Faça um planejamento com antecedência sobre como será a sua live marketing. Escolha o formato que a transmissão terá, o assunto que será abordado e como isso será feito. Essa prática trará mais segurança durante a condução do evento que será ao vivo e você conseguirá torná-lo mais interessante para a sua audiência.

Criação de um roteiro

Crie um roteiro com o conteúdo da live marketing, embora você precise ser espontâneo durante as transmissões. Isso poderá salvar a sua imagem e apontar saídas para algumas situações. Registre como o vídeo será executado, se funcionará como uma entrevista, se a conversa será informal ou formal, se os ouvintes estarão confortáveis, entre outros detalhes.

Revelação de novidades

Apresente as novidades, tais como um novo produto ou soluções inovadoras, revele as principais características e tire as dúvidas dos clientes que quiserem saber mais sobre a novidade. É fundamental responder as perguntas dos seguidores, para que eles comprem com tranquilidade e não se arrependam da compra efetuada. Mostre como o seu negócio funciona nos bastidores e os eventos dos quais participa.

Interação com o público

Esteja preparado para dar boas respostas para as perguntas dos potenciais clientes. Em uma transmissão ao vivo é necessário interagir em tempo real com as pessoas que estão assistindo o evento e enviando comentários. Fique atento ao espaço de bate-papo, leia as mensagens e responda imediatamente para aumentar a satisfação dos consumidores.

Avaliação dos equipamentos

Caso seja preciso, você poderá treinar antes de fazer a sua primeira live marketing. Essa técnica ajudará a se sentir mais à vontade diante dos dispositivos, por isso, simule uma transmissão ao vivo e confira todos os equipamentos para assegurar que a transmissão será de boa qualidade e que não será interrompida por falta de bateria ou conexão.

Confira algumas dicas para fazer live marketing na prática

Caso você esteja disposto a aproveitar essa oportunidade para consolidar a sua marca no mercado, crie eventos segmentados para clientes que demonstrem interesse na sua oferta. É possível associar a sua empresa a diversos eventos, como festivais e festas da sua cidade. Observe abaixo as sugestões mais relevantes para ter sucesso em sua nova jornada!

Uso de brindes

Ofereça brindes ou prêmios para melhorar a experiência do público que está assistindo a sua live marketing. Esse tipo de ação chama a atenção das pessoas que gostam de receber mimos ao participar de eventos on-line ou presenciais. Escolha um brinde que seja útil para o cliente e que entregue valor, para não desperdiçar tempo e dinheiro.

Realidade virtual

Você pode utilizar a tecnologia a seu favor ao planejar suas estratégias de live marketing. A realidade virtual é uma excelente alternativa para revelar ao público os seus serviços, produtos e soluções. Os recursos ajudam a encantar os clientes, atrair novos leads e demonstrar a relevância de uma marca para os expectadores e ouvintes do evento.

Transmissão ao vivo

Utilize as ferramentas de transmissão ao vivo que estiverem disponíveis para o seu perfil nas mídias sociais. O público está consumindo os conteúdos em formato de vídeo que estão em alta desde o início do isolamento social. Essa tendência continuará e será válida durante por muito tempo, pois traz comodidade aos clientes, facilidade de consumo e acessibilidade.

Quais os principais benefícios de implementar a live marketing?

Live marketing é uma ótima opção para se comunicar com os clientes e melhorar os seus resultados. A estratégia oferece diversas possibilidades para o crescimento de a empresa em função do avanço do universo digital. Seja empático e use a criatividade para criar momentos únicos, que ficarão na memória dos seus seguidores. Confira outros benefícios dessa prática:

  • maior engajamento dos clientes;
  • experiência de compra aprimorada;
  • aumento do número de conversões;
  • geração de valor para a marca.

Agora você já sabe que implementar live marketing ainda vale a pena. Essa estratégia é muito eficaz para interagir com o público-alvo, desde que as dicas fornecidas no conteúdo sejam aplicadas. Invista em publicidade digital e terá surpresas agradáveis ao conferir os resultados das suas vendas.