Você quer atuar no mercado de tecnologia, mas não sabe por onde começar? Oportunidades não faltam na área, mas os profissionais precisam se preparar para os desafios do futuro e para atender as demandas das empresas.

Pensando nisso, criamos esse post para mostrar como está o mercado de tecnologia no Brasil e quais termos você precisa conhecer se quiser começar no setor de programação e desenvolvimento de software. Vem ler!

O crescimento do mercado de tecnologia no Brasil

Uma pesquisa realizada pela CNN mostrou que o segmento de tecnologia irá crescer 12% a cada ano e os salários também tendem a aumentar para quem é da área. Outra reportagem da rede jornalística revelou que a busca por profissionais do segmento aumentou 671% durante a pandemia, com destaque para os desenvolvedores.

Com a alta procura e as poucas opções de profissionais qualificados, o mercado de tecnologia no Brasil é uma grande oportunidade para quem quer se aventurar pelas máquinas e códigos. Mas o que exatamente os programadores fazem e quais termos é preciso saber para começar? É o que você vai descobrir a seguir, vem ver!

Termos de programação que você deve conhecer

Os programadores são responsáveis por criar sistemas que resolvem os problemas das pessoas, com o uso da tecnologia.  

Esses profissionais criam determinadas rotinas para que o computador aprenda esses padrões e os reproduza de forma automática quando for demandado. Além disso, os desenvolvedores também fazem integrações entre sistemas para criar soluções mais robustas e que realizem mais ações para os usuários.

Se você quer trabalhar com programação ou apenas tem curiosidade sobre esse universo e quer se aprofundar nos conceitos, é importante conhecer alguns termos básicos, começando pelas especialidades da área. Algumas vezes, as expressões desse mundo podem ser confusas e difíceis de decifrar para quem não é do setor. Mas, aqui, trouxemos explicações simples para você começar a entender mais sobre programação e se aprofundar no assunto. Confira!

Dev

Dev é uma sigla muito utilizada na área para o termo "developer" (ou desenvolvedor). Há, basicamente, 4 frentes de atuação para desenvolvedores no universo da programação: BackEnd, FrontEnd, DevOps e FullStack. Mas calma, não precisa se preocupar se você não conhece esses termos. Nós vamos explicar cada um deles a seguir.

BackEnd

Os profissionais de BackEnd são responsáveis por desenvolver a parte do software que o usuário não vê (por isso o termo “back”, atrás). Esses programadores também desenvolvem APIs (uma aplicação que funciona como um link entre duas tecnologias) para integração entre diferentes sistemas.

Um exemplo é uma transação financeira de conta para conta. Os desenvolvedores de BackEnd montam toda a estrutura de código responsável pela transferência de informação de uma conta para outra (ou de um sistema para outro). É esse trabalho que permite que o dinheiro seja enviado e a transação concluída.

Depois que isso é feito, o trabalho de BackEnd é integrado com a parte visual do software, desenvolvida pelos profissionais de FrontEnd.

FrontEnd

Como já adiantamos, o desenvolvedor FrontEnd lida com o aspecto visual, a performance e a interface de um software (mas esse é um trabalho diferente do realizado por designers). Ou seja, tudo aquilo que o usuário vê na tela (por isso, o termo “Front”, frente), como os botões e a localização das imagens.

DevOps

Os profissionais de DevOps (Desenvolvimento & Operações) mediam a comunicação entre os desenvolvedores e a equipe de Operações, monitorando o andamento e os resultados dos projetos em curso para otimizar a performance dos softwares.

Esses especialistas costumam trabalhar com tecnologia cloud e metodologias ágeis na condução dos times, além de terem o objetivo de promover melhores experiências para os clientes e para as pessoas dos times envolvidos.

FullStack

FullStack é o termo utilizado para definir quem trabalha de forma mais ampla no desenvolvimento de software, com conhecimentos e habilidades para atuar em BackEnd, FrontEnd e DevOps. Assim, ao lado das pessoas especializadas em cada uma dessas frentes, o profissional FullStack compõe uma das 4 áreas principais de atuação para desenvolvedores de software.

Hardware

Hardware é o termo utilizado para designar toda a parte física de uma máquina de computador ou dispositivo eletrônico, como as peças, o monitor, o teclado, a placa-mãe, o HD, a placa de vídeo/som, a placa de rede, entre outros elementos.

Software

Já o software é um tipo de serviço ou programa que pode ser utilizado em um dispositivo eletrônico, como tablet ou computador e tem o objetivo de suprir alguma necessidade do usuário, por meio de ações específicas. Alguns exemplos de softwares são: Microsoft Word, Microsoft Power Point, Chrome, Firefox, Skype e WhatsApp.

JavaScript, Phyton e HTML

JavaScript, Phyton e HTML são linguagens de programação que permitem desenvolver aplicativos e sistemas. Para se tornar desenvolvedor, é importante se especializar em, pelo menos, uma linguagem de programação.

Gostou do tema e quer saber mais detalhes sobre cada uma dessas especialidades de programação e de quebra ainda entrar em contato com a visão de quem vive o dia a dia da área? Então, confira o vídeo do Decodificando, um quadro do nosso canal Stone Tech para falar sobre tecnologia: Entendendo termos de programação.