Uma história vale mais que mil palavras

Olá, meu nome é Thiago Barradas e sou um dos responsáveis pela tecnologia aqui na Stone. Vou começar essa publicação contando um pouco sobre a mudança que trabalhar na Stone teve na minha carreira e como isso me ajuda a impactar outras pessoas, principalmente as que estão em fase inicial em suas carreiras.

Entrei na StoneCO em 2015, e até hoje passei por muitos projetos e empresas do grupo (como Mundipagg, Pagar.me e a própria Stone) e sempre atuamos todos muito próximos, uma empresa bem única e inclusive com muitos projetos cruzados.

Cheguei aqui com um conhecimento e comportamento bem limitado apesar de ter alguma experiência anterior de mercado. Mas foi aqui que conheci verdadeiramente o “espírito de startup”, o “mindset ágil” e todos os pilares da cultura Stone, que no início era um pouco diferente mas ao longo do tempo pude ajudar a construir e refinar. Esse foi o início de um ciclo muito importante na minha carreira.

Incentivo e muito aprendizado

Após poucos meses, além de receber diversos treinamentos tive uma grande mudança na minha vida com um convite para uma apresentação interna. A vida de palestrante, de mentor, de comunidade.

Fiz uma palestra (confesso que não estava muito confortável, mas fui convencido de que era capaz) e ao fim da apresentação percebi o impacto e o quanto consegui passar algum conhecimento adiante. Fui aplaudido pelas poucas pessoas ali presentes e recebi diversos elogios que serviram como combustível para minha jornada.

Esse dia mudou minha vida pois ali vi a responsabilidade que carregamos em motivar e engajar pessoas em serem melhores, em “esticar” as pessoas e acreditar no potencial delas, principalmente de quem está “iniciando”.

Mudança de comportamento

A partir dali comecei a escrever artigos, publicar em algumas revistas físicas e também no formato online, submeter palestras para conferências em todo o Brasil, gravar vídeos, cursos, compartilhar código opensource (acessível publicamente a todos) etc.

Foram alguns anos nessa jornada em que a Stone sempre me apoiou e me enviou pra todos esses eventos, em mais de 10 estados brasileiros, sempre arcando com todos os custos e investindo em mim. Inclusive com apoio internacional para que eu pudesse ir para o vale do silício aprender e entender como é feito tecnologia por lá e pudesse trazer um pouco de inovação pro Brasil e pros nossos projetos.

Tudo que vai, volta

Aprendi a importância de ensinar as pessoas, de dar a mão aos que estão começando e quando me senti mais experiente, comecei a fazer mentoria com esses profissionais iniciantes e ajudar orientando em conhecimento técnico e também com suas carreiras.

Fui reconhecido como referência na comunidade por algumas empresas e pude ganhar alguns títulos como o Microsoft MVP que faço parte há 3 anos.

Quando me perguntam sobre o como a Stone enxerga pessoas que estão começando e o quanto ela investe nelas, conto um pouco da minha história e o quanto tenho orgulho de fazer parte desse universo verde!

Essa história também é base de todo contexto entre a Stone e o Manifesto Tech.

Cultura de “esticar” pessoas

Na Stone sempre tivemos a fama de ser uma máquina incrível de esticar pessoas. Aqui as pessoas se desenvolvem rapidamente através de um processo contínuo de troca e treinamento, em um espaço onde a cultura da culpa não existe, as pessoas ganham autonomia para atuar e sugerir coisas novas junto ao time, trazer novos pontos de vista e possibilidades de melhorias. Aqui dizemos que as pessoas evoluem (e também são recompensadas por isso) em uma velocidade acima do normal, inigualável com o mercado.                                                                          

Aqui, incentivamos toda forma de contribuição e aprendizado possível. Mandamos nossos devs mais experientes para congressos e eventos para compartilhar todo conhecimento e também mandamos junto os mais iniciantes, com o objetivo de assistir diversas palestras e absorver aprendizado, além de todo o networking promovido; Fazemos diversos treinamentos in company e também externos. Incentivamos e arcamos com os custos para certificações, parceria e convênio com faculdades para graduação, pós-graduação e cursos de inglês.

A cultura e jeitinho Stone de ser nos permite trazer pessoas menos experientes para o nosso time, dada a nossa capacidade de treinar e fazer com que se tornem profissionais incríveis.

Todas essas pessoas têm oportunidade de crescer e atuar em grandes projetos reais da Stone e se tornarem grandes profissionais para o mercado. Somos verdadeiramente uma máquina de esticar e desenvolver pessoas!

O investimento final em cima de um iniciante aqui é muito grande e esperamos que isso contribua para mudar o cenário da tecnologia no Brasil.

A Stone e o Manifesto Tech

E isso tem tudo haver com o Manifesto Tech, que é uma manifesto feito para o mercado de tecnologia brasileiro com o viés de lidar com a forte expansão do setor de tecnologia em cenário de escassez de profissionais (e investimentos na área pelo governo).                                                                                                                            

Para isso, o manifesto apoia e valoriza:

  • Contratar pessoas em desenvolvimento, e não só as experientes.
  • Promover cultura de crescimento com aprendizado contínuo.
  • Habilitar essas pessoas a entregarem valor em projetos reais.                              

Com esses valores, pretendemos mais inclusão e crescimento saudável para pessoas, empresas e mercado.

Principais iniciativas

A Stone tem diversas iniciativas que visa a inclusão dos profissionais novatos e seu desenvolvimento, algumas delas são:

  • Recruta Stone: É um programa de recrutamento que busca encontrar pessoas outliers no mercado para diversas áreas de atuação sem terem necessariamente formação ou experiência. O que importa aqui não é currículo, mas a pessoa, sua cultura e comportamento.
  • Código S: Curso gratuito de Python para formação de pessoas desenvolvedoras com certificado e construção de portfólio para alavancar a carreira das pessoas e possibilidade de ingresso no time da Stone;
  • Alquimia Stone: ​​Curso gratuito de Elixir com canais e acesso aos profissionais da Stone para trocas de conhecimento e experiências;
  • Geração Futuro: Formação gratuita de 6 meses em Web/FullStack com conhecimento do dia-a-dia do time de tecnologia da Stone. Além do conteúdo, a Geração Futuro oferece mentoria de seus colaboradores e inclusive ajuda de custo e de computadores caso necessário. O objetivo é formar pessoas que estejam no perfil de Jovem Aprendiz para ingresso em times de tecnologia de alta performance. Como todas nossas iniciativas, não é necessário conhecimento ou habilidade prévia;

Além das iniciativas acima, temos parceria com várias instituições apoiando a mesma causa e também como um caminho para entrada de novos membros menos experientes em nossa rotina. Veja alguns desses parceiros:

Principais canais onde o nosso time compartilha tudo que é feito aqui:

Diversidade e Inclusão

A Stone e o Manifesto Tech se preocupam genuinamente com a Diversidade e Inclusão. Quem apoia o manifesto entende que este é o momento ideal de promover equipes mais diversas já que as empresas poderão se abrir mais para pessoas com perfil iniciante e os grupos sub-representados que, pelo histórico da sociedade, possuem menos oportunidade em se desenvolverem ou ganharem essa experiência inicial devido a preconceito e exclusões de outros grupos.

Alguns pontos do Manifesto que abordam o tema:

“Times mais diversos, socialmente e em conhecimento, são essenciais para a solução de problemas complexos em tecnologia.”

“O foco em vagas para iniciantes que impulsionam crescimento abre importante espaço para a inclusão de pessoas de perfis mais diversos e grupos sub-representados.”

"Praticar a diversidade exige preparar seus times e a cultura organizacional para efetivamente receber pessoas diversas. Pessoas diversas partem de pontos diferentes, é preciso compreensão, apoio e acompanhamento para o contexto de cada um. Isso é inclusão verdadeira. A inclusão de grupos sub-representados leva a um futuro mais justo. Mas vamos além: times, empresas e o mercado com mais diversidade são essenciais para resolver os desafios mais complexos do mundo da tecnologia.”

Apoiamos o Manifesto Tech!

Para ficar bem claro, vamos reforçar aqui: A Stone apoia o Manifesto Tech em sua totalidade e se compromete em atuar incansavelmente para continuar criando programas e parcerias para auxiliar no desenvolvimento de pessoas iniciantes bem como ampliar constantemente as vagas para esse perfil, promovendo a cultura do crescimento e aprendizado, mantendo foco em um ambiente diverso e inclusivo, bem como um ambiente de desafios reais para mudar o Brasil no cenário tecnológico ajudando a cada vez mais o nosso país a se tornar uma referência mundial, em tecnologia e em cultura.