Qual é a vantagem competitiva do seu negócio? Se você nunca pensou sobre isso, este é o momento. A vantagem competitiva pode impactar diretamente nas suas vendas e na percepção que o público tem da sua marca.
No post de hoje, vamos explicar o que é vantagem competitiva, qual a importância que ela tem para o seu negócio e como você pode conquistar vantagem competitiva. Quer saber mais? Então, vem ler!
O que é vantagem competitiva?
Vantagem competitiva, como o termo sugere, é uma posição vantajosa que a sua empresa estabelece frente aos seus concorrentes. Ou seja, quando uma marca vende um produto ou oferece um serviço que nenhum outro negócio tem, essa marca tem uma vantagem competitiva no mercado.
Mas esse processo não se limita à venda de produtos e serviços. Você pode se diferenciar por oferecer um atendimento de qualidade para os seus clientes ou por ter alguma iniciativa de marketing criativa. Assim, muitos fatores podem contribuir para o seu negócio se destacar no mercado e todos podem impactar positivamente os seus resultados no final do mês.
A seguir, vamos ver por que você deveria se preocupar em ter alguma vantagem competitiva.
Qual a importância da vantagem competitiva?
A vantagem competitiva traz inúmeros benefícios para os pequenos negócios. Alguns deles são:
- credibilidade no mercado
- aumento de vendas
- fidelização de clientes
- aumento do engajamento dos consumidores
- melhora na percepção de valor pelo seu público
A vantagem competitiva chama atenção para o seu negócio de maneira positiva e pode ainda melhorar o engajamento nas suas redes sociais, por exemplo.
Se a sua empresa se destaca no mercado, trazendo soluções eficazes para os problemas dos clientes, os consumidores vão valorizar o que você entrega e vão retribuir em forma de vendas, fidelização e recomendação.
Agora que você já entendeu o que é a vantagem competitiva e quais os benefícios dela para o seu negócio, vamos ver como você pode construir estratégias com esse objetivo. Então, confira o próximo tópico!
Como alcançar uma vantagem competitiva?
Confira 4 dicas para conquistar vantagem competitiva e se destacar no mercado!
Conheça seu público-alvo
Conhecer o seu público-alvo é um dos pilares para uma estratégia que objetive a vantagem competitiva. Afinal, é para ele que você vai oferecer seus serviços e produtos.
Assim, mesmo que você crie um diferencial e faça algo que os seus concorrentes não fazem, se os seus serviços e produtos não fizerem sentido para o seu público, as vendas podem ficar comprometidas.
Há muitas formas de conhecer o seu público-alvo. As redes sociais já oferecem um bom parâmetro para você identificar algumas semelhanças entre as pessoas que seguem a sua empresa.
Para informações mais específicas, uma boa opção é conduzir entrevistas ou pesquisas junto aos seus clientes. Além disso, se você pensa em lançar um novo produto ou serviço, vale perguntar a opinião do seu público, antes mesmo de começar a vender.
Melhore a produtividade da equipe
Otimizar a produtividade da equipe e engajar os seus funcionários para oferecerem melhores serviços e produtos faz parte da estratégia de se destacar no mercado.
Ao estabelecer as iniciativas para esse objetivo, você precisa focar em treinamentos específicos para o seu time. Todos devem saber o que deve ser entregue para os clientes e quais as expectativas envolvidas no processo.
Independentemente de qual é o seu diferencial, é importante alinhar objetivos, metas e métricas com a equipe para manter todos na mesma página e buscar melhores resultados. Além disso, é fundamental fazer um acompanhamento constante para ver se as iniciativas estão funcionando.
Crie diferenciais
Um dos aspectos de ter vantagem competitiva é criar diferenciais que destaquem a sua marca no mercado.
Esses diferenciais podem ser relacionados a produtos, serviços, atendimento e preço. Você pode, por exemplo, oferecer um frete mais baixo do que os concorrentes. Mas esses diferenciais precisam fazer sentido para o seu negócio e alinhados às estratégias que considerem tanto a experiência do cliente, como a rentabilidade do negócio.
Escolher em quais diferenciais investir passa por entender o que a concorrência está fazendo, para definir em qual frente a sua empresa irá atuar.
Analise a concorrência
A análise da concorrência é um aspecto muito importante para conquistar vantagem competitiva, afinal, como você vai se destacar no mercado se não sabe o que falta no seu segmento?
Uma dica simples para você fazer essa avaliação é criar uma tabela com os seus principais concorrentes e anotar algumas informações, como:
- posicionamento no mercado
- produtos e serviços principais
- público-alvo
- diferenciais
- engajamento nas redes sociais (identificável por curtidas e comentários nas postagens ou softwares especializados)
- estrutura do site
- qualidade do atendimento oferecido
- iniciativas de marketing do momento
- preços disponíveis
Para encontrar esses dados, visite o site e as redes sociais dos concorrentes, além da página deles no Reclame Aqui. Esses canais costumam trazer o que você precisa e dão mais clareza sobre como os clientes enxergam essas marcas. Além disso, busque press-releases (comunicados na imprensa para divulgar lançamentos, eventos e novidades, por exemplo) e reportagens sobre essas outras empresas para ter mais informações.
Anotou todas as dicas? Agora, vem ver como a vantagem competitiva pode ajudar você a vender mais, conquistar os clientes e ganhar credibilidade no mercado!
Como a vantagem competitiva impacta nas vendas?
A vantagem competitiva pode impactar significativamente nas suas vendas e melhorar o desempenho do negócio, porque você consegue conquistar um espaço maior no mercado, além de aumentar a confiança do público na sua marca.
A noção de exclusividade também impacta na impressão que os consumidores têm a respeito da sua empresa. As pessoas querem se sentir únicas e especiais. Comprar de uma empresa que tem soluções diferenciadas, pode trazer essa sensação.
Além disso, quando o produto ou serviço é único no mercado e resolve um problema do seu público, o cliente vê mais valor naquilo que você vende.
O mesmo vale para um atendimento diferenciado. Se o seu negócio tem um serviço personalizado e bastante dedicado aos consumidores, isso também impacta na decisão de compra do cliente e, consequentemente, no aumento das vendas.
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