Você conhece o seu cliente? Ter esse conhecimento bem apurado é muito importante para o sucesso do seu negócio e pode ser decisivo para o crescimento consistente da empresa.

No post de hoje, confira por que é importante conhecer o seu cliente e como otimizar serviços e produtos para ele. Vem ler!

O que significa conhecer o seu cliente?

Conhecer o seu cliente pode ter vários significados. Se você tem um pequeno negócio, talvez conheça os consumidores mais fiéis pelo nome e saiba um pouco sobre a vida pessoal e profissional deles.

Mas conhecer o seu público também envolve outras estratégias, como saber os problemas, as necessidades, os desejos e os sonhos deles. Essas informações são valiosas para determinar os rumos do seu negócio e a criação de novos produtos ou serviços.

Nesse cenário, é importante saber como analisar o perfil de cliente do seu negócio. Isso envolve fazer algumas pesquisas com o seu público e ver quais as respostas mais frequentes. Sugerimos as seguintes questões para você perguntar aos consumidores:

  • Por que você procurou nossa empresa?
  • Qual o seu principal problema hoje, relacionado a [problema que o seu negócio resolve]?
  • Como você espera que nossos serviços ou produtos te ajudem?
  • Quais as melhores condições de pagamento para você?
  • O que você gostaria de ver na nossa cartela de produtos ou serviços?

Além disso, também é importante coletar dados mais gerais sobre os clientes, como nome, profissão, setor e idade.

Mas por que você deveria se preocupar em conhecer o seu consumidor? Confira a seguir!

Por que você precisa conhecer o seu cliente?

Qual a importância de entender a necessidade do cliente? Bom, poderíamos dizer que são vários os motivos para conhecer bem o seu consumidor.

Primeiro, conhecendo o seu cliente, você consegue oferecer um serviço mais alinhado às necessidades e expectativas dele. Também é possível criar produtos personalizados que realmente resolvam o problema que ele tem.

Além disso, mostrar interesse pelo consumidor ajuda a fortalecer o relacionamento com ele e aumentar a satisfação que ele tem com o seu negócio. Isso gera credibilidade, fidelização e recomendação para o seu negócio, além de um consequente aumento de vendas e lucratividade.

Viu só? Motivos não faltam para você conhecer o seu cliente. Agora, veja algumas dicas para adotar no seu negócio e criar produtos ou serviços que atendam à expectativa do seu público!

5 dicas para criar serviços e produtos para os seus clientes

Separamos 5 estratégias para você adotar, conhecer melhor o seu cliente e criar serviços ou produtos com o foco nas necessidades que ele tem. Confira!

1. Melhore o atendimento ao cliente

Oferecer um atendimento personalizado e de qualidade para o seu público é uma forma não só de entregar um serviço de mais qualidade, como uma forma eficiente para saber mais sobre o seu consumidor.

Mas como melhorar o atendimento ao cliente e personalizá-lo? Nesse caso, utilizar ferramentas focadas em suporte pode ajudar muito, já que elas centralizam as informações sobre os consumidores, trazendo mais recursos para a sua empresa trabalhar a partir desses dados.

Se ainda não é a hora de utilizar um sistema como esse no seu negócio, você pode adotar as famosas planilhas para concentrar as informações dos clientes e oferecer um atendimento mais personalizado para eles a partir disso.

2. Treine a equipe

Para oferecer um atendimento de excelência, é importante treinar a sua equipe para atender o público, orientando, por exemplo, sobre como agradecer o cliente pela compra e lidar com situações inusitadas.

Também é importante orientar como e o que falar nas redes sociais. O time pode usar emojis ao conversar com as pessoas? Qual linguagem deve ser utilizada, formal ou informal? Como se dirigir aos clientes?

Mas para que você possa alinhar esse tipo de comunicação, é fundamental entender o público da sua empresa. Afinal, a conversa com adolescentes terá um tom diferente da conversa com pessoas mais velhas, por exemplo.

3. Faça enquetes

As enquetes e pesquisas com os seus clientes são algumas das melhores estratégias para conhecer o seu público e saber do que ele precisa.

Você pode montar formulários no Google Forms com perguntas específicas e enviar por e-mail para os clientes mais fiéis. Mas também pode usar a ferramenta de enquetes dos stories para fazer perguntas com mais frequência para o seu público.

Aqui, é interessante trazer questões sobre as preferências dos clientes, o que eles gostariam de ver na sua loja e quais modelos ou cores de produto desejam, por exemplo.

4. Siga a pesquisa

Agora que você já fez enquetes e pesquisas com o seu público, é importante utilizar as descobertas na prática.

Se você perguntou como os consumidores preferem pagar, ofereça as condições de pagamento que sejam interessantes para eles. Se você pediu para eles escolherem entre uma estampa e outra de camiseta, produza a que foi mais votada.

E, claro, mostre aos seus clientes o que você está fazendo. Isso gera uma sensação de acolhimento no seu público, que se sente ouvido pela sua empresa e pode passar a contribuir cada vez mais com os seus projetos.

5. Crie produtos para diferentes perfis

Uma dica é variar seus produtos para diferentes perfis de clientes. Com isso, você alcança um público maior e pode ir testando algumas opções de produtos ou serviços. Mas o foco deve ser em qualidade.

Agora, se isso pode significar perder em qualidade para o seu negócio, opte por ter um mix mais enxuto para não ter prejuízos com a reputação de sua marca.

A ideia de uma cartela de produtos diversificada deve ser avaliada quando há condições para isso.

E aí, curtiu o post de hoje? Para mais conteúdos sobre vendas e empreendedorismo, continue acompanhando o blog da Stone!

Obrigada e conte com a gente!