Todo empreendedor sabe que uma má gestão tributária pode levar a prejuízos financeiros em forma de multas e processos. Justamente por isso é importante estar atento, especialmente se falamos do IPRJ. Afinal, o risco de cair malha fina do Imposto de Renda caso alguma informação seja mal preenchida é elevado.
Mas evitar a malha fina do Imposto de Renda não é um processo difícil. Aliás, se a sua empresa mantém uma boa rotina fiscal, é pouco provável que isto aconteça.
Caso você queira saber mais sobre o tema e entender como evitar a malha fina do Imposto de Renda, confira o nosso post a seguir!
O que é a malha fina do Imposto de Renda?
Malha fina do Imposto de Renda é o termo utilizado para quando uma empresa ou pessoa física encontra informações inconsistentes na declaração de Imposto de Renda realizada. Quando isso ocorre, o contribuinte deve identificar a origem do problema e, assim, realizar os ajustes necessários.
Por que ela existe?
A malha fina do Imposto de Renda existe para evitar que fraudes aconteçam e garantir que todas as declarações enviadas para a Receita Federal estejam com dados precisos. Sempre que uma declaração é feita, o Fisco compara dos dados com informações fornecidas por outras fontes, como bancos e planos de saúde. Caso alguma diferença seja encontrada, a declaração recebe uma análise mais profunda, que também é conhecida como Malha Fiscal.
Como saber se a sua empresa caiu na malha fina do Imposto de Renda?
Todo contribuinte pode verificar, pela internet, se a sua declaração foi identificada entre as que precisam de ajustes. Os passos são os seguintes:
- acessar o portal e-CAC;
- selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
- escolher o item “Pendências de Malha”;
- preencher uma retificação caso algum erro seja identificado.
Como ter uma boa gestão de tributos?
A melhor forma de evitar cair na malha fina do Imposto de Renda é com uma boa gestão de tributos. Os times responsáveis pela área devem evitar erros, atrasos e adotar mecanismos que previnam esses fatores. Além disso precisam estar atentos para oportunidades de otimizarem o seu fluxo de trabalho, como a realização de treinamentos.
Veja a seguir alguns passos para otimizar a sua gestão de tributos e não cair na malha fina do Imposto de Renda!
Tenha o apoio de um especialista em planejamento tributário
O Brasil é um dos países com uma das cargas tributárias mais complexas do planeta. Por isso, empresas muitas vezes gastam uma parte considerável do seu orçamento gerindo o pagamento de impostos. Nesse sentido, o apoio de um especialista tributário pode ser uma ótima forma de otimizar os seus gastos na área.
O especialista tributário ajuda a empresa a entender como se adequar ao seu regime de impostos da melhor maneira possível. Além disso, ele pode auxiliar na otimização das rotinas de pagamento e gestão de impostos. Desse modo, a empresa conseguirá otimizar os seus processos, reduzir gastos e evitar erros na hora de pagar o seu Imposto de Renda para Pessoa Jurídica.
Invista em sistemas de gestão de finanças
O momento de declaração do IRPJ é um instante crítico no dia a dia da empresa. É necessário evitar erros e estar preparado para entregar todos os dados dentro do prazo esperado. A tecnologia, nesse sentido, pode ser de grande apoio para a empresa.
O investimento em sistema de gestão de finanças agiliza a declaração do IRPJ e evita que ele seja feito com erros. Ele será integrado a outras soluções de gestão (como ERPs) do negócio, otimizando o armazenamento e a gestão das informações comerciais da sua empresa. Desse modo, os times conseguirão levantar dados de vendas, faturamento e prejuízos com muito mais facilidade e precisão.
Conte com ferramentas de pagamento de qualidade
Outro ponto relevante para quem quer evitar cair na malha fina do Imposto de Renda é o investimento em ferramentas de pagamento de qualidade. Como apontamos, dados de qualidade são fundamentais para evitar os erros que colocam empresas na malha fina do Imposto de Renda. E a boa gestão de registros financeiros começa no momento da venda.
Utilize ferramentas de qualidade para receber pagamentos em cartão de crédito, débito ou dinheiro em toda a sua cadeia de vendas. Ou seja, adote soluções robustas e com bom reconhecimento do mercado tanto nas vendas pela internet, nas redes sociais, quanto nas suas lojas físicas. Assim, você terá a certeza de que os dados de seu faturamento sempre serão precisos.
Treine as equipes
Equipes bem treinadas raramente cometem erros. Elas empregam as melhores estratégias do mercado no seu dia a dia, a partir de metodologias atualizadas e alinhadas com as normas internas da marca. Assim, podem entregar bons resultados e evitar os erros que levam um negócio a cair na malha fina do Imposto de Renda.
Portanto, garanta que as suas equipes estejam bem treinadas a respeito dos processos de gestão, declaração e pagamento de tributos. Isso ampliará a qualidade dos processos corporativos e, ao mesmo tempo, otimizará os indicadores de performance e custos de todos os setores administrativos. Assim, você conseguirá manter um bom histórico de declarações sem erros para a sua marca.
A gestão de tributos é uma das áreas administrativas mais importantes de qualquer empresa. Ela ajuda as empresas a ficarem em dia com as suas obrigações sem que existam erros no pagamento de impostos ou atrasos. Desse modo, é possível manter a competitividade e a lucratividade dentro dos padrões esperados ao evitar multas e processos judiciais.
Quando bem feita, a gestão de tributos também ajuda a empresa a não cair na malha fina do Imposto de Renda. Portanto, não deixe de adotar as dicas que listamos neste post para tornar o dia a dia do seu negócio mais eficiente e preciso. Assim será muito mais fácil ter tempo livre para tornar a sua marca mais competitiva!
Gostou da nossa dica e quer saber mais sobre como otimizar o dia a dia da sua empresa? Então siga os nosso perfil no Instagram que estamos sempre postando conteúdos assim por lá!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação