Está pensando em abrir um negócio com poucos recursos? Essa pode parecer uma missão difícil, mas o fato é que ela é perfeitamente possível, desde que você conte com boas estratégias para superar as dificuldades que a limitação financeira impõe.

Para você ter uma ideia de como isso é verdade, basta dizer que, mesmo com a pandemia, 3.359 milhões de empresas foram abertas em 2020, superando o número das que fecharam no mesmo período. Apesar de todas as adversidades, empreendedores ainda encontraram maneiras de alcançar seus objetivos.

Então, quer fazer parte desse grupo de empreendedores que se aventuraram em um novo empreendimento? A gente ajuda você! Neste artigo, vamos trazer 11 dicas para você abrir um negócio com poucos recursos e fazer a sua ideia dar certo. Confira!

1. Faça um planejamento detalhado

O planejamento é fundamental em qualquer etapa do empreendimento. Para quem vai abrir um negócio com poucos recursos, ele é ainda mais importante. Por isso, inicie sua jornada com pequenos passos planejados e vá crescendo com o tempo.

Elaborar um plano de negócios detalhado ajuda você a aplicar seu dinheiro da melhor forma possível, diminuindo riscos e investindo nas frentes que trarão mais retorno para a sua empresa. Ao definir, desde o início, onde você pretende chegar com ela, é possível planejar melhor quais são os passos necessários para atingir os objetivos.

O plano de negócios também permite prever certos erros ainda na fase de preparação da empresa e, assim, evitar que eles sejam cometidos quando ela já estiver operando no mercado.

Outra vantagem é que fica mais fácil alinhar as expectativas de todos os envolvidos. Se você tem sócios, por exemplo, fazer um planejamento detalhado antes de dar início ao empreendimento evita conflitos que certamente atrapalhariam o andamento das atividades.

2. Pesquise sobre o seu público-alvo

Para ter um plano realmente eficiente, é necessário conhecer bem o seu público-alvo. Afinal, a sua oferta precisa estar o mais alinhada possível com o perfil de cliente que você quer atingir.

Isso aumenta muito suas chances de vendas e evita que você gaste dinheiro com campanhas que não trazem resultados. É claro que, com o tempo, você entende melhor o seu público-alvo, mas a preocupação com o perfil de cliente da sua empresa deve estar presente desde o início.

Por isso, tente entender quem são as pessoas que você quer atrair para o seu negócio. Faixa etária, gênero, faixa de renda, escolaridade, localização e hábitos de consumo são alguns aspectos que compõem o perfil do seu cliente e ajudam a guiar as estratégias do seu negócio.

3. Vá para o digital

O empreendedorismo digital só cresce a cada dia, e grandes empresas chegam a contratar pessoal especializado em cuidar desse tipo de estratégia. A boa notícia é que abrir um perfil empresarial em redes sociais, como Facebook e Instagram, é grátis.

Apostar no marketing de conteúdo, oferecendo materiais gratuitos e aprendizados em posts nas redes sociais para os seus seguidores, é uma excelente forma de crescer sua empresa de maneira orgânica. Afinal, as compras online se tornaram bastante populares entre os clientes.

Essa é a conclusão do estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna. De acordo com a pesquisa, só em 2020, 52% dos entrevistados passaram a recorrer ao mundo virtual para realizar suas compras.

4. Considere o financiamento coletivo

Já pensou em apostar em um financiamento coletivo para conseguir abrir um negócio com poucos recursos? Essa modalidade de apoio tem se tornado mais conhecida e utilizada por empreendedores que têm um propósito genuíno, mas que ainda não contam com os recursos necessários para colocar a mão na massa.

Para ter sucesso com esse modelo, é interessante mobilizar um certo número de pessoas que acreditem na sua empresa e nas mudanças que ela pode promover na sociedade. Isso porque as pessoas estão dispostas a investir dinheiro em iniciativas que estejam alinhadas aos mesmos valores alimentados por elas.

5. Procure um sócio

Outra forma de abrir um negócio com poucos recursos é contar com a ajuda de um sócio. Ainda que você não tenha a mesma disponibilidade financeira que o parceiro, pode trazer outras habilidades essenciais para o crescimento da empresa.

Afinal, embora o dinheiro seja importante para colocar o negócio de pé, é essencial ter habilidades de liderança e gestão para mantê-lo.

Avalie as possibilidades de parceria e busque sócios que estejam alinhados com o seu propósito. Antes de abrir uma empresa com um sócio, no entanto, é importante levar em consideração vários fatores, como:

  • o tipo de sociedade;
  • o seu perfil e o do sócio;
  • as cláusulas do contrato;
  • o processo necessário para encerrar a parceria, caso isso venha a acontecer.

6. Fale com seu banco

Há diversas opções de financiamento para quem pretende abrir um negócio com poucos recursos. Porém, essa não deve ser a primeira alternativa a se considerar, para já não começar sua empresa com dívidas.

De qualquer forma, vale a pena conversar com os bancos para avaliar qual a melhor opção de empréstimo oferecida. Assim, você consegue mais recursos para injetar na sua empresa e começar a crescer, pagando o valor do financiamento com o lucro das vendas.

7. Corra riscos controlados

Lembra que falamos sobre planejamento? Então, ele ajuda você a correr riscos controlados, algo importante em qualquer etapa do negócio, especialmente no começo. Isso porque, com pouco dinheiro, você deve diminuir as chances de erro e não apostar os poucos recursos que tem em algo muito indefinido ou em estratégias incertas.

8. Ofereça um excelente atendimento

Aproveite seus primeiros clientes para oferecer o melhor serviço possível a eles. Uma das vantagens de ter um pequeno negócio é poder dedicar mais atenção a eles e mostrar como cada um é especial.

Garantir um excelente atendimento aos consumidores aumenta as chances de fidelização e de recomendação. Quando os clientes são bem tratados e ficam satisfeitos com seu serviço, recomendam sua empresa para os conhecidos.

Desse jeito, a sua base de consumidores cresce organicamente, sem que você precise gastar muito para isso. Em resumo, você aumenta os índices de fidelização do negócio e ainda atrai novos clientes por meio da recomendação dos consumidores.

9. Busque parcerias estratégicas

Quando falamos em parceiros de negócios, não se trata apenas de encontrar sócios e investidores. Para colocar a sua empresa para funcionar, você provavelmente vai precisar, também, de fornecedores, prestadores de serviço e empresas que trabalham com soluções adequadas para o seu negócio.

Um exemplo disso são as maquininhas de cartão, que são tão fundamentais para quem trabalha com vendas. Como existem várias opções no mercado, você precisa ter um olhar estratégico para encontrar a que oferece as melhores condições e um bom suporte, ou seja, o melhor custo-benefício.

O mesmo vale para a escolha de outros parceiros que vão fazer parte da trajetória da sua empresa. Já que você vai abrir um negócio com poucos recursos, é preciso ter cuidado redobrado para que cada centavo seja investido em algo que realmente vai trazer o retorno esperado.

10. Entenda os processos do negócio

Um dos motivos pelos quais muitos pequenos negócios não conseguem seguir adiante é a falta de conhecimento necessário para administrá-los. Por menor que seja a empresa, é fundamental levar cada detalhe a sério e fazer uma gestão organizada.

Para tanto, você pode começar entendendo as particularidades do mercado no qual o seu negócio está inserido. Se você decidiu abrir uma loja de roupas, por exemplo, precisa compreender como se dá a política de trocas das peças. Se as vendas são feitas pela internet, o código de defesa do consumidor tem regras específicas sobre o prazo de devolução.

Também é importante entender:

  • como se faz a contratação e demissão de funcionários;
  • como funciona o processo para regularizar o seu negócio junto aos órgãos competentes;
  • de quais licenças necessita;
  • quais impostos deve pagar;
  • como registrar entradas e saídas;
  • como organizar o estoque.

Esses são só alguns detalhes, entre muitos outros. Quanto mais você compreender sobre como cuidar do seu negócio, mais você vai conseguir reduzir os erros e, consequentemente, economizar os recursos financeiros disponíveis.

11. Providencie um bom marketing

Todo mundo já ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo? Essa máxima tem bastante fundamento e é especialmente importante para quem decide abrir um negócio com poucos recursos. Afinal de contas, você não tem dinheiro nem tempo a perder e necessita que a empresa comece a dar resultados tão cedo quanto possível.

O marketing, então, é uma peça essencial para que isso aconteça. Como você não tem dinheiro de sobra para investir nisso, uma ideia é usar os recursos gratuitos que, felizmente, estão disponíveis, como é o caso das redes sociais que já citamos neste artigo.

Apenas criar um perfil para a sua empresa no Instagram e/ou Facebook, no entanto, não é a solução. Você precisa de uma estratégia para usar essas redes de forma proveitosa. Boas fotos e uma linguagem adequada ao estilo da sua empresa são fundamentais.

Também é interessante dar atenção ao público que interagir com as páginas. Responder suas perguntas e oferecer descontos especiais para seguidores são maneiras de atrair ainda mais os consumidores para o seu negócio.

Depois de todas essas dicas para abrir um negócio com poucos recursos, você já pode começar a planejar o que fazer para tirar a sua ideia do papel. Lembre-se de agir com cautela, avaliando bem os riscos e as opções, e procure parcerias que possam contribuir para que a sua empresa cresça organicamente, sem altos investimentos.

Então, gostou das informações e dicas que trouxemos neste artigo? Assine a nossa newsletter e continue acompanhando mais conteúdos como este que ajudarão cada vez mais na sua jornada do empreendedorismo!