O processo de transformação digital mudou definitivamente a maneira de empreender. Inovações em diversas áreas do conhecimento contribuíram para que negócios se tornassem mais simples e inteligentes. Da mesma forma, novidades como o pagamento QR Code trouxeram agilidade e segurança para as transações financeiras.

Melhorias desse tipo fazem com que sua corporação melhore o relacionamento com os clientes e permitem que a experiência de compra seja ainda mais eficiente. Portanto, é importante entender um pouco mais sobre essa novidade do mercado financeiro.

Veja, a seguir, como utilizar o pagamento via QR Code no seu negócio e entenda quais os principais benefícios que esse recurso oferece.

Quais as principais inovações nos meios de pagamentos?

Por conta da necessidade de realizar transações digitais e ficar livre de carregar dinheiro físico, muitas pessoas passaram a comprar de negócios que aceitavam opções de pagamento via cartão, PIX ou QR Code.

Grande percentual dessas inovações surgiu há pouco tempo, mas elas já fazem parte do dia a dia da maioria dos indivíduos. Assim, ampliar as maneiras de pagamento do seu negócio é essencial para gerar tranquilidade e conforto para os consumidores.

Existem ainda outras alternativas para efetuar transações, como o uso de link de pagamentos, a aplicação da biometria para mais segurança nas operações e a possibilidade de utilizar Bitcoins para realizar suas compras.

O que é o pagamento via QR Code?

Também conhecida como “Código QR” ou “Quick Response Code”, essa inovação consiste em uma espécie de código ordenado por meio de uma imagem. Tal recurso funciona para armazenar uma série de dados, incluindo informações bancárias.

Como essa tecnologia é acessada por meio de smartphones com câmeras e com um aplicativo para leitura do QR Code, muitos consumidores passaram a adotar esse recurso na realização de pagamentos. Ele evita erros de digitação e demais problemas que causam falhas na transação.

Portanto, clientes e empreendedores conseguem efetuar suas transferências com segurança e praticidade. Ao utilizar o pagamento via QR Code, em algumas modalidades, o dinheiro cai automaticamente na conta do negócio, trazendo ainda mais conforto durante a negociação.

Como ele funciona?

Utilizar o QR Code para fazer e receber pagamentos é uma ótima oportunidade para seu negócio. Isso porque essa opção permite armazenar mais informações do que o código de barras tradicional.

Além disso, para utilizá-lo, basta apontar a câmera do celular para o código, pois ela funciona como scanner. Ou seja, seu funcionamento ocorre de forma muito mais simples do que o dos códigos de barras, por exemplo.

Há diversos negócios no mercado já aproveitando essa solução, possibilitando aos seus clientes o pagamento de suas compras por esse meio. Portanto, essa pode ser uma boa ideia para o seu negócio também.

Quais as vantagens de utilizar pagamento via QR Code no seu negócio?

Nos últimos anos, surgiram diversas alternativas que agilizam as transações financeiras na organização e proporcionam vários benefícios, como é o caso do QR Code. Continue a leitura e veja quais são as vantagens de usar essa opção em seu negócio!

Aumento da segurança

Utilizar o QR Code como forma de recebimento em seu negócio pode gerar mais segurança nas transações em comparação com outras opções, como o pagamento à vista.

Isso porque esse tipo de código conta com um sistema de criptografia, impossibilitando o roubo de dados. Além disso, são efetuadas atualizações frequentes para garantir mais segurança nesse aspecto tão importante para o negócio.

Ganho de praticidade

Essa é uma das maiores vantagens de usar o QR Code como pagamento. Ele é prático tanto para consumidores quanto para negócios. Se você já utilizou esse meio quando foi realizar uma aquisição, provavelmente sabe do que estamos falando.

Para fazer um pagamento por meio desse tipo de código, basta apontar seu smartphone para ele. Com isso, não precisa carregar carteira, cartão, nem dinheiro. Apenas com o celular, já é possível completar a transação.

Assim, você melhora o atendimento no negócio, deixa os clientes mais felizes e vê o dinheiro chegar na conta para aumentar seu capital de giro de uma forma simples e rápida. Portanto, vale a pena aplicar essa alternativa em seu estabelecimento.

Otimização da agilidade

Já esteve em uma fila em que o caixa precisou ficar contando as cédulas para conferir se o pagamento estava correto? Dependendo do tamanho da compra, isso pode levar bastante tempo. Ao optar pelo QR Code, você ganha em agilidade.

Assim, você evita que os clientes tenham que esperar muito para conseguir passar as compras e ir para casa. Nos dias atuais, com a correria e a pressa que muitas pessoas vivem, esse pode ser um grande diferencial para conquistar e fidelizar clientes no seu negócio.

Recebimento de pagamentos em qualquer localidade

Essa é uma grande vantagem do QR Code. Você não precisa ter um negócio gigante para receber pagamentos por meio dele. Independentemente de se o estabelecimento está iniciando as atividades, se é de porte pequeno, médio ou grande, é possível oferecer essa opção aos seus clientes.

Além disso, se são realizadas vendas por meio de delivery ou em locais fora do seu estabelecimento, você também consegue disponibilizar o pagamento via QR Code. Por exemplo, é viável gerar um código por meio de uma maquininha e receber do seu cliente.

Aumento da satisfação

Como já deu para perceber, além de ser uma ótima solução para seu negócio, pelo fato de garantir agilidade, o QR Code é uma opção que pode aumentar o grau de satisfação dos consumidores. Por meio de todas as vantagens citadas, oferecer essa alternativa de pagamento aos seus clientes é uma excelente maneira de encantá-los.

Portanto, se você está com dificuldades em aumentar o grau de satisfação e, consequentemente, ter indivíduos fiéis à sua marca, vale a pena começar a adotar essa inovação no seu negócio. Por meio dessa e de outras ações, é possível encantar quem entra em contato com seu negócio e aumentar a lucratividade dele.

Viu como utilizar o pagamento QR Code é uma excelente ideia para o seu negócio? Além de trazer mais segurança para suas transações, essa novidade facilita a experiência do cliente e torna o processo de compra ainda mais rápido. Dado que a eficiência é uma característica valorizada pelos novos consumidores, vale investir nesse tipo de tecnologia para sua corporação.

Quer saber como utilizar essa inovação no seu negócio? Então fale com a gente e confira como a Stone pode trazer mais praticidade em pagamentos para sua marca!