Sabia que, com a Stone, você já pode receber suas vendas por meio do Pix na maquininha?

O processo é muito simples e facilita tanto sua vida, enquanto dono de negócio, quanto a do seu cliente. Afinal, o Pix já faz parte da rotina do consumidor brasileiro, que muitas vezes opta por esse meio de pagamento pela praticidade que ele oferece.

Neste artigo, vamos explicar o que é o Pix na maquininha, como essa solução funciona na prática e quais facilidades ela traz para o seu negócio. Vem ler!

O que é o Pix na maquininha?

O Pix você já conhece: é uma nova modalidade de transferir dinheiro, receber e realizar seus pagamentos em até 10 segundos, sem restrições de horários ou dias de semana.

Já o Pix, integrado à maquininha de cartão, tem o objetivo de sincronizar as configurações de chave da sua conta Stone, permitindo que o estabelecimento ofereça essa solução como forma de pagamento alternativa aos clientes na hora da compra.

Além de proporcionar maior praticidade ao consumidor, essa integração traz uma série de vantagens para o proprietário do negócio. Com um extrato unificado no aplicativo Stone, que reúne todas as informações essenciais das transações realizadas via cartão e Pix, concedemos aos gestores uma visão abrangente das operações e uma maior autonomia para gerenciar de forma eficaz o fluxo de caixa de sua empresa.

Como funciona o pagamento por QR Code?

É possível aceitar pagamentos via Pix por QR Code. Você pode gerá-los na Stone (no computador ou aplicativo Stone) e/ou por meio das próprias maquininhas.

O cliente só precisa ler o QR Code pelo celular por meio do app do banco para fazer o pagamento. O QR Code pode ser estático (com um único valor fixo) ou dinâmico (de qualquer valor e gerado quantas vezes forem necessárias).

Como acessar suas vendas do Pix na maquininha?

Mencionamos no tópico anterior que os pagamentos realizados via cartão e Pix podem ser monitorados de forma integrada pelo aplicativo Stone, tornando ainda mais prática a gestão e conciliação de vendas. A fim de consultar os dados consolidados desses pagamentos, basta acessar a aba “Vendas”, disponível na tela inicial do aplicativo.

Com o objetivo de trazer maior comodidade para a sua operação, essas transações também são exibidas nas abas "Últimas vendas" e "Vendas dos últimos 7 dias". Essas integrações não só simplificam a gestão do seu negócio, como também contribuem significativamente para facilitar a conciliação de vendas e o fechamento do caixa.

Facilidades do Pix na maquininha para o seu negócio

Para você conhecer um pouco mais dessa solução tão prática para o seu negócio, trouxemos 3 facilidades que o Pix na maquininha traz para o seu dia a dia. Confira!

Praticidade

Uma das grandes vantagens de oferecer o Pix na maquininha é a praticidade que essa modalidade traz para o seu negócio. Basta o consumidor utilizar seu smartphone para ler o QR Code na maquininha que, em pouco segundos, a transação será concluída,

Além de proporcionar mais eficiência no processamento da venda, você também diminui as filas do caixa, oferecendo uma experiência geral de qualidade superior ao cliente.

Segurança

O Pix na maquininha é um meio de pagamento muito seguro para empresas.

Ao utilizar a maquininha como intermediadora de pagamentos via Pix, os lojistas podem sentir mais confiança na distribuição e venda de produtos, podendo recorrer ao comprovante impresso para sinalizar que a operação foi concluída corretamente.

Desse modo, é possível proteger o seu estabelecimento de eventuais golpes por consumidores que mostram comprovantes de transferência falsos na tela do celular.

Profissionalização do negócio

Oferecer o Pix na maquininha por QR Code é uma medida simples de adotar, mas que pode fazer toda a diferença na profissionalização do seu negócio e das suas cobranças.

Centralizando essa forma de pagamento na sua maquininha, você conta com o comprovante de pagamento impresso diretamente pelo dispositivo. Com isso, você não depende mais do cliente para receber o comprovante.

Além disso, com essa solução, qualquer funcionário da sua loja pode fazer a venda e confirmar o pagamento, sem a necessidade de acessar a sua conta. Ou seja, você não precisa mais se estressar monitorando quem tem acesso à sua conta para saber se o dinheiro da venda caiu.

Ter essa modalidade na sua maquininha é o jeito mais rápido de gerar o Pix e o mais eficiente de gerenciar suas vendas, contribuindo para você ter um negócio com mais credibilidade.

Como usar o Pix na maquininha?

O Pix na maquininha é uma solução muito flexível e pode ser usado por empresas e estabelecimentos de todos os setores. Vamos trazer um exemplo de como um restaurante pode usar essa solução para oferecer praticidade e agilidade para os clientes.

Pix na maquininha para restaurantes

Um restaurante pode receber centenas de consumidores por dia e costuma operar a todo vapor em horários de pico, como almoço e jantar.

Para atender todas as demandas com eficiência, o restaurante precisa ter um processo bem organizado de ponta a ponta, incluindo o momento do pagamento da conta, quando os clientes já finalizaram a refeição e podem estar ansiosos para voltarem para casa ou para o trabalho.

Oferecendo o Pix na maquininha como opção de pagamento aos clientes, o restaurante ganha em agilidade e eficiência.

Nesse caso, em vez de lidar com dinheiro em espécie, troco ou até mesmo esperar pela confirmação de pagamentos por cartão de crédito, os clientes podem simplesmente escanear o QR Code na maquininha e concluir o pagamento de forma rápida.

Os pagamentos são instantâneos e os valores são transferidos diretamente para a conta do estabelecimento, eliminando a necessidade de esperar por compensações bancárias ou processamentos demorados. Além disso, a redução do uso de dinheiro físico minimiza os riscos de roubos.

Assim, para o estabelecimento, a utilização do Pix na maquininha proporciona um controle mais confiável do fluxo de caixa, que pode ser gerenciado em um único aplicativo.

Pix na maquininha para serviços de delivery

Restaurantes que trabalham com delivery também se beneficiam muito da solução. Os motoristas, ao realizarem as entregas, podem oferecer aos clientes a opção de pagamento via Pix na maquininha. Isso significa que não há mais necessidade de carregar troco ou lidar com pagamentos em dinheiro.

Além disso, a agilidade do Pix permite que o motorista confirme o recebimento do pagamento imediatamente, tornando o processo de entrega mais eficiente e permitindo que eles atendam a mais pedidos em um espaço de tempo mais curto.

Com transações rápidas e seguras por meio da maquininha, o serviço de delivery melhora a eficiência e a segurança das entregas, evitando roubos e fraudes.

Cadastre o Pix na maquininha e venda mais!

Para vender com o Pix na maquininha, você precisa obrigatoriamente ter a chave aleatória cadastrada e uma conta aberta na Stone. A seguir, separamos um passo a passo descomplicado para você integrar essa solução ao seu negócio:

  1. Aperte o símbolo da casinha branca em sua maquininha Stone;
  2. Clique no aplicativo "Pagamento";
  3. Digite o valor da venda e aperte o botão "Pagar";
  4. Aparecerão as opções: Débito, Crédito, Voucher e QR Code;
  5. Escolha a opção QR Code e, em seguida, a opção Pix;
  6. Se estiver tudo certo com o seu cadastro, a maquininha vai gerar um QR Code.

Por fim, você só precisa pedir para o cliente escanear o QR Code com o próprio smartphone para concluir o pagamento. Pronto! A venda foi confirmada.

Depois da transação, a maquininha imprime o comprovante de pagamento, e você pode imprimir a via do cliente, clicando no quadrado verde da tela.

Viu como é fácil? Se você ainda não tem a opção Pix na maquininha, cadastre a sua chave e comece a vender mais agora mesmo!