Você já conhece os benefícios do pagamento no WhatsApp?

Com as inovações tecnológicas cada vez mais ágeis, implementar esse modelo de pagamento inovador no seu negócio traz um poderoso diferencial competitivo para a sua empresa.  

Mas quais são os outros benefícios de disponibilizar essa modalidade para os seus clientes? É o que vamos ver no post de hoje. Confira abaixo!

O que é o pagamento no WhatsApp?

O pagamento no WhatsApp é um recurso da Meta Pay, que veio para ajudar os pequenos negócios a venderem mais, facilitando o processo de pagamento dos clientes, que podem finalizar a compra diretamente pela plataforma de mensagens.

Essa ferramenta é feita para todos os modelos e segmentos de negócio e funciona como um canal de vendas prático e rápido. Por meio do WhatsApp, a sua empresa consegue:

  • Disponibilizar o seu catálogo de produtos e serviços, com informações sobre modelos e preços;
  • Conversar com o cliente para tirar dúvidas;
  • E, agora, finalizar a compra dentro do aplicativo.  

Com o pagamento no WhatsApp integrado à sua Conta Stone, todas as compras concluídas pela plataforma caem diretamente na sua conta. Assim, você consegue gerenciar todas as suas vendas em um só lugar: no app Stone, aumentando a organização e o controle financeiro do seu negócio.

6 benefícios do pagamento no WhatsApp

Agora que você já entendeu como o pagamento no WhatsApp funciona para os pequenos negócios, vamos ver os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa?

Segurança

O pagamento no WhatsApp é um método muito seguro para os pequenos negócios. O aplicativo tem a vantagem de já ser amplamente conhecido e utilizado pelos consumidores, o que aumenta ainda mais a confiança do cliente na hora de fazer transações financeiras pelo app.

Para garantir a segurança dos usuários, o WhatsApp oferece alguns recursos específicos, como a autenticação de dois fatores, que proporciona uma camada adicional de proteção.

Além disso, as conversas e os dados são criptografados, o que impede o acesso de terceiros não autorizados às informações financeiras dos clientes. Tudo isso contribui para proteger tanto a sua empresa, quanto os consumidores, contra golpes e fraudes.

Assim, o pagamento no WhatsApp permite que seus clientes realizem as compras com tranquilidade. Afinal, eles sabem que suas informações financeiras estão protegidas.

Flexibilidade

O cliente moderno está cada vez mais exigente e procura conveniência na hora de fazer suas compras, o que torna o mercado ainda mais competitivo. Nesse cenário, oferecer flexibilidade aos consumidores é fundamental.

Com o pagamento no WhatsApp, os clientes contam com mais uma opção de pagamento para realizarem suas compras, sem precisar acessar o aplicativo do banco para fazer as transferências, por exemplo.

A empresa que disponibiliza esse método vai ao encontro das preferências dos clientes, que muitas vezes desejam a praticidade dos pagamentos centralizados e on-line.

Facilidade

Com o WhatsApp, a sua empresa tem a possibilidade de centralizar o pagamento em um único lugar, oferecendo mais facilidade de compra para os clientes. Afinal, os consumidores podem concluir o pagamento sem sair do aplicativo.

Quando o consumidor precisa acessar um link ou sair do app para finalizar a compra, pode acabar desistindo do processo e esquecendo de finalizá-lo depois.

Vamos trazer o exemplo de uma loja de roupas. Imagine um cenário em que, primeiro, o cliente precisa acessar o site ou o Instagram da marca, fazer o pedido por mensagem de WhatsApp e finalizar a compra por transação financeira no app do banco. São muitos pontos de fricção, alongando o processo de compra.

Com o WhatsApp, o consumidor realiza todos esses passos em um único lugar, no próprio aplicativo: o cliente acessa o catálogo disponível no app, escolhe seus produtos, se comunica por mensagem com a empresa e faz o pagamento. Tudo em um só lugar.

Conversão

Pela facilidade oferecida pelo pagamento no WhatsApp, as suas chances de conversão aumentam. Afinal, o cliente consegue concluir a compra de uma vez só, o que evita o abandono do carrinho e desistências durante o processo de pagamento, por exemplo.

Além disso, como esse meio de pagamento evita a fricção na jornada de compra, reduzindo as etapas para concluí-la, também contribui para uma maior conversão.

Vamos ver outro exemplo? Uma pizzaria que recebe pedidos pelo WhatsApp quer agilizar esse processo, para conseguir atender mais clientes e aumentar sua conversão.  Então, o restaurante decide implementar o pagamento pelo aplicativo.

Nesse caso, quando um cliente fizer um pedido, ele pode concluir o pagamento na mesma conversa em que realizou o pedido.

Se estivermos falando de um consumidor recorrente, seus dados financeiros já ficam salvos na plataforma agilizando o processo de compra e aumentando a satisfação desse cliente com a pizzaria.

Assim, o pagamento no WhatsApp agiliza o processo de compra, permite que a pizzaria atenda mais clientes em um mesmo intervalo de tempo e evita possíveis desistências, aumentando a taxa de conversão de pedidos.

Relacionamento

Um dos grandes benefícios do pagamento no WhatsApp é a proximidade com o cliente. Esse método permite que o empreendedor tenha um relacionamento mais próximo com o seu consumidor. Afinal, o app já faz parte do dia a dia dos brasileiros.

Além disso, com o app, a empresa pode oferecer um atendimento mais informal, personalizado e rápido, o que estreita ainda mais os laços com o cliente.

Com o aumento da satisfação do cliente e o relacionamento fortalecido, a tendência é a fidelização do consumidor, potencializando as vendas do negócio.

Digitalização

Empresas que adotam o pagamento no WhatsApp estão um passo à frente da concorrência. Essa estratégia de digitalização alinha o seu negócio à mudança de comportamento dos consumidores atuais e às tendências do mercado, que pede cada vez mais facilidade e agilidade nas transações.

Mas se engana quem pensa que a digitalização do negócio é exclusividade das grandes empresas. Os pequenos negócios que adotam essa abordagem se posicionam como inovadores e se mostram mais preparados para o futuro.

Além disso, a digitalização traz outras vantagens competitivas para os pequenos negócios, como a possibilidade de automatizar processos, integrar sistemas e utilizar ferramentas de análise de dados para otimizar a tomada de decisões.

Um exemplo é a integração entre a sua conta Stone e o pagamento pelo app de mensagens. Afinal, a partir disso, você tem uma gestão mais completa do negócio e mais controle sobre suas vendas, evitando erros de processo e acompanhamento.

Teste o pagamento no WhatsApp com a Stone

Agora que você já conhece os benefícios do pagamento no WhatsApp para pequenos negócios, que tal testar a ferramenta? Para habilitá-la e integrá-la à sua conta Stone, siga estes passos:

  1. Entre no WhatsApp Business e clique em "..."
  2. Em seguida, selecione o botão "Pedidos"
  3. Em "Adicionar parceiro de pagamentos", selecione a "Stone"
  4. Digite o seu CPF ou CNPJ e confirme suas informações

Pronto! Agora, você pode começar a receber suas vendas diretamente pelo WhatsApp. Lembrando que você só precisa fazer essa integração uma única vez, sem se preocupar em repetir o processo sempre que for receber um pagamento pelo aplicativo.

Se tiver qualquer dúvida, nosso time de especialistas se encontra à disposição pela Central de Relacionamento!