Realidades de empreender

Complete a frase: empreender no Brasil é ______.

Apostamos que você pensou de imediato em algo como “difícil, duro, arriscado, burocrático”. Isso porque conhecemos os desafios constantes que o empreendedor enfrenta: contratar, controlar estoque, organizar o espaço físico, gerir o fluxo de caixa, negociar com fornecedores, atrair e atender clientes.

A cada novo dia de operação, venda por venda, o atendente lança as informações (valor, bandeira do cartão, modalidade) no sistema, logo após insere os dados na maquininha e o cliente faz o pagamento. O comprovante é armazenado e, no fim do expediente, alguém é encarregado de registrar todas as movimentações para o balanço final.

Além do tempo despendido, as chances de pequenos erros acontecerem e os valores não corresponderem perfeitamente com a realidade é grande. Sem falar dos dias de fluxo mais intenso em que esse processo acaba gerando longas filas e então o uso do sistema de gestão pode acabar erroneamente sendo visto como oneroso.

É nesse contexto que muitos empreendedores simplesmente desistem de controlar de fato a saúde financeira do estabelecimento e assim, alguns negócios morrem, enquanto outros vivem em constante dificuldade de crescer.

Como melhorar a gestão financeira?

Mas e se houvesse um modo de eliminar a etapa de guardar filipetas, registrar apenas uma vez a compra do cliente e gastar menos horas no fim de cada dia tentando fazer os números convergirem? E se fosse tão simples quanto dar alguns cliques direto no terminal e coletar o pagamento do cliente, tendo tudo automaticamente registrado no software de gestão?

Foi pensando nessa otimização de tempo e esforço que a Stone concebeu a SDK Android: um conjunto de ferramentas e aplicações que possibilita a união entre dispositivos android e um POS ou pinpad mobile, de modo que o software de gestão possa ser embarcado diretamente no terminal de pagamentos.

O sistema android foi lançado em 2008 e evoluiu exponencialmente de lá pra cá em termos de funcionalidades, segurança e número de adeptos. No mercado brasileiro, essa plataforma atualmente detém quase 81% de market share, tendo consolidado sua interface como familiar para milhares de usuários.

Nos últimos anos, investimos para que nossa SDK e sua documentação tornassem o processo de integração fácil e fluido, contemplando todas as funções de pagamentos necessárias, além de permitir personalizações na impressão do comprovante da transação (feature tão relevante para segmentos como o de entretenimento).

O pacote de integração conta ainda com um projeto demo para que o desenvolvedor faça experimentações. Todos esses esforços firmaram essa SDK como um sucesso de busca dentre os produtos Stone disponíveis para integração.

As vantagens de integrar com esse pacote de ferramentas são expressivas. Confira algumas:

Portabilidade e flexibilidade: escolha o terminal que mais se adequa ao seu modelo de negócio

Sendo multi terminal, disponibilizamos diferentes dispositivos, dentre pinpads bluetooth (D180X - Pax) e POS Android (P2 - Sunmi; A8 - Ingenico; GPOS700X - Gertec). Você ainda tem o poder de escolher entre usar os terminais da Stone ou adquirir diretamente com as fabricantes.

Tenha uma solução personalizada dentro dos nossos terminais

O pacote de integração permite que a solução criada tenha a sua cara, em um formato white label sem necessidade de usar os aplicativos nativos da Stone. É justamente esse ponto que te dará o poder de agregar funcionalidades e oferecer uma solução que vai muito além do pagamento em si.

Elimina a necessidade de equipamentos mais robustos como computadores

Os terminais Android são máquinas de excelente desempenho, contam com câmera integrada, impressora térmica, leitor de cartão via NFC, chip ou tarja. A maquininha tem conexão 4G, GPS e bateria que sustenta a operação longa do dia a dia.

Como a SDK Android permite a unificação entre entre o aplicativo e a etapa de pagamentos, o terminal se transforma em um hardware “tudo-em-um”, eliminando a obrigatoriedade de que o ponto de venda conte com dispositivos adicionais, como computador, smartphone, leitor de código de barras ou QR Code e impressora. Dadas as últimas movimentações econômicas, para alguns negócios se tornou crucial ter um setup de gestão mais enxuto e barato.

Reduza o trabalho repetitivo, uma vez que o terminal se comunica diretamente com o sistema central

Com seu sistema embarcado no terminal Android, o controle de filipetas venda após venda é completamente eliminado, já que o caminho se torna:

Abrir o aplicativo de gestão na maquininha → registrar a nova venda → proceder para a etapa de pagamento → coletar o valor do cliente

Isso se aplica a todos os terminais disponíveis no PDV, operando simultaneamente ou não. A cada pagamento, o sistema computa automaticamente o recebimento e pode, inclusive, dar baixa no estoque. Balanços e relatórios poderão ser consultados no próprio terminal ou em qualquer outro dispositivo acessório.

Substitua celulares por terminais reduzindo as distrações

Na inexistência da integração com a SDK Android, alguns estabelecimentos costumam disponibilizar smartphones para seus atendentes, de modo que possam acessar o aplicativo e finalizar a venda com um terminal de pagamentos. Porventura, é normal que as notificações do aparelho e outros apps instalados acabem provocando distrações, o que é minimizado quando excluímos a necessidade do aparelho celular.

Reduza filas ao aumentar a mobilidade dos seus atendentes

Tomando como exemplo o segmento de food service, a SDK Android possibilita o processo quase mágico de um atendente retirar o pedido do cliente na mesa, enviar automaticamente para a cozinha, fechar a comanda, receber o pagamento e ter todas as informações financeiras e de consumo conciliadas no próprio terminal e nas outras interfaces do sistema.

Essa capacidade do atendente se movimentar e das diferentes frentes do negócio se comunicarem com facilidade é crucial para garantir uma boa experiência ao cliente.

Nossa SDK Android é um pacote completo para possibilitar a comunicação do seu sistema com a Stone. Para além da documentação aberta e do ambiente de sandbox, no Stone Partner Program acompanhamos e  prestamos suporte durante todo seu processo de integração e implementação. Está pronto para oferecer essa solução aos seus clientes em questão de semanas? Vem com a gente!