Você conhece todas as vantagens do cartão de débito para você e a sua empresa? Se já utiliza essa modalidade de pagamento há algum tempo, talvez já esteja familiarizado com alguns dos seus benefícios. Mas apostamos que há algumas vantagens que você ainda não conhece.
Pensando nisso, fizemos o post de hoje para explicar em detalhes quais são esses benefícios, para que você possa desfrutar ainda mais do seu cartão de débito. Mas, antes, vamos ver mais de perto a diferença desse meio de pagamento para outros, como o cartão de débito e o cartão pré-pago. Vem ver!
Qual a diferença entre cartão de débito e de crédito?
Quando você utiliza um cartão de débito em uma compra, o valor é retirado imediatamente da sua conta para realizar o pagamento. Ou seja, é o dinheiro atual que está na conta que é utilizado.
Já o cartão de crédito permite que o cliente parcele as compras e pague só depois, na data de vencimento do cartão.
Nesse caso, o consumidor paga a somatória das compras feitas à vista com o crédito ou parceladas (sendo que cada parcela cai no mês correspondente). Com isso, é possível fazer compras sem necessariamente ter o valor da compra na conta do banco.
Por essa razão, o cartão de crédito costuma ser muito utilizado em compras de valores maiores, porque o parcelamento traz um fôlego financeiro para o cliente muitas vezes.
Por outro lado, esse alívio pode ser apenas ilusório, porque, com o crédito, o cliente corre o risco de perder o controle sobre os seus gastos. Afinal, o pagamento só é feito no final do mês e ainda pode ser parcelado.
O hábito de parcelar as compras pode levar a uma falta de controle sobre quanto de dinheiro no total está sendo gasto, o que pode pesar não apenas no mês considerado, mas também nos meses seguintes.
Nesse caso, o cartão de débito é uma excelente alternativa. Afinal, essa modalidade de pagamento exige que todas as compras sejam feitas à vista. Ou seja, isso ajuda o cliente a controlar seus gastos, porque irá comprar apenas aquilo pelo que pode pagar com o débito. No débito, o valor da compra é retirado imediatamente depois do ato da compra.
Qual a diferença entre cartão de débito e pré-pago?
Se o cartão de débito retira da conta do correntista o valor correspondente à compra depois que ela é feita, no caso do cartão pré-pago, o consumidor injeta um valor específico no cartão para só então poder utilizá-lo.
Assim, o limite do cartão pré-pago é determinado pelo próprio cliente e pode mudar mês a mês. No caso do cartão de débito, embora o limite possa variar de acordo com a conta do cliente, o limite costuma ser fixo (pelo menos por algum tempo, podendo ser ampliado).
No caso do cartão para a empresa, o dono do negócio pode colocar um valor específico no pré-pago para ser usado por um funcionário para um fim determinado.
Mas essas duas modalidades também têm semelhanças, como a impossibilidade de parcelar compras e a possibilidade de saquear dinheiro de caixas eletrônicos.
Vantagens do cartão de débito
Agora que você já entendeu como a função de débito funciona e por que ela é diferente de outras modalidades de pagamento, vamos ver mais de perto quais são as vantagens desse método de pagamento.
Agilidade no recebimento
Pensando pelo lado da empresa, receber pelas vendas no débito é uma vantagem. Afinal, o valor cai na hora na sua conta, o que significa que você não tem que esperar para receber o dinheiro e nem depende dos parcelamentos.
Assim, a agilidade no recebimento é uma das grandes vantagens do cartão de débito para as empresas.
Essa rapidez traz mais tranquilidade para o empreendedor. Ao receber em tempo real, você pode traçar perspectivas financeiras mais realistas para o seu negócio.
Além disso, você pode utilizar esse dinheiro para cobrir despesas que aparecerem de última hora ou pode incluir o valor pelas vendas no seu planejamento mensal. Com isso, também tem mais controle financeiro no seu negócio, como veremos a seguir.
Controle financeiro
O controle financeiro é outro ótimo benefício se usar o cartão de débito para realizar pagamentos. O receio de se endividar utilizando cartão de crédito é real. Por isso, muitos clientes recorrem ao débito para evitar que isso aconteça.
Afinal, se você não tem o dinheiro na conta, não pode usá-lo em débito. Isso ajuda a controlar gastos e não perder o controle sobre suas finanças.
O descontrole financeiro é um dos principais problemas enfrentados pelos donos do negócio. Por isso, unir estratégias que ajudem a organizar as contas e planejar os pagamentos é o melhor a se fazer.
Além disso, o débito é uma modalidade amplamente aceita nas principais lojas do Brasil e pode ser utilizado para pagar fornecedores, sem a necessidade de sacar dinheiro ou fazer transferências.
Não ultrapassar o limite financeiro
Como o limite do débito corresponde ao valor que o cliente tem na conta, ele não corre o risco de ultrapassar o limite, como pode acontecer com o cartão de débito.
Mais uma vez, esse fator ajuda muito na hora de ter mais controle sobre os gastos e evitar dores de cabeça com dívidas de cartão.
Ao mesmo tempo, ao lado do uso do cartão de débito, é necessário ter um bom planejamento financeiro.
Com isso, você evita ultrapassar tanto o limite financeiro estabelecido pelo cartão de débito, como também evita extrapolar o orçamento planejado.
Segurança no pagamento
O cartão de débito é uma forma muito segura de pagar suas contas, seja online, seja offline. Com isso, você tem mais facilidade de sair com o cartão em comparação com o dinheiro, por exemplo.
Atualmente, os golpes que envolvem transferências bancárias estão cada vez mais comuns. Nesse cenário, o cartão de débito é uma boa alternativa para se proteger e evitar armadilhas.
Além disso, o cartão é um meio de pagamento muito prático, que pode ser utilizado em diversas situações, trazendo mais flexibilidade para empresas e consumidores.
Segmentação das finanças
Para o dono do negócio, o cartão de débito ajuda a segmentar as finanças, uma vez que esse meio de pagamento pode ser utilizado só para arcar com os custos da empresa, por exemplo.
Sempre reforçamos a importância de separar as finanças da pessoa jurídica e da pessoa física.
Nesse caso, o débito contribuiu muito. Você pode, por exemplo, usar o cartão de crédito para gastos pessoais e o de débito para pagar os fornecedores.
Mas lembramos também da importância de separar as contas (e não só os cartões): uma para pessoa física e outra para pessoa jurídica.
Taxas competitivas
Tanto como consumidor, quanto como recebedor, a empresa se beneficia das taxas competitivas na utilização do débito.
Mas para ter acesso a essa vantagem, é preciso avaliar as opções disponíveis e escolher aquela que melhor se encaixa para a sua empresa.
Por isso, é importante pesquisar as alternativas oferecidas pelas diferentes instituições financeiras para decidir as melhores taxas para você e o seu negócio.
Além disso, outras condições vantajosas podem ser oferecidas aos clientes dependendo da instituição financeira considerada. A seguir, vamos ver alguns benefícios que o cartão de débito da Stone traz para os empreendedores.
Cartão de débito Stone
Para facilitar a vida do empreendedor brasileiro, a Stone oferece diversas soluções financeiras personalizadas para cada negócio. Uma delas é, exatamente, o cartão de débito.
Esse meio de pagamento traz muitos benefícios para os empreendedores, como:
- Anuidade zero;
- Agilidade para usar o dinheiro das vendas (assim que o valor cai na conta, pode ser usado pelo dono do negócio para realizar pagamentos);
- Aceitação em qualquer Banco 24H para saques;
- Aceitação em diversas lojas e estabelecimentos, por ser Visa;
- Concentração das finanças em uma única conta;
- Maior segurança em comparação com o saque.
Todas essas vantagens do cartão de débito Stone se estendem ao aplicativo, que centraliza todas as informações mais importantes sobre as finanças da sua empresa. Com o app, é possível analisar, por exemplo, todos os dados sobre vendas e também o extrato do cartão de débito do negócio.
Além disso, por meio do aplicativo, você consegue gerenciar todo o seu fluxo de caixa, vender por pix, boleto e link de pagamento. Também é possível realizar pagamentos para fornecedores com praticidade e eficiência.
Esses benefícios ajudam muito na hora de realizar o seu planejamento, facilitando o seu acesso a todas as informações mais relevantes da sua empresa para uma melhor organização.
O aplicativo da Stone é ideal para quem tem negócio, trazendo funcionalidades de gestão exclusivas para facilitar seu dia a dia.
Quer ter acesso a todas essas vantagens? Então, abra a sua conta Stone agora mesmo!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação