Mesmo com o surgimento de novas formas de pagamento — a exemplo do PIX, que vem sendo amplamente utilizado —, alguns meios permanecem igualmente em alta, especialmente o uso do cartão de crédito, que permite o parcelamento de itens e/ou serviços de mais alto preço.

Na verdade, quanto mais condições diferentes forem disponibilizadas aos compradores, melhor é, já que a possibilidade de escolher o método de pagamento mais conveniente pode, sim, ser um fator determinante para que um prospect opte por comprar no seu estabelecimento.

No entanto, ao mesmo tempo que o público foi favorecido com as inúmeras facilidades, de modo paralelo, os empreendedores se viram diante de algumas complexidades com as quais não estavam habituados. O fato, por exemplo, de o recebimento não acontecer no ato da venda — nem integralmente — pode implicar perdas de dinheiro nas vendas que nem mesmo são percebidas pelos negócios. Exatamente por isso, é fundamental haver uma boa estratégia financeira e, neste post, é justamente acerca disso que falaremos. Fique de olho!

Qual é a importância de os negócios adotarem alguns cuidados em relação ao seu controle financeiro?

Inicialmente, é fundamental pontuar que a aceitação de cartões como um dos meios de pagamento já não representa mais uma mera questão de opção, até porque é cada vez mais raro encontrar pessoas que ainda mantêm o costume de andar por aí com dinheiro em espécie na carteira. Inclusive, isso é especialmente verdade em se tratando de pequenos e médios empreendimentos.

Afinal, se o intuito for se manter competitivo no seu mercado de atuação, é imperativo que se aposte na expansão das condições de pagamento disponibilizadas em prol da comodidade do seu público-alvo. Entretanto, é natural que, com a chegada de tantos novos métodos, seja difícil manter toda a receita que entra e sai da organização sob controle, certo? Errado!

Em outras épocas, de fato, quando o controle era executado manualmente, por meio de planilhas que exigiam horas para a elaboração e para a verificação, realmente, a atividade era indiscutivelmente trabalhosa. Mas, nos dias de hoje, com os diversos sistemas específicos à disposição, tudo se torna muito mais simples.

No entanto, paralelamente a isso, é fundamental que você adote alguns cuidados quanto ao controle financeiro organizacional para assegurar não apenas um bom monitoramento do seu fluxo de caixa, mas também para a manutenção adequada das suas contas, tendo-as sempre em dia. Por isso, elencamos algumas práticas que podem ser implementadas sem o envolvimento de grandes burocracias e a necessidade de despender muitos recursos. Confira!

Estabeleça projeções financeiras

É fundamental que você, empreendedor, tenha uma ampla visão da situação financeira do seu negócio, o que abrange não apenas o momento atual, mas as perspectivas futuras. Então, o ideal é que o seu ponto de partida seja fazer uma análise cautelosa das oscilações do seu segmento e verificar quais são as projeções para o setor.

Acredite: dessa maneira, torna-se bem mais fácil manter o faturamento e os gastos em equilíbrio, prevenindo eventuais problemas relativos ao capital de giro. Nesse processo, uma das medidas mais importantes é fazer uma espécie de estudo do ciclo operacional do negócio como um todo, levantando as despesas relacionadas a cada etapa, como:

  • a compra de produtos e/ou matéria-prima;
  • o gerenciamento e a armazenagem de estoque;
  • a fabricação;
  • a comercialização;
  • o pagamento;
  • a logística.

Mantenha um time engajado

Outro ponto essencial é ter todos os profissionais que integram o quadro de pessoal do negócio — especialmente os que atuam no departamento financeiro — genuinamente comprometidos com as contas corporativas. Quando todos os colaboradores estão envolvidos na gestão e, principalmente, na diminuição de despesas, eles passam a se sentir parte do todo e responsáveis pelo atingimento dos resultados projetados. Por isso, mantenha-os tão engajados quanto possível.

Seja cauteloso quanto aos endividamentos

O princípio basilar para não se atrapalhar com eventuais endividamentos é, naturalmente, não permitir que saiam do caixa quantias superiores aos valores que entram. Justamente por essa razão, é indispensável manter os gastos sob controle, preservar a organização e ter registros de tudo. Dessa maneira, havendo uma previsão financeira adequada, torna-se menos provável a assunção de dívidas quando não há receita suficiente para liquidá-las no prazo.

Quais são as principais estratégias financeiras para o controle de taxas das vendas em cartão?

A partir da compreensão de como manter um bom controle das finanças corporativas, é hora de conhecer as melhores medidas para que se tenha um bom controle das taxas de vendas realizadas no cartão. Nesse sentido, antes de tudo, é essencial definir as conferências que precisam ser realizadas:

  • relativa às vendas — é necessário certificar-se de que todas as vendas fechadas foram processadas pela operadora e, consequentemente, serão creditadas na conta da organização, checando o valor bruto;
  • relativa ao recebimento — é indispensável ter a certeza de que o que consta no site da operadora para os pagamentos realmente foi efetuado;
  • relativa às taxas da venda — é importante conferir se as taxas de serviço cobradas estão corretas, ou seja, o valor líquido de cada negócio fechado. Nesse caso, apenas é importante lembrar-se de que existem variações de acordo com a bandeira e, além disso, no caso de parcelamentos, outras taxas incidirão.

Nesse contexto, como é possível, então, manter um bom controle sobre as vendas no cartão? Veremos a seguir!

Invista na utilização de um sistema específico

Se o seu negócio conta com um software de gerenciamento ERP direcionado ao segmento varejista, torna-se mais fácil efetuar tanto a conferência de vendas quanto a de taxas. Para tanto, apenas é necessário que seja realizado o cadastro dos cartões no sistema por modalidade, por bandeira e com as respectivas taxas.

Dessa forma, toda vez que uma venda for fechada no seu PDV (ponto de venda), automaticamente, ela "subirá" para o sistema. O software, por sua vez, fará o registro do recebimento e descontará a taxa, emitindo um relatório das vendas com os valores brutos e líquidos.

Guarde os comprovantes das vendas no cartão

Embora a orientação seja bastante simples, acredite: essa prática pode fazer toda a diferença ao longo do tempo. Ao armazenar os comprovantes, passa a ser mais fácil conferir as vendas junto ao site da operadora.

Então, mesmo que essa não seja uma estratégia financeira que funcione como uma grande aliada no momento do cálculo das taxas, é, sim, um dos principais passos para que você possa identificar eventuais erros ainda no início. Além disso, de todo modo, a auditoria financeira é uma atividade que precisa ser executada com regularidade em qualquer organização.

Conheça as taxas cobradas

Um ponto que é necessário ter em mente é que, independentemente da maquininha escolhida, não há meios de "escapar" da cobrança das taxas. No entanto, há diversas opções no mercado — inclusive com taxas personalizadas —, o que torna essencial que você busque esse tipo de informação antes de tomar a sua decisão e "bater o martelo".

O que é fundamental considerar no momento de optar pelo negócio parceiro?

Como foi possível concluir até aqui, cada vez mais, os meios digitais de pagamento e a tecnologia vêm consolidando-se significativamente no contexto corporativo. Nesse sentido, as maquininhas de cartão representam um exemplo bastante claro dessa modalidade, sendo bastante procuradas — e muito eficientes — no momento da compra pelo público. Contudo, o questionamento que surge é: você realmente sabe quais são os aspectos mais importantes a serem observados no momento de escolher um negócio parceiro?

Diante de todo o exposto, percebe-se o quão imprescindível é que os empreendimentos ofereçam uma diversidade de alternativas de pagamento, pois, do contrário, o resultado provavelmente seria a perda de um volume expressivo de consumidores em potencial. Entretanto, pensando em auxiliá-lo nessa missão que, a depender de quanto tempo você vem surfando nesse universo do empreendedorismo, pode ser desafiadora, elencamos dicas-chave que o nortearão nesse processo. Confira a seguir!

Dê preferência a uma máquina que aceite mais do que apenas uma bandeira

Ter uma maquininha é indispensável para aumentar o seu número de vendas, porém é fundamental escolher uma opção que aceite mais de uma bandeira. Afinal, esse fator multiplicará as chances de fechamentos de negócios, alavancando exponencialmente os seus resultados.

Avalie as taxas cobradas

Embora já tenhamos mencionado esse ponto brevemente, vale a pena reforçá-lo: há diversos negócios que realizam esse tipo de serviço. Portanto, é altamente recomendável avaliar cada uma delas cuidadosamente para evitar prejuízos futuramente. Nesse contexto, o ideal é optar por uma alternativa que ofereça menores taxas, pois isso, por conseguinte, impactará nos preços praticados pelo seu negócio na comercialização de produtos e/ou serviços.

Assim, não deixe de comparar as operadoras e opte por uma que garanta vantagens para você, empreendedor, e para o seu público-alvo. Isso, por sua vez, resultará em uma relação ganha-ganha.

A Stone, por exemplo, tem como propósito tornar a oferta de serviços financeiros para os lojistas brasileiros mais justa. Queremos ser mais do que uma maquininha, mas sim seu parceiro de negócios! Mais de 1 milhão de lojistas utilizam nossas soluções, que vão além da máquina de cartão como: uma conta PJ gratuita, seguros, plano de saúde e um suporte sempre disponível que atende as ligações em até 5 segundos!

Quer entender como a Stone pode ser parceira do seu negócio? Entre já em contato conosco!