Com a pandemia, o consumidor brasileiro incorporou definitivamente o delivery em sua rotina. De acordo com um estudo realizado pelo aplicativo Mobills, os gastos com esse modelo cresceram 103% entre janeiro e junho de 2020.

Isso mostra uma mudança de comportamento dos clientes, que deve ser aproveitada pelas empresas. Para ajudar você a fazer parte dos aplicativos de delivery, montamos um passo a passo para se cadastrar nos apps da Delivery Much, do iFood e da Rappi, os principais do segmento. Confira!

2 principais aprendizados desse artigo:

1. Os apps de entrega oferecem, pelo menos, três grandes vantagens aos pequenos negócios: visibilidade, facilidade e sistema de feedback. Como muitos consumidores estão ativos no aplicativo, a sua empresa pode ser vista por um número muito grande de pessoas e atrair novos clientes.

2. O cadastro em aplicativos de delivery é muito simples de fazer. Além disso, eles são fáceis de usar, tanto para as empresas quanto para os consumidores. São sistemas intuitivos e com pouca burocracia, simplificando o processo de entregas. Por fim, os apps permitem que o cliente faça avaliação dos pedidos, o que ajuda a sua loja a sempre melhorar.

O que são e como funcionam os aplicativos de delivery?

Os aplicativos de delivery são soluções que permitem ligar empresas e consumidores. Em um aplicativo, o estabelecimento consegue se cadastrar e oferecer seus produtos para um rol considerável de clientes.

Os consumidores, por sua vez, conseguem ter acesso a vários estabelecimentos próximos a ele e que realizam entregas. Isso permite que o cliente consiga escolher com mais facilidade entre as opções disponíveis, e os restaurantes e empresas conseguem atingir uma quantidade maior de pessoas interessadas.

Por que se cadastrar nos apps de entrega?

Um dúvida muito comum, quando se fala em aplicativos de entrega, é a viabilidade e as vantagens de se realizar esse cadastro. Afinal, será que vale a pena estar em um app junto a vários concorrentes? Será que o número de pedidos será maior usando um app de entrega, se comparado com um aplicativo próprio?

Se você está pensando em se cadastrar em aplicativos de delivery, precisa saber quais os benefícios que esse modelo oferece para o seu negócio e para os seus clientes. A seguir, separamos os três principais. Veja!

Visibilidade

Durante a pandemia, o número de pedidos do iFood, por exemplo, chegou a 39 milhões em agosto de 2020. Os pequenos e médios restaurantes viram seus pedidos aumentar em 44%. Então, se o seu negócio está cadastrado nas plataformas de entrega, ele pode atingir um grande número de pessoas, atraindo mais clientes para a empresa.

Empresas que não têm tanta visibilidade em relação ao serviço de entrega são rapidamente encontradas em um app desse tipo. Por isso, esse atributo é considerado um dos pontos-chave do uso das soluções.

Se você quiser investir em um aplicativo próprio ou em entregas por meio de WhatsApp e redes sociais, precisa ter em mente que os consumidores já devem conhecer o seu negócio e ter a iniciativa de procurar a rede para entrar em contato. Isso só funciona com clientes já fidelizados.

Facilidade

Os apps são muito fáceis de usar, tanto para clientes quanto para os donos de negócio e entregadores. O sistema é feito para reduzir a burocracia da entrega, tornando o processo mais rápido e simples.

Além disso, o cliente consegue acompanhar o pedido em tempo real, sabendo em quantos minutos a entrega vai chegar em sua casa. Assim, ele pode se programar para recebê-la e não passa por ansiedade, sem saber onde está o seu pedido. Isso contribui para que a experiência desse consumidor seja positiva, impactando diretamente a visão que ele tem da sua empresa.

Sistema de feedback

Os apps de delivery permitem que os clientes deem um retorno sobre o pedido recebido. Assim, você consegue saber o que os consumidores pensam da sua marca e dos seus produtos. Com isso, pode promover melhorias constantes no seu negócio, além, claro, de utilizar as avaliações positivas para promover a sua marca.

Agora que você já sabe as vantagens de cadastrar o seu negócio em apps de entrega, vamos ver como fazer isso? Continue lendo para descobrir como começar a vender pela Delivery Much, pelo iFood e pela Rappi!

Como se cadastrar na Delivery Much?

Facilidade, rapidez e praticidade definem o maior app de delivery do interior do país. O aplicativo da Delivery Much foi pensado com o propósito de ser intuitivo e permitir ao usuário fazer o seu pedido em apenas alguns cliques, sem complicações. Além disso, os clientes têm acesso a ofertas e promoções exclusivas (e, cá entre nós, quem não gosta de um desconto?).

O app da Delivery Much está disponível para Android e iOS. Para baixar, é só clicar no link correspondente ao seu sistema operacional:

Para quem é novo no app, preparamos um passo a passo de como cadastrar o seu negócio na Delivery Much. Confira!

Passo 1: preencha o formulário de cadastro

Entre no site de Cadastro de Restaurantes. Aqui, você deve preencher:

  • seu nome;
  • nome da sua loja;
  • e-mail para contato;
  • telefone para contato;
  • estado;
  • cidade.

Depois, é só aguardar que um colaborador da Delivery Much entre em contato com você para dar continuidade ao processo de cadastro (essa espera pode durar de três a cinco dias). Você pode optar, também, por entrar em contato diretamente com a Delivery Much da sua cidade.

Passo 2: siga as recomendações para começar a vender

A Delivery Much cobra uma comissão mensal de acordo com as vendas feitas por meio da plataforma. Em média, essa taxa é de 12%.

Além disso, a sua empresa precisa cumprir os horários de funcionamento estabelecidos e estar online para receber os pedidos durante esse intervalo de tempo. Já em caso de mudanças no seu cardápio, é preciso informar ao app quais são as alterações.

Também é necessário ter um CNPJ para ser aceito na plataforma e ter uma boa internet para começar a vender pelo aplicativo. Pronto! Viu como é fácil? Agora, os seus clientes podem começar a fazer pedidos pelo app.

Para isso, eles conseguem visualizar os estabelecimentos abertos de acordo com o local onde estão e com suas preferências de entrega. Assim, eles têm acesso ao cardápio do seu restaurante ou ao seu catálogo de produtos, e também à avaliação de outros consumidores. Depois, ele escolhe o modelo de entrega e pode acompanhar o status do pedido.

É importante dizer que a sua empresa não precisa se preocupar com o relacionamento com o cliente pelo app, nem com a tecnologia do sistema ou com as entregas. O delivery é feito todo pela plataforma, sem que a sua loja precise ter uma estrutura de entrega própria.

Como se cadastrar no iFood?

O iFood é o maior e mais popular aplicativo de entregas do Brasil. Ele está disponível em muitas cidades brasileiras e, por isso, é considerado uma excelente porta de entrada para empresas que querem fazer delivery. Separamos um passo a passo bem simples para você cadastrar o seu negócio no iFood e começar a vender os seus produtos imediatamente!

Passo 1: atenda aos critérios de escolha

Hoje, praticamente qualquer restaurante, bar ou mercado pode se cadastrar no iFood, mas existem alguns critérios a serem seguidos:

  • ter uma boa conexão de internet;
  • ter um time de entrega (caso o app não ofereça essa possibilidade para a sua cidade);
  • ter um CNPJ.

Passo 2: informe seus dados

O cadastro deve ser feito em páginas diferentes caso você tenha um restaurante ou um mercado. Para iniciar o registro na plataforma, você precisa inserir seu nome completo, seu e-mail e seu celular com DDD. Então, é só clicar no botão “começar cadastro”. Agora, você deve preencher as informações da sua loja, como:

  • número do CNPJ;
  • Razão Social;
  • nome do estabelecimento — esse é o nome que vai aparecer no app para os clientes;
  • telefone da loja;
  • especialidade da loja.

Além disso, é preciso informar se o seu bar, restaurante ou mercado tem serviço de entrega.

Passo 3: escolha seu plano

Você tem a opção do plano básico ou do plano entrega. Para restaurante, o básico envolve:

  • todo o processo de entrega realizado pelo seu restaurante;
  • uma comissão de 12% sobre o preço dos pedidos;
  • pagamento de 3,5% (além da comissão) sobre os pedidos pagos via app;
  • pagamento de mensalidade no valor de R$100,00 (caso você fature mais do que R$1.800,00 por mês).

Já o plano entrega inclui:

  • entrega realizada pelos entregadores do iFood;
  • uma comissão de 23% sobre os pedidos realizados na sua loja;
  • pagamento de 3,5% (além da comissão) sobre o preço dos pedidos pagos via iFood;
  • pagamento de mensalidade de R$130,00 (se o seu negócio faturar um valor superior a R$1.800,00 no mês).

Para mercados, o plano básico envolve:

  • todo o processo de entrega realizado pelo seu mercado;
  • uma comissão para o iFood sobre o preço dos pedidos;
  • mais 3,5% (além da comissão) no caso de pedidos com pagamento feito via iFood;
  • possibilidade de cancelamento do plano a qualquer momento.

O plano entrega, nesse caso, inclui:

  • entrega feita pelos entregadores do iFood;
  • uma comissão para o iFood sobre o preço dos pedidos;
  • isenção de taxa de entrega;
  • possibilidade de cancelamento do plano a qualquer momento.

Como se cadastrar na Rappi?

A Rappi é um app de entrega que abrange diferentes setores, como bares e restaurantes, farmácias, lojas de brinquedo e papelarias. Confira o passo a passo para começar a vender pela plataforma!

Passo 1: demonstre seu interesse

Para cadastrar o seu estabelecimento no aplicativo de delivery, você deve enviar um e-mail para [email protected], comunicando o seu interesse. Depois, é só esperar o contato da plataforma para continuar o processo pelo app RappiAliado.

Esse tempo pode variar de acordo com cada estabelecimento, então, fique de olho para não perder o contato! O aplicativo está disponível para Android e para o sistema operacional do iPhone.

Passo 2: insira suas informações

Uma vez que você baixa o app, precisa incluir alguns dados sobre você e o seu negócio, como país, e-mail e senha. Depois, você deve clicar em “ativar restaurante”.

Passo 3: cadastre o seu cardápio

Agora, é o momento de incluir os pratos que você oferece. É possível colocar todos no aplicativo e ativá-los ou desativá-los, conforme a disponibilidade. Pronto! Agora seus clientes já podem encontrar o seu estabelecimento cadastrado no Rappi e realizar os pedidos.

Vale lembrar que a taxa de ativação do app é de R$40,00. Depois, é preciso pagar 3,5% sobre o valor de cada transação feita no app.

Antes de se cadastrar, lembre-se de conferir eventuais atualizações nos valores e percentuais cobrados pelos apps diretamente no site. Isso porque eles podem ter sofrido atualizações desde a publicação deste artigo.

Os aplicativos de entrega cresceram muitos nos últimos anos. Com restaurantes e bares fechados durante a pandemia, os consumidores encontraram na modalidade uma solução para continuar mantendo, de alguma forma, a rotina de se alimentar em restaurantes.

Até mesmo o hábito de comprar em supermercados e farmácias mudou. Pessoas que não usavam os apps para esse tipo de compra passaram a experimentar a solução e adotaram como prática em seu dia a dia.

Para as empresas que querem começar, um cuidado é muito importante: manter a qualidade desde o pedido até a entrega final. Os aplicativos oferecem ao consumidor a possibilidade de dar um feedback, e essa avaliação é essencial para manter um bom posicionamento no ranking do app. Afinal, você não quer ter uma pontuação mais baixa que o seu concorrente, não é mesmo?

Por isso, invista em um serviço simples e de qualidade, que seja ágil e garanta uma entrega dentro do prazo previamente informado no aplicativo. Caso o cliente tenha qualquer problema com a entrega, responda prontamente à demanda e encontre uma solução adequada para o impasse.

Se você usa os aplicativos de entrega como consumidor, sabe o que esperar de um bom atendimento. Aplique essas boas práticas nas suas entregas e garanta o crescimento do seu negócio e o fortalecimento da sua marca.

Gostou deste artigo sobre como fazer o cadastro em aplicativos de delivery? Então, aproveite para aprofundar o seu conhecimento sobre tecnologia, redes sociais e gestão. Confira nosso post com 4 dicas para melhorar o Instagram do seu negócio.