Você sabia que no Brasil há mais de 24,8 milhões de profissionais trabalhando por conta própria? Embora seja um dado significativo, nosso intuito aqui não é desanimar você. Pelo contrário, queremos mostrar que agora, mais do que nunca, você deve investir em seu empreendimento para se destacar entre os seus concorrentes.
Nesse contexto, entendemos que para ser um autônomo de sucesso é preciso dispor de ferramentas certas, ter habilidades únicas e, sobretudo, estar disposto a se ajustar às demandas do mercado. Para isso, existem algumas estratégias que podem ajudar você a alcançar esses objetivos.
Ao colocar todas elas em prática, você não só garante o reconhecimento da sua marca como também conquista uma melhor qualidade de vida, liberdade financeira e controle sobre a própria rotina. Ou seja, o investimento em seu empreendimento gera vantagens tanto para o seu negócio quanto para a sua vida pessoal.
Sabendo disso, preparamos este artigo para explicar para você como ser um autônomo de sucesso. Para isso, reunimos 5 melhores estratégias para você conquistar bons resultados em seu mercado. Acompanhe a leitura!
1. Conheça o seu mercado
O primeiro passo para ser um autônomo de sucesso é conhecer bem o mercado que você pretende atuar e definir o seu nicho. Isso porque quando você entra em um segmento sem uma especialização seu negócio se torna apenas mais um entre vários.
Então, como uma marca generalizada, as estratégias utilizadas alcançarão um número maior de pessoas, mas sem uma especialização, poucas serão atraídas. Por esse motivo, sem um nicho específico as chances de você conseguir fazer seu nome são muito baixas.
Por outro lado, quando você conhece bem o seu mercado e se torna um especialista de um nicho específico, suas soluções serão consumidas por um grupo pequeno de consumidores. Mas devido a menor concorrência e a maior aproximação com os potenciais clientes a realização das vendas é garantida.
Vale deixar claro que segmento e nicho de mercado são duas coisas diferentes. Enquanto o segmento de mercado abrange um grupo maior de consumidores levando em consideração os interesses e dores mais visíveis e já conhecidas.
O nicho de mercado foca em uma pequena parcela de consumidores que estão presentes no segmento, mas que não tem suas necessidades atendidas e, por esse motivo, é visto como um grupo diminuto e inexplorado. Sendo assim, quando você conhece o seu mercado você consegue visualizar perfeitamente quais são os consumidores que estão necessitando das suas soluções. Para chegar até eles, basta encontrar as respostas para as seguintes indagações:
- qual problema do seu segmento você quer resolver?
- existe um grupo de consumidores que estão sendo afetados por esse problema?
- como pretende solucionar essa demanda?
- quais são as necessidades e dores desse grupo de consumidores?
- o que seus concorrentes oferecem como solução?
- esses potenciais clientes estão dispostos a pagar por essa solução?
- qual diferencial você pretende ter?
2. Faça um bom planejamento financeiro
Após ter o perfil do seu público bem definido e saber quais são as dores que precisam ser sanadas, é hora de elaborar um bom planejamento financeiro. Afinal, uma empresa sem uma boa gestão financeira dificilmente se mantém por muito tempo no mercado.
Sendo assim, antes de colocar a mão na massa é muito importante que você já comece separando as despesas pessoais das do seu negócio. Como profissional autônomo é crucial ter esse cuidado para evitar a quebra do seu empreendimento.
Portanto, para a elaboração de um planejamento financeiro eficiente é importante que você:
- faça uma previsão de orçamento — isso vai te ajudar a se preparar para os próximos meses;
- compreenda seus custos — saiba o quais são os custos fixos e variáveis e quais são essenciais e quais não são;
- registre diariamente cada movimentação financeira — essa ação permite que você tenha maior controle sobre as entradas e saídas;
- considere cenários diferentes — considerar diferentes possibilidades ajuda você a se preparar de forma mais adequada;
- meça os resultados alcançados a cada passo dado. Para que assim seus planejamentos se tornem cada vez mais precisos.
3. Use a tecnologia como aliada
Devido a transformação digital, a utilização da tecnologia se torna essencial em qualquer campo de atuação. Por esse motivo, é muito importante que você não só a inclua no seu dia a dia, como saiba fazer bom uso desses recursos para promover a sua marca e, sobretudo, estreitar o relacionamento com seu cliente.
Ao inserir corretamente a tecnologia no seu negócio você tem como vantagem:
- redução de falhas e erros;
- otimização do tempo;
- maior capacidade para tomar uma decisão, visto que será feita com base em dados reais;
- maior aproximação com o público alvo;
- aumento da produtividade;
- mais qualidade;
- automatização dos processos;
- mais eficiência e agilidade.
4. Escolha bem os seus parceiros
Não importa o segmento que você escolha, é quase certo que em um momento ou outro você precisará de um parceiro. Tendo em vista a importância que a prestação de serviços B2B tem para um profissional autônomo é muito importante que você saiba escolher seus parceiros, uma vez que a eficiência do serviço prestado influenciará na qualidade do seu.
Portanto, a necessidade de ser criterioso no momento de escolher os parceiros vale até mesmo para a escolha da máquina de cartão. Afinal, essa modalidade de pagamento é uma das mais utilizadas pelos brasileiros.
Então, imagine precisar fechar a compra de um cliente e, na hora do pagamento, a maquininha apresentar problemas de rede, erro na leitura do chip ou lentidão? Além de prolongar o atendimento, essa situação pode tornar negativa a experiência do cliente. Por esse motivo, ressaltamos a importância de você pesquisar bem a reputação das empresas que deseja tornar-se parceira.
Por que escolher a Stone?
Nós da Stone, estamos sempre atentos às necessidades dos profissionais autônomos e, por esse motivo, buscamos aprimorar nossos serviços para oferecer ferramentas que solucionem suas demandas.
Pensando nisso, criamos uma linha popular de máquinas de cartão que pode ser utilizada tanto por pessoas jurídicas quanto físicas. Essa linha é composta por quatro modelos de máquina: T1, T1 Chip, T2+, T3. Todas elas foram feitas para atender exclusivamente as necessidades de profissionais autônomos e microempreendedores. Por isso, o processo para obter uma máquina da linha Ton é bastante simplificado, pois você pode fazer a solicitação pela internet.
Nesse caso, basta preencher um formulário com os seus dados pessoais e os da empresa e aguardar a entrega da sua máquina de cartão. Portanto, as vantagens de solicitar uma máquina Ton Stone são as seguintes:
- opção acessível, sem burocracia e com garantia ilimitada;
- suporte técnico de qualidade;
- dispensa a necessidade de ter conta bancária;
- disponibiliza planos com taxas mais baixas;
- sem taxa de aluguel;
- oferece acesso a outros serviços, como geração de boleto virtual e o pagamento via app Caixa Tem (QR Code).
Sendo assim, a máquina Ton da Stone é a opção ideal para o autônomo que quer uma máquina de cartão Stone básica e com baixo custo, mas sem abrir mão da qualidade do produto. Além da garantia ilimitada, o suporte está disponível por 24 horas e você pode escolher um dos planos de taxa Ton: Básico, Mega, Giga e Ultra.
No entanto, diante de tantos pontos positivos, há observações negativas? Sim, mas nada que possa atrapalhar a sua experiência. Isso porque as ressalvas dizem respeito, justamente, ao produto ser básico, aceitar as bandeiras mais comuns (Visa, Master, Elo, Hipercard, American Express) e não aceitar o pagamento de cartão refeição ou voucher.
5. Tenha como foco proporcionar facilidades para os seus clientes
Devido ao avanço da tecnologia e, consequentemente, a digitalização de diversos processos, os clientes estão cada vez mais exigentes querendo ser os protagonistas que ditam as regras da negociação. Diante desse novo cenário, fica clara a necessidade de investir em ferramentas e métodos que possam tornar a experiência do consumidor única e personalizada.
Ter atenção nisso, é fundamental para atrair e reter o cliente. Ao optar por aceitar diferentes meios de pagamento você está facilitando o processo de compra do seu cliente e permitindo que ele seja o protagonista.
Além disso, o uso dessa estratégia proporciona mais conforto e praticidade na negociação, garantindo assim a maior satisfação do cliente. Então, independentemente do tamanho do seu negócio, é essencial que você amplie as formas de pagamentos aceitas na sua empresa. Nesse caso, os meios de pagamentos mais utilizadas pelos brasileiros são:
- dinheiro em espécie;
- cartão de crédito ou débito;
- pix;
- transferência bancária via TED ou DOC;
- código QR Code;
- boleto bancário.
Portanto, com base na leitura deste artigo, podemos concluir que para ser um autônomo de sucesso é preciso conhecer bem o mercado que deseja atuar, identificar a dor do público alvo, ter bons parceiros de negócios e investir em tecnologia que possam melhorar a experiência do cliente.
Ao colocar em prática essas dicas, temos certeza que sua marca ganhará destaque no segmento em que você atua e o sucesso será uma questão de tempo e dedicação.
Gostou deste artigo e quer começar a investir agora mesmo no seu negócio? Então, entre em contato com a gente para conhecer os nossos serviços e escolher a melhor solução para a sua empresa.
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