Você sabe como impulsionar o seu negócio pelo Instagram? Atualmente, essa é uma das melhores ferramentas disponíveis para atrair novos clientes para o negócio e gerar o engajamento da comunidade.
Para falar sobre o assunto, fizemos uma live com a Mayara Xavier, especialista em Instagram e Facebook. Ela deu diversas dicas sobre como usar o aplicativo para gerar resultados para a sua marca. Quer ver os principais pontos dessa conversa? Então, vem ler!
1. Compartilhe sua história
O Instagram é uma plataforma de conteúdo visual e de inspiração. A Mayara mostrou como, hoje, muitas pessoas têm seguido contas comerciais, se relacionando com as empresas para aprender sobre produtos e serviços.
Além disso, muitas dessas contas são visitadas por não seguidores. Por isso, é tão importante que as marcas garantam que estão passando a informação correta para os usuários.
Então, compartilhe sua história. Encare o Instagram como um meio de contar uma narrativa sobre o seu negócio. Para te ajudar nesse processo, Mayara sugere que você faça um exercício prático:
- Reveja seus último 6-10 posts no Instagram
- Como você descreveria sua marca no Instagram (séria, divertida)?
- Do que você fala no feed (qual história você está contando)?
Crie uma proposta de valor
Ao fazer uma avaliação do seu perfil no Instagram, pense se os seus posts estão agregando algo para o cliente. Se você sempre faz o mesmo conteúdo, talvez isso não seja muito relevante para os seus seguidores.
Desenvolva um conteúdo chamativo, fazendo com que as pessoas se envolvam. Para isso, essas perguntas podem ajudar:
- Por que o consumidor compraria o que você vende?
- O que você vende?
- Quem é o seu público alvo (idade, gênero, interesses, etc.)?
Se você quer criar conteúdos realmente relevantes para o seu público e que tragam resultados para a sua marca, crie uma proposta de valor. Você deve saber qual o seu diferencial no mercado para passá-lo para o seu cliente.
A definição do público-alvo é fundamental nesse processo. Afinal, todos os seus posts precisam ser voltados a ele.
Avalie seus vídeos e fotos
Outro exercício proposto pela Mayara para otimizar o seu feed e torná-lo mais atrativo é responder a essas questões:
- Qual é a personalidade do seu negócio? (inclua 2 ou 3 adjetivos que descrevem o que você oferece, baseando-se na imagem que você quer passar para o público)
- Seu perfil combina com o seu negócio? (observe se o que você vê corresponde a essa personalidade)
- No seu perfil, você mostra os seus produtos? (lembre-se de não bombardear seu público com posts apenas sobre o seu produto, desenvolva um conteúdo de valor)
- Do que você gostaria de tirar mais proveito no Instagram? (vender mais, construir presença de marca e etc.)
Com esse exercício, você tem muito mais elementos para avaliar se as suas estratégias no Instagram funcionam.
Seja criativo
Tente manter uma uniformidade no seu perfil. Para isso, defina uma paleta de cores ou determinados filtros e foque neles. Assim, quando o seu cliente vir algum post no feed, vai associar esse aspecto visual a sua marca.
Crie conteúdos em blocos
Monte um cronograma para vídeos e fotos. Mayara sugere que você separe algumas horas em um dia para criar esses conteúdos ao invés de gastar tempo todos os dias para tirar as fotos no último momento.
É preciso se planejar. Confira a sugestão de planejamento que a Mayara trouxe para a nossa conversa.
Exemplo de planejamento:
Crie uma tabela para acompanhar seus resultados no Instagram com as seguintes colunas:
- Data do post
- Tema (novidades do cardápio, dicas de cozinha e etc.)
- Formato (story, série de fotos)
- Roteiro (descrição do conteúdo; inclua qual a mensagem que quer passar pro cliente; chame alguém pra avaliar se você está passando a mensagem correta, principalmente em foto)
- Tipo (vídeo, foto de antes e depois, foto de cima)
- Descrição (inclua a legenda do post e as hashtags; as legendas devem ser curtas e concisas, de 2-3 linhas, para que o cliente não faça uma outra ação com o “saiba mais”. Já a hashtag serve pra fazer parte de uma comunidade existente e criar a sua própria. Então, use hashtags com o nome da sua marca. Incentive os clientes a usarem hashtags e coloque de 2 a 10 na sua publicação, além dos comentários)
- Interação (aqui, insira as métricas de engajamento a cada publicação e estude as 2 ou 3 melhores. Assim, você sabe o que funciona melhor e cria um conteúdo mais dinâmico e pessoal)
- Alcance (o objetivo aqui é analisar os anúncios; inclua quantas pessoas foram alcançadas por eles)
- Performance (essa coluna serve para saber os resultados com determinado anúncio, exemplo: quantas mensagens diretas você recebeu por conta dele)
Comece fazendo um planejamento para 15 dias e, depois, faça programações mensais para o seu perfil. Essa prática é importante para fazer tudo com antecedência e garantir qualidade das suas publicações.
Mensure a efetividade do seu conteúdo
Tão importante quanto produzir um conteúdo de qualidade, é medir os resultados que ele gera. Para fazer isso no Instagram, clique na foto da sua marca no canto inferior direito da tela.
Depois, vá na aba de “Informações”, em que aparecem todas as publicações do seu feed. Assim, consegue ver qual conteúdo funciona mais e qual tipo (foto, vídeo, carrossel) gera mais engajamento.
Confira essas métricas semanalmente, porque elas podem mudar. No início, produza posts em diversos formatos. Conforme você for descobrindo quais os melhores, foque neles.
Na aba “Atividade” do Instagram, você também consegue ver qual o dia da semana ideal para publicar, quando os usuários estão mais conectados, o número de pessoas que veem as suas publicações e quais as chamadas para ação mais clicadas.
Outra aba importante é a de “Público”. Ali, é possível ver a idade, a região, o gênero dos seus seguidores e o horário que eles mais acessam o Instagram. O objetivo é entender seu público e personalizar seu cronograma de acordo com isso.
Uma dica da Mayara é testar publicações diferentes para saber quantas vezes por semana funciona postar. Para começar, você pode ser basear em outros perfis para ter uma ideia do que fazer.
2. Crie conexões diretas
A segunda parte da live com a Mayara foi sobre criar conexões com os seus seguidores. Confira as principais dicas sobre o assunto!
Fale diretamente com a sua comunidade
Procure perfis comerciais que já estejam há algum tempo ativos no Instagram e analise como eles oferecem suporte aos usuários para se inspirar e dar um primeiro passo.
Nas redes sociais, as pessoas preferem uma comunicação mais pessoal. É claro que isso vai depender do seu nicho. Por isso, é importante ver como outros negócios nesse segmento estão conduzindo a comunicação com o cliente.
Uma dica da Mayara é incentivar as pessoas a comentarem nos seus posts. Faça publicações com perguntas para motivar os outros a responderem. Sempre responda a todos os comentários.
Não adianta gerar engajamento e não retornar quem tenta um contato com o seu negócio. O tempo de resposta é um fator de peso para as decisões do cliente.
Por fim, para entender melhor o seu público, aproveite as enquetes que o story oferece e descubra o que os seus seguidores querem saber. Isso dá um direcionamento para a sua produção de conteúdo.
Ofereça suporte ao seu cliente
Quando você receber algum comentário negativo ou mais delicado nas suas publicações, Mayara sugere que você direcione o usuário para a mensagem direta. Afinal, essa tratativa não tem a ver com as outras pessoas do seu público.
Quando o comentário pode ser uma dúvida de outros, então, vale responder. Mas quando o assunto é mais delicado, falar no privado é a melhor opção.
De qualquer forma, responda ao comentário negativo avisando que vai chamar esse usuário no direct. Assim, os outros seguidores veem que você não deixou a pessoa sem resposta e está prestando o devido atendimento.
3. Expanda seu negócio
Ao longo da nossa conversa, Mayara deu algumas sugestões para você que quer expandir o seu negócio no Instagram. Vem ver:
Contate outros negócios
Para aumentar a visibilidade da sua marca na rede, que tal buscar parceiros de negócio no Instagram? Pense em ações em conjunto para divulgar tanto a sua empresa como a do seu parceiro.
Vale buscar tanto por marcas do mesmo segmento que o seu, como por aquelas que oferecem um serviço ou produto complementar ao que você vende. Então, por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode fechar uma parceria com uma marca de acessórios.
Mostre seus produtos
Inspire as pessoas com os seus produtos. Para isso, utilize o Instagram Shopping, indicado por aquela sacolinha no feed ou no story. O usuário clica nesse ícone e acessa mais informações sobre o produto, sendo direcionado para uma página externa em tela cheia.
Aproveite essa ferramenta e ajude as pessoas a encontrarem seus produtos, usando marcações nos itens vendidos. Há alguns critérios para ter acesso ao Instagram Shopping. Você precisa ter um site ou uma página fora da rede para direcionar o usuário.
Além disso, a plataforma serve apenas para produtos físicos que podem ser enviados pelo correio. Ou seja, comidas como brigadeiro, bolo e etc. não se encaixam nessa categoria.
Outro ponto é ter um catálogo no Facebook. Para criar o seu, no menu, clique em “Loja” e adicione os produtos, a descrição e o preço dos itens. Ali, habilite também o direcionamento para o seu site e não para o Messenger se você quiser usar o Instagram Shopping.
Também existe a possibilidade de criar um catálogo dentro do gerenciador de negócios e adicioná-lo por meio de uma de url de dados que o Facebook importa do seu site, para criar o catálogo por esse meio precisaríamos de uma ferramenta chamada Pixel, mas é assunto para outro momento.
Venda seu serviço
Você consegue promover os seus serviços no Instagram por meio do botão de chamada para a ação. Na sua página, você consegue ver um botão de reserva, em que é possível adicionar dados de contato e ajudar as pessoas a agendarem um horário com você. É uma ótima opção para consultórios médicos e salões de beleza, por exemplo.
4. Alcance mais pessoas com anúncios
A última parte da nossa live foi dedicada aos anúncios. Veja as dicas da Mayara para aproveitar essa possibilidade do Instagram!
Alcance mais pessoas com os anúncios do Instagram
A recomendação da Mayara para começar a anunciar no Instagram é, primeiro, ter a parte orgânica (que não é paga) mais consolidada. Isso porque, quando você faz seus anúncios, o Facebook pede o gênero, a idade, a localização e os interesses do público.
Se você já tem mais confiança sobre essas informações com as suas métricas do Instagram, aumenta suas chances de ter sucesso ao anunciar.
Depois, para criar seus anúncios pense nos seguintes itens:
1. Objetivo
Todos os seus objetivos com os anúncios no Instagram precisam ser específicos, mensuráveis, possíveis, relevantes e com duração limitada.
2. Público
A definição do público é muito importante para ter sucesso nos anúncios. Aqui, você precisa pensar em quem você quer atingir e descrever seu cliente ideal (que tipo de marcas ele seguiria?).
Você pode optar pela segmentação automática do público. Aqui, a própria ferramenta seleciona pessoas parecidas com os seus seguidores. É uma boa se o seu público costuma comprar de você.
Outra possibilidade é a segmentação manual, em que você define a idade, o gênero, os interesses e o comportamento das pessoas que quer atingir com seu anúncio.
3. Orçamento e duração
Ao anunciar, você decide o quanto quer investir e por quanto tempo. A partir do valor selecionado, o Instagram calcula o alcance do anúncio. Da mesma forma, se você quer alcançar 10 mil pessoas, por exemplo, a plataforma mostra quanto precisa ser investido.
4. Destino da campanha
Ao anunciar, você decide o quanto quer investir e por quanto tempo. A partir do valor selecionado, o Instagram calcula o alcance do anúncio. Da mesma forma, se você quer alcançar 10 mil pessoas, por exemplo, a plataforma mostra quanto precisa ser investido.
Crie seu primeiro anúncio
Para criar o seu primeiro anúncio no Instagram, siga os seguintes passos:
- Entre no seu perfil
- Clique no post que quer promover
- Clique no botão “Promover” na parte inferior direita
- Escolha seu público manualmente ou escolha a segmentação automática
- Defina um orçamento, a duração da campanha e um método de pagamento
- Clique em “Criar promoção”
Depois que você cria um anúncio, ele pode demorar até 24 horas para ser aprovado. Por isso, não deixe para o último momento.
Uma dica para criar seus anúncios é escolher os posts (em vídeo, foto ou misturado) com mais engajamento para promover.
Gerencie seus anúncios em bloco
Um aplicativo para gerenciar seus anúncios é o Ads Manager, disponível para smartphone e computador. Ele usa as mesmas ferramentas de publicidade do Facebook. Com ele, você pode configurar, fazer alterações e ver resultados para todas as suas campanhas no Instagram. Assim, é possível visualizar os anúncios em um só lugar.
Selo de autenticidade
Uma dúvida comum entre os usuários do Instagram é sobre o selo de autenticidade, ou selo azul. Mayara explica que ele é dado pela plataforma espontaneamente, mas também pode ser solicitado. Nesse caso, a preferência é por perfis muito relevantes e que geram um alto nível de busca no aplicativo.
Para solicitar um selo de autenticidade:
- Vá ao seu perfil
- Clique em “Configurações”
- Vá em “Conta” e, depois, em “Solicitar Verificação”
- Inclua seu nome completo e indique a forma de identificação solicitada
A aprovação pode demorar meses ou dias. Se sua solicitação for negada, é recomendado esperar 6 meses para pedir uma nova análise.
Apps de imagens e vídeos para criar conteúdos mais atrativos
Para finalizar nossa conversa, Mayara separou alguns aplicativos muito úteis para criar melhores conteúdos para o seu negócio no Instagram. Confira a lista:
- A Color Story (fotos, estilos e efeitos de edição)
- Mojo (templates que transformam fotos em stories)
- Quik (editor de vídeos)
- Typeloop (animações textuais para as fotos)
- Canva (criação de designs)
- Over (otimização de fotos)
- Storyboost (templates e filtros e transições)
- Videoshop (editor de video, combinação de foto e vídeo)
Principais aprendizados do post:
1.
Um dos pontos importantes para atrair clientes no Instagram é compartilhar sua história. Ponha a criatividade para trabalhar na hora de criar seus posts e garanta que eles passem a essência da sua marca para os usuários. Para otimizar seu feed, analise suas publicações atuais e veja se elas transmitem a personalidade do seu negócio. Também é importante montar uma proposta de valor para a sua marca com o seu diferencial e direcionar seus conteúdos a partir desse ponto. Além disso, se você quer ter resultados consistentes no Instagram, planeje-se. Para isso, Mayara sugere que você monte uma planilha com os seguintes elementos: data do post, tema, formato, roteiro, tipo, descrição, interação, alcance e performance.
2.
É muito importante mensurar a efetividade do seu conteúdo. Analise quais são os formatos de posts que mais engajam os seus seguidores, assim como quais os conteúdos preferidos. O Instagram permite saber o melhor dia da semana para publicar e as principais características do seu público. A partir disso, é possível criar conexões diretas com seus usuários. Para isso, fale com a sua comunidade, estimulando a interação nas publicações do seu feed. Nunca deixe os seguidores sem resposta e, para tratar de assuntos delicados, use o direct. Uma dica para se comunicar com seus seguidores é pesquisar em perfis consolidados do seu nicho para se inspirar.
3.
Expanda o seu negócio. Busque marcas parceiras do mesmo segmento que o seu ou que ofereçam serviços e produtos complementares aos seus. Assim, vocês se divulgam mutuamente. Utilize o Instagram Shopping para vender seus produtos pela plataforma ou permita que os seguidores agendem um horário com você diretamente no seu perfil. Por fim, invista em anúncios. Para criar, pense em: objetivo, público, orçamento, duração e destino da campanha. Depois, é só escolher quais os posts com as melhores métricas e promovê-los no Instagram, de acordo com uma segmentação automática ou manual.
E aí, o que você achou dessas dicas? Comece a aplicá-las hoje mesmo para o seu negócio. Se você gostou deste conteúdo, pode se interessar por este também: Marketing no Instagram e Facebook: 13 perfis para inspirar a estratégia do seu negócio.
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