Nos últimos posts, falamos aqui sobre marketing no Instagram e Facebook e ressaltamos algumas marcas que mandam bem nessas redes. Com base nisso, separamos alguns perfis bacanas que podem servir como inspiração para você!

Do Instagram, trouxemos 5 perfis de empreendedores, já citados em um artigo anterior, e acrescentamos mais 2. Já do Facebook, foram 3 empreendedores e 3 outros negócios.

Lembra da frase “na internet quase nada se cria e quase tudo se copia”? Pois é. Por isso, inspiração nunca é demais. Você vê o que de bom vem sendo feito por aí e usa como uma orientação na hora de aplicar uma estratégia no seu negócio!

Se você já deu uma olhada nas redes sociais que indicamos e ficou meio perdido na hora de estudá-las, continue aqui com a gente! Mas, se ainda não teve tempo de fazer o teste, chega mais também.

O papo deste post é sobre referências nas redes sociais. Vamos juntos em busca de inspiração para seu negócio arrasar no Instagram e no Facebook!

3 Principais aprendizados desse artigo:

1.

Quando fizer uma pesquisa de referência, defina bem o que vai analisar. Alguns indicadores aos quais sugerimos que você dê atenção são: o avatar; o nome e a descrição do perfil ou da página; os tipos de posts do feed; a organização dos destaques no Insta; a frequência de posts; o uso de hashtags e a interação com os seguidores nos comentários.

2.

No Marketing, chamamos o exercício de pesquisa de referências de Benchmark. Segundo esse método, não devemos estudar apenas empreendimentos do mesmo segmento que o nosso. Em vez disso, é aconselhável abrir os horizontes e buscar inspiração em negócios totalmente diferentes do seu. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, fique à vontade para fazer benchmark com aquela sorveteria que você é fã e que manda bem nas redes sociais.

3.

Durante uma pesquisa de referência, ou Benchmark, você observará não só bons exemplos, como também exemplos ruins. Mantenha seu olhar atento e apurado e analise todos os indicadores que você definiu. Fazer uma análise crítica é essencial. Assim, você descobre o que também não quer para o seu negócio!

A importância das redes sociais para o marketing do negócio

As redes sociais surgiram com o objetivo de ampliar a comunicação entre as pessoas. Desde então, esse tem sido o principal motivo pelo qual tantos usuários se cadastram e utilizam diariamente esse tipo de plataforma.

A questão é que, com o passar do tempo, percebeu-se que o ambiente — que reúne muitas pessoas — é um local interessante sob o ponto de vista do marketing. Se há tanta gente circulando nas redes sociais, por que os negócios não aproveitariam esse lugar para divulgar seus produtos e serviços?

O que diferencia as redes sociais de outros meios de comunicação é a facilidade, a rapidez e a eficiência na interação de uma marca com seus clientes. O negócio consegue dialogar diretamente com o consumidor e vice-versa. Somado a isso, as mídias sociais são muito eficientes para que uma organização empresária consiga consolidar a sua comunicação, estabelecendo ao mercado, claramente, quais são seus objetivos e valores.

Maneiras de fazer marketing nas redes sociais

Você já entendeu que as redes sociais desempenham um papel importante na comunicação entre a sua marca e os seus consumidores. Agora, como colocar uma estratégia de marketing digital em prática?

Separamos algumas ferramentas para marketing do Instagram e do Facebook, para que você conheça melhor as possibilidades de implementação do marketing no seu negócio. Confira!

Ferramentas para marketing do Instagram

O Instagram é uma rede social que foi criada, inicialmente, para que as pessoas compartilhassem suas fotos. Com o avanço das mídias sociais e o surgimento de novas formas de comunicação, o Instagram se adaptou e passou a oferecer outras ferramentas para os usuários, como os stories e os reels.

Os stories são vídeos curtos que ficam disponíveis por apenas 24 horas no perfil. Eles podem ser salvos na aba de destaques e são uma ferramenta super importante para engajar os clientes e se comunicar com eles.

O reels é um espaço que permite ao negócio criar vídeos curtos — de até 30 segundos. Eles podem ser editados, possibilitando, por exemplo, a inclusão de músicas, textos e filtros. Os reels fazem muito sucesso entre os usuários de redes sociais, por isso esse é um mecanismo que vale a pena ser considerado em uma estratégia de marketing digital.

Ferramentas para marketing do Facebook

O Facebook também oferece a ferramenta de stories — que, inclusive, pode ser integrada com o Instagram. Além disso, ele tem uma plataforma de marketplace, amplamente utilizada pelos negócios e que oferece uma gama imensa de possibilidades em termos de venda online.

Ao escolher as mídias sociais que vão ser utilizadas na sua estratégia de marketing, lembre-se de que é fundamental entender onde o seu público-alvo está. Existem diferentes perfis de consumidores e eles estão segmentados em redes sociais específicas.

Instagram: 7 perfis para inspirar a estratégia do seu negócio

Muitas marcas mandam bem no Insta, né? No texto em que falamos sobre Instagram, indicamos 5 perfis de empreendedores como inspiração: Sanduba do Careca, Jobi, Mork, Maricota Café e Level Salão Spa. Para aprimorar nossa pesquisa, vamos acrescentar outras 2 marcas: Do Bem e Red Bull.

Recapitulando a nossa lista completa:

  1. Sanduba do Careca: @sandubadocareca
  2. Jobi: @bar_jobi
  3. Mork: @morkstore
  4. Maricota Café: @maricotaconfeitariaecafe
  5. Level Salão & Spa: @levelsalao
  6. Do Bem: @dobem
  7. Red Bull: @redbull

Vamos botar a mão na massa? Nosso objetivo é indicar o que cada um desses perfis faz de mais interessante, inovador e estratégico, destacando ao menos um aspecto de cada um. Anote ideias e reflexões e apure seu olhar para observar não só o que estamos ressaltando aqui, mas também outros pontos positivos e negativos.

1. Sanduba do Careca

  • Estratégia destaque: IG TV. A marca criou uma série de vídeos especiais para o IG TV com conteúdos sobre empreendedorismo. Essa estratégia é bem legal porque usa o recurso de vídeos, que atualmente é bem recebido pelos usuários da rede. Isso significa que o negócio vai muito além de anunciar o produto em si. Ou seja, ele se apropria do tema empreendedorismo para se tornar referência no assunto e, assim, atrair clientes e, mais do que isso, fãs.
  • Outro ponto a se destacar: a linguagem dos posts é muito bem definida. A marca optou por usar um estilo mais piadista e engraçado, que se aproxima do público sempre com humor. Dessa forma, notamos que o feed é bastante proprietário, com publicações que misturam temas atuais com o produto (sanduíches) e humor. Além disso, o dono do negócio participa ativamente dos posts e escolheu, inclusive, usar a própria imagem como garoto propaganda. Repare: o Avatar do perfil é a foto dele!

2. Jobi

  • Estratégia destaque: descrição do perfil. Por se tratar de um restaurante/bar, podemos considerar que a escolha da descrição foi perfeita: indicando os telefones, os horários de funcionamento e o site. Vale lembrar que muitas pessoas fazem suas buscas diretamente no Instagram, principalmente de restaurantes. Por isso, colocar essas informações no perfil é essencial.

Além da descrição, a página disponibiliza o Botão de Contato, que permite que as pessoas liguem ou enviem e-mail direto do Instagram.

  • E tem mais: a escolha dos temas dos destaques. O Jobi optou por disponibilizar o cardápio de bebidas, petiscos e pratos separadamente e com fotos. Isso é ótimo para restaurantes! Não só para atrair clientes, mas para ajudá-los na escolha do prato, drink etc.

3. Mork

  • Estratégia destaque: venda pelo Instagram. A loja de roupas optou por disponibilizar a venda diretamente pelo Insta, por meio do Instagram Shopping. Isso é ótimo, principalmente para o mercado de moda, porque a pessoa pode ver a foto do look, clicar e comprar. Assim como conseguimos marcar amigos nas publicações, funciona de forma semelhante com os produtos.
  • E tem mais: escolha do Avatar. A logomarca da loja apresenta um ícone, que foi escolhido para ser o Avatar da página. Ou seja, em vez de escrever o nome por extenso, a loja optou por usar o ícone da sua logomarca e, com isso, criou mais personalidade para o perfil.

4. Maricota Café

  • Estratégia destaque: ficou difícil escolher! A marca mandou bem na descrição do perfil, na organização dos destaques e nos posts do feed. Mas vamos destacar aqui a apropriação da hashtag #MomentoMaricota.

É muito interessante ter uma hashtag para chamar de sua! Com ela, você consegue fazer sorteios, divulgar sua marca e aumentar o engajamento dos clientes ao incentivar que eles postem fotos do seu produto e marquem o perfil da loja, usando a hashtag.

O mais legal é que todos os posts com a hashtag, feitos diretamente nos feeds das pessoas (não vale para stories, que somem em 24 horas), ficarão sempre guardados e, por isso, essa é uma forma fácil de acompanhar os seguidores e interagir com eles.

5. Level Salão Spa

  • Estratégia destaque: olha… também ficou difícil escolher uma, viu? Mas, pensando no segmento da marca, que é salão de beleza, podemos dizer que mandaram muito bem colocando o link direto para o WhatsApp logo no perfil, ao lado da palavra “Agendamentos”. Veja aqui como fazer isso!

Além disso, a marca ainda optou por encurtar o link usando o Bit.ly, evitando que o tamanho dele prejudicasse a limitação de caracteres do perfil.

  • E tem mais: organização do feed. Um feed impecável dá trabalho, mas fica lindo, né? Dá pra ver que a marca se preocupa em planejar os posts, para que fiquem ajeitados e esteticamente bonitos, o que faz todo sentido para um salão de beleza!

6. Do Bem

  • Estratégia destaque: identidade visual. É fácil se apaixonar pelo Insta do Do Bem, né? Logo de cara, já notamos a escolha das cores fortes, que transmitem uma ideia de ser jovem e natural. Com isso, destacamos a estética da página como um todo, o que é um ótimo exemplo de estratégia pensada para o público-alvo e que traduz o propósito da marca.

Não só as cores, mas também os tipos de posts, a linguagem usada e até mesmo a descrição do perfil estão alinhados com o propósito do negócio.

  • E tem mais: o destaque de receitas. Quando você vende um produto de alimentos e bebidas, oferecer receitas é sempre uma boa ideia! E, no Insta, fica muito fácil usar essa estratégia com os recursos disponíveis: vídeos nos destaques, IG TV e até mesmo lives.

7. Redbull

  • Estratégia destaque: foco nas pessoas/humanização do negócio. Com absolutamente nenhuma foto do produto, a estratégia da marca é transmitir sua ligação com esportes e pessoas. Vale a pena conferir os destaques megainterativos e trazer inspirações legais para sua realidade.

Facebook: 6 perfis para inspirar a estratégia do seu negócio.

Segundo um estudo feito em 2019 divulgado pela EXAME, as marcas que mais conseguiram se comunicar com os consumidores no Facebook foram: Hotel Urbano, Samsung e Netflix. No texto em que falamos sobre Facebook, ressaltamos essas e outras 3 marcas, que são de empreendedores e clientes nossos: Bel Trufas, Dona Benta e Hastenreiter Cafés Especiais.

Pensando nisso, decidimos falar um pouco mais sobre cada uma delas, mostrando como elas se tornaram cases de sucesso.

Recapitulando a nossa lista de referências do Face:

  1. Hotel Urbano
  2. Samsung
  3. Netflix
  4. Bel Trufas
  5. Dona Benta
  6. Hastenreiter Cafés Especiais

Vamos botar a mão na massa com o Facebook também? Assim como fizemos com o Insta, vamos indicar o que cada uma dessas páginas faz de melhor.

1. Hotel Urbano

  • Estratégia destaque: nossa… tem tanta coisa legal no Face do Hotel Urbano! A personalização da página, o uso de bot (tecnologia que permite que um robô responda mensagens automaticamente) no Messenger, os tipos de posts etc. Aconselhamos que você “perca um tempinho” estudando essa fanpage! Mas, como prometemos, vamos ressaltar uma estratégia aqui: o uso de vídeo na capa. Parece superinovador e dá um ar muito mais dinâmico para a página, mas, na verdade, é um recurso relativamente antigo e bem simples de usar. Veja aqui como fazer!

2. Samsung

  • Estratégia destaque: de novo, vamos falar da escolha da capa. A Samsung optou por destacar um produto e colocá-lo no topo da sua página. Isso é ótimo porque, além do destaque óbvio, você consegue direcionar e induzir a compra, colocando o botão de Saiba Mais ou Comprar Agora.
  • E tem mais: a interação nos comentários. A marca se relaciona muito bem com seus seguidores, respondendo e comentando sempre — seja para tirar alguma dúvida, fazer um atendimento ou apenas interagir.

3. Netflix

  • Estratégia destaque: poderíamos apresentar as mesmas duas estratégias que ressaltamos sobre a página da Samsung (ou seja, já observamos uma tendência de comportamento de negócios no Facebook), mas vamos destacar outro ponto: o uso de vídeos nos posts. A Netflix faz muitos posts com vídeos e todos eles são postados diretamente no Facebook (em vez de apenas compartilhar o link do Youtube, por exemplo). Como falamos no texto sobre Facebook mencionado, essa é uma das boas práticas da rede.

4. Bel Trufas

  • Estratégia destaque: frequência de postagem. Além da ótima escolha de temas de posts (imagem e texto), a marca faz questão de marcar presença na rede social toda semana, quase diariamente. Você não necessariamente precisa replicar essa exata estratégia de constância para o seu negócio, mas vale lembrar da importância de se manter presente e ter um bom planejamento de posts.
  • E tem mais: as avaliações da marca ficam disponíveis no perfil da página e a própria Bel, dona do negócio, responde praticamente todas elas com o seu perfil pessoal. Mostrar essas opiniões é uma ótima estratégia de vendas e respondê-las passa uma ideia de exclusividade e qualidade de atendimento.

5. Dona Benta

  • Estratégia destaque: uso de receitas como temas de posts. Assim como destacamos no Insta do Do Bem, vamos ressaltar para Dona Benta também. O uso de receitas é uma estratégia bem legal para quem vende alimentos e bebidas. Dona Benta disponibiliza estas por meio de vídeos e fotos e esse é um ótimo exemplo de um momento em que está liberado usar o #textão nas redes sociais. Por mais que visualmente não fique tão bonito, o texto maior nas legendas é super útil e interessante nesses casos.

6. Hastenreiter Cafés Especiais

  • Estratégia destaque: venda pelo Face. Da mesma forma que destacamos a venda pelo Insta da Mork, marca de roupas, vamos ressaltar aqui a venda de cafés especiais diretamente pelo Facebook.

Ficou com vontade de saber mais sobre como vender produtos diretamente pelas redes sociais usando estratégias de marketing no Instagram e Facebook? Então você vai gostar do próximo texto 😉 . Aproveite para conferir o artigo sobre como abordar influenciadores digitais no Instagram para realizar parcerias.

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Boa leitura e boas vendas!