O software de gestão, seja um ERP ou um SAAS, tem evoluído bastante para que possa atender as diversas especificidades de seus clientes e processos, tanto entre empresa e consumidor final (B2C) quanto de empresa para empresa (B2B).
Também podemos observar a modernização dos processos regulatórios do Banco Central (Bacen), refletindo na criação de fintechs (empresas de tecnologia voltadas a fluxos financeiros) e também no movimento do OpenBanking, possibilitando assim atrelar softwares com a conta bancária de seus clientes.
O movimento do Open Banking, ou sistema financeiro aberto, foi iniciado em 2020 por meio do Banco Central e teve como objetivo propiciar o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de APIs por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen.
A utilização de dados tão sensíveis pode gerar uma insegurança e dúvidas com relação ao tema, mas a API Open Banking é segura e todas as instituições participantes devem seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). No caso de dados de clientes (pessoa física ou jurídica) é o cliente que decide quando e com quem ele deseja compartilhá-los no escopo do OpenBanking, desde que seja com finalidades específicas e prazos determinados.
E se você estiver se perguntando, com todo esse movimento das Fintechs e da API Open Banking, quais são os benefícios de ter um app de banco atrelado ao software de gestão, nós te contamos!
Personalização de produtos e serviços
Por meio do compartilhamento de dados transacionais dos consumidores, as instituições ampliam o seu entendimento sobre seus clientes e isso possibilita a oferta de produtos e serviços de forma mais personalizada. Gerando ofertas mais satisfatórias e direcionais para a real necessidade do cliente.
Experiência fluida do cliente
Sabemos que quando se trata de uma gestão de negócios, existem vários participantes dentro deste fluxo, como o software de gestão, adquirente, banco, e outras instituições financeiras que nem sempre estão integradas entre si, o que dificulta o controle financeiro dos clientes.
Por meio da integração entre o software e a API de Banking você possibilita ao usuário uma experiência mais fluida para o controle e gestão do negócio. Com isso, o cliente tem a possibilidade de iniciar os processos transacionais, como a emissão de boleto, recebimento de pagamentos, transferências e PIX sem precisar acessar diversas plataformas. É simples e prático!
Conciliação bancária mais eficiente e veloz
A Iniciativa do o OpenBanking aumenta a integração entre empresas e bancos e torna a conciliação bancária mais eficiente.
Isso acontece pois antes da iniciativa havia uma concentração de dados e informações transacionais de um cliente, o que dificultava a prestação de serviços e oferta de produtos por parte de outras instituições.
Após a implementação do OpenBanking as trocas de informações e dados entre as instituições acontece de forma mais rápida e menos burocrática, fazendo com que as empresas possam realizar as conciliações bancárias e movimentações de forma mais ágil e também permitindo uma visão única de todas as entradas e saídas financeiras da empresa.
Nova fonte de receita
E os benefícios não são só para o cliente. Ao integrar a API Banking ao sistema de gestão, a empresa está incorporando um produto de maior valor agregado e pode gerar uma nova fonte de receita para o negócio. Este ponto também está diretamente ligado no aumento da margem de lucro, visto que por meio das análises de dados, as ofertas de produtos financeiros são mais precisas.
Diminuição de Churn e Fidelização
O churn (taxa de cancelamento) é uma das métricas usadas para medir a saúde do negócio de uma empresa SAAS, e de acordo uma pesquisa da Baremetrics a média, em 2021, ficou em aproximadamente 6,7%. Por isso, um dos objetivos que as empresas de software de gestão possuem é manter esta métrica o mais baixo possível.
Ao ofertar uma plataforma integrada aos serviços financeiros, você está unificando diversos processos em apenas um ambiente. O que faz com que o cliente entenda o valor agregado dos serviços e benefícios da integração, fazendo com que este permaneça por mais tempo, se tornando fidelizado, e consequentemente diminuindo o churn da empresa.
Sobre o Partner Program
O OpenBanking é apenas uma das iniciativas do Stone Partner Program para facilitar o dia a dia dos empreendedores e também ajudar as empresas parceiras a criar produtos e serviços para seus clientes com a nossa tecnologia de pagamentos.
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