No mercado atual, em constante mudança, extremamente globalizado e dinâmico e altamente competitivo, é imprescindível que a gestão empresarial seja bem-feita, de maneira que todas as decisões e diretrizes impactem positivamente o negócio, sustentando-o. Inclusive, em se tratando desse tema, o porte da organização é o fator menos relevante.

Afinal, seja para um empreendimento familiar despretensioso, seja para uma gigante multinacional, o gerenciamento sempre será a base para o (in)sucesso dos resultados projetados. Pensando nisso, nós resolvemos elaborar um guia prático para que você, empreendedor, possa utilizar no dia a dia.

O nosso intuito é sanar as principais dúvidas acerca da temática e ajudá-lo a se sentir suficientemente seguro para tomar as rédeas da gestão empresarial. E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é gestão empresarial?

Saber exatamente o que se está fazendo, como e por qual razão é essencial para o bom andamento de qualquer organização, até porque isso implica a possibilidade de antever eventuais deslizes e repará-los, de modo a evitar quaisquer prejuízos. Isso porque, para que a sobrevivência de um empreendimento no seu nicho de mercado seja viável, metas que objetivem uma boa atuação e, por conseguinte, a sua expansão são indispensáveis.

Nesse contexto, basicamente, é disso que se trata a gestão empresarial, haja vista que nós podemos defini-la como uma espécie de compilado de estratégias com a finalidade de direcionar o negócio à concretização dos seus propósitos e ao alcance dos resultados esperados. Ou seja, a atividade, em suma, abarca as pessoas, os processos, as finanças, os materiais e os demais recursos de uma companhia.

Em outros termos, a gestão empresarial se faz presente em todas as áreas organizacionais — daquelas mais simples até as de maior complexidade. Contudo, abordaremos mais a fundo esse assunto à frente.

Qual é a importância da gestão empresarial?

É possível afirmar que, desde a última década, nota-se cada vez mais a transformação digital se fazendo presente nas organizações. Além disso, à medida que as novas gerações vêm preenchendo cargos em posição de liderança, a inovação tem ganhado mais espaço, o que tem modificado a gestão empresarial.

Como vimos, com um conceito bastante abrangente, a atividade "conversa" diretamente com o planejamento estratégico, o estabelecimento de metas, a ordenação dos processos, as análises financeiras etc. — resumidamente, tudo aquilo que envolve o ambiente de um empreendimento.

Nesse contexto, a partir de uma visão macro, pode-se verificar que cada uma dessas áreas é dependente de boas práticas gerenciais, o que torna a gestão empresarial não só importante, mas imprescindível para a boa condução do empreendimento. Diante disso, ao se questionar acerca da sua importância, mantenha em mente que, sem ela, o sucesso do projeto de negócio se torna impossível. Simples assim!

Quais são as áreas de gestão importantes em uma organização?

Em se tratando da gestão empresarial, é possível dividi-la em cinco áreas-chave, consideradas as principais, que são: a gestão de pessoas, a gestão de operações, a gestão de finanças, a gestão estratégica e, por fim, a gestão de marketing. A seguir, veja em detalhes cada uma delas.

Gestão de pessoas

Provavelmente, você já leu ou ouviu por aí que os integrantes do quadro de pessoal de um negócio são como as "engrenagens" que o fazem funcionar bem — fazendo uma associação entre o empreendimento e uma máquina —, certo?! A verdade é que, realmente, os recursos humanos (ou seja, as pessoas) representam o maior patrimônio da sua organização e, por consequência, o modo como você lidera, inspira e motiva os colaboradores pode exercer um grande impacto no quão bem-sucedida a sua marca pode ser.

Nesse sentido, é esperado que os profissionais que conduzem a área de gestão de pessoas tenham domínio sobre as principais competências relativas à comunicação e à liderança, a fim de que atuem em prol da construção de uma companhia mais bem fortalecida e como líderes bem-sucedidos. Diante disso, é possível afirmar que as funções-chave inerentes à área abarcam:

  • a motivação e o engajamento do quadro de pessoal do empreendimento;
  • a condução dos processos seletivos;
  • a condução dos desligamentos — sejam voluntários, sejam involuntários;
  • a disponibilização de treinamentos para os colaboradores etc.

Gestão de operações

Como empreendedor — independentemente do segmento e do porte da sua organização —, você já se questionou, por exemplo, o que acontece nos bastidores de uma grande marca durante o lançamento de uma nova solução no mercado?

A grande questão aqui é que o gerenciamento de uma cadeia de suprimentos e a garantia de um nível de produção que atenda à demanda diante de prazos curtos preestabelecidos, embora indispensáveis para o sucesso de todo o processo, de ponta a ponta, podem ser bem complexos.

Nesse contexto, a gestão de operações é a área que faz a companhia "funcionar", entregando os serviços e/ou os produtos aos clientes finais. Nesse caso, os principais aspectos abarcam a análise e a melhoria da produtividade, o planejamento da capacidade, a otimização na gestão, o controle de estoque, a garantia de qualidade etc.

É fundamental dominar as técnicas e as ferramentas para o gerenciamento da qualidade, para o cálculo do ciclo das operações e para a organização dos vários componentes da cadeia de suprimentos.

Gestão de finanças

A adequada gestão das finanças empresariais é essencial para a operabilidade de um empreendimento, haja vista que envolve o estudo acurado da situação na qual o negócio se encontra e das variáveis dos seus bens contábeis. Ou seja, a atividade é a responsável por toda e qualquer movimentação de valores que há na companhia.

Por sua vez, toda essa movimentação é registrada no que chamamos de "demonstrações financeiras". Por essa razão, é imprescindível que os profissionais que atuarão no setor saibam interpretar, analisar e elaborar demonstrações financeiras.

Além disso, a evolução empresarial e a sua manutenção podem demandar aquisições, grandes compras, fusões, investimentos e mais. Nesse contexto, um planejamento financeiro bem-feito e uma tomada de decisões precisa não somente criam valor para o negócio, mas também asseguram o seu futuro crescimento.

Gestão estratégica

Quão competitivo o seu empreendimento atualmente está no seu segmento de atuação? Como você pode se destacar em meio aos outros estabelecimentos do mesmo nicho? A organização está apta a se adaptar a um ambiente corporativo em constante mudança?

A capacidade que uma companhia tem de ter uma visão estratégica verdadeiramente de alto nível é fundamental para que seja viável identificar novas oportunidades e se manter à frente de quaisquer forças que venham de fora, como alterações nas demandas de consumo e novos concorrentes.

Para isso, é necessário que você, empreendedor, saiba de que forma desenvolver uma estratégia que inclua o estudo da sua concorrência e a busca por novos meios de ganhar vantagem competitiva. A gestão estratégica, nesse contexto, revela-se como a base para todas as demais áreas.

Gestão de marketing

Por fim, em se tratando de gestão empresarial, é importante pontuar que a gestão de marketing não fica de fora. Isso porque, na verdade, o marketing vai muito além de apenas anunciar um produto e/ou serviço. Trata-se, na realidade, de reconhecer as necessidades do público-alvo do empreendimento e estabelecer interações com ele, mantendo-se informado acerca das suas preferências — que, eventualmente, podem mudar —, para entregar uma solução de valor.

Nesse sentido, faz-se necessário dominar diversos conceitos e suas aplicações, como diferenciação, segmentação, branding, posicionamento de marca etc. Essa área, por si só, já é bastante ampla e, por isso, pode passar por uma subdivisão em variados "tipos de marketing", que, nesse caso, serão voltados a objetivos específicos, como:

  • marketing de conteúdo;
  • marketing de relacionamento;
  • endomarketing;
  • branding etc.

Como fazer uma gestão empresarial bem-sucedida?

De forma resumida, é possível afirmar que uma gestão empresarial bem-feita somente depende de um bom planejamento, de indicadores de performance, do uso da tecnologia e de qualificação profissional.

Nesse sentido, essas seriam as "armas" das quais o gestor deveria se munir para se tornar apto a enfrentar os desafios — inúmeros e diários, vale dizer — que exigem muito "jogo de cintura" e um grande conhecimento para manter as engrenagens não apenas ativas, mas funcionando bem.

No entanto, na prática, a verdade é que esses princípios podem se desdobrar em diversas ações. É justamente acerca delas que falaremos a seguir. Confira!

Faça o mapeamento adequado do seu negócio

O ponto de partida — e que requer uma avaliação profunda e cuidadosa por parte do gestor — é o mapeamento do empreendimento, que engloba, por exemplo, o modelo de negócio que você deseja implementar e o meio ao qual pretende recorrer para a alavancagem da sua ideia.

Para isso, é importante que você faça uma reflexão acerca da sua concorrência e uma análise dos seus fornecedores. Como o mercado é altamente dinâmico, esse tipo de preocupação deverá ser constante.

Em seguida, busque garantir a elaboração de um plano de negócios apropriadamente formulado, com o planejamento de ações objetivas e a definição de métricas claras. Você pode pensar, por exemplo, em estratégias diárias, semanais e mensais, mas tenha em mente que o foco deve ser voltado a múltiplas ideias nesse primeiro momento.

Tenha controle sobre as informações

A necessidade de manter o controle sobre as informações não poderia ficar de fora, afinal, quanto mais bem informado estiver um gestor, mais facilidade ele terá em fazer um planejamento adequado para o empreendimento. Além disso, antes mesmo de dar início à gestão empresarial, é fundamental estar munido de informações que o levarão a uma execução bem-sucedida.

Por isso, o mais recomendável é pesquisar a fundo a sua organização, conversar com os integrantes do seu quadro de pessoal, procurar o auxílio de especialistas e, se possível, buscar qualificações na área. Acerca desse último ponto, leve em conta que, hoje em dia, é bem mais fácil encontrar cursos rápidos sobre inúmeros assuntos e até mais completos e extensos, como especializações, caso essa seja a sua preferência.

Analise o seu público-alvo, o seu mercado de atuação e a sua localização

A fim de tornar o mapeamento do seu negócio mais fácil, a avaliação tanto dos seus clientes em potencial quanto do segmento de atuação do qual o seu empreendimento fará parte é uma excelente pedida. Nessa etapa, é recomendável identificar os seus concorrentes e observar como eles vêm trabalhando até então.

Em seguida, tente mensurar o volume da sua base de clientes — bem como a sua qualidade — e certifique-se de que o modelo de negócio que você deseja crescer está em conformidade com a localização atual (ou com o lugar onde você cogita se estabelecer). Então, estude profundamente a sua localização. Nas grandes cidades, por exemplo, é imprescindível que você verifique se há estacionamentos nas proximidades para receber os seus clientes.

Ademais, faça um levantamento cauteloso sobre as tendências de consumo no entorno da região. Atualmente, cada vez mais, os "modismos" têm tido um tempo de vida curto, logo, as novidades rapidamente se tornam ultrapassadas. Por essa razão, é essencial que você faça, preferencialmente, análises de longo prazo.

Forme uma boa equipe

Mesmo que o seu negócio ainda esteja iniciando e/ou seja de pequeno porte, havendo necessidade de contratar poucos profissionais, certifique-se de poder contar com pessoas com as quais você tem afinidade.

Nesse sentido, nos processos de recrutamento e seleção (R&S), lembre-se de que o que deve prevalecer é a qualificação dos candidatos e, posteriormente, nas análises de performance, a forma como os integrantes da equipe estão desempenhando as atribuições que foram designadas.

Saiba como manter o seu quadro de pessoal motivado

A verdade é que, para uma boa gestão empresarial, é também indispensável ter conhecimento sobre gestão de pessoas, afinal, é essencial saber como manter o seu time de profissionais motivado. Imagine, por exemplo, conduzir uma organização, fazer um excelente planejamento estratégico, organizar bem as equipes e manter as finanças adequadamente distribuídas. A princípio, tudo parece contribuir positivamente para o sucesso da organização, certo?!

No entanto, há um elemento presente em todas essas etapas e que tem o potencial de gerar muitas dores de cabeça: o fator humano. Nesse sentido, lembre-se de que é indispensável aliar a gestão empresarial à gestão de pessoas e entender o que verdadeiramente gera motivação nos seus colaboradores.

Apenas tenha em mente que esse pode representar um dos seus maiores desafios, até porque dificilmente as pessoas estão motivadas o tempo todo. Portanto, uma excelente alternativa é recorrer a ferramentas que possam auxiliá-lo nessa missão, por exemplo, criando momentos de descontração e de conexão entre os trabalhadores, sabendo como ser emocionalmente inteligente etc.

Busque ser um bom gestor

Independentemente do porte do seu negócio, busque geri-lo bem, mantendo em dia todas as suas obrigações. Sendo assim, relacione-se tão bem quanto possível com os integrantes do quadro de pessoal e procure ter um envolvimento próximo — e, é claro, cordial — com cada um deles. Além disso, dê autonomia para que as funções sejam executadas, entretanto, acompanhe de perto as atividades e esteja presente para orientá-los quando cabível.

Outra boa prática é elogiar publicamente um rendimento individual positivo e, se for necessário advertir ou criticar uma conduta, por exemplo, sempre fazê-lo de maneira reservada. Ademais, transmita autoridade e segurança para todos, porém sem intimidações de qualquer tipo. Não se esqueça de que o ideal é que o relacionamento entre vocês seja tão transparente e tranquilo quanto viável.

Cuide bem das finanças

No que diz respeito às finanças, a primeira coisa a se ter em mente é jamais permitir que a sua vida financeira pessoal se misture com a sua vida financeira empresarial. Separe-as e sempre as mantenha independentes — acredite: isso é essencial para a preservação da boa saúde financeira do negócio.

Além disso, mesmo que você não disponha de um profissional para orientá-lo nesse sentido, busque observar as orientações mais comuns dos consultores financeiros, como manter o cartão de crédito sob controle e evitar ao máximo fazer uso do cheque especial. Ambas as dicas são relevantes para você como pessoa jurídica e, inclusive, como pessoa física.

Ainda nesse contexto, mantenha sempre os gastos em ordem e apenas invista no que estiver dentro da sua capacidade orçamentária. Ou seja, evite as instituições financeiras e, em especial, os juros bancários.

Conte com boas soluções e avalie-as regularmente

Os seus serviços e/ou os seus produtos devem ser frequentemente avaliados. Nesse contexto, questione-se, por exemplo, se o seu público-alvo mantém a regularidade no consumo das suas soluções e se existem reclamações acerca do nível de qualidade das suas mercadorias.

Aproveite, inclusive, para fazer uma pesquisa. Converse informalmente com os seus clientes para mensurar o seu grau de satisfação e faça uso das redes sociais para manter uma relação contínua.

Outra boa medida é estabelecer um comparativo entre as suas soluções e as oferecidas pelos seus concorrentes e fazer prospecções na sua região de atuação. Não se esqueça de que a fidelização dos seus consumidores é um passo extremamente importante para manter a operabilidade da sua companhia e fazê-la crescer.

Invista em tecnologia

Fazer uso da tecnologia como uma aliada na gestão empresarial faz toda a diferença, pois, por meio dela, torna-se viável automatizar e padronizar os processos corporativos. Um bom exemplo nesse sentido é investir em softwares, haja vista que eles diminuem os custos, elevam a produtividade e reduzem os erros.

Aposte em uma boa comunicação

Tenha uma comunicação abrangente, clara e direta, tanto interna quanto externamente. Dentro da organização, agende regularmente reuniões para definir novas metas e avaliar os resultados alcançados até o momento pela equipe.

Externamente, por sua vez, invista em marketing dentro das possibilidades da marca. É bastante comum que as pessoas associem quaisquer atividades nesse sentido a grandes corporações que dispõem de um capital volumoso, porém qualquer estratégia de divulgação já é uma ação de marketing e tem um grande potencial de difundir suas soluções e, é claro, o seu empreendimento.

O boca a boca, por exemplo, é uma prática bastante simples, mas que traz um ótimo retorno para os negócios, já que os próprios clientes atuam em prol da organização, indicando-a a familiares e colegas, por exemplo. Ademais, a utilização de outros canais, como mensagens em redes sociais e prospectos, também pode ter grande valia.

Acompanhe os indicadores de performance

Os indicadores de performance — também conhecidos como KPIs — são, em termos simples, ferramentas voltadas à gestão empresarial que auxiliam os empreendedores a analisarem os seus resultados de um modo mais bem direcionado. Por meio deles, você pode, por exemplo:

  • verificar quais das metas estipuladas foram alcançadas;
  • avaliar se os recursos utilizados foram eficientes;
  • analisar se houve erros durante a execução das atividades, identificá-los e estudar a possibilidade de implementar melhorias.

Seja receptivo às inovações

Vivemos em uma era de transformação digital, em que as novidades são lançadas no mercado em um ritmo altamente acelerado, transformando o dia a dia de companhias dos mais diversos segmentos. Nesse sentido, os negócios que não forem receptivos às inovações têm grandes chances de ficar para trás da concorrência em um curto intervalo de tempo.

Então, avalie constantemente as tendências mercadológicas, antecipando-se dentro do possível e lançando soluções inovadoras antes dos demais negócios do mesmo nicho. Naturalmente, esse aspecto depende muito do setor de atuação da sua organização, mas, via de regra, sempre há o que fazer para inovar.

Tenha boas soluções de pagamento

Você sabia que os meios de pagamento disponibilizados podem beneficiar ou prejudicar — no mesmo nível — a experiência de consumo dos seus clientes? Nesse contexto, poder contar com boas soluções de pagamento pode ser exatamente do que o seu negócio precisa para atrair um público maior e, consequentemente, fechar mais vendas. Como um "plus", a jornada de compra dos seus clientes também será positivamente impactada.

Como a Stone pode auxiliar na gestão?

A Stone tem como propósito tornar a oferta de serviços financeiros para os lojistas brasileiros mais justa, oferecendo apoio a cada um deles na sua jornada empreendedora, a partir da reunião de pessoas igualmente focadas nesse objetivo e dispostas a fazer o "novo".

Para tanto, a empresa oferece uma série de produtos financeiros, tanto para quem é autônomo quanto para os negócios, com diversas finalidades, como viabilizar a venda em qualquer lugar — seja presencialmente, seja pela Internet —, para gerir o dinheiro — controlando as vendas e os recebimentos, e para crescer com segurança.

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