Você sabe calcular a margem de lucro de um produto? Esse indicador é importante para que você possa precificar os produtos corretamente e avaliar se vale ou não a pena vender determinado item.

Assim, esse cálculo é muito valioso para os pequenos negócios, que costumam trabalhar com orçamentos apertados. Além disso, a margem de lucro de um produto ajuda você na organização financeira do negócio e permite tomar decisões mais estratégicas.

No post de hoje, vamos explicar como calcular a margem de lucro de um produto. Vem ler!

O que é margem de lucro de um produto?

A margem de lucro de um produto é a porcentagem do valor de um item que corresponde ao lucro que esse produto traz para a sua loja. Ou seja, o quanto de retorno financeiro positivo esse item traz para o negócio.

Para descobrir esse número, você deve ter um bom controle financeiro a respeito do quanto você gasta, incluindo custos e despesas, para produzir determinado produto. Afinal, esses valores serão considerados no cálculo da margem de lucro.

Outro ponto importante é ter o controle dos preços de cada item; esse é outro elemento fundamental que entra no cálculo.

Assim, calcular a margem de lucro ajuda, inclusive, na organização financeira e no controle financeiro do seu negócio, uma vez que são necessários alguns números para fazer os cálculos.

Agora, para quê exatamente serve a margem de lucro de um produto? Confira no próximo tópico!

Para que serve a margem de lucro de um produto?

A margem de lucro de um produto tem mais de uma utilidade para os lojistas e é um importante elemento de contabilidade de uma empresa.

Esse indicador é um dos componentes do orçamento e do planejamento financeiro de um negócio, devendo ser considerado nas estratégias de vendas e precificação.

Se você trabalha com um mix de produtos diversos, a margem de lucro é ainda mais importante para que entenda quais são os seus carros-chefes e quais itens pode parar de vender ou necessitam de um reajuste.

A seguir, confira mais vantagens de calcular a margem de lucro de um produto!

Qual a importância de calcular a margem de lucro de um produto?

Calcular a margem de lucro de um produto é importante para avaliar se os preços de cada item estão cobrindo os custos de produção e trazendo retorno financeiro para o seu negócio.

Há três opções:

  1. ou o produto traz lucro para o seu negócio, ou seja, os custos de produção são inferiores ao valor recebido pela venda;
  2. ou o produto traz prejuízo para a empresa, ou seja, os custos de produção são superiores ao valor recebido pelas vendas;
  3. ou o produto não traz lucro nem prejuízo, ou seja, o valor das vendas cobre os custos de produção, mas não sobre o lucro.

Ter esses dados em mãos é fundamental para o lojista ter uma visão mais ampla a respeito do próprio negócio e das finanças, o que contribui diretamente para a saúde financeira da empresa.

Agora que você já sabe o que é a margem de lucro de um produto e entendeu quais as vantagens de calculá-la, vamos ver como é feito o cálculo desse indicador! Confira a seguir!

Como calcular a margem de lucro de um produto?

A margem de lucro de um produto pode ser calculada a partir de uma fórmula simples e fácil de aplicar no dia a dia do seu negócio. Vamos explicar como!

Para esse cálculo, você deve reduzir os custos e despesas de produção do preço de venda desse produto e dividir o resultado por esse mesmo preço:

Margem de lucro = preço do item considerado - (custos + despesas de produção) / preço do item considerado

Além disso, a margem de lucro de um produto pode ser calculada em porcentagem e, por isso, multiplicamos o resultado por 100.

Vamos mostrar um exemplo para ficar mais fácil de entender como realizar esse cálculo. Supondo que você venda uma agenda pelo preço de R$60, tenha um custo de R$20 e despesas de R$10 e queira descobrir qual a margem de lucro desse produto. Nesse caso, o cálculo ficaria assim:

Margem de lucro = 60 - (20 + 10) / 60 X 100

Margem de lucro = 50%

Assim, a margem de lucro da agenda é de 50%, ou seja, esse produto está trazendo um bom retorno financeiro para o seu negócio. Caso o valor fosse negativo, como -50%, você teria que reconsiderar os custos de produção ou o preço cobrado pelo item.

Esse é um dos principais objetivos desse indicador: avaliar se o que você vende traz retorno. Com isso, é possível otimizar a saúde financeira do seu negócio e manter um crescimento orgânico.

De qualquer forma, não há um padrão para definir se uma margem de lucro é boa ou não. Você deve avaliar esse número de acordo com o seu setor. Assim, 10% pode ser uma excelente margem para o seu segmento, mas não ser tão boa assim para outro, por exemplo.

O ideal é que você faça pesquisas de mercado para entender se a margem dos seus produtos está dentro do esperado para o seu segmento ou se é necessário fazer reajustes para alinhar os preços.

Desse modo, não negligencie o cálculo da margem de lucro de um produto. Ele é útil, inclusive, para você definir os preços, fazendo o cálculo inverso, considerando os custos de produção e a margem de lucro que você deseja obter. É só substituir os valores de acordo com o modelo de cálculo acima.

Viu como não é tão difícil? Seguindo o nosso passo a passo, você consegue ter mais organização financeira e maior controle sobre os preços dos seus produtos, algo importante no balanço mensal do seu negócio.

E aí, o que você achou do post de hoje? Quer saber mais sobre como é possível melhorar as finanças da sua loja e aumentar suas vendas? Não perca nosso artigo sobre o assunto: Como aumentar suas vendas?