As redes sociais são, hoje, um dos principais meios para criar anúncios de sucesso e divulgar o seu negócio. E não é por acaso. A presença massiva dos consumidores nas plataformas digitais tornou esses lugares atrativos para propor o contato com a marca. Para se ter ideia, estima-se que cerca de 86% dos brasileiros compram online, sendo que 74% deles se utilizam das redes sociais para adquirir produtos e serviços de seu interesse.
A alta demanda faz com que os aplicativos aprimorem constantemente as suas ferramentas para facilitar o consumo e auxiliar os negócios a impulsionarem suas vendas. Nesse sentido, é interessante que o negócio saiba utilizar desses mecanismos para melhorar o seu posicionamento e se destacar no mercado.
Pensando nisso, conversamos com a Mayara Xavier, especialista em Facebook, para descobrir os segredos de uma estratégia eficiente de anúncios nessa plataforma. Não deixe de conferir as dicas de ouro da especialista! Boa leitura!
Por que criar bons anúncios?
As redes sociais é um meio pelo qual é possível trazer uma mensagem para o seu público-alvo. Como visto, não há dúvidas sobre a presença dos usuários nesse tipo de plataforma, o que permite alcançar um vasto grupo de consumidores com diferentes perfis, interesses e necessidades.
Nesse sentido, é estratégico que o seu negócio esteja presente nesse ambiente como parte das ações de marketing digital. Entretanto, não basta criar perfis esperando que os clientes busquem as suas soluções.
É preciso ir até eles. Daí a importância de criar bons anúncios para que a sua marca chegue à pessoa certa e no momento certo. Assim como outras plataformas, o Facebook conta com uma série de recursos que permitem encontrar o seu público-alvo na rede e oferecer as suas soluções.
Isto, é claro, permite que você alcance as suas metas comerciais, atraia e fidelize novos clientes e melhore os resultados do negócio no curto e no longo prazos. O interessante é que, longe da complexidade temida por muitos gestores, a ferramenta pode ser utilizada por qualquer administrador, mesmo sem experiência.
Como funcionam os anúncios nas redes sociais?
Para acessar o sistema de publicidade da plataforma e criar anúncios de sucesso, é preciso criar uma página no Facebook ou, se for o caso, receber a função de anunciante em uma conta que já existe. Assim, é possível utilizá-la para divulgar na própria página ou, como sugerido, usar os recursos da plataforma para isso.
Nesse caso, a publicidade poderá ser personalizada conforme os objetivos específicos do seu negócio. Por exemplo, se a meta do seu negócio for a geração de cadastros novos, você pode reunir informações sobre o público-alvo que possa interessar-se pela proposta para que o link chegue até ele.
É possível, ainda, definir como objetivo novas conversões, reconhecimento da marca, divulgação de campanhas, entre outros. Confira alguns tipos de anúncio que a sua negócio pode fazer:
- anúncio de página ou site: o gestor pode utilizar-se da plataforma para aumentar a visibilidade do seu perfil nas redes, aumentando o número de interações e visitas em sua página ou site institucional;
- publicações turbinadas: o administrador ainda pode turbinar anúncios criados em sua própria página do Facebook, para que mais pessoas tenham acesso à publicação e visualizem a sua proposta de valor;
- chamada para ação: neste caso, o negócio pode promover um botão de chamada, no qual o público-alvo pode interagir da maneira especificada. O objetivo deve ser previamente definido pelo marketing.
Como criar anúncios
A seguir, você poderá conferir dicas para criar anúncios nas redes sociais e colher todos os benefícios para o seu negócio. Antes, vale tomar nota de algumas recomendações preliminares para conduzir da melhor forma esta estratégia no seu negócio:
- leia o manual da ferramenta: ao anunciar, não deixe de conferir o manual ou guia do Facebook antes de manusear a ferramenta. Assim, você poderá aproveitar ao máximo os recursos disponíveis;
- tenha um orçamento definido: para além das metas, é importante saber o quanto o negócio pode investir nos anúncios. Desse modo, é possível definir as melhores opções na plataforma;
- fique de olho nas atualizações: as plataformas trabalham para melhorar os seus recursos de publicidade. Sendo assim, vale ficar atento às novas configurações para aprimorar a estratégia.
5 dicas de especialista para criar anúncios de sucesso
Agora que você já sabe da importância de criar anúncios para impulsionar o seu negócio, não deixe de conferir as dicas dadas pela Mayara Xavier e entender como aplicá-las no seu negócio!
1. Defina os objetivos da sua campanha no Facebook
O Facebook oferece a oportunidade para os negócios alcançarem um grande número de pessoas, tanto de forma orgânica quanto na modalidade paga.
Mesmo que o cliente compre no seu estabelecimento físico, ele pode ter sido impactado pelo seu produto ou serviço a partir dos canais de contato online. Em relação aos anúncios na plataforma, Mayara diz que o primeiro passo é configurar objetivos: o que você almeja para o seu negócio?
Configuração de objetivos
Os objetivos precisam ser:
- específicos (exemplo: levar 50 pessoas para o site e vender para 5);
- mensuráveis (precisa ter ferramentas para fazer essa contagem);
- viáveis (se não forem alcançados, geram frustração);
- relevantes (precisam fazer a diferença para o seu negócio);
- durar um tempo limite (é necessário colocar um prazo).
Mayara reforça que, dentro desse esquema, o ideal é ir aumentando as metas com o tempo. Além disso, em relação à relevância dos objetivos, não adianta almejar muitas curtidas se elas não vão contribuir para as suas vendas, por exemplo. Se você colocar o número de curtidas como objetivo para o Facebook, é isso que ele vai entregar para você. O mais importante é seguir uma linha de raciocínio e ter uma parte orgânica consolidada.
Afinal, se você acabou de começar sua página, e ela não está organizada, o usuário pode chegar ao seu perfil por meio de um anúncio, mas não perceber valor no que está lá. Além disso, a definição dos objetivos é fundamental para você entender o que funciona para o seu negócio e o que precisa ser melhorado. Você também pode ter várias metas ao mesmo tempo, de longo e curto prazos, por exemplo.
Caso de sucesso
Para mostrar a relevância dos objetivos, Mayara nos traz o caso de sucesso da Institute of Transformational Nutrition, que oferece treinamento de coaches nutricionais.
O negócio usou uma estratégia de anúncios com fotos em conjunto com o pixel do Facebook. Esse pixel rastreia os acessos externos do Facebook, como em um ecommerce, para mapear o que está acontecendo no seu site e o melhor momento para impactar os usuários e criar públicos. Com isso, você consegue configurar a plataforma para que ela busque pessoas com perfil parecido com aqueles que já acessam o site.
O objetivo do negócio foi levar pessoas interessadas em coaching de saúde e nutrição a se inscreverem no pacote de treinamento da marca e gerar uma renda de 100k no quarto trimestre de 2018. Com a estratégia, a organização aumentou em 4,3 vezes o número de pessoas que participaram de um evento online e teve uma renda total de $144 mil.
Exemplos de objetivos
Para mostrar como os objetivos funcionam, na prática, Mayara trouxe alguns exemplos de diferentes setores do negócio. Afinal, as metas variam de negócio para negócio.
- Restaurante: nesse caso, o objetivo pode ser aumentar para 100 o número de pessoas para jantar durante a semana, por noite, durante o mês de dezembro.
- Escritório de arquitetura: aqui, a meta poderia ser gerar 20 cadastros qualificados (com endereço de e-mail e número de telefone) para projetos acima de R$ 50 mil planejados para o próximo ano.
- Joalheria online: para esse modelo de negócio, o exemplo que Mayara deu de meta foi aumentar o número de visitantes do site para 5 mil por mês até novembro.
Para você calcular quanto investir em anúncios no Facebook, precisa saber quantas mensagens são necessárias para gerar venda ou quantas pessoas devem ser impactadas para gerar um cadastro. Então, o valor depende das suas metas, de quantas pessoas você quer alcançar e quantas vendas quer fazer.
2. Estabeleça seu público-alvo
O próximo passo é criar um plano de comunicação alinhado ao perfil das pessoas que quer alcançar. Como no Facebook o alcance é amplo, é necessário segmentar um público e encontrar usuários interessados no seu negócio. Algumas perguntas para definir o seu público são:
1. Quais são as necessidades do meu consumidor típico?
– Quais necessidades meu produto ou serviço resolve para o meu cliente, qual a dor que eu resolvo?
2. Como é o meu consumidor típico?
– Quais as suas características e os seus interesses para além do que eu vendo?
3. O que motiva o meu consumidor típico?
– O que o faz experimentar meu produto ou serviço? Aqui, pense no diferencial do seu negócio.
Assim como as metas, o público-alvo também varia conforme o negócio. Mayara trouxe mais alguns exemplos de acordo com aqueles setores sobre os quais falamos:
Perfil de consumidor de restaurante
Necessidade: socializar e comer bem.
Dados demográficos:
- 20-34 anos de idade;
- habitante de São Paulo;
- sem filhos, estudante e jovem profissional;
- renda gira em torno de $50 mil por ano;
- tem interesses em comida, coquetéis artesanais e tequila;
- gosta de assistir Masterchef.
Motivação: promoções
Perfil de consumidor de escritório de arquitetura
Necessidade: reformar a casa
Dados demográficos:
- 35-54 anos;
- renda gira em torno de $100 mil por ano;
- possui nível universitário;
- tem casa própria;
- uma pessoa interessada em design, energia renovável e arquitetura moderna.
Motivação: construções sustentáveis.
Perfil de consumidor de joalheria online
Necessidade: achar um jeito único de comemorar uma data especial
Dados demográficos:
- casada ou grávida;
- mulher entre 22-40 anos;
- possui renda anual média de $75 mil;
- tem interesse por joias finas, moda, revistas e vestidos de casamento e presentes para chá de bebê.
Motivação: serviço personalizado
A partir dessas informações, você pode criar ações com base nisso e encontrar abordagens que façam sentido.
3. Entenda a jornada do consumidor
Mayara reforça que, para ter bons resultados com os anúncios, é essencial entender a jornada do seu consumidor. E isso passa pelo funil de marketing, que conta com 3 principais etapas:
- reconhecimento;
- consideração;
- conversão.
Essa estrutura representa a jornada dentro da plataforma. Na fase de reconhecimento, o cliente tem uma lembrança da sua marca. Isso é importante porque há muitas pessoas que não compram se não conhecem o negócio. Já a consideração corresponde ao momento em que o cliente já conhece o seu negócio e passa a pensar em realizar uma compra. Essa etapa é marcada, por exemplo, pelo preenchimento de um cadastro.
A conversão, por sua vez, não significa necessariamente uma venda. Ela é uma ação valiosa que o cliente realiza e pode corresponder ao momento em que o usuário inclui um produto no carrinho.
4. Crie seus anúncios no Facebook
A forma mais simples para criar anúncios é clicar no botão “promover” na parte superior ou lateral da sua página. Algumas opções de objetivos vão aparecer. Entre elas:
- comece com anúncios automatizados;
- aumente uma postagem;
- promova o botão enviar mensagem;
- impulsione sua página;
- fomente seu negócio localmente;
- obtenha mais visitantes do site (tráfego);
- alcance mais leads (cadastro).
Agora, para quem já impulsiona e quer refinar a forma de fazer anúncios, Mayara sugere entrar na plataforma de gerenciamento de anúncios e aproveitar as ferramentas avançadas. Clique aqui para acessar o Facebook Ads Manager. Cada um dos objetivos da campanha foca em uma das etapas do funil. Para o reconhecimento, Mayara recomenda promover seu negócio localmente. Essa meta deve ser usada por quem quer:
- aproximar seu negócio do público local ou de uma cidade específica;
- fazer as pessoas se dirigirem à loja física.
Já na etapa de consideração, um dos objetivos pode ser obter mais visitas em seu site. Aqui, o usuário já realiza uma ação, como o clique para o site. Na conversão, a meta pode ser vender mais pelo seu site. Esse objetivo é indicado se você quiser levar as pessoas a comprarem seus produtos online.
Nesse caso, Mayara recomenda a utilização do pixel do Facebook. Se você nunca fez uma campanha na plataforma, a especialista ainda sugere os anúncios automatizados. Essa opção é ideal para quem precisa de ajuda para descobrir qual é a sua meta de negócios e a meta da sua campanha.
Ao responder um questionário, o Facebook recomenda um objetivo para sua campanha. Algumas dicas para criar anúncios eficientes com a função anúncios automatizados são:
- responda a perguntas sobre seu negócio;
- aproveite as vantagens das sugestões de anúncios automatizados;
- veicule até 6 versões de anúncios por vez;
- exiba sua campanha ativa por, pelo menos, 7 dias.
Com base nas suas respostas, o sistema vai analisar o que funciona melhor pro seu negócio. O ideal é sempre testar novos modelos. Afinal, o que traz bons resultados hoje pode não ser tão eficaz no futuro.
Exemplos para escolher o objetivo de anúncio
Lembra-se dos exemplos da Mayara? Para o caso do restaurante, na hora de anunciar nas redes sociais, o objetivo ideal seria promover o negócio localmente. Com isso, ele conseguiria aumentar o número de clientes no jantar, durante a semana, para 100 pessoas por noite.
Já para o escritório de arquitetura, o objetivo selecionado deveria ser “obtenha mais clientes potenciais”. Assim, o estabelecimento poderia gerar 20 clientes qualificados, com e-mails e números de telefone, para projetos de mais de R$ 50 mil planejados para o próximo ano. No caso da joalheria online, a meta de obter mais visitas é a melhor opção para aumentar o número de visitantes no site para 5 mil por mês até novembro.
Dicas para acertar na abordagem dos anúncios
Outra dica da Mayara para ter sucesso com seus anúncios é acertar na abordagem. Então, ao criar suas campanhas, é importante:
- passar a mensagem certa para seu público-alvo;
- atender às necessidades do consumidor;
- basear-se naquilo que motiva o seu público.
A recomendação é não incluir textos longos, mas priorizar mensagens objetivas de 2 a 3 linhas para atrair atenção e que tragam o benefício mais buscado pelo consumidor.
5. Mensure o sucesso dos seus anúncios no Facebook
Para analisar os resultados dos seus anúncios no Facebook, entre na página do seu negócio e clique em “anúncios”, no ícone de alto-falante. Ali, é possível ver os objetivos de anúncio na tela. Selecione a opção de gerenciar, e, então, todos os anúncios que você já criou vão aparecer. Embaixo de cada um deles, há a opção “Ver resultados”, em que você consegue ver tanto os dados mais básicos quanto os mais específicos.
Para isso, clique em “mostrar detalhes”. Alguns exemplos dessas informações são o alcance e a frequência. Enquanto o primeiro se refere à quantidade de pessoas impactadas, a frequência corresponde à quantidade de vezes que essa pessoa foi impactada. Você pode escolher quantas vezes impactar cada um dos usuários.
Outros dados para acompanhar são: número de cliques, média de reações, comentários, curtidas, compartilhamentos, localização e faixa etária do público. Lembre-se de que cada objetivo tem uma métrica específica. Para finalizar nossa conversa, Mayara trouxe algumas ações-chave para ter sucesso no anúncio:
- defina uma meta inteligente para o seu negócio;
- use o conhecimento que você tem sobre os seus consumidores;
- encontre um objetivo de campanha alinhado ao objetivo do seu negócio;
- acesse a Central de anúncios na web, ou no botão “Promover” no celular, para ver os resultados do seu anúncio.
A última dica da especialista é a plataforma de cursos com aulas gratuitas, do Facebook Blueprint. Para acessar, basta clicar neste link. Por meio dele, você confere diversos conteúdos e programas de treinamento para aproveitar ao máximo os recursos disponibilizados pelo Facebook e trazer resultados para o seu negócio.
Sem dúvidas, os anúncios nas redes sociais são grandes ferramentas para o marketing digital do seu negócio. Por meio deles, ele pode alcançar seus objetivos com maior facilidade, utilizando-se de plataformas cuja presença dos consumidores é comprovada. Os recursos do Facebook, em especial, garantem que sua mensagem seja vista exatamente pelos perfis que possam ter interesse na sua marca ou proposta de valor.
Nesse sentido, é estratégico que o negócio reserve um orçamento para os anúncios e invista na sua presença digital. Por outro lado, alguns pontos de atenção são necessários para que os resultados sejam percebidos. Como visto e apontado pela especialista Mayara, é fundamental ter objetivos bem definidos previamente.
Além disso, ao criar anúncios, é importante conhecer a fundo o seu cliente, de modo que as ferramentas de busca trabalhem a seu favor. Entender a jornada do seu consumidor e acompanhar os resultados também é trabalho indispensável para identificar possíveis falhas na estratégia e corrigi-las, se necessário.
Lembre-se de que essa mensuração deve ser feita em conjunto no negócio, envolvendo o setor de marketing, vendas e também os gestores. Quanto mais informações disponíveis a respeito da estratégia do seu negócio, melhores serão as análises e, portanto, os resultados decorrentes dos anúncios de sucesso.
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