Você sabe qual a importância do marketing digital para pequenas empresas? Essa estratégia permite alcançar um público mais amplo e melhorar os resultados de vendas sem grande investimentos financeiros iniciais. O marketing digital traz visibilidade para os negócios e é uma ferramenta importante atualmente, em um mundo tão conectado como o nosso.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial para você entender mais a fundo a importância do marketing digital para pequenas empresas e adotar estratégias eficientes para aplicá-lo no seu negócio. Quer saber mais? Então, vem ler!

Qual a importância de investir em estratégias de marketing digital?

Investir em estratégias de marketing digital não é uma realidade apenas de grandes corporações. Os pequenos negócios também podem se beneficiar dessa estratégia para enfrentar seus desafios diários, como conquistar novos clientes, aumentar as vendas e ganhar visibilidade no mercado.

O marketing digital também tem um papel importante para o crescimento da empresa de forma orgânica e sustentável ao longo do tempo. Além disso, essa estratégia contribui para ganhar credibilidade junto aos seus clientes e se diferenciar dos concorrentes. E a boa notícia é que você pode começar com pouco para implementar essa iniciativa no seu negócio. Com o tempo e os bons resultados, seus investimentos em marketing digital podem crescer para ajudar ainda mais a empresa.

Você também não precisa começar em todas as redes sociais de uma vez, criar um site e um blog. O melhor é ter foco e ir ampliando a sua presença digital aos poucos. Assim, você cria consistência nas suas estratégias e consegue manter os clientes fidelizados, já que não tenta atuar em muitos ambientes online ao mesmo tempo.

Então, agora, confira algumas maneiras de implementar essa estratégia na sua empresa e colher os benefícios que ela pode trazer para a sua marca!

Como aplicar o marketing digital para pequenas empresas?

Se você ainda tem dúvidas sobre por onde começar no ambiente online, confira 5 iniciativas de marketing digital para adotar no seu negócio!

Criação de conteúdo

A criação de conteúdo é um dos principais pilares de uma estratégia de marketing digital. Para os pequenos negócios, essa é uma iniciativa muito vantajosa, porque os custos são reduzidos.

Você pode produzir conteúdo tanto para as redes sociais, como Instagram ou Facebook, como para um blog. No primeiro caso, o objetivo é divulgar sua marca, ficar mais perto dos seus clientes, ganhar credibilidade no mercado e também compartilhar conteúdos relevantes com os seguidores. Já pensando em um blog, a ideia também é criar conteúdos que eduquem o seu público sobre assuntos relacionados àquilo que a sua empresa faz e ranquear no Google para ser encontrado de maneira orgânica.

Estratégias de SEO

Retomando o que dissemos no tópico anterior, um dos objetivos com o seu blog é ficar na primeira página do Google quando um cliente faz uma busca utilizando uma palavra-chave relacionada ao seu nicho. Para que isso aconteça, você deve investir em SEO (Search Engine Optimization), que consiste em um conjunto de boas práticas para aplicar dentro e fora dos seus textos e ranquear melhor no Google.

Na hora de produzir os seus blog posts focados em SEO, é importante seguir alguns passos, como:

  • criar textos escaneáveis, com frases e parágrafos curtos;
  • criar tópicos e subtópicos para os textos;
  • incluir links para outros blog posts seus e de outras fontes.

Além disso, na hora de planejar os conteúdos do seu blog, você precisa fazer uma busca de palavras-chave em ferramentas como o Semrush. A ideia é identificar quais palavras fazem sentido para o seu negócio e têm um volume de busca considerável. A partir disso, essas palavras devem aparecer no título dos seus posts e ser repetivas algumas vezes ao longo dos textos.

Campanhas e publicidade paga nas redes sociais

As redes sociais permitem mesclar uma estratégica orgânica de conteúdo com uma estratégia paga, com anúncios específicos sobre os seus produtos. O Instagram, por exemplo, permite que você impulsione as publicações que mais renderam engajamento. Já o Facebook tem uma ferramenta específica para gerenciamento de anúncios.

A ideia com essa estratégia é estabelecer um orçamento para investir em mídia paga, escolher o que será anunciado e definir o público para o qual você quer mostrar os anúncios, levando em conta os interesses, a faixa etária, o gênero e a localização das pessoas.

Investimentos em Google Ads

O Google Ads é uma outra alternativa para anunciar os seus produtos na internet. A plataforma permite criar links patrocinados que serão mostrados aos usuários quando eles procurarem uma determinada palavra-chave no Google. Ao anunciar pela ferramenta, você consegue ver a performance dos anúncios e pode promover melhorias de acordo com a sua avaliação.

Para chamar a atenção das pessoas, é importante criar títulos atrativos para os seus anúncios e ter bastante clareza ao apresentar o seu serviço ou produto.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta bastante eficiente para promover a sua loja no ambiente digital. A ideia é que, quando o cliente colocar o nome da sua empresa no Google, o buscador dedique uma parte da primeira página para as informações sobre o seu negócio (como endereço, telefone e horário de funcionamento).

Além disso, é possível recolher avaliações dos clientes por meio da ferramenta, o que ajuda você a entender o que os consumidores mais gostam no seu serviço e o que acham que pode ser melhorado.

Benefícios do marketing digital para pequenas empresas

Agora que você já conhece algumas técnicas de marketing digital para pequenas empresas, vamos ver quais benefícios a sua empresa pode ter ao implementá-las!

Alcançar um público mais amplo

Uma das vantagens do marketing digital para os pequenos negócios é atingir um público mais amplo, que talvez você não alcançasse apenas apostando em estratégias off-line.

Mesmo que você tenha uma loja física, investir no digital pode te ajudar a conquistar novos clientes. Afinal, se os usuários te encontram facilmente na internet, podem pegar informações sobre o endereço da loja e ir conhecê-la.

As redes sociais são um exemplo de como você consegue alcançar mais pessoas com a sua marca, principalmente com um bom engajamento. Por isso, foque em entregar conteúdos relevantes para os seguidores, estimule a interação nos seus posts e sempre responda aos comentários nas publicações, já que tudo isso ajuda no engajamento.

Já quando você anuncia no Google ou foca em estratégias de SEO, também consegue atingir mais pessoas, cujas buscas estão alinhadas com aquilo que a sua empresa oferece.

Aumentar as vendas

Se você alcança mais pessoas pela internet, aumentam suas chances de vendas, já que há mais clientes em potencial entrando em contato com a sua marca. Então, não desperdice o momento.

Por mais que a internet permite atingir mais consumidores, isso não significa necessariamente que você irá vender. É preciso entregar aquilo que esses clientes querem consumir. Assim, conhecer o seu público é fundamental para esse processo.

Uma vez que você tem esse conhecimento e cria conteúdos ou anúncios focados nessas pessoas, é muito provável ver um aumento significativo das suas vendas. Afinal, atualmente os clientes se sentem estimulados a comprar pela internet. E, além disso, eles buscam informações das empresas no digital, mesmo que tenham a intenção de comprar no meio físico. Por isso, marcar presença online é fundamental para ser encontrado e ganhar credibilidade entre os clientes.

Conquistar mais espaço no mercado

O digital traz mais visibilidade para as pequenas empresas e isso abre a possibilidade de conquistar mais espaço no mercado. Além disso, como você não precisa se preocupar com custos como aluguel e conta de luz no ambiente digital, pode ocupar mais espaços com investimentos iniciais baixos.

Um blog, um site ou um perfil nas redes sociais é um ambiente no qual você pode criar conteúdos personalizados com a cara da sua marca e ter um contato mais próximo com os seus clientes. A partir disso, você tem mais possibilidades de atuação no mercado e pode expandir o seu negócio para os lugares que façam mais sentido de acordo com a sua estratégia.

Manter a competitividade

Estar no digital deixou de ser vantagem competitiva e se tornou sobrevivência. Por isso, mesmo os pequenos negócios devem marcar presença online se não quiserem ficar para trás da concorrência. Ter uma estratégia digital é importante para manter a competitividade e crescer a médio e a longo prazo, sempre testando novas ações e anotando os aprendizados de cada uma delas.

Além disso, para se destacar no mercado, é interessante saber o que outras empresas do seu setor estão fazendo para que você consiga identificar lacunas e oportunidades, trazendo um diferencial para os seus clientes.

No meio online ficou ainda mais fácil fazer esse tipo de análise, já que você tem acesso aos sites e perfis de outras marcas nas redes sociais. Então, aproveite as ferramentas que a internet oferece para o seu negócio e mão na massa!

Viu só como o marketing digital para pequenas empresas tem diversos benefícios? Se você gostou do conteúdo de hoje, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do blog da Stone.