Se o seu negócio está presente nas redes sociais, é bem provável que ele busque ser visto. Afinal de contas, uma marca que não é encontrada por usuários da web dificilmente consegue converter a sua presença em vendas. Por isso, utilizar estratégias para aumentar seguidores no Instagram deve ser uma preocupação de todo profissional.

Para ajudar a fazer isso com qualidade, preparamos o texto a seguir. Explicamos a importância de estar presente nessa rede social e como aumentar o seu público. Boa leitura!

Por que é importante ter a sua marca no Instagram?

As redes sociais são uma das melhores formas de vender pela internet. Elas contam com mecanismos de marketing direcionado, ampla audiência e baixo custo de entrada. Além disso, facilitam a otimização das rotinas de vendas com informações precisas sobre o impacto das suas decisões.

Em outras palavras, investir na presença da marca, em redes sociais como o Instagram, é uma ótima forma de gerar vendas e conseguir fidelizar consumidores. O negócio poderá entrar em contato direto com o seu público-alvo e montar comunicações totalmente alinhadas com o seu perfil. Assim, o relacionamento estabelecido com os clientes será mais robusto e lucrativo.

Como montar uma estratégia para o Instagram?

Para conseguir ter sucesso no Instagram, o negócio deve ter uma boa estratégia de comunicação. Ela servirá de apoio para o negócio montar conteúdos robustos e com boa adesão em seu público-alvo. Veja os passos básicos, a seguir!

Conheça o seu público-alvo

Esse é um passo fundamental para construir qualquer tipo de conteúdo para a web. Saber com quem a marca falará ajuda na definição de conteúdos atraentes e que geram engajamento. Por isso, não deixe de levantar o máximo de dados possíveis sobre os seus clientes.

É importante que o negócio saiba informações como perfil de renda, linguagem utilizada e modo como eles usam o Instagram. Isso ajudará na criação de peças de marketing que sejam efetivas e publicadas pelos canais adequados. Temos um artigo sobre público-alvo que pode te ajudar a definir o perfil dos seus clientes.

Monte materiais alinhados com o perfil da sua marca

Os materiais também devem ser alinhados com o perfil da sua marca. Afinal de contas, posts que não seguem essa norma geram estranhamento nos seus clientes e menos engajamento.

Um post com alinhamento com a marca utiliza a sua linguagem visual e a sua voz. Além disso, mantém um nível de informalidade próximo do que é visto em outros canais de comunicação e vendas. Assim, os clientes conseguirão manter contato uniforme com o negócio.

Analise dados de engajamento

Para otimizar a sua estratégia a médio e longo prazo e, com isso, aumentar seguidores no Instagram, também é importante analisar os dados de engajamento. Eles fornecem bons insights sobre o que funcionou – ou não – na rede. Não deixe de explorar os recursos nativos com esse fim e ferramentas de terceiros para ampliar a sua visão sobre o impacto das suas postagens nas vendas.

Certifique o seu perfil como o de uma marca

O Instagram conta com alguns recursos voltados para negócios. Eles podem ser desbloqueados, caso o seu perfil seja convertido em um perfil corporativo. Por isso, não deixe de utilizar essa funcionalidade.

Ter um perfil marcado como o de uma marca corporativa também dá mais credibilidade para o seu negócio. Os clientes saberão que ele está realmente investido na rede como uma ferramenta de vendas e relacionamentos. Assim, será mais fácil criar vínculos por meio desse canal.

Como aumentar seguidores no Instagram?

Para aumentar seguidores no Instagram, alguns cuidados podem ser tomados. Eles vão além da qualidade da estratégia de comunicação. Em conjunto, eles estimulam pessoas a manterem o contato com o perfil do seu negócio e ajudam os algoritmos a impulsionarem posts, ampliando a sua visibilidade online.

Confira, a seguir, 6 passos que podem ser utilizados para esse fim!

1. Crie conteúdos que promovam engajamento

Os seus conteúdos devem sempre estar focados em promover engajamento com os seus clientes. Isso ajuda na ampliação da visibilidade do negócio no Instagram. Por isso, promova enquetes, faça boas CTAs e incentive compartilhamentos!

2. Mantenha uma conversa contínua com os seus seguidores

O negócio deve manter uma conversa contínua com os seus seguidores. E isso vai além da simples resposta aos comentários feitos em cada postagem: o perfil deve promover enquetes, curtir comentários positivos e realizar demais ações que mantenham a marca em contato com o seu público-alvo de modo contínuo para aumentar seus seguidores.

3. Utilize hashtags alinhadas com o perfil da marca

As hashtags são muito utilizadas para ajudar o algoritmo a entender o perfil da marca. Elas também facilitam que novas pessoas achem o seu perfil. Por isso, não deixe de taguear os seus posts adequadamente.

4. Poste com frequência

Postagens com frequência incentivam o contato com o seguidor e ajudam no impulsionamento orgânico do perfil por meio do algoritmo do Instagram. Assim, as chances de você conseguir aumentar os seguidores da rede serão muito maiores. Afinal, o seu perfil estará visível para mais pessoas de maneira orgânica.

5. Faça parcerias

As parcerias com outras marcas ou influenciadores em redes sociais são um modo simples de realizar networking e ampliar a presença do negócio na web. Elas devem ser feitas com negócios que tenham alguma proximidade com o seu. Desse modo, os conteúdos terão um ar mais natural e maior adesão com os seus seguidores.

6. Invista em conteúdos patrocinados

A nossa última dica para aumentar seguidores no Instagram é o investimento em conteúdos patrocinados. Eles podem ser utilizados para direcionar com alto grau de precisão quem verá os seus posts. Assim, a sua marca terá mais destaque na timeline de quem ela pretende alcançar.

As redes sociais trouxeram grandes possibilidades para as pessoas se conectarem e conseguirem realizar trocas de informações. No cenário atual, elas também são uma ótima forma de fazer negócios. Afinal de contas, elas permitem que marcas entrem em contato direto com o seu público-alvo.

Mas, para que uma estratégia de redes sociais consiga atingir a sua meta, é fundamental que o negócio seja visto. Justamente por isso, práticas que ajudam a aumentar seguidores no Instagram são tão importantes. Afinal, elas colocam a sua marca diante de possíveis clientes. Por conta disso, não deixe de adotar as nossas dicas!

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