O Instagram vem ganhando cada vez mais destaque quando o assunto é divulgar nosso negócio, por isso, selecionamos algumas ideias pra você aplicar na Black Friday! Vender é uma tarefa desafiadora, mas ela pode ser um pouco menos difícil se sabemos aplicar algumas ideias de divulgação através das redes sociais, onde você consegue ter um ponto de contato com seu cliente diário, informal e mostrar as vantagens do seu produto de uma forma mais natural e persuasiva.

Está chegando o momento tão esperado pelo varejo, e, nada como uma boa preparação pra conseguir mais vendas e alcançar mais clientes! Quer saber como fazer isso através do seu Instagram? É sobre isso que vamos falar hoje.

A gente já conversou aqui o quanto as redes sociais são importantes pro seu negócio e como você pode sempre estar vendendo seus produtos e serviços através delas, por isso, hoje vamos aprofundar um pouco mais como uma data tão esperada como a Black Friday pode ser uma oportunidade de divulgação da sua empresa no Instagram com 3 dicas pra te ajudar a aproveitar esse momento!

Deixe seu perfil preparado

Mesmo que você já esteja acostumado a usar o Instagram, vale sempre lembrar que, primeiro de tudo, sua conta no Instagram deve estar ajustada para receber seus clientes e seguidores, com uma organização clara, imagens atrativas e comunicação coerente com seu segmento e com a personalidade do seu negócio!

Lembre-se de ativar sua conta em um perfil comercial, para ter acesso a dados do desempenho das suas postagens e até se você potencializar seu alcance com o Instagram ads.

Por aqui, já abordamos algumas dicas de especialistas da área para vender mais no Instagram, mas alguns pontos básicos: tenha uma conta comercial, organize sua comunicação e padronize seus comunicados, utilize os destaques como uma ferramenta que ajude seu cliente a se situar sobre o que você vende, como ele faz um pedido e depoimentos de clientes, por exemplo.

Ah, não se esqueça de tirar fotos boas, elas são importantes pra ganhar destaque na plataforma e aumentar o desejo pelo seu produto.

1- Faça uma promoção estendida

E, se ao invés de você só ter um dia de promoções, você aumentasse pra uma semana? Ou até um mês? Pode ser até uma forma de ir aquecendo sua audiência pro “grande dia”! Além disso, o público está tão focado em aproveitar promoções de grandes lojas e comprar produtos com um ticket alto como eletrodomésticos ou móveis, que, às vezes, se esquecem de conferir promoções das pequenas e médias empresas.

Por isso, uma das alternativas é dar uma esticadinha nas condições especiais e não se esquecer de já ir divulgando com antecedência no seu Instagram. A Black Friday é um período muito disputado por todos os comerciantes, sejam grandes ou pequenos, por isso.

Você deve deixar uma marca nos seus clientes - e futuros clientes - pra que, na tão esperada sexta-feira, eles se lembrem de você!

Agora, é mais fácil ainda ter mais pessoas adeptas às suas ofertas se elas já acontecerem antes do dia mais concorrido, concorda? Por isso, repense se talvez não faça sentido pro produto que você vende, antecipar a comemoração e ir além de vender na Black Friday.

2- Crie kits especiais pra essa época

Às vezes você não vai conseguir fazer uma mega promoção (se precisar de ajuda, aqui tem um post que te ajuda a calcular uma que faça sentido pro seu segmento) e tudo bem!

Se no seu caso não couber oferecer uma oferta diferente pros seus clientes, dá pra aproveitar essa data além dos super descontos. Uma ideia que você pode adotar, é, por exemplo, criar kits personalizados que só serão comercializados nesse período.

Que tal montar uma combinação de produtos que serão vendidos juntos somente nesse período? Além disso, se você tiver estoque e disponibilidade, pode ser o caso até de ofertar novos produtos ou com uma edição limitada. Assim, você desperta o desejo do seu cliente através do gatilho da escassez, ele percebe que é a oportunidade única pra adquirir aquele produto, então não pode deixar a chance escapar!

Você pode até ajudar seus clientes lembrando-os que em poucos dias já é Natal, e, que, os kits personalizados podem ser uma ótima maneira de presentear nessa data!

Lembre-se, vender é sempre mostrar mais o benefício do que o seu produto vai trazer pro seu cliente, do que só falar dos benefícios do seu produto em si, por isso, sempre ajude seus seguidores entenderem e serem convencidos porque eles precisam adquirir o que você oferece!

3- Faça parcerias com influenciadores

Se você acompanha nosso conteúdo, já viu nosso vídeo em que abordamos as diversas parcerias que um empreendedor pode e deve fazer ao longo da sua jornada.

E, quando falamos em expandir e aumentar as vendas, o marketing de influência vem ganhando cada vez mais força, onde uma pessoa com um certo destaque nas redes sociais, é contratada para experimentar e divulgar os produtos de uma marca.

Fechar esse trabalho com influenciadores menores, chamados de micro( com seguidores entre 10 mil e 100 mil em suas redes sociais) e até nano influencers(menos de 10 mil seguidores), podem ser estratégicas porque, além de terem uma audiência mais engajada, muitas vezes sua divulgação é mais acessível para os pequenos e médios negócios.

Além disso, é importante fazer essas ações em períodos disputados como a Black Friday justamente pra fazer com que as pessoas saibam do seu negócio e de todas as ofertas que você preparou nesse período. E, os seguidores dos influencers irão visitar seu perfil do Instagram e até sua loja virtual se você já tiver uma, aumentando o tráfego usual.

Por isso, já vá pesquisando os digital influencers que mais se aproximam do seu público e que estão na sua região. É importante, já num primeiro momento, mostrar que seria uma relação de ganha-ganha, isto é, que você está solicitando um orçamento daquele profissional pra que sua loja seja divulgada. Outro ponto importante é abordar os influencers com antecedência, pra garantir que eles estarão disponíveis na data que você tiver mais interesse.

Um ponto importante é que, nessas ações, geralmente as lojas oferecem desconto para os seguidores dos influencers parceiros, como um cupom de desconto personalizado ou uma oferta especial como desconto no frete. Os seguidores ficam entusiasmados com a possibilidade de economizarem ainda mais durante a Black Friday e costumam tornar a ação ainda mais efetiva, aumentando a conversão vinda desse canal

Ah, e tem mais: percebeu que as dicas que falamos aqui podem ser estratégias casadas? Convidar um influenciador pra montar um kit personalizado que seja compatível com o perfil dele e solicitar a divulgação no perfil dele e no do seu negócio!

Ou até mesmo combinar as 3 dicas: aumentar seu período de promoções, convidar um influenciador pra divulgar e ainda montar kits personalizados pensando na sua audiência. As possibilidades são muitas e cabe a você, que mais entende do seu negócio, decidir qual é melhor pra sua empresa.

E aí, curtiu o post de hoje? Percebeu que já falamos sobre muitos assuntos interessantes aqui no blog, né? Pra mais conteúdos sobre vendas e empreendedorismo, continue nos acompanhando semanalmente.

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