O empreendedorismo feminino está crescendo! E como sabemos disso? Podemos citar uma pesquisa feita pelo SEBRAE que apontou que 48% de MEIs (Microempreendedores individuais) são mulheres. 55,4% delas trabalham em casa e seus principais nichos de atuação são beleza, moda e alimentação. Também, outro estudo, feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mostra que o Brasil já está entre os sete países que mais contam com mulheres empreendedoras.

Por mais que os números sejam animadores, ainda é preciso estimular — principalmente nas áreas ligadas à ciência e à tecnologia — o empreendedorismo feminino. Afinal, ele oferece ótimas oportunidades de crescimento e independência para as mulheres.

Neste post, listamos diversas razões para você apoiar uma mulher empreendedora agora mesmo. Vem conferir!

Principais aprendizados deste artigo:

  1. Hoje, mais de 24 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil. A tendência é que esse número só cresça, mas, para isso, é importante estimular iniciativas que apoiem o empreendedorismo feminino. No nosso artigo, vamos listar algumas razões para apoiar uma mulher empreendedora.
  2. As donas de negócios podem garantir o sustento de várias famílias. Afinal, mulheres costumam empregar outras que também são responsáveis pela maior parte das contas da casa. Assim, estimular a independência delas é incentivar o crescimento da economia.
  3. A RME é uma organização com o objetivo de dar visibilidade às mulheres empreendedoras. A empresa divulga vários eventos que acontecem pelo Brasil e, ao longo do post, vamos mostrar alguns deles!

O que é o empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino é um movimento que reúne negócios que foram pensados e são comandados por mulheres. Dessa forma, ele tem relação com as iniciativas empreendedoras tomadas por elas, haja vista que ser empreendedor quer dizer ser uma pessoa que produz ideias, ou seja, ser um realizador.

É válido ressaltar que é comum termos uma imagem deturpada sobre quem empreende no Brasil, já que costumamos pensar apenas em grandes empresários. No entanto, as profissionais individuais, as pequenas produtoras locais e as startups com lideranças femininas também fazem parte de uma importante parcela do empreendedorismo, já que todas essas ações apresentam benefícios para a sociedade e para a economia.

Aliás, com a participação das mulheres nos negócios, as perspectivas se tornam mais inclusivas, diversas e inovadoras. De maneira mais ampla, também é possível enxergar o movimento como iniciativa de liderança feminina, incluindo a atuação de mulheres em altos cargos. Isso porque o perfil empreendedor não se limita aos indivíduos que abrem o seu próprio negócio, mas sim àqueles que têm coragem, determinação e inovação.

Por essa razão, o empreendedorismo feminino ganha cada vez mais apoio e força de negócios e pessoas por todo o mundo.

Qual é a importância do empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino colabora para a construção de uma sociedade mais justa e que gera oportunidades profissionais para as mulheres. Afinal, assumir o próprio negócio é uma maneira de se empoderar, com o potencial de mudar a vida das empreendedoras.

Mais um ponto relevante é que muitas mulheres entram nesse mundo porque precisam conquistar a sua autonomia financeira ou desejam ter uma fonte de renda extra. Isso quer dizer que os ganhos com o próprio negócio ajudam uma mulher empreendedora a reduzir a sua dependência financeira com relação ao seu companheiro e a sustentar sua família, por exemplo.

Uma mulher empreendedora tem mais chances de conquistar a sua própria renda e interromper ciclos de violência doméstica, por exemplo. Ou seja, trata-se de mais que uma busca por lucro por meio de negócios.

O empreendedorismo feminino não é somente importante para aquelas que decidem criar um negócio. Ele também é capaz de transformar a realidade de outras pessoas, pois atitudes inovadoras inspiram mais mulheres a serem independentes financeiramente, além de movimentarem a economia.

Quais são as tendências para o empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino é uma tendência que cresce cada vez mais e inspira mulheres a abrirem seus próprios negócios. Atualmente, elas atuam em todos os ramos profissionais.

A inteligência emocional feminina é um destaque que aparece tanto durante a tomada de decisão no negócio, especialmente em cenários adversos e situações delicadas, quanto no relacionamento com fornecedores e clientes.

Mais um ponto que costuma ser um diferencial feminino é a paciência, já que agir de maneira impulsiva no empreendedorismo não costuma dar certo.

Hoje em dia, a tendência é adotar uma abordagem orientada por dados, chamada de data-driven, a fim de realizar a tomada de decisões com base em informações concretas — e não em intuição ou achismos.

Se o negócio precisa de uma boa estratégia, nada melhor do que ter uma gestora detalhista, habilidosa e preocupada, além de que tenha capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo sem prejuízos entre elas. Principalmente para o crescimento de pequenos negócios, essa é uma característica que pode ser decisiva.

Por que apoiar uma mulher empreendedora?

Como citado no início do texto, hoje, mais de 24 milhões de mulheres são donas de um negócio no Brasil. Porém, ainda há muito que ser feito para que elas sejam valorizadas como merecem nesse universo empreendedor.

Sabemos que o empreendedorismo envolve uma série de desafios e uma boa capacidade de lidar com obstáculos e frustrações. Somado a isso, muitas mulheres se dividem entre o trabalho e a casa, o que aumenta ainda mais as dificuldades.

Por isso, acreditamos que apoiar as mulheres empreendedoras é importante para valorizar o potencial delas. Agora, vamos ver mais algumas razões para você apoiar essa causa!

1. Crescimento do empreendedorismo feminino

O Sebrae mostrou, em 2015, que, em dez anos, o empreendedorismo feminino cresceu 19%. Já o masculino teve um aumento de apenas 3%. A tendência é que as mulheres cresçam ainda mais nesse mercado e as perspectivas são positivas! Vamos ver mais alguns dados sobre o assunto nos próximos tópicos.

2. Jornada dupla de trabalho

Você conhece a RME? Ela é a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil! A empresa prioriza a integração, a capacitação e a troca de conhecimento entre mulheres que possuem ou buscam o próprio negócio. E isso tudo é feito com o propósito de: dar visibilidade a referências femininas no mundo dos empreendedores e estimular a diversidade.

A RME fez uma pesquisa com 1930 mulheres e descobriu que o maior desafio enfrentado pelas empreendedoras é equilibrar o tempo com o trabalho e a família. O perfil das entrevistadas é de casadas (59%) e mães (52%).

O estudo também mostrou que, em comparação com os homens, elas investem em 24% mais tempo com a família. Por isso, também, que a maioria opta por trabalhar de casa. Isso significa que, por se dividirem entre o empreendedorismo e o trabalho doméstico, as mulheres empreendedoras têm uma rotina mais exaustiva.

3. Sustento das famílias

Ainda de acordo com a pesquisa da RME, em muitos casos, o trabalho das empreendedoras é o sustento de várias casas — não só das suas próprias, mas também das famílias das suas funcionárias. Afinal, mulheres costumam empregar outras para fortalecer a rede de apoio, gerando oportunidades para todas crescerem, se destacaram e sustentarem seus lares.

4. Independência

Apoiar o empreendedorismo feminino é importante para melhorar a empregabilidade e os rendimentos das mulheres para que elas ganhem independência e protagonismo. De acordo com a RME, para 38% das mulheres, a principal renda familiar vem do próprio negócio.

Com isso, as empreendedoras ganham uma posição de destaque dentro de casa e se tornam cada vez mais independentes financeiramente.

5. Ótimos resultados

Por mais difícil que seja a vida das empreendedoras, elas são capazes de atingir ótimos resultados! A OIT (Organização Internacional do Trabalho) mostrou que mulheres que ocupam cargos de liderança costumam ter uma performance melhor e aumentar os lucros dos negócios. O destaque também vai para a habilidade que elas têm de atrair e reter talentos, bem como para os ótimos desempenhos em criatividade e inovação.

6. Alta capacitação

A pesquisa da RME indicou que as mulheres investem mais em capacitação. 69% das entrevistadas tinham graduação ou pós em relação a 44% dos homens. Essa realidade as deixa bem preparadas para enfrentar os desafios de um negócio.

Por outro lado, mesmo com mais qualificação, as empreendedoras ainda ganham menos do que os homens empreendedores. Em média, elas ganham 22% menos do que eles, segundo o IBGE.

Quais são os eventos pelo Brasil que apoiam o empreendedorismo feminino?

Como vimos, a RME tem uma iniciativa muito bacana de apoiar o empreendedorismo feminino no Brasil. Pensando nisso, a organização sempre divulga eventos pelo país que tenham o objetivo de empoderar mulheres.

Além disso, a RME realiza vários projetos customizados com a Google, a Uber, a Brasken e a Sanofi para promover capacitação, mentorias e conexão de mulheres empreendedoras e de negócios. Veja alguns cases aqui.

Quais são os impactos positivos de apoiar o empreendedorismo feminino?

A liderança feminina já mostrou que tem impactos muito positivos para os negócios e a economia, estimulando a diversidade e a inovação. Isso é importante não apenas do ponto de vista social, mas também do individual, já que, como vimos, mulheres independentes têm mais chances de quebrar ciclos de violência e de construir uma história de sucesso.

Agora que você já sabe o que é o empreendedorismo feminino, não deixe de apoiar uma mulher empreendedora. Afinal, isso significa impulsionar uma transformação profissional e pessoal que pode fazer toda a diferença para a economia.

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