Você sabe o que é razão social? Se você vem pensando em abrir uma empresa, precisa conhecer esse conceito. É possível, inclusive, que já tenha até ouvido falar nele, mas não saiba exatamente o que ele significa. Pois, se esse for o caso, não se preocupe!

No post de hoje, vamos explicar o que é razão social, para que ela serve, como registrá-la e quais são as suas diferenças para o nome fantasia, entre outras informações igualmente pertinentes. Além disso, também vamos trazer algumas dicas para você escolher um nome de sucesso para a sua empresa.

A partir delas, você vai ter muito mais preparo para abrir o seu empreendimento, começar a vender e atrair o público-alvo. Confira tudo isso a seguir!

O que é razão social?

A razão social é, em termos simples, o "nome oficial" de uma empresa. Ou seja, é o nome que aparece nos documentos e nos contratos jurídicos desse negócio. O conceito também é conhecido como denominação social ou firma empresarial.

Se o seu empreendimento for uma sociedade, por exemplo, a razão constará no contrato social da sua empresa, que é o documento que define o papel dos sócios e o processo de divisão de bens caso essa sociedade acabe. Além disso, a firma empresarial fica atrelada a um único CNPJ, que é outro elemento identificador importante do seu negócio e, por isso, não pode ser copiado. Ou seja, não é possível que duas organizações com a mesma razão social existam.

Para tanto, durante a abertura de uma empresa, é fundamental fazer uma pesquisa aprofundada a fim de se certificar de que a razão social escolhida já não está em uso no mesmo segmento ou na Junta Comercial na qual se pretende realizar a abertura do registro. Isso porque, diferentemente do caso de pessoas físicas — que podem, sim, ter homônimos —, as pessoas jurídicas devem ter um nome que seja exclusivo.

A composição da razão social

A razão social, via de regra, costuma ser composta pelo nome fantasia do negócio ou pelas siglas dos nomes de cada um dos sócios, pelo ramo de atividade (como "indústria de alimentos") e pela natureza jurídica da empresa. Mesmo com esse modelo, é válido destacar que nem sempre é fácil definir qual vai ser a denominação social do seu negócio. Por isso, mais à frente, nós vamos trazer algumas dicas fundamentais para ajudar você durante esse processo de escolha.

No entanto, antes, que tal compreender para que exatamente serve a razão social de uma empresa? É o que vamos explicar a seguir, portanto, não perca!

Para que realmente serve a razão social?

A razão social é necessária para abrir uma empresa no Brasil e iniciar as suas operações, independentemente do tamanho do negócio em questão. É ela que fica registrada no seu contrato social e em todos os arquivos legais que envolvam a sua empresa.

Além disso, quando um cliente usa o cartão de crédito para comprar um serviço ou um produto da sua marca, a razão social da empresa aparece na fatura do cartão para identificar a compra. Assim, se você está pensando em abrir uma empresa, é preciso refletir acerca da sua razão social para registrar a sua marca e ter permissão para emitir notas fiscais em nome do negócio, por exemplo.

Vale ressaltar, entretanto, que não é obrigatório ter um CNPJ e ter uma razão social para pedir uma máquina de cartão.

No entanto, você sabia que a razão social é muitas vezes confundida com o nome fantasia de um empreendimento? Justamente por isso, inclusive, no próximo tópico, explicaremos as diferenças mais marcantes entre esses dois conceitos para você não errar! Vamos conferir?!

Quais são as principais diferenças entre razão social e nome fantasia?

No primeiro tópico, vimos o que é razão social. Só para retomar o conceito, o termo diz respeito ao nome jurídico da sua empresa, ou seja, àquele que aparece nos contratos, por exemplo. A razão social, portanto, é um elemento fundamental para formalizar a sua empresa. Mas, e o nome fantasia? O que ele significa? Veja agora!

O nome fantasia

Esse conceito, em suma, corresponde ao nome comercial do negócio (ou "nome de fachada", como também é conhecido). Ou seja, é o nome pelo qual a sua marca fica conhecida no mercado.

Na hora de registrar oficialmente a sua empresa, além da razão social, você também deve decidir qual vai ser o nome fantasia do negócio e, por isso, ele também é um dos elementos essenciais para se ter uma organização.

Em suma, o passo a passo básico para registrar uma empresa abarca:

  • a realização do cadastro no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI);
  • a determinação da natureza do empreendimento e do seu segmento de atuação;
  • a escolha do formato de apresentação da marca — incluindo, por exemplo, palavras, símbolos etc.;
  • o pagamento das taxas de registro;
  • a entrada do pedido de registro no INPI;
  • o acompanhamento da solicitação.

Quando alguém pergunta, por exemplo, como uma loja se chama, está perguntando, na verdade, qual é o nome fantasia dessa empresa e não a sua razão social. Quando você cria um perfil do seu negócio nas redes sociais, como o Instagram ou o Facebook, também é o nome fantasia da sua marca que é incluído no título do perfil. É por esse nome que os seus clientes vão conhecê-lo.

No caso de um MEI, por sua vez, a razão social costuma ser o nome do proprietário do negócio — o próprio microempreendedor individual — e o seu CPF. Já o nome fantasia pode ser qualquer um escolhido no momento da abertura.

Novamente, porém, não se esqueça de verificar se esse nome fantasia já existe. Para descobrir, faça uma pesquisa no Google e também nas redes sociais. No Instagram ou no Facebook, é possível encontrar perfis utilizando uma das opções em que você pensou para o seu negócio. O ideal, nesse caso, é que o seu nome fantasia se destaque no mercado e seja original para não causar confusão no público.

As principais diferenças entre nome fantasia e razão social

Entretanto, se a originalidade da razão social de uma empresa já é garantida por lei, no caso do nome fantasia, é o proprietário que deve registrá-lo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para evitar plágios. Afinal, sem essa proteção, nada impede que outra companhia utilize o mesmo nome fantasia da sua, embora essa prática não seja nada recomendada.

Outra diferença importante entre a firma empresarial e o nome fantasia é que uma mesma empresa só pode ter uma razão social, mas pode ter mais de um nome fantasia. Nesse caso, a exigência será de que essa nova marca faça parte do mesmo setor do seu CNPJ. Ter mais de um nome fantasia pode ser eficiente para separar as contas de diferentes marcas ou filiais, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é razão social e quais são as principais diferenças para o nome fantasia, talvez ainda esteja com dúvidas acerca do registro desse elemento tão importante para a sua empresa, não? Pois então, confira como funciona esse processo no próximo tópico!

Como registrar a razão social do seu negócio?

O registro da razão social acompanha o processo de abertura de uma empresa. Assim, para realizá-lo, você deve procurar os órgãos responsáveis na sua cidade, como cartórios e Juntas Comerciais, e levar os documentos necessários para a criação do negócio.

Para o MEI (Microempreendedor Individual), o mesmo processo deve ser feito, mas pelo site oficial do governo, dentro do Portal do Empreendedor. Nesse caso, você já preencherá um formulário com as informações do seu negócio, como o capital, a atividade e a razão social.

O importante é que você utilize sempre a mesma razão social para qualquer outro processo que envolva a sua empresa a fim de evitar eventuais erros. Como nós já falamos, a sua denominação social fica registrada nos principais documentos da empresa.

"Mas e se eu quiser mudar a firma empresarial? É possível?" — talvez você esteja se questionando. Sim, é. No entanto, nós precisamos destacar que essa alteração dá um pouco de trabalho. Afinal, todos os arquivos que trazem a antiga razão social se tornam inválidos a partir do momento da mudança. Ou seja, você vai precisar registrar novamente todos esses documentos.

Por isso, o ideal mesmo é que você pense muito bem antes de definir a razão social e o nome fantasia do negócio no intuito de não ter dores de cabeça no futuro.

Agora que você já sabe registrar a razão social do negócio, que tal conferir algumas dicas para escolher a melhor para a sua empresa? Veja, a seguir, as mais eficientes!

Como escolher a razão social da sua empresa?

Nem sempre é tão fácil e rápido pensar em um nome para a sua empresa, até porque são tantas as opções que fica difícil colocar a criatividade para trabalhar e criar uma firma empresarial do zero. Para ajudá-lo nesse processo, no entanto, nós separamos uma lista com diversas dicas-chave que devem ser levadas em consideração no momento de escolher uma razão social de sucesso para o seu negócio! Confira!

Opte pelo mais simples

A sua razão social fica registrada em documentos importantes para a sua empresa. Por isso, o ideal é que ela seja simples e objetiva. Isso facilita a leitura do nome nos contratos e também torna a razão mais fácil de ser lembrada por você quando necessário.

Pelo mesmo motivo, nomes muito longos também não são uma boa ideia. Uma ótima sugestão, na verdade, é criar um nome fantasia e uma razão social que sejam semelhantes.

Além disso, evite palavras ambíguas ou que gerem alguma cacofonia (soando de modo desagradável) — se esse não for o seu propósito. A denominação social precisa exprimir a ideia central do seu negócio. Assim, quem a ler conseguirá entender com facilidade o que a sua empresa faz e oferece ao mercado.

Seja tão original quanto possível

A razão social de uma empresa, como dito, deve ser única. Ou seja, por lei, dois negócios não podem ter uma mesma razão social. Assim, ela fica protegida como propriedade intelectual para evitar a repetição. Essa garantia é oferecida tanto pelo Código Civil Brasileiro quanto pela Lei Maior, a nossa Constituição Federal. Em outras palavras, nenhum empreendimento poderá ser aberto com o mesmo nome que o seu.

No entanto, mesmo que a regra seja voltada apenas a não haver firmas empresariais iguais, é melhor buscar também um nome que não seja muito parecido a algum já existente. Afinal, quando há uma grande semelhança, isso pode trazer confusão e prejudicar a sua marca no setor de atuação.

Uma excelente dica — como já foi mencionado brevemente em momento anterior — é pesquisar as razões sociais das empresas do seu nicho com a finalidade de evitar criar um nome muito parecido para o seu negócio. Outra opção é também incluir as iniciais dos nomes e sobrenomes dos sócios.

Busque uma razão social bem específica

Na hora de criar a sua razão social, considere o segmento da empresa e os diferenciais do seu negócio ou até o nome fantasia do empreendimento. Nesse sentido, é interessante que ela tenha a ver com a atividade exercida pela marca no mercado.

Além disso, uma prática bastante comum na definição da razão social é incluir a constituição legal da empresa no nome, como é o caso da marca Unilever (no território brasileiro), cuja razão social é Unilever Brasil Ltda. O “Ltda.”, nesse caso, corresponde à Sociedade Limitada, que é um tipo de negócio compartilhado entre diferentes sócios.

Isso porque, quando você abre um empreendimento, é preciso estabelecer em qual natureza jurídica ele se enquadra. Além da Ltda., da qual já falamos, outros exemplos são os seguintes:

  • a MEI (microempreendedor individual);
  • a ME (microempresa);
  • a EPP (empresa de pequeno porte);
  • a S/A (sociedade anônima, que se aplica às empresas de capital aberto, ou seja, àquelas que são negociadas nas Bolsas de Valores).

Lembre-se de que essa informação facilita a identificação da sua companhia e, normalmente, constitui a última parte da sua firma empresarial. Se você não tem certeza sobre qual tipo é o ideal para o negócio que tem a intenção de abrir, recorrer a um contador pode ser de grande ajuda nesse caso.

Procure exemplos

Ainda está com dificuldade de encontrar uma razão social para a sua empresa? Uma ideia, nesse caso, é estudar os exemplos do mercado — mas não necessariamente do seu segmento. Uma rápida pesquisa no Google revela alguns resultados nos quais você pode se basear.

Procure a razão de empresas que se encaixam no mesmo modelo da sua, como Sociedade Limitada ou Sociedade Simples. Contudo, mais uma vez, lembre-se de que você não deve "copiar" outros negócios, mas, sim, buscar inspiração em nomes já existentes para abrir a sua mente para outras possibilidades.

A ideia é criar algo original e que expresse a personalidade da sua marca, além, é claro, de informar objetivamente o modelo da sua empresa.

Faça uma lista

Antes de "bater o martelo" e escolher a sua firma empresarial, invista alguns minutos do seu tempo na reflexão acerca das diferentes possibilidades e de variações do nome. Para tanto, é muito válido criar uma lista com as diversas alternativas, mas não se limitando a três ou a quatro, mas, sim, indo além.

Você até pode acabar por adotar a primeira ideia que teve, mas escrever as várias opções disponíveis estimula a sua criatividade e pode render ótimos nomes. Só não se esqueça de verificar se alguma das possibilidades levantadas já existe no mercado. Se sim, considere essa uma alternativa a menos.

Depois de criar essa lista, além de contar com a sua própria opinião e com a do seu sócio (se esse for o caso), pode ser interessante perguntar para os seus conhecidos qual é a alternativa que mais agradou. Esse "olhar de fora" é importante porque pode levantar questões que o seu público também teria, por exemplo.

Peça ajuda

Um especialista em contabilidade pode auxiliar você no processo de abertura da empresa e também no de estabelecimento da razão social ou do nome fantasia do negócio. Hoje em dia, além de escritórios contábeis, há profissionais autônomos especializados em contabilidade para MEIs — se for esse o seu caso — e que oferecem serviços de qualidade por preços muito acessíveis.

Além disso, se você optar, posteriormente, por trocar a sua razão social depois de já ter feito todo o registro, um profissional de contabilidade será uma figura fundamental para ajudar nesse processo e também para outras etapas essenciais para a abertura do negócio. Isso vai economizar o seu tempo e os seus demais recursos.

A bem da verdade, é possível dizer que a escolha de um nome adequado — em se tratando da razão social ou do nome fantasia — é algo indispensável e que impacta diretamente a imagem que o seu empreendimento deseja transmitir ao seu público-alvo, bem como a fornecedores e aos demais parceiros. Então, ao determiná-lo, lembre-se de que eles devem não apenas traduzir o espírito do seu negócio, mas também revelar ao mundo a sua identidade.

E então? Este post foi útil? Pois aproveite parar seguir as nossas redes sociais e acompanhar as próximas publicações do nosso blog lá no Instagram.