Contratar ou não um serviço de maquininha de cartão para o seu balcão já não deveria ser mais uma dúvida.
Em um cenário em que os nossos consumidores estão cada vez mais exigentes, é muito importante garantir que o seu negócio esteja equipado com a melhor tecnologia disponível para facilitar a gestão do seu empreendimento e atender bem o seu cliente.
Sentiu necessidade de contratar uma maquininha para a sua loja, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! No post de hoje, vamos te apresentar os diferentes tipos de maquininha de cartão e os principais atributos que você deveria se atentar ao selecionar a melhor oferta para o seu negócio. Se interessou? Continue a sua leitura!
Tipos de maquininha de cartão
As maquininhas de cartão são ferramentas muito eficientes para negócios de diferentes tamanhos e modelos. Elas são úteis tanto para lojas físicas, como para lojas online, que trabalham com entregas. Afinal, as maquininhas podem ser facilmente transportadas e funcionam independentemente de fios ou tomadas.
Mas cada operadora tem seus próprios modelos de maquininhas de cartão, que são diferentes entre si e entre os concorrentes.
Para começar, uma das diferenças entre as maquininhas são as bandeiras de cartão aceitas. Nem todos os modelos aceitam as mesmas. Então, antes de escolher qual a melhor maquininha de cartão, pense sobre quais bandeiras aceitar e procure por opções que estão alinhadas ao seu desejo.
Outras variáveis de maquininha para maquininha podem incluir o modelo físico do aparelho. Em alguns casos, a maquina de cartão pode exigir que você tenha o seu celular presente e conectado via Bluetooth para que ela aceite vendas, enquanto em outros casos a máquina funciona de forma totalmente autônoma, com seu próprio Chip para conexão e compartimento de bobina para impressão de comprovantes.
No mercado, você encontra desde os modelos mais simples até os mais robustos.
No primeiro caso, algumas funcionalidades disponíveis são:
- Comprovante via aplicativo e SMS;
- Custo geral mais baixo;
- Gestão e vendas no aplicativo.
Já no segundo caso, além das funcionalidade básicas, as maquininhas também podem contar com:
- Conexão Wi-Fi
- Chip
- Pagamento NFC (por aproximação)
- Bateria com mais de 12h de duração
Assim, quando você for escolher a melhor maquininha de cartão, não se esqueça de avaliar quais funcionalidades são as mais adequadas para suprir as necessidades do seu negócio. Saiba mais sobre isso a seguir!
Como escolher qual a melhor maquininha de cartão?
Com tantas opções no mercado, o empreendedor pode ter alguma dificuldade na hora de decidir qual a melhor maquininha de cartão para o próprio negócio.
Pensando nisso, separamos 7 dicas rápidas para ajudar você a encontrar o modelo ideal para a sua empresa e facilitar a sua gestão e o pagamento dos seus clientes!
1. Maturidade do seu negócio
Hoje, você encontra maquininhas ideais para qualquer tamanho de negócio. Então, não importa se a sua empresa é MEI, ME ou EIRELI, é possível encontrar o modelo ideal para as suas operações. Mas, para isso, você deve pesquisar as opções disponíveis no mercado.
Não faz sentido adquirir um modelo de maquininha com funcionalidades muito superiores, se o seu negócio ainda não precisa delas. Da mesma forma, se a maquininha mais simples não atingir as expectativas da sua empresa e nem for capaz de solucionar as dores de pagamento do seu cliente, ela não é a melhor alternativa para a sua empresa.
Então, na hora de escolher qual a melhor maquininha de cartão, leve em conta o nível de maturidade do seu negócio, a necessidade dos seus consumidores e as condições de utilização da maquininha.
Por exemplo, um dispositivo que não precisa estar conectado a um celular para funcionar pode ser mais prática em alguns casos, como nas entregas à domicílio.
2. Taxas
As taxas são um importante ponto de atenção na hora de adquirir a sua maquininha. Avalie as possibilidades do mercado. Como vimos no primeiro tópico, as operadoras oferecem taxas muito diferentes entre si.
Por isso, você deve fazer uma pesquisa de mercado e entender qual taxa vale mais a pena para o seu bolso. É claro que você não pode considerar esse item isoladamente.
Afinal, uma maquininha que oferece taxas muito baixas, mas não atende as necessidades da empresa, acaba trazendo mais desvantagens do que benefícios.
A maquininha da Stone, por exemplo, oferece modelos de taxas personalizados para entregar o que o seu negócio precisa. As tarifas são definidas de acordo com o seu segmento e o volume de vendas da sua empresa.
Já a maquininha da Ton não tem exigência de aluguel, sendo uma ótima opção para autônomos.
3. Valores e custo-benefício
Na hora de escolher a sua maquininha, mais do que o custo em dinheiro, você deve considerar o custo-benefício dos modelos disponíveis.
Pesquise os valores e monte uma tabela com as funcionalidades das alternativas que você mais gostou. Com isso, é possível ter uma visão bem clara sobre suas opções e avaliar de forma mais objetiva cada uma delas.
Considere o seu orçamento e hierarquize as funcionalidades, da mais para a menos importante de acordo com as necessidades da sua empresa.
Assim, você consegue encontrar um equilíbrio entre o que você pode desembolsar no dispositivo de pagamento e as vantagens que ele vai trazer para a sua empresa.
4. Débito, crédito e vales
Variedade de bandeiras de crédito e débito já configuram como um pré-requisito para qualquer maquininha. Dito isso, a depender do modelo de negócio que você opera, pode ser muito valioso procurar por instituições financeiras que prezam pela oferta de vouchers, também conhecidos como "vales".
Essa modalidade de bandeira é tipicamente contratada por empresas e oferecida à funcionários como benefícios. Alguns nomes frequentes que ouvimos falar aqui no Brasil incluem: vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação e vale-cultura. Como podemos observar, cada voucher tem uma finalidade específica, e uma mesma bandeira pode oferecer diferentes tipos de vales.
Nesse contexto, podemos entender os vales como diferentes tipos de bandeiras. Cada instituição financeira pode, ou não, optar por aceitar essas alternativas em sua maquininha.
Com isso, a depender do seu modelo de negócio, e da procura de clientes por estabelecimentos que aceitam essas bandeiras, aceitar novos vouchers no seu caixa como meio de pagamento pode se tornar o grande diferencial do empreendimento.
Ao escolher a maquininha ideal para o seu estabelecimento, não se esqueça de confirmar se a instituição financeira que você escolher tem parceria com os vouchers mais utilizados na sua região. Nesse momento, o seu foco deve ser sempre o seu cliente, e como melhor atendê-lo na sua loja.
5. Antecipação e prazo para recebimento das vendas
Outro aspecto importante que todo dono de negócio deveria se atentar, é se o seu provedor de serviço também disponibiliza o serviço de antecipação de vendas.
Sabemos que empreender não fácil, e as vezes é bom poder recorrer a um valor futuro que você já tem a receber, para pagar um fornecedor, concertar algum problema na loja ou até para pagar os funcionários.
Geralmente, sabemos que empreendedores autônomos e donos de pequenos negócios preferem receber suas vendas no mesmo dia, ou no dia seguinte útil. Nesse caso, não se esqueça de calcular a taxa adicional cobrada pela antecipação das suas vendas.
Para escolher a melhor maquininha, analise as suas vendas, o ticket médio dos seus clientes, a bandeira mais comum entre os cartões que você já passa e a quantidade de parcelas que o seu consumidor tende a pedir. Com esses dados compilados, você consegue tomar uma decisão informada, averiguando a alternativa que te proporcionará maior custo-benefício.
6. Gestão simplificada e integração com outros sistemas.
Os softwares de gestão são ferramentas poderosas que podem potencializar as suas vendas e ajudar a controlar as operações da empresa.
Além de possibilitar que toda a operação do seu estabelecimento seja conduzida por meio das maquininhas, os softwares têm o potencial de agilizar muitos processos rotineiros como a conciliação de vendas, fechamento de caixa, envio de notas fiscais e criação de relatórios.
A depender do serviço contratado, os softwares de integração também podem disponibilizar aos donos de negócio uma visão geral do empreendimento em tempo real, incluindo informações sobre vendas, estoque, clientes e fornecedores.
Com isso, empreendedores conseguem tomar decisões ainda mais estratégias em suas comunicações em tempo real e realizar promoções mais eficazes dentro do ambiente físico do estabelecimento.
7. Avaliações de outros clientes
Escolher a melhor máquina de cartão para o seu estabelecimento pode causar insegurança, ainda mais quando estamos contratando esse serviço pela primeira vez, ou migrando de serviço entre parceiros.
Para te tranquilizar, não deixe de avaliar o que outros clientes dessa mesma empresa tem a falar sobre o serviço que eles utilizam. Sabe aquele dono de bar que fica na mesma rua que a sua e que contratou a mesma maquininha? Chama ele para uma conversa! Agende um encontro, relate o seu dilema e peça que ele te conte um pouco sobre a opinião dele com relação ao serviço contratado!
Aí você pergunta, o que fazer se eu não tiver nenhum conhecido que utilize esse serviço? Isso não é um problema!
Hoje em dia, a maioria das marcas fazem atendimento online de clientes. As redes sociais e o Reclame Aqui são ótimos pontos de partida para analisar um pouco mais de perto como a empresa interage, atende, e cuida dos seus clientes parceiros.
Nesse momento, é fundamental averiguar a qualidade do atendimento, agilidade e índice de resolução de problemas!
Exemplos de maquininhas de cartão
Para facilitar ainda mais a sua escolha de qual a melhor maquininha, trouxemos dois exemplos dos nossos modelos ativos no mercado para você entender melhor sobre o universo das máquinas. Confira!
Maquininha Stone
A Stone trabalha com um modelo de maquininha de cartão ideal para pequenos negócios. Com taxas personalizadas e tarifas estabelecidas de acordo com o seu volume de vendas, a nossa maquininha está alinhada às últimas novidades do mercado.
Aceitamos pagamentos por Pix e atendemos diversos segmentos de negócio. Além disso, o nosso modelo de maquininha permite o pagamento por aproximação, uma forma muito prática para os seus clientes comprarem da sua empresa.
Com a maquininha Stone, você ainda conta com outras vantagens, como:
- apps inteligentes
- simulador de vendas
- programa de fidelidade
- relatórios personalizados
- chip 3G e Wi-fi
Além disso, um dos nossos grandes diferenciais no mercado é seu suporte 24/7, rápido e eficiente. Você consegue falar com agentes especialistas virtualmente ou por telefone em menos de 5 segundos. Assim pode tirar todas as suas dúvidas sobre as maquininhas.
Agora que você já conhece as nossas maquininhas Stone, conheça outra opção para avaliar as possibilidades e escolher qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio!
Maquininha Ton
O Ton te ajuda você a vender, juntar uma grana e crescer o seu negócio com segurança e praticidade para o seu dia a dia. Serve para pessoas físicas, como para CNPJ/MEI. Além da maquininha, o Ton oferece outras soluções, como Pix App, link boleto, link parcelado crédito e recarga de celular.
A ferramenta também permite transferências e pagamento de contas. Com o Ton, você também tem acesso a um cartão pré-pago, recebe dinheiro das vendas na conta do Ton e pode fazer todo o gerenciamento dos seus recebíveis dentro do app.
Ah, também tem o Tapton, nossa solução para quem não tem maquininha mas precisa vender no cartão, transformando o seu celular em uma maquininha! É só baixar o App de graça e vender no débito, crédito e parcelado. Não perca mais nenhuma venda e ainda tenha o controle do seu negócio diretamente pelo app!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação