Você já deve ter notado que muitos clientes sempre perguntam se o estabelecimento aceita algum tipo de voucher. É uma situação muito comum, principalmente em lojas do setor alimentício, mas será que aceitar vouchers é um fator vantajoso para o negócio?

Diversificar as formas de pagamento e oferecer possibilidades que atendam a todo o seu público-alvo é imprescindível. Além de aumentar a competitividade, ajuda a facilitar o processo de fidelização e manter um bom fluxo de vendas.

Se você deseja entender melhor sobre o assunto para manter seu negócio atrativo a todos os consumidores, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja as vantagens e desvantagens de aceitar vouchers, além de como disponibilizar essa alternativa aos seus clientes!

Quais os tipos de cartões voucher?

Para entender se faz sentido para seu negócio, primeiro, entenda quais são os tipos de voucher e como eles podem ser aliados para crescer suas vendas. Cada voucher tem finalidade específica para uma compra, ou seja, eles são limitados a cada situação de compra de produto ou serviço.

O vale-alimentação está focado em garantir a compra de gêneros alimentícios e, de modo geral, é recorrente em mercados, sacolões, mercearias, entre outros. Sendo assim, muitos estabelecimentos não permitem a compra de bebidas alcoólicas e outros produtos fora do conceito de alimentação.

Já o vale-refeição serve para comprar refeições prontas. É aquele cartão que, normalmente, usam para almoços ou jantares em restaurantes, lanchonetes, padarias — é um recurso que muitas empresas utilizam para ceder aos funcionários, assim como o vale-alimentação.

Além desses dois tipos de voucher, também existe o vale-cultura, que dá ao trabalhador o acesso a cinemas, teatros, shows, museus e, até mesmo, compra de livros. O objetivo desse voucher é incentivar os programas culturais brasileiros.

Percebeu que cada um tem a sua finalidade, não é? Neste conteúdo, vamos focar o vale-refeição e o vale-alimentação, que são os mais comuns de serem encontrados.

Como aceitar vouchers na sua loja?

Os vouchers são recursos comuns entre os consumidores, que sempre o procuram para efetuar o pagamento dos produtos ou serviços. Por isso, para não perder vendas, é essencial entender como aceitar vouchers e oferecer essa possibilidade para o público.

Veja, a seguir, o que é preciso para aceitar vouchers no seu negócio!

Tenha a documentação necessária

O primeiro fator que você deve avaliar para começar a aceitar o voucher é a documentação do seu estabelecimento. É necessário estar com o negócio regularizado e em conformidade com as legislações, de acordo com o porte e o segmento de atuação.

Dessa forma, para aceitar voucher, é necessário que o seu estabelecimento tenha:

  • CNPJ — Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica: cadastros feitos em pessoa física não conseguem aceitar voucher;
  • maquininha de cartão habilitada: a máquina Stone é ideal e proporciona excelentes vantagens;
  • CNAE — Classificação Nacional de Atividades Econômicas: conforme o tipo de voucher que deseja aceitar.

Esses são três elementos fundamentais para que você consiga aceitar vouchers. Garantindo isso, o próximo passo é habilitar sua maquininha para recebê-los e se cadastrar, também, no site da empresa de voucher.

Habilite a sua maquininha

Após certificar a regularidade legal do seu negócio, é o momento de escolher e habilitar a sua máquina de cartões. Para agilizar o processo de credenciamento, tenha em mãos os seguintes documentos antes de iniciar a habilitação:

  • CNPJ e CNAE;
  • número do Banco,
  • agência e conta corrente pessoa jurídica;
  • RG e data de nascimento dos representantes legais;
  • código de afiliação da sua máquina de cartão;
  • contrato, estatuto social ou Certificado de Microempreendedor Individual.

No entanto, esses documentos só serão necessários em caso de informações divergentes. O procedimento de habilitação pode variar de acordo com a empresa que disponibiliza o voucher, por isso, é importante analisar as opções cuidadosamente para encontrar produtos ideais.

Para ajudar a entender melhor, saiba um pouco mais sobre as principais empresas do mercado:

  • Alelo: é aceito em mais de 500 mil estabelecimentos pelo Brasil, conforme informação da própria empresa. No site da Alelo é possível fazer a habilitação automática para a sua máquina de cartão Stone;
  • Sodexo: para começar a aceitar os cartões da Sodexo no seu negócio, é preciso entrar no site e clicar em “credencie-se agora”. Depois, preencha as informações sobre e-mail e CNPJ do estabelecimento a ser credenciado;
  • VR Benefícios: com a premissa de contratação rápida do serviço e gestão 100% online, a VR tem presença nacional em mais de 400 mil estabelecimentos.

Para começar a aceitar essa bandeira, é preciso selecionar o produto desejado e passar informações básicas sobre o estabelecimento. Portanto, avalie as opções e considere os seus objetivos para contar com serviços que realmente sejam vantajosos.

Por que ter uma boa maquininha que aceita vouchers?

Para aceitar vouchers sem ter complicações, é essencial contar com uma maquininha de qualidade, que ofereça condições vantajosas. Trata-se de uma decisão extremamente importante para oferecer formas de pagamento que não comprometam o seu planejamento financeiro.

Diante disso, contar com uma boa parceria é a melhor alternativa para ter serviços econômicos e que atendam a suas expectativas. Para isso, a Stone oferece uma maquininha completa e moderna, com planos que se encaixam perfeitamente no seu negócio.

Alguns diferenciais da maquininha Stone são:

  • taxas personalizadas;
  • possibilidade de aceitar Pix;
  • atendimento rápido;
  • troca em até dois dias úteis;
  • aplicativos inteligentes;
  • simulador de vendas.

Quais as vantagens de aceitar vouchers?

Os vouchers são recursos que estão presentes em todo o mercado, e aceitar essa opção de pagamento é algo que oferece vantagens importantes ao lojista. Sendo assim, avaliar esses pontos positivos é muito importante para tomar sua decisão e aperfeiçoar o negócio. Saiba quais as vantagens de aceitar vouchers na sua loja!

Mais vendas

Com a diversificação das opções de pagamento, você aumenta o público disposto a frequentar o seu estabelecimento. Isso se reflete no maior volume de vendas, além de contribuir para fidelizar os consumidores e manter a prioridade de compra.

Mais visibilidade

Algumas empresas de voucher disponibilizam até um app com a localização de todos os lugares em que o cartão é aceito. Dessa forma, o processo de captação de novos clientes acontece de forma automatizada e eficiente, potencializando os resultados.

Menos burocracia

Para o cliente, estar em um lugar que aceite diferentes opções de pagamento pode ser sinônimo de aproximação e praticidade. Esses fatores são decisivos para melhorar o relacionamento com o público-alvo e otimizar as estratégias comerciais, o que ajuda a ter ótimas vendas.

Quais as desvantagens de aceitar vouchers?

Apesar dos benefícios notáveis de aceitar vouchers, é possível identificar pontos que não são tão vantajosos. Nesse sentido, entender e estabelecer estratégias para superar as desvantagens é importante para atingir os objetivos e diversificar as formas de pagamento sem ter prejuízos. Saiba quais as desvantagens dos vouchers!

Diferentes taxas

As taxas são negociadas diretamente com as empresas dos vouchers, podendo chegar a até 8%. Isso pode gerar confusão na gestão do caixa e aumentar o custo para os lojistas, por isso, é um ponto que merece atenção especial para escolher uma boa parceria.

Nem sempre faz sentido para o seu negócio

Caso você esteja estruturando o seu negócio e aprendendo a cuidar do fluxo de caixa, você pode se atrapalhar aceitando voucher. Além disso, é preciso entender se o público da região realmente pede para pagar com voucher.

Devido a taxas altas, oferecer essa opção pode sair caro e não trazer um volume suficiente de pessoas para ter retorno positivo.

Quais os principais aprendizados?

Vouchers são cartões de benefícios oferecidos pelos empregadores aos seus colaboradores — têm intuito de compra de produtos específicos, como refeição e alimentação, sendo limitados à espécie de serviço de cada categoria.

Para aceitar voucher, é necessário que o seu estabelecimento tenha CNPJ, uma maquininha de cartão habilitada e registro CNAE. Assim, é precioso estar com o negócio regularizado para procurar um bom plano para uma maquininha e começar a utilizar.

Cada negócio tem suas características, como perfil de público, faturamento, nível de maturidade e organização, formas de cuidar do fluxo de caixa, entre outros. Diante disso, inicialmente, faça um planejamento e entenda se vale a pena para a sua loja.

Observe, portanto, todos os prós e contras para tomar as melhores decisões. No caso dos vouchers, se precisar de alguma ajuda, estamos por aqui para tirar todas as suas dúvidas e oferecer soluções incríveis para potencializar seu negócio.

Como você percebeu, aceitar vouchers é uma alternativa interessante para uma loja, no entanto, deve ser executada de forma bem planejada. Portanto, estude seu público-alvo, considere seus objetivos e conte com uma parceria de qualidade para ter uma maquininha perfeita e potencializar os resultados.

Gostou do post? O que acha de ler outro conteúdo incrível para entender ainda mais sobre o assunto e aperfeiçoar seus conhecimentos? Não perca tempo e veja, agora mesmo, 3 dicas valiosas para escolher a melhor maquininha de cartão!