O que é a antecipação de recebíveis das vendas?
Ao vender no crédito, você geralmente recebe a liquidação do pagamento de acordo com a data de vencimento da parcela. Simplificando, caso tenha vendido no crédito à vista, receberá em 30 dias, no crédito parcelado em 3x, por exemplo, recebe a primeira parcela em 30 dias, a segunda em 60 dias e a terceira em 90 dias. Essa lógica se aplica para outros prazos de parcelamento.
Agora imagine que, por um aperto, você precise do dinheiro em mãos o mais rápido possível para realizar um pagamento não previsto; É justamente para isso que existe a antecipação de recebíveis: para acelerar o recebimento de valores do empreendedor que só viriam no futuro.
Esse risco é medido (precificado) pela taxa Selic. Essa taxa influencia diretamente nas operações de antecipação e crédito em todo o mercado brasileiro.
O que é a taxa Selic?
A Selic é a taxa básica de juros de nossa economia, funciona como referência para o custo das linhas de crédito e empréstimos para pessoas físicas e jurídicas no país. Desse modo, é usada como um importante instrumento do Banco Central do Brasil (BACEN) para conter a inflação e ditar o ritmo da economia. Em termos simples:
- Se a Selic aumenta, a economia desacelera; os preços tendem a estabilizar, o que impede a inflação de ficar muito elevada;
- Se a Selic diminuir, a economia acelera, uma vez que o consumo é estimulado, o que aumenta a inflação.
Com o aumento da Selic, o acesso ao dinheiro fica mais caro (juros de crédito, empréstimos, financiamentos, parcelamentos, entre outros).
Selic e a relação com a antecipação dos recebíveis
Agora você já sabe porque a Selic é estrela nos jornais e como ela afeta sua ida ao supermercado. Do mesmo modo, as variações nessa taxa impactam diretamente os custos das empresas de adquirência, como a Stone: com a Selic em alta, os custos dos nossos serviços também sofrem aumentos, especialmente aqueles que envolvem antecipação de vendas. Quanto maior a taxa, mais caro é financiar operações de crédito para o lojista, como a antecipação de recebíveis. Lembra que comentamos que o acesso ao dinheiro fica mais caro?
Aumento da taxa básica de juros → Menos dinheiro circulando → Operações financeiras entre bancos e outras instituições se tornam mais custosas → Fornecimento de crédito ao lojista passa a ser mais caro.
Quais as vantagens da antecipação para o negócio?
Autonomia, agilidade, flexibilidade: afinal, é possível prever o quanto terá de dinheiro em caixa. É você que escolhe quanto gostaria de antecipar e ainda a frequência: uma vez no mês, todos os dias, cada quinzena?
Também é possível optar pela antecipação automática e ter a certeza que sempre terá os recebíveis (valores das vendas) adiantados sem precisar se preocupar em solicitar. Assim fica muito mais fácil:
- Prever o fluxo de caixa;
- Ter capital de giro para investir no negócio;
- Melhorar o poder de negociação com fornecedores, por conta do prazo menor de pagamento.
Não é empréstimo: a grande vantagem da Antecipação de Recebíveis em comparação com um empréstimo é a simplicidade no processo. Como esse valor já é da operação do empreendedor, não é considerado uma dívida e também não há necessidade aprovação para o desembolso.
Como funciona a antecipação de recebíveis?
Agora que você entendeu sobre a importância da antecipação, deve estar se perguntando como funciona na prática e também como são calculadas as taxas, certo? A taxa cobrada para antecipar os valores varia de acordo com o prazo de recebimento das vendas, com o segmento de mercado e o perfil do negócio.
As vendas feitas na modalidade de crédito podem ser antecipadas de duas maneiras:
Automática: nesse caso é possível que você configure qual(is) dia(is) do mês ou da semana prefere receber a antecipação ou ainda escolher que os recebimentos sejam diários (com a liquidação das vendas acontecendo sempre no dia útil seguinte). A antecipação se mantém recorrente e com uma taxa mais atrativa que na modalidade pontual.
Pontual: é eventual e momentânea. Seu cliente escolhe fazer uma antecipação, mas sem periodicidade definida. Pode antecipar o valor total ou parcial. Caso seja parcial, o cliente pode filtrar valores a receber por bandeira ou ainda o montante relativo a um determinado período específico de vencimento das parcelas.
Se quiser saber mais sobre as diferenças das modalidades de antecipação, veja aqui.
Por fim, lembre-se que planejamento e organização são cruciais para a saúde financeira da sua operação. É importante avaliar o fluxo de caixa do seu negócio considerando o objetivo do negócio e a viabilidade de recursos disponíveis ao longo do tempo. Caso queira continuar seus estudos sobre o assunto, confira:
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação