Atualmente, tem se tornado cada vez mais raro o uso do dinheiro físico na hora de fazer uma compra. O consumidor opta por realizar o pagamento com cartão de crédito ou débito. Por isso, contar com bons recursos tecnológicos no seu negócio contribui para aumentar as vendas e otimizar os resultados do seu negócio.
Ao observar essa mudança de comportamento do consumidor, é nítido que uma maquininha de cartão é essencial para aumentar as vendas do seu estabelecimento, oferecendo mais uma opção de pagamento. Se você quer saber como essa novidade pode aumentar suas vendas, continue a leitura e confira!
Qual é a importância das vendas para um negócio?
Qualquer negócio necessita vender bem para se manter em constante crescimento. Mesmo com ótimos produtos e serviços, caso a sua corporação não tenha um bom desempenho em vendas, é improvável que sua marca consiga crescer e conquistar mais espaço no mercado.
Por isso, desenvolver mecanismos para facilitar as vendas é imprescindível para negócios dos mais diversos setores e tamanhos. Assim, vale investir em tecnologia para facilitar o trabalho dos vendedores e qualificar sua equipe para otimizar as taxas de conversão.
Como aumentar as vendas de um negócio?
Existem algumas formas de conseguir atrair clientes e vender muito no seu negócio. Com o objetivo de lhe ajudar, separamos várias delas a seguir, especialmente para você. Vale conferir cada uma e colocar em prática logo.
1. Tenha um bom atendimento
Já fez uma compra em um lugar em que o atendimento foi encantador? Certamente, quando precisou de produtos que sabia que aquele negócio oferecia, optou por negociar com ele, não é mesmo!? Além disso, se conhecidos pedissem sugestões, você falaria desse negócio.
Um suporte de qualidade consegue fidelizar os consumidores e favorecer a propaganda boca a boca. Assim, é importante investir em formas de encantar os clientes, a fim de superar expectativas e conseguir vender mais.
2. Conte com os dados
Uma boa forma de deixar os indivíduos que compram da sua loja satisfeitos é investigar os dados. Com uma boa base, você consegue entender os padrões de consumo dos seus clientes e fazer ofertas mais personalizadas.
Por exemplo, se um consumidor vai à sua loja comprar algum item, você consegue fazer ofertas que combinem com as aquisições que ele normalmente faz e que agreguem valor à experiência de consumo dele. Assim, ele vai ficar satisfeito, sua loja faz mais de uma venda, e todos ficam satisfeitos.
3. Use a internet
Nos dias atuais, a maior parte dos consumidores usa a internet e as redes sociais para investigar as melhores opções para realizar suas compras. Portanto, é necessário que seu negócio esteja presente no digital também.
Nesse sentido, desenvolva um site de qualidade com informações úteis, posicione seu negócio no Google, faça seu cadastro no Google Meu Negócio e tenha um perfil de qualidade nas redes sociais. Assim, você consegue compartilhar conteúdos para ajudar sua audiência e também os produtos que você oferece, aumentando seu alcance e vendendo muito mais.
4. Tenha opções de pagamento diversificadas
Oferecer mais de uma opção de pagamento é importante para dar alternativas aos consumidores. Seja no meio físico, seja no digital, quanto mais diversificadas forem as opções, maiores serão suas chances de vender.
Isso porque há consumidores que preferem fazer compras por meio do PIX, outros acham melhor realizar suas aquisições com o cartão de débito, e há aqueles que veem maior utilidade nas compras feitas com o cartão de crédito. Além disso, contar com uma maquininha de cartão de qualidade também tem potencial para aumentar suas receitas.
Quais são as vantagens de possuir uma maquininha de cartão?
As vantagens de ter uma máquina são inúmeras, a utilização do cartão é mais simples e rápida, tanto na hora de pagar, quanto na de receber o pagamento. O portador insere o cartão, digita a senha e pronto, rápido e prático. Em questão de segundos, a transação está concluída. É muito mais ágil do que esperar o preenchimento de um cheque ou procurar troco.
Agilidade no pagamento
No mercado em que cada segundo é precioso, cada momento economizado é essencial, a máquina de cartão vem para lhe dar essa facilidade e agilidade no pagamento. Outro ponto muito importante é que, com o uso da máquina, você consegue ter o total controle da sua agenda de recebíveis, sabe exatamente o dia em que vai receber suas vendas e consegue programar seu fluxo de caixa.
Emissão de relatórios
Um ponto positivo é o fato de que a maquininha de cartão emite diversos relatórios, que, muitas vezes, podem ser impressos diretamente da máquina. São relatórios detalhados das vendas, com data e previsão de pagamento.
Por meio deles, você consegue acompanhar diversas métricas de desempenho e identificar os principais pontos de melhoria do negócio. Além disso, é possível entender os períodos sazonais em que seus clientes mais compram.
Segurança para o caixa
Uma vantagem que traz bastante segurança para o caixa do estabelecimento é que, caso ocorra algum problema com a máquina, o recebimento das vendas não será prejudicado. O estabelecimento recebe normalmente. O uso da maquininha de cartão diminui também o fluxo de dinheiro físico no caixa da loja, trazendo mais segurança.
Praticidade para os clientes
Com apenas alguns toques e em questão de segundos, você economiza tempo, dá praticidade ao seu cliente e não precisa preocupar-se com o pagamento que já está programado. Caso haja dúvida em alguma venda, é só tirar um relatório direto da máquina para ver as transações que ocorreram naquele dia.
As maquininhas são uma carta na manga quando um cliente diz estar sem dinheiro, apenas com cartão. É essencial entender a maneira que os consumidores estão optando pagar suas compras e adaptar-se a essa mudança para manter e alavancar as vendas do seu estabelecimento.
Viu como é possível aumentar as vendas do seu negócio por meio de algumas melhorias? Ao contar com uma maquininhas simples e eficientes como a da Stone, você tem acesso aos inúmeros benefícios que citamos anteriormente, fazendo com que seu negócio se torne ainda mais lucrativo.
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