Definir a área de atuação do seu negócio é essencial para alavancar suas vendas e entender melhor as dores do seu cliente, isso é, a necessidade do público. Entender isso faz com que você consiga direcionar melhor os produtos e/ou serviços que atendam a demanda. Para entender se tem mercado pro seu negócio, é preciso verificar se ele faz sentido para as pessoas que deseja impactar.

Nesse artigo, vamos te ajudar com isso através de 8 dicas para ajudar nessa definição, continue a leitura!

Considere uma área de atuação que realmente goste

Invista em uma área que tenha afinidade e interesse em estudar, já que é necessário estar sempre atento às tendências desse mercado para garantir vantagem competitiva.

Por exemplo, imagine que você tem um negócio na área da beleza onde seus produtos são shampoos vendidos a salões de beleza. É importante consumir conteúdo específico da área, ficar atento aos lançamentos do mercado, frequentar feiras de beleza e pesquisar as principais tendências. Além disso, é importante entender o comportamento das pessoas que frequentam salões de beleza e com o que elas se identificam.

Conheça seu cliente. Defina seu público-alvo

Seu nicho de clientes pode ser definido por pessoas com comportamentos, faixa etária, localização semelhantes, etc. Assim, o público-alvo é definido por um grupo de consumidores com características em comum a quem devemos direcionar as estratégias de vendas, já que terão mais chances de virar clientes do seu negócio.

Por exemplo, suponhamos que você tem uma hamburgueria vegana: nesse caso, seu ramo de atividade é o alimentício e seu segmento é o de Fast Food. Dentro disso, seu público alvo são pessoas que não consomem proteína animal, ou seja, seu nicho é o mercado vegano.

Para definir seu nicho de mercado, é preciso identificar a necessidade do seu público-alvo e como você consegue gerar impacto para esses clientes.

Uma ferramenta online gratuita que pode te ajudar a entender essas necessidades e novas tendências de mercado é a Google Trends.

Com ela, você pode analisar se determinadas palavras-chave são concorridas e sugestões de outros termos relacionados mais específicos que vão auxiliar a definir um nicho de mercado. Além disso, é possível identificar a posição geográfica daqueles que mais pesquisam sobre determinado assunto, ou seja, aqueles que provavelmente são os mais interessados no seu produto, para entender se a sua cidade é um bom local para empreender, por exemplo.

Conheça seus concorrentes

Definindo o posicionamento do seu negócio, para se destacar é essencial entender quem são seus concorrentes, o que eles oferecem aos seus clientes e como são vistos por eles. Esse conhecimento pode ser adquirido através de estudos e pesquisas de mercado ou eventos direcionados ao seu nicho de atuação, por exemplo. Geralmente, seus concorrentes são aqueles que oferecem produtos e/ou serviços com faixas de preço iguais ou semelhantes às do seu negócio.

Aqui vão algumas dicas para se aprofundar:

Escolha qual será o objetivo principal do estudo

Por exemplo: aumentar produtividade, descobrir práticas de sucesso de empresas do segmento.

Defina quem analisar

Entenda quem são os líderes de mercado do segmento ou que se destacam em alguma ação específica.

Colete dados

Faça pesquisas nas redes sociais, sites e nas informações divulgadas pelas próprias empresas. Além disso, compareça a eventos direcionados ao segmento do seu negócio. Por serem específicos, geralmente os fornecedores também marcam presença, além dos próprios concorrentes, que poderão ser analisados de perto.

Estruture uma tabela comparativa

Tenha em mente quais serão os indicadores avaliados e estruture uma tabela comparando as ações da empresa estudada com as ações atuais do seu negócio para aquele objetivo específico.

Por exemplo, se o objetivo principal do seu estudo é saber como determinada empresa alavanca suas vendas, é importante entender quais são os canais de venda da empresa analisada. Enquanto a concorrência faz vendas online, na loja física e por telefone, sua empresa só vende na loja física.

Analise o que faz sentido para o seu negócio

Entenda as ações da concorrência e os resultados alcançados a partir delas e, com isso, implemente o que pode ser melhorado no momento atual do seu negócio.

Seguindo o exemplo do ponto acima, é necessário entender qual o impacto das vendas online e por telefone na receita ou o quanto de valor essas possibilidades geram ao consumidor final, além da viabilidade de incluir novos canais de venda para o seu negócio.

Desse modo, conhecer o mercado onde seu negócio está inserido pode garantir maior credibilidade, alavancando as vendas e a fidelização dos seus clientes.

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