Você sabe como escolher um fornecedor? Esse parceiro é muito importante para que o seu negócio ofereça produtos de qualidade para os clientes. No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância de escolher um fornecedor, as vantagens de contar com um parceiro de negócio de confiança e como você pode escolher um fornecedor para a sua empresa.
Este post faz parte da nossa série de artigos para quem está começando um negócio do zero, quer saber como montar um negócio ou já tem uma empresa e quer otimizar seus resultados. Você pode acessar os outros artigos para ajudar o empreendedor nas decisões iniciais e que são muito importantes para o sucesso do negócio, neste link, sobre definir o mercado de atuação, e neste link, sobre o que é necessário para abrir um negócio.
Vem ler!
A importância de escolher um fornecedor
Se você tem uma loja, sabe que um dos elementos mais importantes para a qualidade dos produtos de um pequeno negócio é a matéria-prima. Nesse sentido, os fornecedores são peças fundamentais para garantir esse aspecto.
Por isso, é preciso que você tenha bastante atenção ao escolher um fornecedor. Não tenha pressa nesse processo, porque escolher qualquer parceiro de negócio pode dar mais trabalho depois. Dedique um tempo agora a fazer essa seleção, para economizar tempo no futuro.
Fornecedores que atrasam a entrega, que criam diversos empecilhos na parceria com a sua loja ou que não compartilham dos valores da sua empresa podem se tornar uma dor de cabeça para o negócio.
Além disso, é provável que você tenha um contato frequente com seus fornecedores e, por isso, o relacionamento com eles precisa ser equilibrado e vantajoso para ambos os lados. A ideia é que, com o tempo, essa relação se fortaleça e vocês se tornem parceiros fiéis de negócio. Por isso, todos os seus parceiros devem ser tratados com igual zelo, afinal, todos ali estão cooperando para o seu negócio rodar, desde o fornecedor da etiqueta mais simples ao que te fornece os tecidos mais nobres.
Vantagens de contar com fornecedores de confiança
Contar com fornecedores de confiança traz uma série de benefícios para os pequenos negócios, como:
- Maior margem para negociação: um relacionamento duradouro e de confiança permite que ambas as partes tenham mais flexibilidade para negociar prazos, pagamentos e condições de entrega
- Economia de tempo, já que você não perde tempo sempre em busca de novos fornecedores: se o relacionamento com os parceiros de negócio é fraco, ele pode ser quebrado com muita facilidade, o que implica a busca por novos parceiros
- Redução das dívidas e entregas dentro do combinado: em um relacionamento de confiança com seus fornecedores, a ideia é que você não crie dívidas com eles, da mesma forma, os parceiros vão sempre buscar honrar os compromissos estabelecidos com a sua empresa, como os prazos de entrega
Além disso, estabelecendo uma relação de confiança com os seus fornecedores, a tendência é que eles priorizem a sua empresa, porque vão querer sempre oferecer o melhor para você. Por exemplo, quando um produto fresco chegar, o fornecedor pode ligar para você avisando.
Como escolher um fornecedor
Agora que você já entendeu a importância dos fornecedores para o seu negócio, trouxemos algumas dicas para você selecionar os melhores parceiros para a sua empresa. Confira!
Busque referências
Para escolher um fornecedor, é importante conversar com outros empreendedores e buscar recomendações de parceiros de negócio confiáveis.
Faça uma lista de qualidades que você busca nos fornecedores e pergunte para outros lojistas se eles têm algum fornecedor com essas características para indicar, tanto em relação aos preços, como ao atendimento e à qualidade dos produtos fornecidos.
Acompanhe as redes sociais
Para avaliar os fornecedores em potencial, você pode fazer uma lista a partir das referências obtidas com outros empreendedores e também com uma pesquisa na internet.
A partir disso, entre nas redes sociais desses fornecedores, veja as postagens e os comentários nos posts. Isso pode trazer uma ideia sobre a qualidade dos produtos e do atendimento oferecido.
Outra dica é entrar no Reclame Aqui para ver se há reclamações dos clientes em relação a esses fornecedores.
Você pode até criar uma tabela no Excel para inserir as informações encontradas na sua pesquisa e poder avaliar com mais objetividade todos os fornecedores da lista.
Navegue pelo site
Continuando sua pesquisa online sobre os fornecedores em potencial, entre no site dessas empresas para colher mais informações e alimentar sua tabela. O site costuma trazer dados adicionais sobre os valores do negócio. Isso é importante para verificar se o futuro fornecedor está alinhado aos valores, à missão e ao propósito da sua empresa.
Esse tipo de informação é importante para sustentar um relacionamento a longo prazo. Por isso, não negligencie esse aspecto.
Marque uma conversa
A partir das informações encontradas na sua pesquisa, filtre alguns fornecedores que estejam mais alinhados ao que você procura e marque uma conversa com eles. Essa estratégia tem o objetivo de identificar os parceiros mais adequados e eliminar da sua lista aqueles que não fazem sentido para a sua empresa.
Durante essa conversa, explique o que você precisa e ouça a proposta que o outro lado tem para a sua empresa. É importante ser franco e objetivo com os fornecedores para economizar tempo de ambos os lados. Além disso, vá para a mesa de negociação sabendo o que você quer e quais são os seus limites em relação às condições dessa parceria, como prazos, valores e formas de pagamento.
Faça um orçamento
O preço cobrado pelos fornecedores não precisa ser o único fator de escolha do parceiro ideal de negócio, mas esse aspecto deve pesar na sua decisão. Por isso, antes de negociar com os fornecedores, faça um planejamento e veja o quanto você pode gastar.
Depois, peça um orçamento para os fornecedores que você mais gostou e avalie cada uma das propostas, considerando os preços e as condições oferecidas. Se for necessário, você pode tentar negociar um desconto para o primeiro mês de parceria, por exemplo. Se o relacionamento com o fornecedor for bom durante esse período, vocês podem estender a relação e renegociar os valores. Outro ponto importante é que geralmente os preços ficam bem mais competitivos quando a negociação é para um volume alto, por isso, se programe com antecedência e busque por esses descontos.
E aí, o que você achou do post de hoje? Já vai começar a escolher os seus fornecedores? Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog da Stone. Até a próxima!
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