Segundo pesquisa da RD Station publicada em agosto de 2022, 79% dos brasileiros são usuários ativos de redes sociais, passando em média 3 horas e 49 minutos por dia navegando, tempo que é 53% maior que a média global.
Também segundo um levantamento da Cupom Válido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online com 22,2% no ano de 2022. Estes números só comprovam o fato de que o marketing digital hoje é indispensável para qualquer negócio.
O que é marketing digital?
Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet e outros meios digitais, para divulgar e vender seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.
Como começar no marketing digital?
Antes de criar qualquer tipo de estratégia é necessário analisar o comportamento do seu consumidor. Para se conectar com ele, você precisa saber que tipo de conteúdo o interessa, quem é o potencial comprador de seus serviços ou produtos e qual faixa etária está mais interessada em comprar.
Listamos algumas estratégias para a sua empresa começar a investir hoje mesmo:
1. Redes sociais
A pesquisa da RD Station diz também que mais de 90% consideram o Instagram a rede mais relevante. Quem adota as redes sociais nas ações de marketing e vendas sabe que precisa superar dois importantes desafios: transformar seguidores em clientes e aumentar as conversões via redes sociais.
Com isso em mente, é fácil perceber que, para a maioria dos profissionais, o Instagram é a rede favorita para colocar esse trabalho em prática. Além disso, invista na geração de conteúdo para gerar conversas e relacionamentos com os seus seguidores, não só publicar posts de produtos.
2. Marketing de Conteúdo
Marketing de conteúdo significa criar e compartilhar conteúdo altamente relevante para o seu público-alvo. Com isso, a sua marca constrói um relacionamento de confiança com o cliente, ganhando credibilidade e possivelmente virando referência no segmento. O conteúdo pode trazer informações sobre o produto ou serviço e até mesmo o mercado ou segmento de atuação. Desta forma, é possível atrair um público mais qualificado, o que aumenta as chances de conversão.
3. Mídia Paga
Assim como na publicidade off-line convencional, na Internet você também pode pagar para que seus anúncios sejam exibidos nos sites. As formas mais comuns de se fazer isso são através de banners em portais de conteúdo, links patrocinados no Google Ads, e anúncios nas redes sociais, em especial através do Facebook Ads (ferramenta também responsável por veicular anúncios no Instagram).
4. E-mail Marketing
Uma boa campanha de e-mail marketing deve contar com listas de e-mail segmentadas, nas quais os clientes de uma empresa são classificados de acordo com interesses e características. Uma das melhores formas para conseguir uma boa lista de e-mails, é uma página de captura. Assim, só quem realmente está interessado naquele negócio receberá mais informações.
Além disso, os resultados de uma campanha de e-mail marketing são mensuráveis a partir do momento que se utiliza uma ferramenta de automação. É possível saber quantos e-mails foram disparados, quantas pessoas receberam, quantas pessoas visualizaram e até quantas pessoas clicaram no conteúdo.
5. SEO (Search Engine Optimization)
É uma estratégia de marketing para otimizar um site e torná-lo mais fácil de ser encontrado pelos buscadores, como o Google, por exemplo. O uso de uma palavra chave ainda é uma das ferramentas de search engine optimization mais eficazes. Basta entender quais as palavras que os clientes em potencial se interessariam e utilizariam nos sites de buscas. A partir disso, é preciso inserir essas palavras em todo o site dentro dos seus conteúdos. O objetivo é demonstrar para os motores de busca a relevância do seu conteúdo.
Antes de começar a investir em qualquer estratégia, é importante compreender quando e por que os clientes estão interagindo, impulsionar a criação de conteúdo mais eficiente para cada perfil e ajustar seu alcance para ter o máximo impacto em vendas. Também não tenha medo de trabalhar com uma consultoria de marketing digital de alto nível para não cometer erros após semanas ou meses de trabalho duro e muitos recursos investidos.
Aqui no Stone Partner Program, queremos ajudar nossos parceiros a criar e potencializar suas estratégias de marketing digital por meio de benefícios, treinamentos e ferramentas especializadas, como a MLabs.
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