Fazer com que um negócio sobreviva em meio a toda a concorrência que existe no mercado é um desafio e tanto para os empreendedores, não é mesmo? Nesse cenário, ter um diferencial competitivo é fundamental não só para que a empresa possa se manter ativa, mas também para que consiga apresentar um bom crescimento.

Afinal de contas, você precisa encontrar maneiras de chamar a atenção dos consumidores para os seus produtos e/ou serviços se quiser que eles deem preferência ao seu negócio. Com tanta competitividade, não dá para esperar passivamente que os clientes batam na sua porta.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a entender melhor o que é um diferencial competitivo e identificar ou, até mesmo, desenvolver um para o seu negócio se destacar cada vez mais. Tem interesse neste conteúdo? Boa leitura!

O que é diferencial competitivo?

De forma bem simplificada, podemos afirmar que um diferencial competitivo é aquilo que torna o seu negócio único e superior aos concorrentes. Sabe aquele motivo pelo qual um consumidor faz questão de adquirir um produto ou contratar um serviço com uma determinada empresa, e não com outra que oferece algo similar? Então, isso é o que chamamos de diferencial competitivo.

Vale ressaltar que não estamos falando de oferecer um produto de qualidade ou um serviço bem-feito — até porque esse é apenas o dever que toda empresa tem que cumprir. Lembre-se de que o seu estabelecimento, provavelmente, não é o único no mercado onde os consumidores podem conseguir os produtos e/ou serviços de que necessitam.

Um diferencial competitivo é, como o próprio nome indica, aquele “algo mais” que eleva o seu negócio a outro nível e conquista os clientes. Se é um diferencial, é porque se trata de uma característica difícil de copiar, ou seja, é algo que os consumidores não vão encontrar facilmente na concorrência.

Também é interessante entender que o diferencial competitivo não é obrigatoriamente algo revolucionário. Muitas vezes, pode ser algo simples, porém raro, que os clientes reconhecem como um benefício e que, por consequência disso, dá à empresa uma vantagem competitiva no mercado.

Qual é a importância do diferencial competitivo para um negócio?

Quando os consumidores percebem um determinado produto ou serviço como diferenciado dos demais disponíveis no mercado, a lembrança que fica após a experiência de compra é que o negócio oferece algo superior. A tendência, nesse caso, é que eles voltem a comprar ou cheguem a indicar a empresa para outras pessoas.

Assim, ter um diferencial competitivo é essencial para conseguir fidelizar os clientes e também para transformá-los em promotores da marca. Isso faz com que o negócio se destaque entre os concorrentes e ajuda a aumentar as vendas, gerando mais receita e, principalmente, lucro.

Todo esse processo é o que possibilita que o negócio se mantenha firme e ainda cresça. Ao faturar mais graças ao diferencial competitivo, você pode investir em novos produtos e equipamentos, além de ter mais chances de atrair parcerias e, até mesmo, investimentos para o seu empreendimento.

Como identificar um diferencial competitivo?

Uma vez que o diferencial competitivo tem tanto impacto sobre o sucesso da empresa, é importante você saber como identificar o do seu negócio — e, se ainda não houver, desenvolver um o quanto antes. A seguir, separamos algumas dicas para ajudar.

Faça uma análise do seu negócio

O primeiro passo para você descobrir qual pode ser o diferencial competitivo da sua empresa é fazer uma avaliação detalhada dos seus produtos e/ou serviços, bem como do processo de atendimento ao cliente.

É importante que essa análise seja feita de forma bastante realista, tentando entender tanto quais são os pontos fortes do negócio quanto quais são os pontos fracos.

Nesse processo, vale a pena dar uma atenção especial aos dados de desempenho do seu negócio. Na lista de produtos campeões de venda, por exemplo, você pode descobrir que eles têm algo em comum que chama a atenção dos clientes, e talvez esse seja o seu grande diferencial.

Também é interessante levar em consideração que o atendimento é um diferencial que o público tende a valorizar bastante. Se você tem muitos clientes fiéis, é bastante possível que esse seja um diferencial competitivo.

Avalie a sua empresa do ponto de vista do cliente

Para uma análise ainda mais completa do seu negócio, é essencial que você entenda qual é a visão que os consumidores têm dele. Para isso, pode se informar sobre o que as pessoas dizem da sua empresa nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, é uma boa ideia realizar uma pesquisa de satisfação na fase do pós-venda. Por meio de algumas perguntas rápidas, você consegue descobrir quais aspectos da experiência de compra foram positivos e se o cliente pretende voltar a fazer negócio com a sua empresa.

Observe a concorrência

Já que você está justamente tentando encontrar o diferencial competitivo do seu negócio, uma parte importante dessa jornada é conhecer os diferenciais da concorrência. Por isso, comece a observar também o que é dito sobre as outras empresas que atuam no mesmo nicho de mercado que a sua.

Descubra o que os clientes mais elogiam nos seus concorrentes, assim como o que eles criticam. Desse modo, você pode identificar o que o público deseja, mas não tem encontrado, e trabalhar para que a sua empresa supra essa necessidade e tenha um diferencial competitivo.

Leve em consideração os diferenciais escaláveis

Nas suas análises, pode ser que você encontre vários pontos fortes do seu negócio que podem ser considerados diferenciais. No entanto, um diferencial competitivo deve ser algo escalável, isto é, que você vai conseguir manter a longo prazo, ainda que a demanda da empresa aumente. Observar esse aspecto vai ajudar a identificar qual é o seu verdadeiro diferencial.

Com todas essas dicas, certamente, já ficou mais fácil encontrar o diferencial competitivo que vai ajudar o seu negócio a se destacar no mercado. Agora, é só colocar a mão na massa e começar a trabalhar nisso para desenvolver os pontos fortes da sua empresa e utilizá-los para atrair e fidelizar cada vez mais clientes.

Então, conseguimos ajudar você a compreender melhor a importância do diferencial competitivo para o seu negócio? Assine a nossa newsletter aqui abaixo e continue acompanhando outros conteúdos como este!