Transformação digital e inovação têm tudo a ver? A resposta é sim. Afinal, ambas envolvem uma renovação, tanto tecnológica quanto de mentalidade, nunca antes experienciada como base para mudança e ruptura de padrões.

Negócios têm muito a ganhar com isso, uma vez que os impactos desse processo geram diversas vantagens e diferenciais competitivos. Nesse sentido, é importante se preparar e atualizar o seu empreendimento.

Descubra como colocar isso em prática e muito mais neste conteúdo!

O que é a transformação digital?

Basta olhar em volta para perceber que a vida social e a econômica são totalmente marcadas pelo uso da tecnologia em ações cotidianas. As pessoas trabalham, interagem e consomem por meio dessas soluções, criando uma relação de dependência com elas.

É nesse contexto que surge tal transformação. Trata-se, portanto, do processo de mudança que envolve desde a mentalidade empresarial até as operações corporativas, que passam a absorver a cultura digital tanto como meio quanto como modo de fazer negócios visando a:

  • ganhar produtividade;
  • modernizar estruturas e metodologias;
  • ampliar seu alcance;
  • agregar valor;
  • romper com conceitos ultrapassados.

Essa transição não depende apenas de adotar ferramentas de TI, mas de revolucionar a forma como as tarefas são realizadas, impactando positivamente clientes, colaboradores, parceiros, acionistas e sociedade.

Qual a relação entre transformação digital e inovação no ambiente empreendedor?

Transformação digital e inovação estão profundamente ligadas, sobretudo no ambiente de negócios. Primeiramente, porque empreender é uma das atividades que mais ganharam com a evolução tecnológica recente, pois se tornou amplamente acessível.

Ainda, a partir dessa relação, surgiram tanto a atualização da tecnologia quanto a renovação radical e disruptiva de métodos, que viabilizaram oportunidades nunca antes almejadas para os empreendimentos nesse novo contexto.

Dessa maneira, pode-se dizer que a adoção de soluções de TI e de uma cultura inovadora é o caminho para realizar a transformação digital, cujo maior benefício é o desenvolvimento de um ambiente empreendedor rico.

Qual a importância de adotar a transformação digital e inovação no próprio negócio?

Adotar a transformação digital e inovação no negócio é uma necessidade para se manter competitivo frente a esse movimento que já atinge quase a totalidade do mercado. Quem ainda não começou está perdendo, uma vez que esse processo oferece diversas vantagens. Confira quais são a seguir!

Otimiza os processos internos

O primeiro impacto de adotar a transformação digital e inovação no ambiente de trabalho é a melhoria dos processos internos. Eles se tornam mais ágeis, enxutos, eficientes, precisos e qualificados a partir das tecnologias agregadas.

Isso beneficia a produtividade da equipe, que passa a focar e se dedicar a ações cujo potencial de gerar valor é maior, eliminando a perda de tempo com atividades desnecessárias ou repetitivas, que não dependem de suas capacidades para serem bem-feitas. Entre o que possibilita tal otimização, estão:

  • a transição de fluxos de tarefas do off-line para o virtual;
  • a automação de operações programáveis;
  • a reorganização de recursos.

Melhora o atendimento

Canais de comunicação on-line, Bots, Inteligência Artificial e soluções de gestão de dados são só algumas das inovações incorporadas na transformação digital para que negócios possam aperfeiçoar o atendimento.

Além de disponibilizarem rapidez de respostas e resolverem as dificuldades mais simples dos clientes, tais tecnologias permitem a melhoria das interações com atendentes humanos, que se valem do que foi coletado por elas na hora de abordar o consumidor.

Outro exemplo são os meios de pagamento, que possibilitam aos compradores escolher a melhor forma de quitar suas aquisições, tornando o negócio acessível a diversos perfis financeiros.

Aumenta a satisfação do cliente

Um dos pilares da transformação digital é a experiência do cliente. Sendo um dos elementos mais valorizados pelo público na hora de tomar a decisão de compra, investir nisso realmente é obter um diferencial competitivo.

Não bastasse, há os efeitos positivos já citados — agilidade, eficiência, precisão etc. — que são fruto da adoção de novas tecnologias de gestão. A praticidade que as soluções internas de negócio e as ferramentas voltadas ao consumidor oferecem se destaca. A partir delas, fica fácil:

Amplia o alcance e a base de consumidores

A transformação digital e inovação levam o negócio para um novo ambiente no qual é capaz de se relacionar com uma base muito maior de clientes, sem limitar seu alcance do ponto de vista geográfico.

Dessa forma, o grupo de potenciais compradores dos seus produtos ou serviços não fica restrito a sua localização, oportunizando que sua marca seja reconhecida e consumida por diversas outras pessoas.

Oportuniza a criação de novos produtos ou serviços

Atuar em um ambiente digital oferece novas oportunidades para o negócio, como a de adaptar e otimizar um produto ou serviço físico para esse meio. Além de uma versão eletrônica do que você já faz, recursos virtuais capazes de complementar ou expandir a utilidade dessas mercadorias são algumas opções nesse sentido.

Reduz custos

Não é preciso fazer muitos cálculos para saber que uma loja física apresenta custos maiores do que um e-commerce, principalmente se esses dois modelos forem comparados por seu alcance ou disponibilidade.

Entretanto, essa não é a única maneira de a transformação digital e inovação contribuírem para a redução das despesas de um negócio. Outros exemplos disso são:

  • otimização de processos;
  • automação de tarefas produtivas e comerciais;
  • melhor direcionamento de investimentos e recursos;
  • diminuição de falhas e retrabalhos.

Aperfeiçoa a comunicação e a colaboração

Tanto comunicação quanto colaboração são desafios para a gestão de um negócio. Aperfeiçoá-las é uma tarefa relevante para os resultados no mercado atual, em que dinamismo e precisão fazem toda a diferença no relacionamento com o público ou com os colaboradores.

Assim, transformação digital e inovação contribuem para deixar as interações:

  • ágeis: aumentando o fechamento de negociações e dando fluidez aos processos;
  • integradas: criando sintonia e eliminando problemas;
  • transparentes: oferecendo segurança ao comprar ou seguir orientações.

Gera decisões mais eficientes

Integração de processos, acesso às métricas de acompanhamento, coleta e organização de dados em tempo real, entre outros efeitos da implementação da transformação digital e inovação no ambiente de negócios, geram uma grande vantagem para os tomadores de decisão: eficiência.

A partir de todos esses elementos, é possível construir cenários probabilísticos exatos e atualizados. Ao se basear neles para fazer as escolhas, elas tendem a ser mais acertadas, respondendo melhor às necessidades do negócio. Desse modo, o gestor pode se antecipar para aproveitar oportunidades ou para minimizar riscos e danos decorrentes de dificuldades futuras.

Torna o negócio mais lucrativo

A principal vantagem de colocar a transformação digital e inovação dentro do seu negócio é também uma consequência direta dos demais benefícios apresentados até aqui: o aumento da lucratividade.

De um lado, há a otimização dos custos, melhorando o aproveitamento dos investimentos e eliminando gastos desnecessários. Do outro, os resultados corporativos crescem com mais clientes e mais transações.

Como atualizar o negócio por meio da transformação digital e inovação?

Já está claro que vale a pena investir em transformação digital e inovação para ter sucesso nos negócios? Agora resta saber como colocar isso em prática, não é mesmo? Veja a seguir as principais dicas!

Mude a mentalidade da equipe

Sem uma equipe alinhada com a cultura de transformação digital e inovação, nenhum negócio consegue tirar o máximo aproveitamento das estratégias ou soluções implementadas nesse contexto.

A mentalidade organizacional precisa romper com ideias preconcebidas e modelos tradicionais para que o novo possa se instalar. Além disso, o melhor uso de qualquer novidade implementada depende dos colaboradores que a aplicam no cotidiano, pois só eles são capazes de perceber suas oportunidades de utilização.

Reestruture processos

A maneira como as atividades corporativas são realizadas também muda a partir da adoção de tecnologias e da digitalização. Nesse sentido, reestruturar os processos é parte fundamental para encaixar tais inovações no cotidiano e colocar essa transformação em prática. Os princípios para nortear isso são:

  • experiência do cliente: modificar a relação entre marca e consumidor;
  • modelos de operação: renovar o modo como o trabalho acontece;
  • modelos de negócio: criar um novo formato, estratégia ou mercado.

Adote novas tecnologias

Do simples ao complexo, as tecnologias são o caminho pelo qual a transformação digital realmente funciona. Entre as inovações utilizadas atualmente, destacam-se:

  • meios de pagamentos digitais: geram conforto ao cliente e otimizam o controle financeiro pelo negócio;
  • canais de comunicação e atendimento: facilitam as interações, a colaboração e o marketing;
  • ambientes virtuais de trabalho e nuvem: oferecem independência e acessibilidade;
  • sistemas de gestão: organizam e monitoram as operações;
  • ferramentas de automação: liberam a equipe para focar em tarefas complexas, criativas ou com maior valor agregado;
  • soluções de Business Intelligence e Big Data Analytics: permitem o melhor uso dos dados;
  • Inteligência Artificial, Deep e Machine Learning: aperfeiçoam outras áreas.

Mantenha-se atualizado

Não basta adotar os meios que são sinônimo de transformação digital e inovação hoje. Afinal, tornar essa transição efetiva, para realmente poder se considerar um negócio envolvido em tal cultura, depende de constante renovação.

É fundamental seguir com essa mudança e focar no futuro. Portanto, acompanhar o que surge de novo no mercado, bem como atualizar recursos, métodos e colaboradores, não deve parar.

Agora que você sabe tanto os motivos quanto o modo de colocar transformação digital e inovação a serviço do seu negócio, só resta partir para ação, certo? Nossas dicas servem de guia para usufruir disso com sucesso.

Curtiu nosso conteúdo? Então continue com sua visita ao blog e entenda quais as melhores ferramentas financeiras para o seu negócio!