Transformação digital e inovação têm tudo a ver? A resposta é sim. Afinal, ambas envolvem uma renovação, tanto tecnológica quanto de mentalidade, nunca antes experienciada como base para mudança e ruptura de padrões.

Negócios têm muito a ganhar com isso, uma vez que os impactos desse processo geram diversas vantagens e diferenciais competitivos. Nesse sentido, é importante se preparar e atualizar o seu empreendimento.

Descubra como colocar isso em prática e muito mais neste conteúdo!

O que é a transformação digital?

Basta olhar em volta para perceber que a vida social e a econômica são totalmente marcadas pelo uso da tecnologia em ações cotidianas. As pessoas trabalham, interagem e consomem por meio dessas soluções, criando uma relação de dependência com elas.

É nesse contexto que surge tal transformação. Trata-se, portanto, do processo de mudança que envolve desde a mentalidade empresarial até as operações corporativas, que passam a absorver a cultura digital tanto como meio quanto como modo de fazer negócios visando a:

  • ganhar produtividade;
  • modernizar estruturas e metodologias;
  • ampliar seu alcance;
  • agregar valor;
  • romper com conceitos ultrapassados.

Essa transição não depende apenas de adotar ferramentas de TI, mas de revolucionar a forma como as tarefas são realizadas, impactando positivamente clientes, colaboradores, parceiros, acionistas e sociedade.

Qual a relação entre transformação digital e inovação no ambiente empreendedor?

Transformação digital e inovação estão profundamente ligadas, sobretudo no ambiente de negócios. Primeiramente, porque empreender é uma das atividades que mais ganharam com a evolução tecnológica recente, pois se tornou amplamente acessível.

Ainda, a partir dessa relação, surgiram tanto a atualização da tecnologia quanto a renovação radical e disruptiva de métodos, que viabilizaram oportunidades nunca antes almejadas para os empreendimentos nesse novo contexto.

Dessa maneira, pode-se dizer que a adoção de soluções de TI e de uma cultura inovadora é o caminho para realizar a transformação digital, cujo maior benefício é o desenvolvimento de um ambiente empreendedor rico.

Qual a importância de adotar a transformação digital e inovação no próprio negócio?

Adotar a transformação digital e inovação no negócio é uma necessidade para se manter competitivo frente a esse movimento que já atinge quase a totalidade do mercado. Quem ainda não começou está perdendo, uma vez que esse processo oferece diversas vantagens. Confira quais são a seguir!

Otimiza os processos internos

O primeiro impacto de adotar a transformação digital e inovação no ambiente de trabalho é a melhoria dos processos internos. Eles se tornam mais ágeis, enxutos, eficientes, precisos e qualificados a partir das tecnologias agregadas.

Isso beneficia a produtividade da equipe, que passa a focar e se dedicar a ações cujo potencial de gerar valor é maior, eliminando a perda de tempo com atividades desnecessárias ou repetitivas, que não dependem de suas capacidades para serem bem-feitas. Entre o que possibilita tal otimização, estão:

  • a transição de fluxos de tarefas do off-line para o virtual;
  • a automação de operações programáveis;
  • a reorganização de recursos.

Melhora o atendimento

Canais de comunicação on-line, Bots, Inteligência Artificial e soluções de gestão de dados são só algumas das inovações incorporadas na transformação digital para que negócios possam aperfeiçoar o atendimento.

Além de disponibilizarem rapidez de respostas e resolverem as dificuldades mais simples dos clientes, tais tecnologias permitem a melhoria das interações com atendentes humanos, que se valem do que foi coletado por elas na hora de abordar o consumidor.

Outro exemplo são os meios de pagamento, que possibilitam aos compradores escolher a melhor forma de quitar suas aquisições, tornando o negócio acessível a diversos perfis financeiros.

Aumenta a satisfação do cliente

Um dos pilares da transformação digital é a experiência do cliente. Sendo um dos elementos mais valorizados pelo público na hora de tomar a decisão de compra, investir nisso realmente é obter um diferencial competitivo.

Não bastasse, há os efeitos positivos já citados — agilidade, eficiência, precisão etc. — que são fruto da adoção de novas tecnologias de gestão. A praticidade que as soluções internas de negócio e as ferramentas voltadas ao consumidor oferecem se destaca. A partir delas, fica fácil:

Amplia o alcance e a base de consumidores

A transformação digital e inovação levam o negócio para um novo ambiente no qual é capaz de se relacionar com uma base muito maior de clientes, sem limitar seu alcance do ponto de vista geográfico.

Dessa forma, o grupo de potenciais compradores dos seus produtos ou serviços não fica restrito a sua localização, oportunizando que sua marca seja reconhecida e consumida por diversas outras pessoas.

Oportuniza a criação de novos produtos ou serviços

Atuar em um ambiente digital oferece novas oportunidades para o negócio, como a de adaptar e otimizar um produto ou serviço físico para esse meio. Além de uma versão eletrônica do que você já faz, recursos virtuais capazes de complementar ou expandir a utilidade dessas mercadorias são algumas opções nesse sentido.

Reduz custos

Não é preciso fazer muitos cálculos para saber que uma loja física apresenta custos maiores do que um e-commerce, principalmente se esses dois modelos forem comparados por seu alcance ou disponibilidade.

Entretanto, essa não é a única maneira de a transformação digital e inovação contribuírem para a redução das despesas de um negócio. Outros exemplos disso são:

  • otimização de processos;
  • automação de tarefas produtivas e comerciais;
  • melhor direcionamento de investimentos e recursos;
  • diminuição de falhas e retrabalhos.

Aperfeiçoa a comunicação e a colaboração

Tanto comunicação quanto colaboração são desafios para a gestão de um negócio. Aperfeiçoá-las é uma tarefa relevante para os resultados no mercado atual, em que dinamismo e precisão fazem toda a diferença no relacionamento com o público ou com os colaboradores.

Assim, transformação digital e inovação contribuem para deixar as interações:

  • ágeis: aumentando o fechamento de negociações e dando fluidez aos processos;
  • integradas: criando sintonia e eliminando problemas;
  • transparentes: oferecendo segurança ao comprar ou seguir orientações.

Gera decisões mais eficientes

Integração de processos, acesso às métricas de acompanhamento, coleta e organização de dados em tempo real, entre outros efeitos da implementação da transformação digital e inovação no ambiente de negócios, geram uma grande vantagem para os tomadores de decisão: eficiência.

A partir de todos esses elementos, é possível construir cenários probabilísticos exatos e atualizados. Ao se basear neles para fazer as escolhas, elas tendem a ser mais acertadas, respondendo melhor às necessidades do negócio. Desse modo, o gestor pode se antecipar para aproveitar oportunidades ou para minimizar riscos e danos decorrentes de dificuldades futuras.

Torna o negócio mais lucrativo

A principal vantagem de colocar a transformação digital e inovação dentro do seu negócio é também uma consequência direta dos demais benefícios apresentados até aqui: o aumento da lucratividade.

De um lado, há a otimização dos custos, melhorando o aproveitamento dos investimentos e eliminando gastos desnecessários. Do outro, os resultados corporativos crescem com mais clientes e mais transações.

Como atualizar o negócio por meio da transformação digital e inovação?

Já está claro que vale a pena investir em transformação digital e inovação para ter sucesso nos negócios? Agora resta saber como colocar isso em prática, não é mesmo? Veja a seguir as principais dicas!

Mude a mentalidade da equipe

Sem uma equipe alinhada com a cultura de transformação digital e inovação, nenhum negócio consegue tirar o máximo aproveitamento das estratégias ou soluções implementadas nesse contexto.

A mentalidade organizacional precisa romper com ideias preconcebidas e modelos tradicionais para que o novo possa se instalar. Além disso, o melhor uso de qualquer novidade implementada depende dos colaboradores que a aplicam no cotidiano, pois só eles são capazes de perceber suas oportunidades de utilização.

Reestruture processos

A maneira como as atividades corporativas são realizadas também muda a partir da adoção de tecnologias e da digitalização. Nesse sentido, reestruturar os processos é parte fundamental para encaixar tais inovações no cotidiano e colocar essa transformação em prática. Os princípios para nortear isso são:

  • experiência do cliente: modificar a relação entre marca e consumidor;
  • modelos de operação: renovar o modo como o trabalho acontece;
  • modelos de negócio: criar um novo formato, estratégia ou mercado.

Adote novas tecnologias

Do simples ao complexo, as tecnologias são o caminho pelo qual a transformação digital realmente funciona. Entre as inovações utilizadas atualmente, destacam-se:

  • meios de pagamentos digitais: geram conforto ao cliente e otimizam o controle financeiro pelo negócio;
  • canais de comunicação e atendimento: facilitam as interações, a colaboração e o marketing;
  • ambientes virtuais de trabalho e nuvem: oferecem independência e acessibilidade;
  • sistemas de gestão: organizam e monitoram as operações;
  • ferramentas de automação: liberam a equipe para focar em tarefas complexas, criativas ou com maior valor agregado;
  • soluções de Business Intelligence e Big Data Analytics: permitem o melhor uso dos dados;
  • Inteligência Artificial, Deep e Machine Learning: aperfeiçoam outras áreas.

Mantenha-se atualizado

Não basta adotar os meios que são sinônimo de transformação digital e inovação hoje. Afinal, tornar essa transição efetiva, para realmente poder se considerar um negócio envolvido em tal cultura, depende de constante renovação.

É fundamental seguir com essa mudança e focar no futuro. Portanto, acompanhar o que surge de novo no mercado, bem como atualizar recursos, métodos e colaboradores, não deve parar.

Agora que você sabe tanto os motivos quanto o modo de colocar transformação digital e inovação a serviço do seu negócio, só resta partir para ação, certo? Nossas dicas servem de guia para usufruir disso com sucesso.

Por isso não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter aqui abaixo!