Você sabe quais os principais erros ao começar um negócio? Quem tem uma empresa sabe que o desafio é diário, mas existem alguns erros que podem comprometer muito os resultados mensais e que precisam ser evitados para não gerar problemas ainda maiores.

A boa notícia é que, no post de hoje, trazemos 9 erros que você deve evitar na condução do seu negócio, principalmente no início. Também vamos mostrar como algumas ações podem ajudar você a gerenciar melhor a empresa e evitar problemas. Vem ler!

9 erros ao começar um negócio para você evitar

A seguir, vamos te mostrar os principais erros que podem prejudicar o seu negócio nos primeiros anos de estrada, confira!

Não ter um planejamento

O planejamento é um guia para os empreendedores, não apenas para os que estão começando, mas para quem já tem um negócio há bastante tempo. O planejamento traz mais organização e controle para as suas operações, permite fazer uma gestão com mais tranquilidade e ter maior previsibilidade de vendas e resultados.

Há diferentes tipos de planejamento, mas em qualquer que seja o caso, é importante você olhar para o que você já faz no seu negócio e para os resultados com o objetivo de traçar metas e métricas. A partir disso, você consegue pensar no que deve ser feito para alcançar essas metas. É aí que entra o planejamento, um guia com o passo a passo do que você precisa fazer para atingir os seus objetivos.

Não conhecer o mercado

Para aumentar as chances de vendas e se destacar no seu setor, é imprescindível conhecer o mercado o qual o seu negócio está inserido. Se você não tem esse conhecimento, corre o risco de não identificar oportunidades de novos produtos ou de não reconhecer se o mercado já está saturado.

Então, a dica aqui é analisar bem o seu contexto. Se você vai abrir uma loja no seu bairro, é preciso saber quais são os outros estabelecimentos que tem na região e como eles operam, por exemplo. É fundamental conhecer seus concorrentes para descobrir lacunas e oportunidades de vendas e conseguir entregar algo exclusivo para seus clientes.

Não efetuar testes do produto

Antes de produzir uma grande quantidade de um mesmo item, é importante testar se o produto faz sentido para o seu público. Isso pode ser feito por meio de testes, por exemplo, amostras grátis ou produção em pequena escala.

Não fazer esse tipo de teste pode aumentar os custos de produção do negócio, sem ter o retorno esperado com as vendas. Supondo que você produza um item em grande escala e seu público não veja valor nesse produto, ele não irá comprar, gerando prejuízos financeiros para a empresa.

Conhecer pouco sobre as dores do público

Da mesma maneira que é importante conhecer o seu mercado, também é fundamental saber bem sobre as dores do seu público. Isso porque, a partir desse conhecimento, a sua empresa consegue desenvolver soluções focadas nesses problemas e que realmente façam a diferença para os seus clientes.

Para conhecer essas dores, é importante conversar com os seus clientes, fazer pesquisas de mercado olhando para os concorrentes e rodar pesquisas com o seu público, por exemplo, no Instagram. O objetivo é descobrir como o seu negócio pode ajudar as pessoas e o que elas precisam resolver em suas vidas.

Demorar para lançar suas primeiras tentativas

Por mais que o planejamento e os testes de produto sejam importantes, colocar a mão na massa é fundamental para começar a ver resultados para o seu negócio. Demorar demais pode fazer a sua empresa perder o timing de uma estratégia, por exemplo.

Além disso, para testar novas soluções, não é recomendado esperar demais, para não desperdiçar tempo e recursos financeiros. Então, ao ter uma ideia, faça um planejamento inicial para colocá-la em prática e, com o tempo, vá ajustando o que for necessário.

Negligenciar o potencial da internet

Não utilizar a internet como uma aliada da empresa, mesmo se tratando de uma loja física, é um dos grandes erros ao começar um negócio. Os meios digitais têm um potencial gigantesco de atingir mais pessoas e entregar conteúdos gratuitos.

O Instagram e o Facebook são ferramentas para divulgar seus produtos, interagir com os seus clientes, saber mais informações sobre o seu público e estimular as vendas. Além disso, você também pode promover anúncios por meio dessas plataformas, sem gastar muito com essa iniciativa. Por isso, negligenciar o poder da internet na condução do negócio pode fazer você perder oportunidades de vendas e de divulgação da sua marca.

Ter pouca disciplina quanto às finanças

Especialmente no início, os empreendedores precisam ter cuidado com as finanças. Um dos erros ao começar um negócio é não separar as finanças pessoais das da empresa. Nesse cenário, o planejamento financeiro é fundamental para aumentar a organização e o controle sobre as entradas e saídas da empresa e evitar prejuízos.

Além disso, tentar organizar uma reserva financeira desde o início da empresa é uma boa alternativa para lidar com eventuais emergências que possam surgir no negócio, como reformas.

Não investir em melhorias na sua oferta

Mesmo que suas ofertas estejam trazendo resultados, é interessante criar um processo de melhoria constante para os seus produtos. Nesse sentido, vale testar novas possibilidades, criar promoções e estabelecer parcerias com outras empresas.

Não investir em melhorias pode deixar o seu negócio para trás e fazer você perder clientes para a concorrência. É importante estar sempre se atualizando sobre as novidades do seu setor e experimentar novas estratégias e ofertas para atrair um público mais amplo e manter a sua empresa a todo o vapor.

Parar de aprender sobre o mercado

Assim como é essencial continuar testando novos produtos e estratégias na sua empresa, é igualmente importante continuar aprendendo sobre o seu mercado. Alguns empreendedores podem se acomodar em determinada situação ou achar que já sabem tudo sobre o seu segmento. Mas as novidades estão sempre aí e é preciso acompanhar o fluxo.

Participe de eventos do seu segmento e converse com outros empreendedores para acompanhar as mudanças.


Como se prevenir dos erros ao começar um negócio

Agora que você já sabe quais os principais erros ao começar um negócio, vamos trazer algumas dicas para você evitá-los e conseguir crescer com consistência. Vem ver!

Usar a tecnologia

Atualmente, existem diversos sistemas de gestão que facilitam a vida dos empreendedores. No mercado, você encontra automações para contabilidade e gestão financeira, além de softwares específicos para atendimento ao cliente e ferramentas de marketing que enviam e-mails e planejam postagens nas redes sociais.

Já se você tem um e-commerce, a tecnologia facilita demais as suas operações e ajuda a criar uma experiência mais fluida e homogênea para o seu cliente. Os sistemas integrados têm gatilhos específicos que podem disparar mensagens para os consumidores e evitar abandono de carrinho, além de estimular as compras.

Automatizando os processos no seu negócio, sobra mais tempo para se dedicar às estratégias e outras atividades mais importantes, impactando positivamente na produtividade da empresa.

Mas antes de implementar a tecnologia no seu negócio, avalie em que pontos ela é necessária, afinal, os sistemas de gestão são um investimento importante para a empresa. Também faça uma pesquisa para entender as opções disponíveis no mercado e avaliar qual faz mais sentido para o seu negócio.

Melhorar o atendimento

O atendimento ao cliente é fundamental para garantir uma boa experiência para as pessoas, além de ajudar a aumentar a credibilidade do seu negócio e a fidelização.
Por isso, aposte nessa frente, orientando a equipe a respeito das melhores práticas de atendimento e também, como mencionado no tópico anterior, adotando ferramentas específicas para se comunicar com os seus consumidores.

Quando bem feito, o atendimento também ajuda a coletar dados importantes dos clientes e aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o público, facilitando a personalização dos produtos e serviços.

O atendimento envolve desde o momento anterior à venda como o pós-vendas. Por isso, é importante continuar oferecendo suporte para os seus clientes depois que eles comprarem. Isso ajuda muito no processo de fidelização e no aumento das vendas, já que a ideia é manter os seus consumidores comprando da sua loja.

Conhecer as necessidades do público

Conhecer as necessidades e as preferências do cliente ajuda a alinhar as ofertas com as expectativas do público. Além disso, sabendo os canais preferidos dos consumidores, você consegue prestar um atendimento mais personalizado que faça sentido para o público.

O mesmo acontece com a sua cartela de produtos. Sabendo os problemas dos clientes, você consegue criar soluções específicas para os consumidores. Com isso, aumentam as chances de melhorar a satisfação deles em relação ao seu negócio e a recomendação. Afinal, clientes satisfeitos costumam recomendar os serviços e produtos para amigos e conhecidos, sem falar nas resenhas positivas na internet.

Tudo isso contribui para um crescimento orgânico do seu negócio, evitando que você caia nos principais erros que apontamos ao longo do artigo.

E aí, o que você achou do post de hoje? Para ficar por dentro de todas as novidades sobre empreendedorismo, assine nossa newsletter!