Há muitos anos a tecnologia deixou de ser assunto somente direcionado para pessoas técnicas. Seu desenvolvimento tornou viável que a maioria das rotinas, seja na vida pessoal ou profissional de qualquer pessoa, esteja de alguma forma conectada. Não poderia ser diferente com os desafios do empreendedor, principalmente aquele que gere um consultório no ramo da saúde e possui inúmeros pacientes e prestadores de serviço interagindo no dia a dia.

Clínicas e tecnologia

Uma pesquisa realizada em 2021 mostra que 70% das clínicas médicas brasileiras já investem em tecnologia para fazer a gestão de seus negócios. Essas clínicas possuem um software de gestão pago ou próprio e, apesar de ser um número significativo, possuir um ERP é somente o início da jornada. As funcionalidades e tecnologias, que trazem algo a mais que o básico, muitas vezes são agregadas a estes softwares através de APIs, visando criar um produto adicional que resolva algumas dores do negócio.

Ao analisar estas funcionalidades com um olhar de digitalização, nota-se que 61% das empresas possuem automatização de agendamento e consulta, 55% possui confirmação de consulta e somente 35% possui alguma forma de pagamento digital integrada.

Ao aprofundar sobre a frente de pagamentos, é notável a oportunidade de agregar  valor por este produto, pois hoje 54% das clínicas brasileiras relatam ter impacto considerável na falta de controle financeiro. A tecnologia relacionada a pagamento abrange soluções que tangem tanto o paciente quanto a clínica.

Segue alguns exemplos de facilidades com pagamentos integrados:

Integração da Maquininha direto com o Software  

Utilizando nossa API Connect 2.0, é possível fazer com que os valores do pagamento das consultas sejam lançados diretamente pelo sistema. Desta  forma, quando o pagamento é efetuado, o sistema recebe a confirmação e evita-se a necessidade da secretária precisar lançar manualmente no sistema as vendas do dia, reduzindo erros operacionais. Esta integração faz com que a clínica tenha clareza nos procedimentos realizados e os pagamentos efetuados.

Integração para pagamentos digitais

Através da API do Pagar.me, é possível realizar vendas a distância, utilizando um link de pagamento que evita a presença física do cliente na clínica. Esta tecnologia é muito utilizada para teleconsultas e para procedimentos recorrentes, de forma que o paciente possa receber todo mês a cobrança de forma automática em seu cartão.

Conciliação de recebíveis

Este produto é a principal ferramenta para que o gestor da clínica tenha visibilidade dos seus recebíveis futuros, sem que tenha que transitar entre planilhas e sites de seu bancos. A conciliação traz a transparência de quanto e quando ele vai receber pelas vendas feitas.

Split de pagamentos

Ao utilizar o pagamento integrado, é possível automatizar a divisão do pagamento entre a clínica e os prestadores de serviço envolvidos. Com uma regra de negócio definida, no momento da transação a regra é executada e todo trabalho futuro de gerenciamento deste dinheiro e divisão para pagamento é evitado. Explicamos mais sobre o Split neste artigo.

Case de Sucesso

Atualmente o software Dental Office, parceiro Master do Stone Partner Program, utiliza as quatro funcionalidades citadas acima para facilitar seu dia a dia. Focado no ramo de odontologia, o software oferece aos dentistas a integração do mundo físico, e todas as vendas são lançadas diretamente da plataforma. Além disso, muitos ortodontistas utilizam o link de pagamento com recorrência para que seus pacientes não precisem pagar seus tratamentos mensais diretamente na clínica. Neste artigo é possível ver este case um pouco mais no detalhe.

Todos os segmentos do mercado estão utilizando da tecnologia para ganhar eficiência, facilitar suas rotinas e aumentar sua lucratividade. As clínicas estão caminhando bem nesta direção, porém, como visto acima, ainda possuem uma grande oportunidade na integração dos meios de pagamento, de forma a facilitar a gestão financeira do negócio e oferecer ao paciente uma experiência de excelência de ponta a ponta, ou seja, do agendamento ao pagamento.

Quer conhecer mais sobre o Stone Partner Program e as possibilidades de tecnologia e pagamentos para o seu negócio? Entre em contato e evolua junto com a gente!