Importância dessa modalidade

Realizar pagamentos é algo tão comum e recorrente em nosso dia a dia que muitas das vezes não nos damos conta, ou mesmo paramos para pensar, em tudo aquilo que ocorre por trás daquela operação. De fato, é muito interessante pensarmos que durante os poucos segundos em que um pagamento é processado, há tantos fatores e atividades acontecendo em paralelo.

Como trata-se de uma cadeia envolvendo diversas entidades, é importante que todas estejam funcionando de acordo e dentro do que é esperado. Banco, bandeira, adquirente, estabelecimento comercial; são muitas as frentes que precisam estar alinhadas para que uma simples transação seja realizada com sucesso.

Atualmente, transações com cartão de crédito correspondem a 60% dos pagamentos de despesa de consumo das famílias em todo o Brasil. No ano de 2021, as compras em cartões de crédito cresceram 33,1%, movimentando R$ 2,6 trilhões (dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços -ABECS) e mesmo com a retomada do pagamento físico ao longo do ano de 2022, é esperado que as transações com cartão fechem o ano em um patamar de R$ 3 trilhões em movimento.

Com este rápido crescimento, é cada vez mais importante que os estabelecimentos consigam escalar suas operações de forma simples e, em paralelo, garantir que os clientes sejam atendidos de maneira rápida, transparente e eficiente.

É neste contexto que introduzimos o conceito de split de pagamentos. Também conhecido como “Split Payments”, o Split de Pagamentos é um conjunto de APIs que possibilitam dividir os pagamentos de um negócio entre um ou mais participantes no momento da venda. Funciona por meio da criação de regras de negócio (cada estabelecimento define a sua) e possibilita a implementação padronizada para transações em pagamentos presenciais, digitais ou com boleto.

No escopo de pagamentos digitais, é uma funcionalidade que atende muito bem principalmente o e-commerce. De acordo com a Ebit/Nielsen, o e-commerce cresceu em um ritmo intenso no Brasil no último ano; 41%. No marketplace, o crescimento foi também bastante expressivo e alcançou a marca dos 52%. O segmento isolado registrou 148 MM de pedidos e totalizou um faturamento de R$ 73,2bi. Uma vez que há crescimentos tão expressivos, o Split de Pagamentos vem se tornando uma funcionalidade muito mais comum.

Além do e-commerce, Softwares de Gestão (ERP) também são extremamente beneficiados pela funcionalidade do Split. Como muitos dos seus clientes possuem um modelo de negócio que envolve diferentes recebedores (como cabeleireiros e manicures em softwares de gestão de salões de beleza e médicos em softwares de saúde, etc), o Split entra como um diferencial competitivo que favorece e incrementa a solução destas empresas.

Pagamentos de mundo físico também são igualmente relevantes quando falamos de Split. São uma frente extremamente expressiva, e, cuja representatividade vem crescendo ao longo dos anos. Segundo a ABECs, apenas no ano de 2021, os cartões movimentaram R$2,5 tri (alta de 24,5% frente ao ano anterior).

Neste caso, o Split irá auxiliar, simplificar e dinamizar o dia a dia destas duas frentes de operação.

Mas, o que é o Split de Pagamentos?

Como citamos anteriormente, o Split de pagamentos é uma funcionalidade que permite que uma transação seja dividida em duas ou mais partes entre seus respectivos recebedores. É uma solução que dá liberdade, flexibilidade e segurança para um estabelecimento comercial.

No ato da compra, a transação é dividida (em porcentagem ou em reais) e cada recebedor (incluindo o próprio estabelecimento) recebe sua respectiva parcela de acordo com a regra estabelecida. A regra pode ser definida como percentual sobre o valor da venda, por modalidade de operação ou mesmo número de parcelas e assim, o comissionamento se torna mais dinâmico e eficiente.

As regras de pagamento são acordadas entre a plataforma / marketplace e seus lojistas no caso de mundo online e entre lojista e recebedores do estabelecimento no caso do mundo físico. Ambas as partes definem um percentual de comissão, taxas e responsabilidade sobre o valor de frete; tudo isso sem que o consumidor tome conhecimento desse procedimento burocrático.

Como resultado, o fluxo garante uma experiência muito mais proveitosa ao cliente, desde o momento da navegação/busca por itens até o fechamento da compra (checkout).

Assim, todos os envolvidos numa operação com Split de pagamentos – sejam marketplaces, ERPs ou lojas – conseguem otimizar processos e podem dedicar seu tempo ao seu próprio negócio. Além de permitir que se tenha uma visibilidade mais clara do dinheiro que entra em conta, o processo contribui ainda para a gestão tributária e adequação regulatória dos envolvidos.

E na prática, como funciona?

Um salão de beleza utiliza uma plataforma de gestão para registrar seus pagamentos e fluxo de caixa. Os consumidores deste salão vão até o estabelecimento em busca de serviços como corte, manicure, pedicure, depilação, cada um sendo realizado por um profissional diferente.

Digamos que o cliente em questão realizou três procedimentos diferentes. No momento de finalizar a compra, o split de pagamentos irá atuar na divisão de valores no checkout entre o salão de beleza e os três profissionais envolvidos na venda dos serviços. Depois que a divisão for realizada, cada profissional irá receber o valor referente exclusivamente ao seu serviço.

Neste exemplo, embora estejamos falando de uma transação de mundo físico, podemos notar as similaridades com a estrutura de um e-commerce que também passa transparência para o comprador e o vendedor.

Na prática, no momento em que o pagamento deste cliente é autorizado pelo banco, a funcionalidade do split de pagamento divide os valores de acordo com o montante de repasse determinado pelo estabelecimento, recolhendo seu percentual e repassando o valor excedente aos profissionais.

Vale ressaltar que esta divisão de valores é toda feita automaticamente, sem intervenções manuais, o que aumenta a escalabilidade do negócio, facilita a gestão financeira do salão em questão e auxilia o lojista a gerenciar seu dia a dia.

Um dos principais parceiros do Stone Partner Program é a Trinks, um ERP de salões de beleza. Com mais de 750.000 clientes espalhados por 350 cidades do país, o dia a dia da Trinks torna-se muito mais eficiente com o uso do Split, como pode ser lido neste artigo.

Benefícios

Saber o que é o Split de Pagamentos e como ele funciona é importante, porém mais do que isso, precisamos apresentar o porquê e de que maneira ele beneficia o dia a dia do empreendedor.

A seguir, os dois principais benefícios do Split:

  1. Automatização dos Lançamentos: imagina quanto tempo levaria para realizar os lançamentos de cada operação separada e manualmente. Além do tempo, o processo como um todo estaria exposto e suscetível a falhas operacionais. Com o Split, o processo ganha agilidade e os erros são eliminados.

  2. Flexibilização Operacional: por meio do Split, cada recebedor consegue controlar sua própria agenda e fluxo de caixa. Permite que um recebedor isoladamente dos demais consiga antecipar seus recebíveis, por exemplo.

Como implementar no seu negócio?

Se interessou pelo Split e acredita que ele pode ajudar a alavancar o seu negócio? Nós podemos ajudar! Aqui no Programa de Parcerias da Stone, nosso maior objetivo é facilitar, otimizar e dinamizar cada vez mais o dia a dia das empresas por meio de automatizações e produtos diferenciados na frente de meios de pagamento.

Caso queira saber mais, entre em contato conosco. Desta maneira, podemos entender no detalhe as suas necessidades e juntos traçar um perfil com produtos e serviços personalizados para o seu negócio!