Você sabe o que é sinistro? Sempre que contratamos um seguro, precisamos ficar atentos a todos os detalhes do nosso contrato. Nesse sentido, saber como a sua seguradora lida com acidentes, os chamados sinistros, é fundamental para evitar surpresas.
Via de regra, as regras envolvendo os sinistros são alinhadas de acordo com o tipo de seguro e a sua cobertura. Diante disso, saber como o seu contrato lida com os sinistros te ajuda a se preparar financeiramente para algum incidente, além de otimizar as suas expectativas sobre o seu seguro.
Se você quer saber o que é sinistro e como ele afeta a sua vida financeira, veja o texto a seguir!
O que é sinistro?
Sinistro é o termo utilizado por seguradoras para qualquer situação em que há um evento que está coberto pelo seguro, durante o período de vigência do contrato. Ou seja, qualquer tipo de situação em que a seguradora pode ser acionada pelo segurado.
Os sinistros são, em geral, acidentes que afetam o dia a dia do segurado. Eles também podem incluir outros imprevistos que demandam o pagamento de uma indenização. O importante, nesse caso, é que a situação esteja prevista no contrato.
Há contratos que cobrem total ou parcialmente o sinistro. Isso dependerá do tipo de acordo feito entre o segurado e a seguradora.
Quais são os tipos de sinistros existentes?
Agora que você já sabe o que é sinistro, vamos a outro ponto importante, que são os tipos existentes. Em geral, existem os seguintes tipos:
- sinistro de veículo: esse sinistro é utilizado para proteger donos de veículos de roubos, acidentes, furtos e até mesmo incêndios;
- sinistro no seguro prestamista: esse tipo de sinistro é utilizado por profissionais liberais para conseguir manter o pagamento de suas dívidas caso algum acidente o impeça de trabalhar;
- sinistro de morte: utilizado por seguros de vida quando o contrato é acionado;
- sinistro de incêndio: geralmente presente em seguros residenciais, quando problemas como curtos-circuitos causam um incêndio;
- sinistro de cartão de crédito: esses sinistros podem envolver situações como saques não autorizados no cartão ou fraudes financeiras.
Como acionar o seguro quando há um sinistro?
Ninguém quer acionar um seguro quando faz um. Mas, caso seja necessário, é importante saber de todos os seus direitos e estar preparado para lidar com a seguradora da melhor forma possível. Assim, você poderá recuperar o seu prejuízo sem grandes dificuldades e retomar a sua rotina em segurança.
Confira a seguir os passos necessários para acionar a sua seguradora em caso de sinistro!
Entenda o seu contrato
Esse é o primeiro passo para fazer um bom uso do seu contrato de seguro. Entender a cobertura do seguro e os documentos necessários para lidar com a seguradora acelera processos e evita erros. Assim você conseguirá resolver o seu problema da melhor forma possível.
Levante os dados necessários para comprovar o incidente
Uma vez que o problema aconteceu, não deixe de reunir o maior número de informações possíveis para que a seguradora possa fazer o seu trabalho adequadamente. É importante realizar o Boletim de Ocorrência, em caso de furtos e roubos, obter laudos médicos, em caso de seguros de vida ou um laudo técnico de incêndio emitido por um profissional certificado. Assim, será mais fácil comprovar a necessidade da indenização.
Verifique se a seguradora exige documentos adicionais
Algumas seguradoras podem exigir o preenchimento de algum documento, como um formulário do sinistro, para registrar o pedido. Com os dados bem organizados, esse será um passo simples e fácil de ser executado.
Como escolher uma seguradora?
A escolha de uma seguradora deve ser feita com planejamento e foco na busca pelo contrato com o melhor custo-benefício. Ou seja, é necessário considerar o seu orçamento e o que você precisa, garantindo que as suas demandas sejam atendidas sem comprometer o seu orçamento. Veja como fazer isso a seguir!
Entenda as suas demandas
Saber as suas demandas ajuda a identificar quais são as prioridades do seu contrato. Além disso, permite que a seguradora escolhida será a ideal para as suas demandas. Afinal de contas, você terá um foco maior no que deve ou não ficar dentro da sua apólice.
Avalie a cobertura existente
A avaliação da cobertura te ajudará a identificar seguros que sejam robustos sem comprometer o seu orçamento. Quanto maior a quantidade de fatores que forem protegidos pelo preço que você está disposto a pagar, melhor. Mas fique atento: o ideal é que a empresa escolhida tenha reconhecimento no setor e bom feedback de clientes.
Avalie formas de reduzir o valor do contrato
Algumas seguradoras podem fornecer mecanismos de redução do plano contratado. Isso te ajudará a aproveitar boas oportunidades sem comprometer o seu orçamento. Por isso fique atento e não deixe de aproveitar essa possibilidade.
Avalie os benefícios adicionais
Muitas seguradoras fornecem benefícios adicionais no seguro. Eles podem substituir serviços já contratados em outros lugares e, assim, gerar economia para você. Portanto, nunca deixe de avaliar se existem benefícios para o contrato que será fechado.
Por que contar com o seguro da Stone?
Para investir em um seguro de qualidade, o ideal é que você tenha o apoio de uma empresa que foque nas suas demandas, como a Stone. O seguro da Stone é sem amarras, com baixo investimento inicial e sem carência. E graças ao contrato transparente e sem "juridiquez", você pode ter a certeza escolheu o plano certo para a sua empresa e a sua família.
O investimento em seguros se tornou muito comum nos últimos anos. Mais pessoas passaram a perceber que a melhor maneira de se proteger e proteger o que elas amam é por meio da prevenção e redução de riscos. Nesse cenário, os seguros fornecem uma ótima forma de reduzir prejuízos e recuperar-se de danos causados por acidentes, incêndios e até mesmo roubos.
Mas, para que o investimento em um seguro seja feito com confiança, é fundamental entender todos os detalhes de um, como é o caso do conhecimento sobre o que é sinistro. Isso te ajudará a analisar se o contrato te atende da melhor forma possível e, consequentemente, evitará surpresas desagradáveis no futuro. Por isso não deixe de seguir as dicas deste texto!
Se quiser saber ainda mais sobre seguro e como investir nisso pro seu negócio, é só conferir este artigo: Seguro de Loja: entenda como funciona e os benefícios para o seu negócio!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação