Você provavelmente já ouviu ou leu, em algum lugar, aquela máxima que afirma que “quem não é visto não é lembrado”. Pois saiba que, nos dias de hoje, ela ganhou uma versão atualizada: “o que não está no Google não existe”. Neste post, é justamente sobre isso que vamos falar. Então, venha conosco conhecer o Google Meu Negócio!

Bem, em um primeiro momento, pode até parecer exagero, mas diga a verdade: quando você quer saber mais sobre um negócio, qual é a primeira coisa que faz? Joga no Google! E, por exemplo, quando você tem de comprar algo específico e não sabe bem aonde ir, o que faz? Joga no Google também!

A partir disso, reflita com a gente: o que aconteceria se o seu potencial cliente fizesse uma pesquisa, e a sua loja não aparecesse nos resultados? Ele, muito provavelmente, nem mesmo saberia que o seu estabelecimento existe e que, inclusive, poderia oferecer justamente aquilo de que ele precisa, de uma forma muito mais acessível. Ou seja, você perderia uma venda, e ele, a possibilidade de conhecer o seu negócio.

No entanto, compreenda: é claro que isso não significa que, se a sua loja não estiver presente na maior ferramenta de buscas do mundo, você não terá sucesso, mas a relevância de aparecer entre os resultados de busca da plataforma é indiscutível. A propósito, segundo dados da própria empresa, mensalmente, são mais de 100 bilhões de buscas realizadas no Google. E então? Vamos nos aprofundar no assunto? Boa leitura!

Antes de tudo, o que é fundamental ter em mente?

Embora, atualmente, marcar presença no universo virtual não seja mais visto como um diferencial, mas, sim, como uma necessidade — a começar pela criação de um site institucional, que funciona como uma espécie de "cartão de visitas" —, ainda existem algumas boas práticas que podem ser adotadas e auxiliarão o seu negócio a se fazer presente no buscador. Na realidade, considerando que "pesquisar no Google" é um hábito já enraizado nos consumidores atuais, a própria companhia criou uma ferramenta exclusiva para os empreendedores: o Google Meu Negócio.

Basicamente, esse recurso serve para ajudar o seu estabelecimento a ser referenciado tanto na busca feita no Google quanto no Google Maps, quando os usuários procurarem serviços e/ou produtos que o seu negócio oferece. Portanto, se bem utilizada, a ferramenta não só dará mais visibilidade ao seu empreendimento, mas também pode ajudá-lo a atrair mais visitantes à sua loja e a aumentar a confiança dos clientes e dos prospects no negócio.

Entretanto, é importante destacar que o Google Meu Negócio funcionará como uma espécie de "ponte", levando os potenciais consumidores até você — falaremos detalhadamente acerca disso mais à frente —, mas o modo como você conduz as suas operações permanece sendo um elemento determinante para o (in)sucesso do seu estabelecimento. Nesse sentido, é imperativo que você:

  • estude o seu mercado, analisando cautelosamente a concorrência para entender quais são os preços praticados no nicho e quem está comprando dos seus concorrentes. Lembre-se de que não adianta cobrar muito acima ou muito abaixo da média, pois, nos dois casos, você correrá o risco de afastar os clientes;
  • agregue valor ao seu produto e/ou serviço, mostrando ao seu público-alvo qual é o diferencial do que você oferece em comparação aos concorrentes. Tenha em mente que um cliente pode mostrar-se disposto a pagar mais quando enxerga valor naquilo que compra. Nesse contexto, para aumentar o valor daquilo que você comercializa, não deixe de investir em um bom atendimento e garanta a melhor experiência possível para o seu consumidor;
  • calcule a sua margem de contribuição, haja vista que ela indica se a sua receita é suficiente para cobrir o quanto você gasta e o ajuda a avaliar se o seu negócio é lucrativo. O cálculo é simples, bastando subtrair os seus custos e as suas despesas do valor das suas vendas para analisar se o produto e/ou serviço que você vende vale a pena para o seu empreendimento.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, como dito, é uma ferramenta online gratuita que possibilita o aumento da presença da sua loja na Internet. Sabe quando você abre o Google Maps e, por exemplo, pesquisa por cafés, restaurantes, pet shops, lojas de roupa etc., e o buscador marca os principais estabelecimentos da região? Pois é! É o Google Meu Negócio que viabiliza isso.

Inclusive, é também o recurso que torna possível que o seu negócio apareça para os usuários que pesquisam apenas “roupas”, “café”, “pizza” etc., redirecionando-os para lojas especializadas. Por fim, no pacote, ainda estão incluídas as possibilidades de adicionar o nome, o local e o horário de funcionamento do seu empreendimento, de acrescentar fotos do lugar, de monitorar e de responder a feedbacks de clientes, de entender como e onde as pessoas mais procuram por você, dentre outros recursos igualmente relevantes para a popularização do seu espaço.

Por que vale a pena cadastrar a sua loja no Google Meu Negócio?

Além da clara vantagem da presença online — isto é, de estar na Internet em um mundo onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo conectadas —, é necessário destacar os demais benefícios específicos da ferramenta. Veja a seguir!

Gerenciamento das informações da sua loja no Google Meu Negócio

Com o Google Meu Negócio, é possível gerenciar as informações que os usuários do buscador visualizam quando pesquisam a sua loja ou os produtos e/ou serviços que você oferece. De acordo com o próprio site, os negócios que verificam as informações com o Google têm duas vezes mais chances de serem considerados confiáveis por parte dos consumidores.

Além disso, informando o endereço, os dados de contato e o horário de funcionamento, você torna mais fácil para um potencial cliente encontrar a sua loja, consequentemente, aumentando as suas chances de realizar uma venda.

Manutenção dos dados atualizados

Em complementação ao tópico anterior, por meio do Google Meu Negócio, também se torna viável a atualização de todas as informações acerca do seu empreendimento. Isso, inclusive, é especialmente relevante para estabelecimentos novos ou que, por exemplo, estão agora em uma localidade diferente. Afinal, do contrário, os dados antigos — referentes ao endereço anterior — podem gerar confusão e impedir que potenciais consumidores cheguem até você.

Geração de mais engajamento com os clientes

A ferramenta também possibilita que você leia e responda aos comentários dos seus clientes e, inclusive, poste fotos que ilustram o seu estabelecimento, funcionando como uma espécie de “vitrine virtual”. Ainda de acordo com o Google, os negócios que adicionam fotos ao seu cadastro na ferramenta recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar os seus websites do que os concorrentes que não fazem isso.

Exibição da credibilidade por meio das avaliações

Aproveitando o gancho da seção anterior, o Google Maps funciona também como um excelente aliado ao dar destaque às avaliações feitas por outros usuários e às estrelas — que representam a "classificação" que o estabelecimento recebeu. Isso porque as opiniões positivas, naturalmente, tornam-se atrativos para novos públicos e, como um plus, dão mais legitimidade ao seu negócio.

Maior ampliação do seu empreendimento com o Google Meu Negócio

Finalmente — no entanto, não menos relevante —, o Google Meu Negócio compartilha insights de como os clientes encontraram a sua loja e de onde eles são. Além disso, é possível saber quantas pessoas ligaram diretamente para o seu negócio usando o número de telefone exibido nos resultados de pesquisa e também no Google Maps.

Qual é o passo a passo para cadastrar o seu estabelecimento no Google Meu Negócio?

Agora que você já entendeu a importância de ter a sua loja cadastrada no Google Meu Negócio, confira, a seguir, o passo a passo para criar a sua conta e começar a usufruir dos benefícios dessa ferramenta.

Como fazer o cadastro no Google Meu Negócio

A seguir, elencamos etapa por etapa para facilitar o processo. Confira:

  • passo 1 — faça o login na conta do Google que você deseja associar ao seu negócio (ou crie uma, caso ainda não tenha);
  • passo 2 — acesse o Google Meu Negócio e selecione “comece agora” no canto superior direito;
  • passo 3 — insira o nome da sua loja;
  • passo 4 — insira o endereço da sua loja;
  • passo 5 — escolha a sua categoria de negócios (tente selecionar a categoria mais precisa possível);
  • passo 6 — adicione o número de telefone ou o site do seu negócio;
  • passo 7 — escolha uma opção de verificação. Se você ainda não estiver pronto para verificar a sua loja, clique em “Experimentar um método diferente” e, em seguida, selecione “Mais tarde”.

Como fazer a verificação no Google Meu Negócio

Verificação por cartão postal

A seguir, elencamos cada um dos passos a serem observados:

  • passo 1 — verifique se o endereço do seu negócio está correto. Você também pode adicionar um nome de contato para quem o cartão postal será endereçado;
  • passo 2 — clique em “Correio”. O cartão postal deve chegar até você entre cinco e 15 dias. Certifique-se de não editar o nome, o endereço ou a categoria da loja e evite solicitar um novo código antes que ele chegue, pois isso pode atrasar o processo;
  • passo 3 — depois de receber o cartão postal, faça o login no Google Meu Negócio, selecione a sua loja e, em seguida, “Verificar agora”;
  • passo 4 — no campo "Código", insira o código de verificação de cinco dígitos em seu cartão postal. Após, clique em “Enviar”.

Verificação por telefone

O Google permite que alguns negócios verifiquem a sua localização por telefone. Se você estiver qualificado para fazê-lo, verá a opção “Confirmar por telefone” ao iniciar o processo de verificação. Nesse caso:

  • passo 1 — verifique se o seu número de telefone está correto e escolha “Confirmar por telefone”;
  • passo 2 — insira o código de verificação que você recebeu no celular.

Verificação por e-mail

A seguir, elencamos cada um dos passos a serem observados:

  • passo 1 — verifique se o seu endereço de e-mail está correto e escolha “Confirmar por e-mail”;
  • passo 2 — vá para a sua caixa de entrada, abra o e-mail do Google Meu Negócio e clique no botão de verificação no e-mail.

Como é possível utilizar o Google Meu Negócio para divulgar um estabelecimento?

Existem algumas boas práticas que vão expandir a divulgação da sua loja por meio do Google Meu Negócio. Confira, a seguir, as principais!

Mantenha a sua página sempre atualizada

Embora esse ponto já tenha sido abordado, vale a pena reforçar. Afinal, coloque-se no lugar do cliente: ele encontra uma loja que parece oferecer exatamente o que está procurando, em uma localidade próxima da sua casa e que conta com boas avaliações. No entanto, quando resolve ligar para o estabelecimento, a chamada cai na caixa postal. Bem chato, concorda?

O fato é que escorregões como esse são bastante comuns. Você pode simplesmente se esquecer de atualizar o seu endereço, o horário de funcionamento e as informações de contato, por exemplo, que tendem a mudar, especialmente quando um negócio está em expansão. Por isso, é importantíssimo manter na agenda uma revisão periódica da sua página pode ser mensal, trimestral ou semestral para ter a certeza de que tudo segue alinhado.

Responda a todos os feedbacks

Ao responder aos comentários que os seus clientes e os potenciais consumidores deixam na sua página, você mostra o quanto os valoriza. E, afinal, quem não gosta de ser tratado com carinho e com atenção?

Contudo, lembre-se: as respostas estarão sempre em nome do seu negócio e são públicas. Então, tome cuidado com o que falará e com a maneira como falará. Procure sempre prezar pelo total respeito e pela educação, mesmo diante de eventuais críticas negativas.

Detalhe ao máximo as suas informações

O Google Meu Negócio usa três fatores-chave para decidir qual loja aparecerá primeiro nos resultados de busca: relevância, distância e proeminência.

A relevância determina a melhor combinação entre um negócio local e a pesquisa de um usuário. Enriquecer a sua página com informações comerciais completas e detalhadas vai ajudar o buscador a entender melhor o seu empreendimento e a posicioná-lo de acordo com a sua relevância para o consumidor.

A distância é relativa a quão perto você está da pessoa que procura por um negócio em particular. Entretanto, tenha em mente que a relevância será sempre o fator mais forte: se um negócio mais distante tem mais chances de oferecer o que o consumidor busca, o Google vai classificá-la em uma melhor posição do que o negócio mais próximo.

Já a proeminência tem a ver com o quão conhecido é o seu negócio. Ela é avaliada com base nas demais informações de que o Google dispõe sobre um negócio (como links para o site da loja, artigos mencionando o estabelecimento, fotos, dentre outras). Por isso, quanto mais rica for a sua página, mais chances você terá de que ela se destaque.

De que forma monitorar os resultados no Google Meu Negócio?

A maior contribuição do Google Meu Negócio para a sua loja são as informações que ele oferece em relação ao modo como os clientes engajam com o seu estabelecimento. Afinal, transformando esse engajamento em insights, é possível aprimorar ainda mais o seu serviço e/ou produto para encantar a clientela e fazer do Google Meu Negócio um parceiro estratégico. Eis alguns dos resultados que você pode medir:

  • a quantidade de comentários;
  • a média de avaliação dos clientes;
  • as visualizações da sua loja, os cliques e os seguidores;
  • as chamadas feitas à loja e as rotas traçadas pelo público.

Se o estabelecimento tem poucas visualizações, por exemplo, vale se perguntar se a foto de capa é suficientemente atrativa, se as informações estão devidamente claras, se a página se mantém atualizada etc. É importante considerar que não existem fórmulas mágicas — tudo vai depender de testes executados.

De tempos em tempos, então, troque a foto de capa para ver se os resultados melhoram, avalie se não é possível disponibilizar mais informações de interesse do cliente (como um link para o seu site, se houver, ou um endereço de e-mail para contato) e enriqueça o seu cadastro. Tudo isso pode contribuir para melhores resultados.

Outra boa prática é sempre responder aos comentários, como dito, sejam bons, sejam ruins. Isso mostra que você se preocupa com o que o seu público tem a dizer sobre a sua loja e faz com que o Google favoreça o seu estabelecimento nas pesquisas.

Além disso, os comentários e as avaliações são os melhores indicativos do que está dando certo e do que pode melhorar no seu negócio. Não assuma uma posição combativa, caso alguém avalie mal o seu empreendimento; pelo contrário, procure entender a fundo o que aconteceu e, dependendo do caso, peça o e-mail de contato do cliente para tentar oferecer uma experiência melhor e reverter a avaliação negativa, transformando-a em uma positiva.

Faça de cada dado fornecido pela ferramenta uma lição. Encarando assim, você descobrirá no Google Meu Negócio uma inesgotável fonte de aprendizado.

Como você pôde ver, ter a sua loja presente entre os resultados de pesquisa no Google, ou referenciada pelo Google Maps, é um jeito altamente eficaz de fazer com que ela seja lembrada pelo público. Além disso, como o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e extremamente fácil de usar, você só precisa investir alguns minutos do seu dia para começar a usufruir dos diversos benefícios que ela proporciona para o seu negócio!

E então? As dicas deste post foram úteis? Pois aproveite a visita ao blog e siga a nosso Instagram para ficar por dentro das nossas próximas publicações!